• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Mosqueteirors

Equipe Adrenaline
Administrador
wtSalfI.jpg

Pessoal,

Este tópico será dedicado as mais de 2.200 empresas que são pequenos provedores de Internet no Brasil, hoje em sua grande maioria migradas para FTTx.

Vamos discutir aqui tudo referente a estes pequenos "gigantes" que muitas vezes acabam sendo a única saída para um acesso de qualidade.

Mesmo com todas as dificuldades, o Brasil tem uma cena ascendente de pequenos provedores de internet que têm investido em fibra óptica. De acordo com a Abrint, os ISPs utilizam mais da metade da fibra óptica vendida no Brasil, e as empresas que antes atuavam com rádio ou cabo coaxial estão migrando para a fibra para obter mais velocidade e qualidade em seus serviços. Ainda de acordo com a associação, 1.600 dos 5.570 municípios brasileiros comportariam um serviço de fibra óptica. Desses, 1.284 têm menos de 100 mil habitantes e poderiam ser atendidos por pequenos provedores, levando internet de alta qualidade a cerca de 20 milhões de pessoas.

Atualmente, o Brasil tem 1.300.000 acessos via fibra óptica, de um total de 25.700.000 conexões de banda larga fixa. Desses, 429.000 são clientes apenas da Vivo.

Vamos aproveitar o espaço e ter boas discussões, com nível respeito e educação.

Mosqueteirors
 
Uma observação: esse número de 2.000 e poucos provedores aí são a visão da Anatel, o que se restringe aos que possuem autorização direta de SCM. Além deles há milhares utilizando autorização de terceiros (atuando tipo terceirizados em algumas regiões) e outros milhares que não se sujeitaram ainda à palhaçada da regulamentação estatal de mercados (chame-os de clandestinos ou ilegais, se preferir, mas saiba que autorização não define qualidade nem nada).

No total, o número de provedores passava de 6.000 em 2012, segundo o que a WDC, uma grande distribuidora de equipamentos para ISPs e operadoras, analisou naquela época: http://exame.abril.com.br/tecnologia/ha-mais-de-6-mil-provedores-no-brasil-segundo-wdc/
Hoje esse número deve ser bem maior.

No entanto, como para usar postes é preciso ter autorização da concessionária de energia e ela exige para isso, dentre outras coisas, a licença SCM, a maioria (mas não todos, alguns ainda se arriscam) que trabalham com redes de acesso em meios confinados (o que inclui fibra óptica) são autorizados na Anatel.

Outra observação: é triste ver que um monte de gente ignorante acha que provedores usam estrutura de operadoras, ao invés de próprias, e pior ainda quando acham que essa expansão da fibra óptica tem algum incentivo estatal ou que faz parte do cumprimento daquelas promessas populistas ridículas dos governos petistas, parte dos programas PNBL, REPNBL e PBLPT, que só serviram para dar dinheiro público à operadoras bandidas (corporativismo puro, viva o Estado!).
 
Uma observação: esse número de 2.000 e poucos provedores aí são a visão da Anatel, o que se restringe aos que possuem autorização direta de SCM. Além deles há milhares utilizando autorização de terceiros (atuando tipo terceirizados em algumas regiões) e outros milhares que não se sujeitaram ainda à palhaçada da regulamentação estatal de mercados (chame-os de clandestinos ou ilegais, se preferir, mas saiba que autorização não define qualidade nem nada).

No total, o número de provedores passava de 6.000 em 2012, segundo o que a WDC, uma grande distribuidora de equipamentos para ISPs e operadoras, analisou naquela época: http://exame.abril.com.br/tecnologia/ha-mais-de-6-mil-provedores-no-brasil-segundo-wdc/
Hoje esse número deve ser bem maior.

No entanto, como para usar postes é preciso ter autorização da concessionária de energia e ela exige para isso, dentre outras coisas, a licença SCM, a maioria (mas não todos, alguns ainda se arriscam) que trabalham com redes de acesso em meios confinados (o que inclui fibra óptica) são autorizados na Anatel.

Outra observação: é triste ver que um monte de gente ignorante acha que provedores usam estrutura de operadoras, ao invés de próprias, e pior ainda quando acham que essa expansão da fibra óptica tem algum incentivo estatal ou que faz parte do cumprimento daquelas promessas populistas ridículas dos governos petistas, parte dos programas PNBL, REPNBL e PBLPT, que só serviram para dar dinheiro público à operadoras bandidas (corporativismo puro, viva o Estado!).

Sim é verdade... eu faço um trabalho dedicado a pequenos provedores junto com a WDC e somente em Porto Alegre temos mais de 250..só em Porto Alegre...
 
Aqui em minha cidade também tem o provedor Megalink (http://bgp.he.net/AS52944) que está cabeando com fibra porém os preços são semelhantes do provedor VárzeaNet (https://bgp.he.net/AS263544).

Os planos que o provedor Varzea NET comercializa são estes:
5x2 - R$85,00
20x8 -R$100,00
30x12 - R$120,00
50x20 - R$130,00
100x40 - R$160,00
200x80 - R$200,00
 
Última edição:
Por que todas essas microempresas de internet sofrem em oferecer upload? Todas que eu conheço, mesmo nos planos mais altos não chegam nem a oferecer 50% do download.

Existe uma razão? Ou é só pelo motivo de que pequenas empresas pensam em consumidores menos exigentes e portanto upload pouco importa?
 
  • Curtir
Reações: wmh
Por que todas essas microempresas de internet sofrem em oferecer upload? Todas que eu conheço, mesmo nos planos mais altos não chegam nem a oferecer 50% do download.

Existe uma razão? Ou é só pelo motivo de que pequenas empresas pensam em consumidores menos exigentes e portanto upload pouco importa?



Aqui a minha internet é simetrica tenho plano de 20/20 e a esmpresa vende planos de ate 100/100
 
Segue dois folders de dois provedores de pequeno porte. O primeiro é daqui da minha cidade, Várzea Paulista, interior de São Paulo e o outro é de Limeira, também do interior de São Paulo. Como podem observar a diferença de preço dos dois provedores é enorme. O provedor da minha cidade, que utiliza links da Algar Telecom e Level3 cobra um preço absurdo, exatamente por esse motivo que ele está cabeando bairros onde não existe concorrência da GVT. Ambos os provedores já possuem AS e um bom range de IPs V4:

http://bgp.he.net/AS263544
P_20170109_121157.jpg


http://bgp.he.net/AS28667
P_20170202_154914.jpg


Aqui em minha cidade também tem o provedor Megalink (http://bgp.he.net/AS52944) que está cabeando com fibra porém os preços são semelhantes do provedor VárzeaNet.

Nada mal esses preços do segundo folheto.

Nunca ouvi falar desse tipo de empresa "independente" aqui em Florianópolis

.
 
Última edição:
Por que todas essas microempresas de internet sofrem em oferecer upload? Todas que eu conheço, mesmo nos planos mais altos não chegam nem a oferecer 50% do download.

Existe uma razão? Ou é só pelo motivo de que pequenas empresas pensam em consumidores menos exigentes e portanto upload pouco importa?

Uma possibilidade é que seja uma questão técnica: mesmo que a empresa trabalhe com fibra óptica na rede de acesso, é muito provável que façam o transporte por rádio (os de frequência licenciada tem a mesma qualidade de fibra óptica, não perdem em nada a não ser capacidade, que mesmo assim é grande), e às vezes eles podem estar configurados em uma taxa de proporção de capacidade diferente de 50/50, priorizando download, o que acaba limitando o upload.

Mas eu acho mesmo é que seja por ignorância, por estarem acostumados a trabalhar com rádio e verem o caso dos xDSL, limitados em capacidade agregada e de uplink, respectivamente. É o mesmo caso de continuarem usando PPPoE: pura ignorância e comodismo.

E @FabianoSR, não sei comparado à realidade da região aí, mas no meu ver esses preços estão excelentes, inclusive os da Várzea Net.
 
Segue dois folders de dois provedores de pequeno porte. O primeiro é daqui da minha cidade, Várzea Paulista, interior de São Paulo e o outro é de Limeira, também do interior de São Paulo. Como podem observar a diferença de preço dos dois provedores é enorme. O provedor da minha cidade, que utiliza links da Algar Telecom e Level3 cobra um preço absurdo, exatamente por esse motivo que ele está cabeando bairros onde não existe concorrência da GVT. Ambos os provedores já possuem AS e um bom range de IPs V4:

http://bgp.he.net/AS263544
P_20170109_121157.jpg


http://bgp.he.net/AS28667
P_20170202_154914.jpg


Aqui em minha cidade também tem o provedor Megalink (http://bgp.he.net/AS52944) que está cabeando com fibra porém os preços são semelhantes do provedor VárzeaNet.
Seria um sonho se fosse esses preços em minha cidade.

Com R$ 100,00 o que conseguimos aqui é 1,5Mbps.

Mas não culpo o provedor, afinal tem que buscar o link a 100km de distância via rádio.
Estão terminando para trazer o link via fibra óptica, vamos ver se melhoram os preços.
 
Uma possibilidade é que seja uma questão técnica: mesmo que a empresa trabalhe com fibra óptica na rede de acesso, é muito provável que façam o transporte por rádio (os de frequência licenciada tem a mesma qualidade de fibra óptica, não perdem em nada a não ser capacidade, que mesmo assim é grande), e às vezes eles podem estar configurados em uma taxa de proporção de capacidade diferente de 50/50, priorizando download, o que acaba limitando o upload.

Mas eu acho mesmo é que seja por ignorância, por estarem acostumados a trabalhar com rádio e verem o caso dos xDSL, limitados em capacidade agregada e de uplink, respectivamente. É o mesmo caso de continuarem usando PPPoE: pura ignorância e comodismo.

E @FabianoSR, não sei comparado à realidade da região aí, mas no meu ver esses preços estão excelentes, inclusive os da Várzea Net.
Mas será o custo do megabyte de link de internet é tal alto assim ?
 
Última edição:
Na minha cidade os pequenos provedores não vendem estes planos de 100mb, oferecem 10mb por mais de R$100, por culpa dessa Anatel.

O meu sonho era ver o brasil livre desses corruptos e os pequenos provedores locais oferecendo internet + tv + telefonia fixa e movel a preços justos a qualquer pessoa.

Que a anatel e ministerio das comunicações fosse controlado por pessoas ligadas a entidades de defesa do consumidor que realmente defenda o consumidor.

Que a Oi, Vivo, Embratel e outras grandes paguem por seus crimes e percam a sua Concessão STFC e uma nova Privatização ocorra para que os pequenos ocupem o lugar.

Uma observação: esse número de 2.000 e poucos provedores aí são a visão da Anatel, o que se restringe aos que possuem autorização direta de SCM. Além deles há milhares utilizando autorização de terceiros (atuando tipo terceirizados em algumas regiões) e outros milhares que não se sujeitaram ainda à palhaçada da regulamentação estatal de mercados (chame-os de clandestinos ou ilegais, se preferir, mas saiba que autorização não define qualidade nem nada).

No total, o número de provedores passava de 6.000 em 2012, segundo o que a WDC, uma grande distribuidora de equipamentos para ISPs e operadoras, analisou naquela época: http://exame.abril.com.br/tecnologia/ha-mais-de-6-mil-provedores-no-brasil-segundo-wdc/
Hoje esse número deve ser bem maior.

No entanto, como para usar postes é preciso ter autorização da concessionária de energia e ela exige para isso, dentre outras coisas, a licença SCM, a maioria (mas não todos, alguns ainda se arriscam) que trabalham com redes de acesso em meios confinados (o que inclui fibra óptica) são autorizados na Anatel.

Outra observação: é triste ver que um monte de gente ignorante acha que provedores usam estrutura de operadoras, ao invés de próprias, e pior ainda quando acham que essa expansão da fibra óptica tem algum incentivo estatal ou que faz parte do cumprimento daquelas promessas populistas ridículas dos governos petistas, parte dos programas PNBL, REPNBL e PBLPT, que só serviram para dar dinheiro público à operadoras bandidas (corporativismo puro, viva o Estado!).


Concordo essa regulamentação da Anatel é uma piada, ela criou a licença SCM especialmente para permitir que a Oi, Vivo Embratel pudesse vender banda larga.

O mercado de banda larga brasileiro é penalizado com uma Anatel que está a serviço das grandes empresas a 17 anos e essa não cumpre os seus proprios Regulamentos, temos a Lei Geral das Telecomunicações que se cumprida faria os pequenos provedores se tornarem gigantes.

A unica coisa que precisamos para ter um mercado livre é fazer que a Anatel tenha como Diretores e Presidente pessoas que defendam o consumidor.

A LGT define o serviço de banda larga como essencial e por ser essencial deve ser prestado sob o regime publico o que faria o governo investir na infraestrutura para que os pequenos provedores pudesse alugar a infra da embratel, oi, vivo, telebras, copel telecom e outras a preços justos, em um cenario correto, essa infraestrutura seria restaurada para o governo alugar sem a interferencia das concessionarias, como a Telebras foi reativada ela deveria estar sendo usada para essa finalidade de gerenciar a infra e alugar.

Com a LGT sendo cumprida as grandes concessionarias como Oi, Vivo, Embratel não poderiam vender banda larga ou serviços de dados e sobraria para os pequenos provedores fornecer este serviço, vale lembrar que essas Concessionarias estão vendendo serviços de dados ilegalmente a 17 anos e não cumprindo as regras do contrato de concessão, o que faria elas perderem o direito sobre as empresas e uma nova Privatização ocorreria.

A 17 anos essas Concessionarias estão explorando o mercado de dados - banda larga ilegalmente com uma licença criada pela Anatel, sendo que a Anatel não tem permissão para criar Licenças ou Regulamentos, a função da anatel é cumprir os regulamentos, licenças e fiscalizar.
 
Mas será o custo do megabyte de link de internet é tal alto assim na contratação do link para cobrar R$400,00 por 100Mb? Veja o caso do provedor de Limeira que cobra R$130,00 pelos mesmos 100Mb e ambos os provedores são clientes da Algar. Tem também o provedor Viafibra de Vinhedo que cobra R160,00 por 100Mb.

O problema pode não ser o custo do Megabit por segundo no trânsito, até porque essa região de SP aí é bem farta de infraestrutura de telecom. e fornecedores e essas empresas aí parecem ser todas de médio porte, então a diferença de custo não deve ser tão grande. Além disso, ainda participam do IX-SP, o que reduz ainda mais custos nesse sentido. Talvez o problema seja o preço dos postes. Pelo que sei, a CPFL cobra bem mais de R$10 por poste e o preço só diminui lá por vários milhares alugados. Talvez a Várzea Net não tenha uma quantidade suficiente de postes alugados para o preço ser menor, ou talvez tenham pouca capacidade de clientes por fibra para dividir esse custo (o que aumenta para cada um), o que faz sentido, já que o folder deles dá a entender que começaram a investir nesse tipo de rede agora (antes era apenas via rádio), ou talvez postes sejam mais caros na Várzea Paulista (essas diferenças entre cidades ocorrem muito), ou pode ser uma metodologia de cálculo de preços equivocada.

Na minha cidade os pequenos provedores não vendem estes planos de 100mb, oferecem 10mb por mais de R$100, por culpa dessa Anatel.

O meu sonho era ver o brasil livre desses corruptos e os pequenos provedores locais oferecendo internet + tv + telefonia fixa e movel a preços justos a qualquer pessoa.

Que a anatel e ministerio das comunicações fosse controlado por pessoas ligadas a entidades de defesa do consumidor que realmente defenda o consumidor.

Que a Oi, Vivo, Embratel e outras grandes paguem por seus crimes e percam a sua Concessão STFC e uma nova Privatização ocorra para que os pequenos ocupem o lugar.




Concordo essa regulamentação da Anatel é uma piada, ela criou a licença SCM especialmente para permitir que a Oi, Vivo Embratel pudesse vender banda larga.

O mercado de banda larga brasileiro é penalizado com uma Anatel que está a serviço das grandes empresas a 17 anos e essa não cumpre os seus proprios Regulamentos, temos a Lei Geral das Telecomunicações que se cumprida faria os pequenos provedores se tornarem gigantes.

A unica coisa que precisamos para ter um mercado livre é fazer que a Anatel tenha como Diretores e Presidente pessoas que defendam o consumidor.

A LGT define o serviço de banda larga como essencial e por ser essencial deve ser prestado sob o regime publico o que faria o governo investir na infraestrutura para que os pequenos provedores pudesse alugar a infra da embratel, oi, vivo, telebras, copel telecom e outras a preços justos, em um cenario correto, essa infraestrutura seria restaurada para o governo alugar sem a interferencia das concessionarias, como a Telebras foi reativada ela deveria estar sendo usada para essa finalidade de gerenciar a infra e alugar.

Com a LGT sendo cumprida as grandes concessionarias como Oi, Vivo, Embratel não poderiam vender banda larga ou serviços de dados e sobraria para os pequenos provedores fornecer este serviço, vale lembrar que essas Concessionarias estão vendendo serviços de dados ilegalmente a 17 anos e não cumprindo as regras do contrato de concessão, o que faria elas perderem o direito sobre as empresas e uma nova Privatização ocorreria.

A 17 anos essas Concessionarias estão explorando o mercado de dados - banda larga ilegalmente com uma licença criada pela Anatel, sendo que a Anatel não tem permissão para criar Licenças ou Regulamentos, a função da anatel é cumprir os regulamentos, licenças e fiscalizar.

Concordo em quase tudo, exceto alguns pontos:

- esse retrocesso todo só se resolve abrindo o mercado, e para isso a Anatel tem que perder poder, talvez até ser extinta. Não existe livre mercado com regulamentação. Não adianta mudar de mãos. Para mim a Anatel nunca deveria sobrepor funções do Procon, assim como teoricamente a lei impede que ela sobreponha funções do CADE. Na parte de competição, até dá para entender que a Anatel seja a responsável, pois o CADE não teria competência em algumas questões mais técnicas (o que também poderia ser resolvido facilmente para dispensar a agência nisso), mas na defesa do consumidor o Procon é suficiente, não há nada tão especializado nessa parte que ele não possa resolver.

- quanto mais algo é importante, mais deve sair das mãos do Estado, que é ineficiente, para sempre e imutavelmente corrupto e uma aberração incoerente. Discordo totalmente de regime público para SCM. Nem em STFC o Estado investe nas redes, quem o faz são as operadoras e ainda com receio, pois tudo se torna propriedade da União. Provedores pequenos NUNCA investiriam em redes para entregar para o Estado, até porque não há nas pequenas regiões atendidas lucro que compense o empréstimo da infraestrutura pública; isso somente é viável em larga escala.

- mesmo que eu concorde que há um desequilíbrio no mercado em favor das grandes operadoras, nunca vou apoiar qualquer ideia que reduza ou retire opções. Somente quem pode fazer isso são os consumidores, na relação natural de mercado. O que o Estado pode fazer é simplesmente parar de se meter, desregulamentar, e tudo vai fluir para o desenvolvimento.

- as empresas de STFC já podiam trabalhar com alguns serviços de dados na época da licença SRTT, antes de ser desmembrada em STFC e SCM. Atualmente todas operadoras são autorizadas em SCM também. A não ser que haja algo na LGT (nunca li toda) ou alguma resolução proibindo uma concessionária de também ser autorizada, não vejo problema. A LGT diz que a Anatel pode "aprovar o plano geral de outorgas de serviço prestado no regime público", "expedir normas quanto à outorga, prestação e fruição dos serviços de telecomunicações no regime público", "expedir normas sobre prestação de serviços de telecomunicações no regime privado", dentre outras coisas, que legitimam a criação de resoluções sobre praticamente tudo no setor. O problema não são as atribuições da Anatel, o problema é ela existir.
 
Última edição:
Nada mal esses preços do segundo folheto.

Nunca ouvi falar desse tipo de empresa "independente" aqui em Florianópolis

.

Aqui tem a Flin. Infelizmente não atendem muitas áreas ainda e eles atuam mais na Grande Fpolis. Segundo eles (venho falando com eles desde ano passado), tendem a aumentar o alcance em Floripa esse ano.
 
Tenho aqui a Fit Telecom, atende algumas cidades do centro-oeste paulista por fibra óptica. Já estão a bastante tempo no mercado.
Fiz alguns testes no horário de pico máximo de acordo com o ix.br (entre 22:00 às 23:00).
plano 35/3
6031371698.png
6031381658.png

Se alguém quiser que eu faça algum teste, só me mandar mensagem.
 
Tenho aqui a Fit Telecom, atende algumas cidades do centro-oeste paulista por fibra óptica. Já estão a bastante tempo no mercado.
Fiz alguns testes no horário de pico máximo de acordo com o ix.br (entre 22:00 às 23:00).
plano 35/3
6031371698.png
6031381658.png

Se alguém quiser que eu faça algum teste, só me mandar mensagem.
Quanto você paga por este plano?
 
Alguém aqui conhece empresa chamada Alphanet?? http://alphanettelecom.com.br/

Estão oferecendo 10mb por 99.00 no bairro da minha mãe que eh extremo da ZL de SP... só tem vivo lá e o maximo de velo é 2mb por 75 golpes...
 
Alguém de POA ou Região Metropolitana/RS usa a Tri Telecom? Tenho interesse para minha empresa e gostaria de tirar algumas dúvidas sobre ping/uptime dela.
 
Gostaria de compartilhar com os amigos petropolitanos do forúm, que petrópolis agora dispõem de uma empresa local que fornece internet fibra ótica residential FTTH em Petrópolis!

Site - http://www.fsitelecom.com.br/

1c5d41bc1d6f4706b66acca9ad7b8e94.png


Lembrando que a velocidade de download e upload são iguais, ou seja, D/U = 10/10, 20/20 e 30/30.

Não posso opinar sobre a empresa até esse momento pois ainda não está disponível na minha casa, liguei para lá e eles me informaram que vai estar disponível até o meio desse ano! Estou ansioso e no aguardo de dar um pé na bunda gorda da oi e assinar fibra!
 
Aqui 2 provedores passaram a fibra e não finalizam a rede, um já faz uns 2 meses que passou mas não colocou as caixas de distribuição, o esse outro que passou no início do ano nada, fiz até pedido de instalação e não finalizam a rede, ou são muito desorganizados ou falta verba para concluir o investimento.
Sou cliente rádio do primeiro provedor e do segundo tenho um panfleto:
uUKIQOt.jpg
 
quando governo vai lanca minha casa minha fibra
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo