• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

Pentium 4 de 5 GHz

Prophet

Fotógrafo

Durante uma "WebCast" (transmissão de um evento ao vivo pela Internet),
a Intel confirmou o lançamento do novo Pentium 4 com o núcleo Prescott
para a segunda metade de 2003, sendo lançado com a velocidade inicial
de 4 GHz.
Segundo a Intel, o Pentium 4 Prescott será fabricado com transistores de
0,09 mícrons, o que possibilita uma grande facilidade para aumentar a sua
freqüência. É muito provável que ainda em 2003 o Pentium 4 atinja a
velocidade de 5 GHz.
O Pentium 4 Prescott continuará utilizando o soquete 478, mas ainda não
se sabe quais chipsets serão compatíveis com este processador, podendo
ser necessário o desenvolvimento de novos chipsets.
A Intel também confirmou que está trabalhando na evolução da tecnologia
HyperThreading, que será a grande evolução deste processador. A
tecnologia HyperThreading (também conhecida como SMT) irá permitir que
o processador seja capaz de processar, em um mesmo ciclo de clock,
instruções de vários threads diferentes e não apenas várias instruções de
um mesmo thread, o que irá aumentar a performance do Pentium 4 em
torno de 30%.
Podemos definir um thread como uma rotina de um programa responsável
por executar uma determinada tarefa. Por exemplo: ao imprimir um
documento há uma rotina responsável somente por acessar a impressora.
Ou seja, com o HyperThreading será possível que o processador execute
várias tarefas ao mesmo tempo, como por exemplo acessar a impressora
e gravar um arquivo no HD. Lembre-se que atualmente um processador
parece estar executando várias tarefas ao mesmo tempo, mas na verdade
está executando as tarefas concorrentemente (cada tarefa possui uma
fatia de tempo para ser executada). Também é válido lembrar que
atualmente os processadores podem executar várias instruções ao mesmo
tempo (sendo de um mesmo thread). Esta tecnologia chama-se arquitetura
superescalar.
Teoricamente podemos afirmar que o HyperThreading faz com que o
processador trabalhe de forma "parecida" com o multi-processamento, ou
seja, como se o computador estivesse equipado com mais de um
processador.

[Luis Barini]

Prophet

Fotógrafo
como vcs podem ver a Intel esta melhorando cada vez mais, estou doido pra ver como vai ficar o Pentium 4 Prescott X AMD Atlhon ClawHammer, vai ser um pega daqueles.

Fla3DMadness

Active Member

Mas apesar deles dizerem que vai usar o mesmo pino, acho mais provável que peça chipset novo como é de costume da Intel... não acham? :rolleyes:

[]´s

Flávio

Avec

Leão roleto é rlz tambem
como vcs podem ver a Intel esta melhorando cada vez mais, estou doido pra ver como vai ficar o Pentium 4 Prescott X AMD Atlhon ClawHammer, vai ser um pega daqueles.

mas com o prescott saindo somente na segunda metade de 2003 ai é dificil.... vc tem alguma informação sobre o fsb.... vi em alguns sites a informação de 667 MHz (166 MHz x 4 - QDR), 1 MB de cache L2, mas vai saber se a informação é concreta....

especulação é sux....

lambgomesll

Fala meu camarada!
vai ser mesmo difícil naum te r q todo o sistema...........

a intel não sabe trabalhar sem ser dessa forma.......

mas ando preocupado com a concorrência........pois tá forçando a barra demais para a AMD........

acho q a novidade.......vai ficar por conta da novidade mesmo.......

Demetrius

New Member
alem do p4 com prescott precisa do windows 2000 ou xp professional para rodar, pois sao os unicos q suportam multi processamento, e q vao ser capazes de utilizar o hyper threading.
mas os hammer vao vim em 0.9 ou 0.13 micron?

Prophet

Fotógrafo
alem do p4 com prescott precisa do windows 2000 ou xp professional para rodar, pois sao os unicos q suportam multi processamento, e q vao ser capazes de utilizar o hyper threading.
mas os hammer vao vim em 0.9 ou 0.13 micron?

Os Prescott nao vão ser multi processados e sim vão parecer ser multiprocessados.
E os Clawhammer vão vir em 0.13, mais ja vi local falando 0.9, mais acho que é melhor esperar e ver

BlackSilver

Usuário Registrado
Até parece que a Amd tem que ter medo do Prescott..........

Ela tem uma coisa em desenvolvimento para destruir os P4......... uma coisa chamada Hammer que tem grandes chances de conseguir o que promete dependendo do preço, se ficar no mesmo preço do P4 a Intel se fode.

Grande coisa P4 Prescoot funcionando a 5Ghz............Isso não deve segurar o poder assombroso dos Hammer!

A Intel vai ter problemas sérios se a Amd por o Hammer no mercaod sem ser muito caro e não demorar muito para disponibilizá-lo em grandes quantidades.......

E isso não é boato não.........é a mais pura verdade o P4 vai chegar a essa velocidade sim, com esse cache e esse Fsb..........Só quero ver o preço desse monstro!
Cache encarece o cpu pra cacete............

Hyper thereding não deve fazer droga de nenhuma mudança significativa, com a exceção de aplicações de servidor e mesmo assim 30% é extremo exagero como tudo que se vala atualemnte.........
De qualquer forma no mercado de servidores a Amd já tem
resposta a altura para o Hyperthreding

E isso o Prescott, quando vir o Tejas fabricado em 70 nanômetros não me surpreeenderei se chegar próximo a 7Ghz

Hammer vai vir em 130 nanômetros na segunda metade do ano que vem e migrar para 90 nanômetros np finzinho de 2003, p´rovavelmente ficando disponível para as massas em 2004

Aí que o P4 Prescott vai começar a apanhar para o Hammer.......e se a Amd não tive problemas corre o risco de apanhar feio

Prophet

Fotógrafo
concordo com vc, ate pq se aumenta esse 30% a intel dai deve fica uns 10% ou ate igual em levocidade com os AMDs atuais se comparado de os mhz de igual pra igual, agora imagina o Clawhammer, que destruição vai ser, ta doido!! :eek: :eek:

[Grandmaster Killer]

† The Murderer †
Mas ninguem sabe o que a AMD tb ta planejando neh? Afinal, AMD e Intel nunca param de evoluir...

lambgomesll

Fala meu camarada!
o problema todo não é só a AMD e seus processadores.....

a AMD tem encontrado problemas em tirar proveito de todo o potencial de suas novas CPU's.........

a cpu é boa.......mas os desenvolvedores de chipset e placas mães.......não estão acertando a fornada.........

isto mostra o poder da intel........q mesmo tendo processadores "bixados"(fracos)........todo mundo faz rápidamente melhorias e aperfeiçoamentos........inclusive para novos lançamentos......

o poder do Hammer.....é sim sem comparação........mas devido as frequências q a intel pretende atingir.......o processador para sair competitivo..........pelo roadmap da AMD......vai ter q fazer milagre.....senão.......ela vai ter q mudar o roadmap de novo........

SMARTCASE

Deus é Fiel!!!
Só que eu essa nova tecnologia da intel de emular um segundo processador tem que melhorar e muito, pois muitos aplicativos perdem até 30 % de performace por não estarem prontos para esta inovação

Prophet

Fotógrafo

a AMD tem encontrado problemas em tirar proveito de todo o potencial de suas novas CPU's.........

a cpu é boa.......mas os desenvolvedores de chipset e placas mães.......não estão acertando a fornada.........

isto mostra o poder da intel........q mesmo tendo processadores "bixados"(fracos)........todo mundo faz rápidamente melhorias e aperfeiçoamentos........inclusive para novos lançamentos......

o poder do Hammer.....é sim sem comparação........mas devido as frequências q a intel pretende atingir.......o processador para sair competitivo..........pelo roadmap da AMD......vai ter q fazer milagre.....senão.......ela vai ter q mudar o roadmap de novo........

As placas para AMD tb estão sempre em atualização, veja as Epox e Abit, qtas versões eles tem, epox mesmo tem milhares!!
Agora o que adianta ter 5ghz Intel e ser mais lerdo que 3ghz AMD? SEndo que hj em dia ambos os CPUS são estaveis.

Ta certo que a AMD esta com algumas coisas atrazadas e que ela pode se complicar um pouco daqui um tempo, mais isso é coisa pra se pensar depois e nao agora pois como pode ser visto a AMD esta vencendo todas as barreiras aos poucos e nao esta fazendo que nem a Intel que parece se preocupar mais com numeros (qto maior melhor)

BlackSilver

Usuário Registrado
Realmente eu concordo com o Lambgosmell que no momento presente os chipsets para o Athlon não estão lá grandes coisas, mas com o lançamento do NForce2 e do KT400 aperfeiçoado a situação vai melhorar para a Amd

Mesmo o P4 Precott ainda não vai chegar no desempenho clock a clock dos XP de Fsb de 266Mhz, mas devem precisar de só uns 200Mhz mais rápidos para empatar com os Athlon atuais, mas isso aidna é muita especulação até lá vai ter o Barton que será uns 15% mais rápido por clock que os athlon atuais e quando lançar o Prescott vai estra muito próximo da data de lançamento dos Hammer

Se a Amd não atrasar com os Hammer e eles não serem muito caros acho que a Amd tem tudo para pegar a Intel de jeito e deixá-la em uma situação bem desconfortável

SMARTCASE

Deus é Fiel!!!

lambgomesll

Fala meu camarada!
realmente Blacksilver e Prophet......ihhh....acho q é isso....

a AMD vem mostrando q está seguindo seu caminho.....(continua no páreo), mas veja bem.......minha intranquilidade......é mesmo na atualidade......parece q mesmo com os novos lançamentos.......nada tem sido fenomenal.........

claro como eu mesmo já disse.......é VOVô Athlon, contra o novíssimo projeto Northwood, já q a intel teve q remodelar sua CPU para melhorá-la.....

mas ainda carece de uma novidade, tipo o q aconteceu recentemente, com a capacidade de overclóck q foi aumentada no novo core Thoroughbread.........sem mudar o q já tinha no mercado, o resto claro.....
:D :D

bem claro, penso tudo isso, pq naum vejo a hora de fazer um up-grade, ou mesmo comprar outra máquina, mas aí fazer um investimento e perder as novidades, nem pensar........

Roman

New Member
mais nao podemos esquecer da capacidade de oc dos p4...
q podem almentar em 50% seu clock
imaginem agora um pentium 4 7,5ghz
mais 1ghz de rambus
UHUHUHUH
tem q parafusar o computador na mesa pra ele nao levantar voo :p

Prophet

Fotógrafo
bah q rox
mais nao podemos esquecer da capacidade de oc dos p4...
q podem almentar em 50% seu clock
imaginem agora um pentium 4 7,5ghz
mais 1ghz de rambus
UHUHUHUH
tem q parafusar o computador na mesa pra ele nao levantar voo :p

Pode chegar a mais de 50% :)
o meu irmão tinha um p4 1.6ghz rodando a 2.8ghz :)

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
po ae... mas na boa... se mandar 50% de OC o bixo vira uma frigideira! hehehe :p esse 1.6 dele tá rolando com que vcore?
[]'s
Guilherme

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
e tmb otra... com peltier de qntos mil watts??? hehehe flando sério... a série deve ser a "VENHAMEOVERCLOCKAR123" :D:D
pq sem brincadera... aumentar 1.2Ghz no processador eh uma grosseria heiN! dura uma semana esse ae....
mas flando sério, eh WC neh? e com um peltier neh?
falowS

Prophet

Fotógrafo
Apenas com WC, é o kit que foi projetado pelo meu irmão (www.watercooler.com.br), o vcore nao me lembro, pois esse processador nao esta mais com a gente a uns 3 meses, estamos trocando direto de processador, nesse meio tempo de 3 meses ja passo acho que uns 4 a 5 processadores diferentes

SMARTCASE

Deus é Fiel!!!
Pelo que pude entender pelo topicos a respeito os processadoresINTEL não são travados e vc pode aumentar na bios sem mexer no fsb aumentando memoria e pci e agp certo?
E os AMD vc tem que aumentar o FSB que aumenta não só o processador mas como toda máquina mas sendo um OC muito limitado, ou optar por destravar o processador, ai sim vc pode aumentar gradualmente sem insterferir nos slots pci agp, chipset etc etc etc... certo?

Prophet

Fotógrafo
Pelo que pude entender pelo topicos a respeito os processadoresINTEL não são travados e vc pode aumentar na bios sem mexer no fsb aumentando memoria e pci e agp certo?
E os AMD vc tem que aumentar o FSB que aumenta não só o processador mas como toda máquina mas sendo um OC muito limitado, ou optar por destravar o processador, ai sim vc pode aumentar gradualmente sem insterferir nos slots pci agp, chipset etc etc etc... certo?

Os processadores da intel que eu saiba são travados sim e o over neles são feitos pelo FBS

E os AMD são travados tb fazendo com que vc mexa tb apenas pelo FBS, mais vc pode destravar e usar o multiplicador junto

Alguns overclockers mais esperientes mexem nas conf de AGP, PCI etc... o que nao o meu caso, isso ja seria com o meu irmão (um dia eu chego la :D um bom professor eu tenho hehehe)

guismarquesrj

=^.^=OverMan=^.^=
hehehe :D mas ae, nao eh possivel destravar um processador intel nao?? que vacilo se nao for possivel heiN!!! e essas paradas de aumentar velocidade PCI e talz eh foda viu... se nao tiveres as peças de qualidade no teu micro acabas queimando tudin! hehehe po a uns 50 de PCI pra ver! hehehe (50 eh mto neh?! :D)
falows!!!!

Express

New Member

bixado??? o pessoal so usa amd pois é barato... mas o melhor é o p4.... claro que a diferencá de preço nào compensa... mas a verdade seja dija. quem tem dindim usa p4... claro existem exceções...

Usuários que está vendo este tópico