• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Peltier (TEC) ligado em 7v numa PSU, como faz?

Pynot

Tough Ain't Enough.
Registrado
Fala galera,


Estou querendo fazer um experimento com uma psu velha de 500W que tenho aqui e uma pastilha de peltier...Quero usar essa pastilha para refrigerar determinada quantidade de água em um recipiente de aluminio a uma temp próxima aos 25ºC...

Tem algum potenciometro ou adaptador que transforme a tensão do cabo da psu em 7v de uma forma que suporte o TEC? Ou para a temperatura que eu desejo não será necessário sair dos 12v com um TEC de 105w 16,2v e 6.5a?

Aproveitando, em qual cabo da fonte é melhor ligar o TEC, molex?

Valeu,


Abs.
 
Última edição:
Ligue o TEC direto nos 12 Volts. Use para tal, no mínimo, dois fios amarelos (+12 Volts) e dois fios pretos (terra ou comum da fonte)
 
Ligue o TEC direto nos 12 Volts. Use para tal, no mínimo, dois fios amarelos (+12 Volts) e dois fios pretos (terra ou comum da fonte)

Acho que não entendi bem como seria a ligação, seriam dois fios amarelos de molex diferentes ligados ao fio vermelho do tec e dois fios pretos de molex diferentes ligados aos fio preto do tec?
 
Acho que não entendi bem como seria a ligação, seriam dois fios amarelos de molex diferentes ligados ao fio vermelho do tec e dois fios pretos de molex diferentes ligados aos fio preto do tec?

Exatamente e isso tem uma explicação... Cada fio de um molex, por exemplo, é dimensionado para bem distribuir algo em torno de até 75 Watts, em 12 Volts.. Sua pastilha exige portanto a distribuição usando dois fios em paralelo. Junte dois amarelos, para fazer o positivo e dois pretos para fazer o negativo.
 
Valeu man,


E será que o cabo padrão da psu guenta o tranco sem derreter?

abs.
 
Acho que não entendi bem como seria a ligação, seriam dois fios amarelos de molex diferentes ligados ao fio vermelho do tec e dois fios pretos de molex diferentes ligados aos fio preto do tec?

Sim, 1 linha de 12v não tem amperagem necessaria, por isso você junta 2 linhas juntas.
 
Valeu man,


E será que o cabo padrão da psu guenta o tranco sem derreter?

abs.

Acho que não fui feliz em te repassar a informação..
Se um fio atende a uma boa distribuição de até 75 Watts, dois fios conseguiria bem atender a entrega de 150 Watts (150 Watts /12 Volts = 12,5 Amperes)
Como seu TEC é de 105w 16,2v e 6.5 A, quando alimentado em 12 Volts ele deverá demandar menos disso, talvez uns 60 Watts somente, ou seja uns 5 Amperes no máximo... A colocação de dois fios é mais uma questão de melhorar a distribuição pois um até já daria...

Ou seja, dois fios de distribuição são suficientemente bem dimensionados para atender essa demanda dai..
 
Acho que não fui feliz em te repassar a informação..
Se um fio atende a uma boa distribuição de até 75 Watts, dois fios conseguiria bem atender a entrega de 150 Watts (150 Watts /12 Volts = 12,5 Amperes)
Como seu TEC é de 105w 16,2v e 6.5 A, quando alimentado em 12 Volts ele deverá demandar menos disso, talvez uns 60 Watts somente, ou seja uns 5 Amperes no máximo... A colocação de dois fios é mais uma questão de melhorar a distribuição pois um até já daria...

Ou seja, dois fios de distribuição são suficientemente bem dimensionados para atender essa demanda dai..

Beleza,

Valeu galera...

Vou fazer uns testes aqui.

[ ]s
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo