PCI 4.0 x8 em PCI 3.0 16x?

alexivan

Member
Registrado
Saudações !!
pessoal gostaria de tirar uma duvida, quero fazer um upgrade para rx 7600 que vem com PCI 4.0 x8,
so que minha config é a seguinte,
tenho um ryzen 5 1600 que vi q é limitado ao PCI 3.0 x16
a minha placa mãe é uma Placa Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, e vendo nas descrições fala isso: Slots de Expansão :
PCI Express 3.0/4.0 x16 - 1 x PCI Express 3.0 x16
PCI Express x16 - 1 x PCI Express x16 slot, running at x4 (PCIEX4)
PCI Express x1 -1 x PCI Express 2.0 x1

eu não entendi a minha placa mãe é PCI express 4.0 ou 3.0? é as duas? vou ter limitações utilizando a RX 7600?

vi por ai que um PCI 4.0 x8 tem uma equivalência de capacidade ao PCI 3.0 x16

nesse caso por minha placa mae e meu processador se limitado ao maximo do pci 3.0 x16, a placa de video rx 7600 vai utilizar o PCI 3.0 x8 por ela ser PCI 4.0 x8 ou da para colocar como PCI 3.0 x16 para ter a equivalencia de capacidade?
 
eu não entendi a minha placa mãe é PCI express 4.0 ou 3.0? é as duas? vou ter limitações utilizando a RX 7600?
As duas coisas.
B350M até onde sei são todas PCIe 3.0. Que eu lembre a AMD não colocou compatibilidade na b320, x370 e b350
Assim como o r5 1600 tb não é compatível tb com o PCIE 4.

Não se preocupe pois são retrocompativeis. Uma VGA PCI 4.0 vai funcionar perfeitamente num mobo 3.0 exceto pelo “capamento “ do barramento.

Em relação a “perda” de desempenho sugiro ver o vídeo abaixo e tirar sua própria conclusão.

 
As duas coisas.
B350M até onde sei são todas PCIe 3.0. Que eu lembre a AMD não colocou compatibilidade na b320, x370 e b350
Assim como o r5 1600 tb não é compatível tb com o PCIE 4.

Não se preocupe pois são retrocompativeis. Uma VGA PCI 4.0 vai funcionar perfeitamente num mobo 3.0 exceto pelo “capamento “ do barramento.

Em relação a “perda” de desempenho sugiro ver o vídeo abaixo e tirar sua própria conclusão.


tooop, eu tinha visto uns reviews no decorrer do tempo q escrevi o topico aqui.
mas na teoria se começar a "gargalar" por causa do barramento, essa situação da minha duvida se confere?
eu vi que x16 do PCI 3.0 pega 16gb de memoria de banda( algo asssm)
e que o x8 do PCI 4.0 tbm pega esses 16gb de memoria de banda.

ai no caso usaria como x16 ou limitaria a x8?
 
O barramento (x8 ou x16) é a quantidade de lanes físicas na placa, então se a placa é 4.0 x8, não tem como ela funcionar em 3.0 x16, apenas 3.0 x8 por conter apenas 8 lanes.

Porém mesmo rodando em 3.0 x8, a placa não vai ter perdas significativas, ou na maioria dos casos não vai mudar nada. O que vai gargalar essa placa aí é esse Ryzen 1600, o ideal seria botar um Ryzen 5600 pra empurrar bem uma RX 7600, mesmo mantendo essa mesma placa-mãe. A versão do pci-e é a última das suas preocupações.
 
eu vi que x16 do PCI 3.0 pega 16gb de memoria de banda( algo asssm)
Acho que voce está confundindo as LANES (linhas) do PCI-E com os GB.
Quando vc ler x8 x4 x1 x16 é a quantidade de linhas que são necessárias/disponiveis no barramento.

Inclusive esse assunto ja foi discutido com gráficos aqui:


não se preocupe a 7600 não vai gargalar no PCI E x8...
 
Acabei de comprar uma RX 7600 e achei que ele tinha chegado com defeito (ainda não tenho certeza!).
A placa não dá boot se eu instalar ela no slot x16 principal, mas se eu passo ela pro segundo slot da placa mãe, que é x8, ela liga normalmente como se nada tivesse acontecido.
Minha placa mãe é uma Aorus X470 Gaming 5 Wifi com um R7 2700. Tentei encontrar na BIOS e no manual da placa alguma forma de fazer o slot principal rodar em modo x8, mas aparentemente, a única forma de se fazer isso nessa placa é instalando fisicamente alguma outra placa no slot x8, forçando o slot x16 a se dividir em 8+8.

Fica a dica aí pra quem interessar. Se a sua RX 7600 não der boot, testa ela no próximo slot. Pode ser alguma incompatibilidade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo