Peltier no Heatpipe do Zalman CNPS 10X Xtreme

upking

know-it-all Member
Registrado
Tem como fazer isso gente, pensei em adaptar uma peltier no heatpipe do meu zalman cnps 10x Xtreme, assim como existe no V10. Ou então direto no processador e usar o zalman pra resfriar a peltier, só que ai teria que ter mais cuidado com a condensação
Digo desde já, consumo não é problema
 
Cara... consumo nao... mas fonte sim... vc vai ter q primeiro comprar uma fonte soh pra ela... pq essas de 60W q se acha por ai nao faz nem cosquinha hehehehe

Sei lah... eu ainda acho desperdicio de grana... tempo... e energia... mas se quer tentar... eu fiko de olho no topico hehehe
 
cara axo que a segunda opçao sua eh mais facil colocar o lado friu em cima do processador e o lado quente vc esfria com o cooler da zalman seu so que nao se esqueça de isolar tanto em volta do soquet quanto atras da placa mae, se eu nao me engano ja vi usarem neoprene e espuma de pvc, da uma pesquisada aew e faça esse projeto, espero telo ajudado estarei de olho ;D
 
eu estava vendo umas fotos do seu cooler e estava pensando se nao foce aonde eu havia dito para colocar em que lugar vc pensa em colocar pra esfriar os heat pipes e para esfriar a peltier como faria?
 
sim sim os cara quando usam peltier colocam em cima cooler de k6 e ela funciona que eh uma belesa quanto a peltier eh so vc axa uma 12v boua que caiba no seu bolso
 
hmm se eles colocam um cooler de K6 nela, eu poderia colocar o do meu athlon 3000+ também, =), irei mostrar um desenho que me veio a cabeça agora

desculpem o paint, meu photoshop está desinstalado

esquemaj.png


também pensei o seguinte, posso usar um cooler de chipset (mobo) com um fan? seria muito mais leve e mais facil de prender (ainda estou pensando como vou prende-lo ao heatpipe)
uma outra coisa, eu vou resfriar o heat pipe, mas mesmo assim poderia haver a condensação entre o cpu e o cooler? (retângulo preto de baixo)
 
Última edição:
Na verdade o V10 liga o peltier caso necessario, caso contrario é só dissipador.
 
Última edição:
O V8 não o V10! E sim condensando em qualquer parte do cooler já era! O uso do peltier deveria ter o esquema do V10 ele não fica ligado direto so é ativado quando atinge determinada temperatura, será necessário vc arrumar um circuto controlador também.
 
A idéia é muito boa mas tem alguns pontos interessantes a se considerar:

- Condensação, como todos dizem é o perigo.
- A transferência de calor/frio fica comprometida pq a pastilha não vai ter 100% de contato.
- Pastilhas do MercadoLivre não são de qualidade.
- Usar o Peltier com voltagem abaixo da indicada estraga a pastilha.
- No local que você quer colocar fica complicado retirar o calor transferido (a sugestão seria usar tubulação flexível, igual a de ar-condicionado).

Acho que valeria mais a pena um WC depois colocar o Chiller.
 
Última edição:
NeoConker vc nao sabe de outra ideia, eu ja tenho td akele negocio do chiller de uma geladeira frost free , oque me falta eh o WC se alguem tiver uma ideia aew e poder me ajudar ;D
 
as do ML não são de qualidade? quais seriam então?
não vai ter 100% contato mas nada que uma pasta termica não de uma boa ajuda

usar o peltier com voltagem abaixo da indicada estraga a pastilha? então como faz o V10?

http://www.marlow.com/thermoelectric-modules/single-stage/
As pastilhas da Marlow são excelentes, pena que são caras se somar o frete, ainda mais se for taxado.

Atolar de pasta términa até ajuda, mas o ideal é colocar na base, fiz isso com um Zalman 9500 no meu PC antigo o X2 5200, vou criar o tópico depois.

No manual das pastilhas diz variação de voltagem acaba por desgastar prematuramente os condutores, pelo que eu sei o V10 liga e desliga o peltier (como um relê de termostato).

Abs!
 
Fiquei mto curioso com os resultados q vc obteve com o peltier ;D

no aguardo pelo topico

Cara pena que o tempo joga contra! Já são quase 3 da madruga :ranting3:

Daqui a 3 horas eu vou trabalhar... Ta ai algumas screens dos testes, depois posto completo com as temps no Prime com 5v, 7v e 12v e etc etc

Deu um baita trabalho, mas curti o pico, não arrisco por isso no i7... ainda.



Abs!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo