PC travando, sem idéia do que pode ser!

Frankitooow

know-it-all Member
Registrado
Placa-mãe: Asus Prime Z370-P
CPU: I5 9600K
Cooler: Corsair Watercooler H110i
Memória RAM: 2x8 DD4 2400
Fonte: XFX 850 Moduloar
Discos: HD 2TB , SSD 256 e SSD 1tb
VGA: 2070 super

Onde o PC está ligado: numa régua
Rede elétrica aterrada: Não

Sistema operacional: Windows 10 21H1
Drivers: todos atualizados
Versão BIOS: 2401 (atualizando agora para a 2801

Problema:

Fala galera, to com um travamento sinistro no meu pc! rs
Meu pc anda travando TUDO que preciso DESLIGAR no botão pois nem o botão de reset funciona!
Não aparece erro em windows nada e ele trava em momentos full aleatório! As vezes passo o dia todo fazendo stream e jogando e ele não trava, chega esta h ora eu vou assistir um vídeo no youtube o pc inteiro trava, a luz do teclado desliga e só da pra desligar no botao :(

O que eu já fiz:


Já tirei o overlock e to rodando com o pc default.
Já troquei as memórias de slot (bank 1, 3 e testei bank 2 e 4)
O que acham que poderia ser??
Minha fonte tem uns 7+ anos de idade e o restante das peças sao "novas"
A Mobo eu ganhei de um amigo e não sei como ele pode ter usado e está rodando com a ultima BIOS dela 2401
A vga eu comprei e tá na garantia.
SSD's também menos de 1 ano e memórias são 2 hyperx 2400 (as de 3200 estão em outro PC)

Não faço ideia, help pls ahuhauh
 
Última edição:
Cara eu pensaria em algum curto na placa, tu notou se é alguma hora que tu encosta ou bate no gabinete? Segundo que pode ser a fonte velha sim, e terceiro te recomendo olhar no event viewer do Windows, ele normalmente reporta (gera um log) o que aconteceu com o sistema.
 
Abra o menu iniciar e digite Visualizador de Eventos
ao abrir a janela, vá na lista Logs do Windows > Sistema
No centro da tela vai ter a lista dos eventos do sistema.

Reporte aqui o historico, com detalhes.

Pra salvar o log, é só clicar com o direito na lista Sistema e depois Salvar Eventos Como... e postar o arquivo aqui.
 
Cara eu pensaria em algum curto na placa, tu notou se é alguma hora que tu encosta ou bate no gabinete? Segundo que pode ser a fonte velha sim, e terceiro te recomendo olhar no event viewer do Windows, ele normalmente reporta (gera um log) o que aconteceu com o sistema.
Não tem nada encostando no gabinete, ele fica quietim no canto dele... é um Corsair Carbide Air 540


No report tem isso: (acabou de acontecer)
Nível Data e Hora Fonte Identificação do Evento Categoria da Tarefa
Nível Crítico 23/06/2021 20:19:51 Microsoft-Windows-Kernel-Power 41 (63) O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.

Nível Data e Hora Fonte Identificação do Evento Categoria da Tarefa
Erro 23/06/2021 20:19:57 EventLog 6008 Nenhum O desligamento do sistema que ocorreu às 20:18:26 do dia ‎23/‎06/‎2021 não era esperado.
 
Reporte aqui o historico, com detalhes.
Esses são dados genéricos, a parte mais relevante fica na aba Detalhes

Deixando isso de lado, o seu problema é bem parecido com o que eu tava enfrentando recentemente. Acho que tem algum problema no gerenciamento de energia em idle.

Reinicie o computador e entre na BIOS, faça um teste desativando o CPU C-State C6 e também o C3, se persistir desative então o C1E e por ultimo o EIST.
 
Esses são dados genéricos, a parte mais relevante fica na aba Detalhes

Deixando isso de lado, o seu problema é bem parecido com o que eu tava enfrentando recentemente. Acho que tem algum problema no gerenciamento de energia em idle.

Reinicie o computador e entre na BIOS, faça um teste desativando o CPU C-State C6 e também o C3, se persistir desative então o C1E e por ultimo o EIST.
Nome do Log: System
Fonte: EventLog
Data: 23/06/2021 20:19:57
Identificação do Evento:6008
Categoria da Tarefa:Nenhum
Nível: Erro
Palavras-chave:Clássico
Usuário: N/D
Computador: DESKTOP-FC446VU
Descrição:
O desligamento do sistema que ocorreu às 20:18:26 do dia ‎23/‎06/‎2021 não era esperado.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="EventLog" />
<EventID Qualifiers="32768">6008</EventID>
<Version>0</Version>
<Level>2</Level>
<Task>0</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x80000000000000</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2021-06-23T23:19:57.0028871Z" />
<EventRecordID>74018</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="0" ThreadID="0" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>DESKTOP-FC446VU</Computer>
<Security />
</System>
<EventData>
<Data>20:18:26</Data>
<Data>‎23/‎06/‎2021</Data>
<Data>
</Data>
<Data>
</Data>
<Data>83865</Data>
<Data>
</Data>
<Data>
</Data>
<Binary>E507060003001700140012001A009603E507060003001700170012001A0096033C0000003C000000000000000000000000000000000000000100000002000000</Binary>
</EventData>
</Event>


o outro:
Nome do Log: System
Fonte: Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data: 23/06/2021 20:19:51
Identificação do Evento:41
Categoria da Tarefa:(63)
Nível: Nível Crítico
Palavras-chave:(70368744177664),(2)
Usuário: SISTEMA
Computador: DESKTOP-FC446VU
Descrição:
O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
<System>
<Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}" />
<EventID>41</EventID>
<Version>8</Version>
<Level>1</Level>
<Task>63</Task>
<Opcode>0</Opcode>
<Keywords>0x8000400000000002</Keywords>
<TimeCreated SystemTime="2021-06-23T23:19:51.6778494Z" />
<EventRecordID>74028</EventRecordID>
<Correlation />
<Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />
<Channel>System</Channel>
<Computer>DESKTOP-FC446VU</Computer>
<Security UserID="S-1-5-18" />
</System>
<EventData>
<Data Name="BugcheckCode">0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>
<Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>
<Data Name="SleepInProgress">0</Data>
<Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>
<Data Name="BootAppStatus">0</Data>
<Data Name="Checkpoint">0</Data>
<Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>
<Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">1</Data>
<Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>
<Data Name="BugcheckInfoFromEFI">false</Data>
<Data Name="CheckpointStatus">0</Data>
<Data Name="CsEntryScenarioInstanceIdV2">0</Data>
<Data Name="LongPowerButtonPressDetected">false</Data>
</EventData>
</Event>
isso aqui??? :D
 
Isso aí mesmo, porem o quando o seu PC trava nem o sistema tem tempo de apontar qual o erro exatamente.
Ainda assim...

Reinicie o computador e entre na BIOS, faça um teste desativando o CPU C-State C6 e também o C3, se persistir desative então o C1E e por ultimo o EIST.
faça o que foi recomendado acima e veja se ajuda.
 
Provavelmente memoria, teste 1 de cada vez.
 
Voltando para dar o feedback

Não é fonte... troquei a fonte pela que uso no pc de stream (que é uma thermaltake 750w) e mesmo assim travou o pc inteiro.
Na hora do travamento eu estava só fazendo download no xbox gamepass e aqui no fórum..
Tá sem overclock e passei o memtest (que não acusou nenhum problema)

Fiz o esquema de desabilitar a energia na MOBO e também nada... continua travando aleatório.


O PC de stream tá com a minha fonte (a semi modular XFX 850w) e até agora não travou.

Seria Processador? MOBO? não sei o que fazer hauhauha
No HD Tune os SSD's estão OK e o HD de 1TB tem um problema de Reallocated Sector Count que tá com warning já faz um tempo e eu to ciente.
não tenho processador ou mobo pra testar ahuhauha
 
Última edição:
Voltando para dar o feedback

Não é fonte... troquei a fonte pela que uso no pc de stream (que é uma thermaltake 750w) e mesmo assim travou o pc inteiro.
Na hora do travamento eu estava só fazendo download no xbox gamepass e aqui no fórum..
Tá sem overclock e passei o memtest (que não acusou nenhum problema)


O PC de stream tá com a minha fonte (a semi modular XFX 850w) e até agora não travou.

Seria Processador? MOBO? não sei o que fazer hauhauha
No HD Tune os SSD's estão OK e o HD de 1TB tem um problema de Reallocated Sector Count que tá com warning já faz um tempo e eu to ciente.
não tenho processador ou mobo pra testar ahuhauha
Eu tava com um problema de travamento em um pc do escritorio, e era o ssd bixado! troquei e resolveu.
 
Sua BIOS tem a opção Package C-State Limit? se tiver selecione a opção mais proxima de C0, aqui no meu PC eu deixo como Package C-State Limit: C2
Você não comentou mas você deixou rodando o memtest?

Acho que a melhor forma de descobrir o problema é tentando provoca-lo. Aqui em casa meu PC congelava quando outro aparelho era ligado, como por exemplo o micro-ondas e o chuveiro. Como o seu PC está ligado em uma régua eu tentaria deixar algum tempo ligado em uma tomada separada, experimente ligar algum aparelho desse tipo pra ver se o congelamento acontece.
 
Sua BIOS tem a opção Package C-State Limit? se tiver selecione a opção mais proxima de C0, aqui no meu PC eu deixo como Package C-State Limit: C2
Você não comentou mas você deixou rodando o memtest?

Acho que a melhor forma de descobrir o problema é tentando provoca-lo. Aqui em casa meu PC congelava quando outro aparelho era ligado, como por exemplo o micro-ondas e o chuveiro. Como o seu PC está ligado em uma régua eu tentaria deixar algum tempo ligado em uma tomada separada, experimente ligar algum aparelho desse tipo pra ver se o congelamento acontece.
Deixei rodando o memtest, ficou umas 4 horas rodando ahuahuha e não deu erro algum.
eu to gerando log com o AIDA pra ver se pega algo qdo e SE travar pq eh full aleatório!

Eu desabilitei aquele gerenciamento de energia pra ver se travava com mais frequencia e nada mudou.. o modo de travamento é full aleatório =/

Nunca pensei na possibilidade de ele travar pq liguei outra coisa hauhauh mas vou tentar!
 
Deixei rodando o memtest, ficou umas 4 horas rodando ahuahuha e não deu erro algum.
eu to gerando log com o AIDA pra ver se pega algo qdo e SE travar pq eh full aleatório!

Eu desabilitei aquele gerenciamento de energia pra ver se travava com mais frequencia e nada mudou.. o modo de travamento é full aleatório =/

Nunca pensei na possibilidade de ele travar pq liguei outra coisa hauhauh mas vou tentar!
boa noite, como você resolveu o seu problema de reiniciar e apresentando essa mensagem: O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente. Estou com erro parecido com o teu
 
boa noite, como você resolveu o seu problema de reiniciar e apresentando essa mensagem: O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente. Estou com erro parecido com o teu
No fim eu descobri que era memória!
troquei as duas e ficou de boas!
 
Última edição:
No fim eu descobri que era memória!
troquei as duas e ficou de boas!
pior que estou desconfiado nelas também, porque ontem mesmo mudei de processador e a placa mãe apontava erro no boot no led dram coisa que não aparecia anteriormente, e depois de varias vezes limpando elas e tirando e colocando a maquina ligou. Vou meter um stress test fora do windows nas memória para ver se apresenta algum erro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo