Phenom II X4 945 instavel e travando

eduborgess

Membro
Registrado
Pq é urgente? Eu comprei o processador no KaBuM essa semana e tenho até 7 dias para ver isso.

Eu troquei de um Athlon X2 5600+ para um Phenom II X4 945 esta semana. Depois da troca eu formatei e instalei o Windows XP novamente.

Alterações antes de instalar o processador:
-Latencia das memorias de 6-6-6-18 para 5-5-5-15, que estavam rodando normalmente com o antigo processador.

Agora o sistema está instavel:
- Trava algumas vezes (3 vezes só hoje)
- Uma vez ou outra, quando abro o messenger o sistema fica muito lento...

Obs.:
- O Windows é modificado com N-Lite: Drivers, Hotfixes e IE 8 por cima do IE 7.
- Minha placa mãe A780GM-A suporta processadores de até 95W, que é o caso do Phenom II X4 945 que eu estou usando.
- Não acho q isso cause problema mais eu uso rainmeter.
- Tenho instalada uma placa de captura de TV. ENLTV.

Perguntas:
Isso pode ser problema no processador?
Como posso ter certeza de que o processador está funcionando corretamente?
Isso pode ser problema no Windows? Devido a modificação ou má gravação (minha gravadora está meio lenta).
Pode ser problema na latencia das memorias? Sendo que estavam funcionando normal com o outro processador.
Pode ser problema na voltagem? Sendo que eu nao alterei.



As temperaturas e voltagem.
Placa mãe 54 °C (129 °F)
CPU 1 / Núcleo 1 44 °C (111 °F)
CPU 1 / Núcleo 2 44 °C (111 °F)
CPU 1 / Núcleo 3 44 °C (111 °F)
CPU 1 / Núcleo 4 44 °C (111 °F)
Aux 36 °C (97 °F)
GPU Diode (DispIO) 64 °C (147 °F)
GPU Diode (MemIO) 70 °C (158 °F)
GPU Diode (Shader) 64 °C (147 °F)
Hitachi HDP725050GLA360 50 °C (122 °F)
Hitachi HDS721616PLA380 48 °C (118 °F)

Coolers
Processador 2922 RPM
GPU 1836 RPM

Valores de voltagens
Núcleo CPU 1.28 V
+2.5 V 2.16 V
+3.3 V 2.16 V
+12 V 4.99 V
No modo de espera +5 V 5.46 V
Bateria VBAT 3.12 V

O resumo do sistema:

Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional
Service Pack do Sistema Operacional Service Pack 3
Internet Explorer 8.0.6001.18702
DirectX 4.09.00.0904 (DirectX 9.0c)

Tipo de processador QuadCore AMD Phenom, 3000 MHz (15 x 200)
Nome da Placa Mãe ECS A780GM-A (3 PCI, 2 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 4 DDR2 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)
Chipset da Placa Mãe AMD 780G, AMD K10
Memória do Sistema 3328 MB (DDR2-800 DDR2 SDRAM)
DIMM1: Kingston 2 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (6-6-6-18 @ 400 MHz) (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz)
DIMM2: Kingston 2 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (6-6-6-18 @ 400 MHz) (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz)
Tipo de BIOS AMI (02/02/09)
Porta de comunicação Porta de comunicação (COM1)

Monitor
Adaptador gráfico ATI Radeon HD 4800 Series (512 MB)
Adaptador gráfico ATI Radeon HD 4800 Series (512 MB)
Acelerador 3D ATI Radeon HD 4870 (RV770)
Monitor AOC 912Vwa [19" LCD]

Multimídia
Adaptador de som ATI Radeon HDMI @ ATI RV770 - High Definition Audio Controller
Adaptador de som SigmaTel 92HD206X @ ATI SB700 - High Definition Audio Controller

Armazenamento
Disco rígido Hitachi HDP725050GLA360 (500 GB, 7200 RPM, SATA-II)
Disco rígido Hitachi HDS721616PLA380 (160 GB, 7200 RPM, SATA-II)

Partições
C: (NTFS) 40958 MB (30417 MB livre)
D: (NTFS) 465.8 GB (87.7 GB livre)
E: (NTFS) 109.0 GB (18.6 GB livre)
Tamanho total 614.8 GB (136.1 GB livre)

cpuz.jpg
 
Última edição:
Cara primeiramente, coloque as latências da memória em "stock"!!! Depois veja se é isto!!!
 
estou pensando em instalar Windows 7 RC x64... mais antes disso vou alterar agora as latencias...
 
Amigo tenho processador igual ao seu olhei aki CPU-Z minha voltagem do meu core ta maior q a sua,pode ser isso,a instabilidade do seu processador, seu ta 1.296 V o meu 1.392v,acho q é bem provável q seja isso q ta instável seu processador V-core baixo,por isso q ta instável de uma olhada nisso ai q ai q pode tar seu problema de instabilidade,Ai não seu se é por causa do meu modo ser AM2+ seu AM3 ter v-core menor ai ja não sei mas q o v-core ta baixo isso ta...abraço....
 
Amigo tenho processador igual ao seu olhei aki CPU-Z minha voltagem do meu core ta maior q a sua,pode ser isso,a instabilidade do seu processador, seu ta 1.296 V o meu 1.392v,acho q é bem provável q seja isso q ta instável seu processador V-core baixo,por isso q ta instável de uma olhada nisso ai q ai q pode tar seu problema de instabilidade,Ai não seu se é por causa do meu modo ser AM2+ seu AM3 ter v-core menor ai ja não sei mas q o v-core ta baixo isso ta...abraço....

Mais o seu tbm é 95W... então o processador nao é AM3???
ou é a sua placa mãe q é AM2+? pq a minha tbm é

Editado:

Depois de testes com as latencias da memoria em stock... nada mudou...
continua instavel.. ainda pouco alguem me adicionou no messenger e por 2 minutos parecia
que eu estava usando um 486-DX4 100MHz
 
Última edição:
Sim meu é 95W,phenom II é AM3 com suporte AM2+ funciona qualquer placa AM2+,sua placa mãe é AM3 sim,Basta olhar CPU-Z q vc postou AM3 (939),diferença no meu q aparece AM2+(940),meu phenom II é revisão C2 pra 95W antes era 125W ou seja mais recente por isso consome menos...o seu deve ser 95W tbm..todos phenom II são AM3 com suporte socket AM2+...se vc comprou recente é 95W v-core do seu era pra ta msm q o meu,está abaixo e isso q pode ta dando instabilidade seu sistema....
 
Então vamos dar uma aumentada nesse Vcore mesmo porque também achei baixo a primeira vista. Mas isso tá com cara de processador bixado. Claro que pode ser um monte de coisa, mas já vi esse filme.
 
Então vamos dar uma aumentada nesse Vcore mesmo porque também achei baixo a primeira vista. Mas isso tá com cara de processador bixado. Claro que pode ser um monte de coisa, mas já vi esse filme.
pela madrugada.. :/
aumento para quando o v-core?
 
pela madrugada.. :/
aumento para quando o v-core?

1.35 Volts é o vcore do meu Phenom II 940 que também é de 3GHz. Experimente e veja se estabiliza.

Estas temperaturas que tu postou são em IDLE ou em FULL ? 44ºC é bem alto para IDLE mesmo usando o cooler box da AMD. O teu gabinete é bem ventilado ? experimente deixar aberto a lateral e verifique as temperaturas.
 
Última edição:
1.35 Volts é o vcore do meu Phenom II 940 que também é de 3GHz. Experimente e veja se estabiliza.

Estas temperaturas que tu postou são em IDLE ou em FULL ? 44ºC é bem alto para IDLE mesmo usando o cooler box da AMD. O teu gabinete é bem ventilado ? experimente deixar aberto a lateral e verifique as temperaturas.

Isso varia de processador pra processador. Mas não sei se tem a ver com Vcore. Sempre que tive problema com Vcore baixo o sintoma era tela azul.

Coloca aí 1.38 de Vcore pra ver se acerta.


Alterei o v-core, que na minha placa é diferente.. são valores de 0 a 63 vão subindo o v-core. Eu fui subindo aos poucos até chegar no v-core 1.344~1.36~1.376

V-Core1.jpg
V-Core3.jpg
V-Core2.jpg
 
Última edição:
E ai deu algum resultado? parou de travar?coloca 1.392 igual meu pra ve se estabiliza....:lol:
 
E ai deu algum resultado? parou de travar?coloca 1.392 igual meu pra ve se estabiliza....:lol:
cara... na hora q eu tava salvando as imagens do cpuz tava dando umas travadinhas... tipo o mouse para assim por 1 segundo..
talvez seja o windows... esse windows modificado com o n-lite.. um amigo que usou ele tava reclamando q ele tava meio lento.. tipo meio bugado.. sei la
To pensando em instalar o Windows 7 RC x64... pra ver se ele fica estavel
 
cara... na hora q eu tava salvando as imagens do cpuz tava dando umas travadinhas... tipo o mouse para assim por 1 segundo..
talvez seja o windows... esse windows modificado com o n-lite.. um amigo que usou ele tava reclamando q ele tava meio lento.. tipo meio bugado.. sei la
To pensando em instalar o Windows 7 RC x64... pra ver se ele fica estavel

hum esse windows modificados não presta msm eu uso Xp original e windows 7 instala o 7 q é muito bom...bonito e rápido ve se para essas travadas se não tem q kaçar até achar defeito:yes:
 
Me fala que ja deu um clear cmos depois de ter trocado os processadores
 
Tenta formatar o HD e instalar o Windows XP novamente sem o n-lite.
 
Opa Eduborges, Eu tive um problema semelhante com o meu phenon com uma bobo da ECS GF8200, ele dava umas travadas e congelava a tela do nada, insalei vários sistemas operacionais e o defeito persistia.
Eu fui na loja testes memorias, fonte, etc e tava tudo ok, então pensei na mOBO, troquei na loja por outra igual e continuava a mesma coisa.
Ai fui descobir é que era imcompatibilidade da mobo com o processador, ele dava como processor unknown Name e não reconhecia como Phenon II X3 720 BE .


Dá uma olha nisso, ve se ao ligar, na Bios identifica o nome do processador corretamente, ou então em propriedades do sistema.
Se aparecer como "unknown processor" pode ser esse o problema

Abraço
 
Última edição:
tb tenho este processador, com a MB operando no limite(95w) o NB tende a esquentar mto, aki adaptei uma ventoinha no dissipador e resolveu a instabilidade, tenta fazer o msm, melhorar as condicoes do gabinete, de onde o pc ta instalado, alem de q eh bom vc arrumar uma "gambiarrazinha" pro NB.
 
Opa Eduborges, Eu tive um problema semelhante com o meu phenon com uma bobo da ECS GF8200, ele dava umas travadas e congelava a tela do nada, insalei vários sistemas operacionais e o defeito persistia.
Eu fui na loja testes memorias, fonte, etc e tava tudo ok, então pensei na mOBO, troquei na loja por outra igual e continuava a mesma coisa.
Ai fui descobir é que era imcompatibilidade da mobo com o processador, ele dava como processor unknown Name e não reconhecia como Phenon II X3 720 BE .


Dá uma olha nisso, ve se ao ligar, na Bios identifica o nome do processador corretamente, ou então em propriedades do sistema.
Se aparecer como "unknown processor" pode ser esse o problema

Abraço

O problema dele parece outro, mas acho conveniente mesmo ele dar uma olhada nisso.

Preciso dizer que estou com esse problema de tela preta as vezes aqui. Pior é que algumas situações o desempenho cai e só melhora reiniciando o PC.

Vou dar uma olhada nisso aí, talvez uma atualização de BIOS resolva. Nunca imaginei que pudesse ser um problema de hardware.
 
Me fala que ja deu um clear cmos depois de ter trocado os processadores

Não tinha feito isso :D

Opa Eduborges, Eu tive um problema semelhante com o meu phenon com uma bobo da ECS GF8200, ele dava umas travadas e congelava a tela do nada, insalei vários sistemas operacionais e o defeito persistia.
Eu fui na loja testes memorias, fonte, etc e tava tudo ok, então pensei na mOBO, troquei na loja por outra igual e continuava a mesma coisa.
Ai fui descobir é que era imcompatibilidade da mobo com o processador, ele dava como processor unknown Name e não reconhecia como Phenon II X3 720 BE .


Dá uma olha nisso, ve se ao ligar, na Bios identifica o nome do processador corretamente, ou então em propriedades do sistema.
Se aparecer como "unknown processor" pode ser esse o problema

Abraço

Não... eu atualizei o bios a alguns meses p reconhecer o processadores AM3... então aparece normal.. nomenclatura... contagem dos cores...

tb tenho este processador, com a MB operando no limite(95w) o NB tende a esquentar mto, aki adaptei uma ventoinha no dissipador e resolveu a instabilidade, tenta fazer o msm, melhorar as condicoes do gabinete, de onde o pc ta instalado, alem de q eh bom vc arrumar uma "gambiarrazinha" pro NB.

vou ti confessar q o gabinete ta aberto mais e muito quente aqui onde ele fica..

O problema dele parece outro, mas acho conveniente mesmo ele dar uma olhada nisso.

Preciso dizer que estou com esse problema de tela preta as vezes aqui. Pior é que algumas situações o desempenho cai e só melhora reiniciando o PC.

Vou dar uma olhada nisso aí, talvez uma atualização de BIOS resolva. Nunca imaginei que pudesse ser um problema de hardware.




Resumindo:

-Eu ja havia atualizado o bios ha algums meses atraz.
-Instalei Windows 7 RC x64
-Dei um clear no CMOS
-Deixei tudo em stock

Até agora o sistema está funcinando normalmente... mais o V-Core está assim:

CPUZ01.jpg
CPUZ02.jpg
CPUZ03.jpg




E a temperatura logo depois de ligar o PC:

TEMP01.jpg



E depois de 9hrs usando o PC com varios programas abertos:

TEMP02.jpg
 
Sobre o vcore baixo pode ser que o Cool'n'Quiet esteja ativado, no everest não está monstrando a temp do CPU somente dos cores..., usa um versão mais recente do everest talvez resolva.
 
olha, eu fiz a mesma coisa que vc troquei meu atlhon x2 por um phenom x4, mas no meu caso eu pensei que tinha comprado o de 95w mas comprei o de 125w que esta funcioando perfeitamente aqui, nao overclockei nada para nao sobrecarregar o sistema, tenta botar tudo stock e botar a ultima bios, o resto ta tudo tranquilo aqui
 
Não tinha feito isso :D

:) Eeee cabeção :fun:


Quanto ao vcore alterar é normal(quer dizer, aqui sempre fica mudando), o meu fica variando tbm...eu deixaria em auto mesmo

Amanha vou "caçar" esse processador na santa :D mas vou procurar a revisão c3, to doindinho atras de 1 desses :yes:
 
o vcore do meu fica pulando de 1296 para 1312
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo