Phenom II X6 "Thuban" no segundo trimestre de 2010

Didjo

know-it-all Member
Registrado
Os primeiros processadores de seis núcleos para desktops da AMD, chamados "Thuban", estão programados para serem lançados em breve, segundo fontes próximas à empresa: espera-se que os Phenom II X6 sejam lançados no segundo trimestre de 2010, uma antecipação aos rumores mais antigos, que apontavam que a empresa só começaria a comercializar os CPUs no terceiro trimestre – tarde com relação à Intel, que lançará os processadores Core i9 "Gulftown" ainda no segundo trimestre. Talvez para enfrentar a concorrência que a AMD tem lançado suas novidades antes do esperado, como aconteceu com o Shanghai e Istanbul.

O AMD Phenom II X6 será compatível com o soquete AM3/AM2+, e terá controlador de memória dual-channel PC3-10600 (DDR3 1333MHz) integrado. É bem provável que o Thuban mantenha o design do atual Istanbul para servidores, contudo terá 3 MB de cache L2 (512 KB por núcleo) e 6 MB de cache L3. O consumo de energia dos chips ainda será definido, e os mesmos serão produzidos sob técnica de 45 nm.

De acordo com a AMD, os processadores são baseados nos novos Opteron de seis núcleos anunciados recentemente. A empresa também informou que os novos processadores poderão ser usados com as placas-mãe atuais baseados nos sockets AM3 e AM2+.

Os novos CPU six-core serão parte da plataforma Leo da AMD, que são baseados nos núcleos lógicos 890FX e 890GX. Os novos chipsets oferecerão melhor performance e funcionalidade, por exemplo, o suporte a Serial ATA-600, 14 portas Serial ATA 2.0, etc. A produção em massa dos dois iniciará somente em abril de 2010, sendo lançados formalmente em maio do mesmo ano, segundo fontes. A AMD não confirmou oficialmente a notícia.

Fonte:

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/di...ion_High_End_Leo_Platform_Due_in_Q2_2010.html
 
e vamo que vamo
quanto maior a concorrencia, melhor
 
tomara que venha por 500 doletas ou menos
 
é realmente...qnt mais concorrencia melhor pra gente consumidor hehehehe
 
Isso que queria ler

O AMD Phenom II X6 será compatível com o soquete AM3/AM2+

Nao vou precisar comprar uma Crosshair III Formula =), vamos ver os clocks e overclock da criança.
 
Ali fala que virá com controlador DDR3, e como sou meio leigo nesta parte, quer dizer que somente irá utilizar memória DDR3?
 
Otimo! Minha mobo deve suportar o X6 atravez de uma atualizaçao de Bios! Boa AMD! Agora sim, fiquei feliz demais por estar nesta plataforma :D :D :D
 
Tava pesquisando na NET e AQUI. Parece que a briga entre a AMD e a INTEL vao longe mas muito longe mesmo; o que é ótimo para o meu bolso :)
Esse ano começou bem turbinado, hoje viu o REVIEW do CLARKDALE e quem sabe a gente veja semana que vem o do PII X4 975...
Mas o qu interessa é a concorrência e a longevidade das plataformas. Para mim o LGA 1366 e o AM3 vão longe, mas muito longe mesmo...segundo as NEWS.


SOCKET LGA 1366
evga_cift1366_dh_fx57.jpg


FONTE DO ADRENALINE, CLIQUE AQUI

SOCKET AM3 LION
msi_890fx_gd70_2.jpg


msi_890fx_gd70_3.jpg


msi_890fx_gd70_5.jpg


msi_890fx_gd70_1.jpg
MSI 890FX GD70 PLATAFORMA LION AM3

É o melhor de tudo que há NEWS que o BULLDOZER vai ser compátivel com o AM3.

FONTE

Tomara que a informática continue assim. Colocando sempre novidades e implemento tecnológicos ao nosso dispor. Com certeza brigar por marca é BESTEIRA, eu brigo é por concorrência!!!
 
Ali fala que virá com controlador DDR3, e como sou meio leigo nesta parte, quer dizer que somente irá utilizar memória DDR3?

Nem sempre Leandro, como vi em várias matérias relacionadas aos Thuban X6 da AMD ele será compativel com os sockets AM2+ e AM3.

Memórias DDR3 são compativeis apenas com socket AM3. Se aceitasse apenas DDR3 seria um processador socket AM3 só, e não AM2+/AM3.

ACHO que esses novos processadores podem usar tanto DDR2 quanto DDR3;

Como o Phenom II X3 720BE é um processador AM2+/AM3.

Espero ter sido claro na explicação.
 
Última edição:
Malcon, por voce ser novo na "casa" nao deve estar sabendo quotar corretamente [{QUOTE}] ou ta fazendo uma confusao do nada e atoa!

Sinceramente nao deu pra te entender na ultima resposta!

use o multi-quote para varias pessoas, pois voce quotou voce mesmo e deu respostas para duas ou mais pessoas, sem dar no minimo sentido a quem voce esta realmente respondendo!

Voce disse que o teste postado pelo user dvsv é desclassificado e que o Istanbul era K10 ainda!

Primeiro, entenda a familia K10
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1408
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1434

a nomeclatura K10 vem que o processador é da 10ª familia de processadores, e começou por que a AMD batizou de K5, seguida de K6, K7 e K8!
http://pt.wikipedia.org/wiki/AMD

inclusive o pessoal da internet inventou a inexistente familia K9!

inventaram a familia K8L (nao confirmado pela AMD oficialmente) pra definir processadores da familia K8 que usavam socket AM2 e memoria DDR2!

do mesmo jeito que a K8L esta para familia do K8, a K10.5 esta para a familia K10!
http://pt.wikipedia.org/wiki/AMD_Phenom

entao, quando dizem K10.5 é a segunda geraçao da K10 e se referem ao itens refinados:
- processo de litografia novo de ( 45nm vs 65nm)!
- maior cache L3 (6 MB vs 2 MB)!

todos os processadores atuais do Opteron de 45nm sao K10 de 2ª geraçao, inclui se o Shanghai!

Tanto o Shanghai como o Deneb sao o mesmo processador, a unica diferença que é o primeiro usa o Socket F e usa memoria com ECC e o ultimo AM2+/AM3!
http://forum.clubedohardware.com.br/amd-shanghai-deneb/599923

o Istanbul (Opteron Six-Core) é um Shanghai com 2 nucleos a mais!

Only six months after the successful launch of their 45 nm quad-core, AMD rolls out their hex-core “Istanbul” at 2.6 GHz well ahead of schedule. It is basically a “Shanghai” Opteron with 2 extra cores and a slightly tweaked memory controller. What is more impressive, though, is that AMD is capable of launching a hex-core at 2.6 GHz today, a CPU that consumes only a few watt more than the six month older quad-core at 2.7 GHz. Well done, AMD.
FONTE:
http://it.anandtech.com/IT/showdoc.aspx?i=3571

Entao os resultados do Thuban vao ser pouca coisa melhor que o Istanbul, devido ao uso de memoria "comum" contra memoria com "ECC" mais lenta!

Sobre o teste estar fora da realidade (testar em baixa resoluçao), nao concordo, o teste é do processador e nao da VGA!

se fosse um teste de VGA ou se o objetivo era testar um conjunto inteiro pra ver qual faz a VGA escalar melhor, ai concordaria contigo, resoluçao alta e taca AA e AF!
 
Malcon, por voce ser novo na "casa" nao deve estar sabendo quotar corretamente [{QUOTE}] ou ta fazendo uma confusao do nada e atoa!

Sinceramente nao deu pra te entender na ultima resposta!

use o multi-quote para varias pessoas, pois voce quotou voce mesmo e deu respostas para duas ou mais pessoas, sem dar no minimo sentido a quem voce esta realmente respondendo!

Voce disse que o teste postado pelo user dvsv é desclassificado e que o Istanbul era K10 ainda!

Primeiro, entenda a familia K10
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1408
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1434

a nomeclatura K10 vem que o processador é da 10ª familia de processadores, e começou por que a AMD batizou de K5, seguida de K6, K7 e K8!
http://pt.wikipedia.org/wiki/AMD

inclusive o pessoal da internet inventou a inexistente familia K9!

inventaram a familia K8L (nao confirmado pela AMD oficialmente) pra definir processadores da familia K8 que usavam socket AM2 e memoria DDR2!

do mesmo jeito que a K8L esta para familia do K8, a K10.5 esta para a familia K10!
http://pt.wikipedia.org/wiki/AMD_Phenom

entao, quando dizem K10.5 é a segunda geraçao da K10 e se referem ao itens refinados:
- processo de litografia novo de ( 45nm vs 65nm)!
- maior cache L3 (6 MB vs 2 MB)!

todos os processadores atuais do Opteron de 45nm sao K10 de 2ª geraçao, inclui se o Shanghai!

Tanto o Shanghai como o Deneb sao o mesmo processador, a unica diferença que é o primeiro usa o Socket F e usa memoria com ECC e o ultimo AM2+/AM3!
http://forum.clubedohardware.com.br/amd-shanghai-deneb/599923

o Istanbul (Opteron Six-Core) é um Shanghai com 2 nucleos a mais!


FONTE:
http://it.anandtech.com/IT/showdoc.aspx?i=3571

Entao os resultados do Thuban vao ser pouca coisa melhor que o Istanbul, devido ao uso de memoria "comum" contra memoria com "ECC" mais lenta!

Sobre o teste estar fora da realidade (testar em baixa resoluçao), nao concordo, o teste é do processador e nao da VGA!

se fosse um teste de VGA ou se o objetivo era testar um conjunto inteiro pra ver qual faz a VGA escalar melhor, ai concordaria contigo, resoluçao alta e taca AA e AF!

Hall. A análise que me interessa é os JOGOS em resoluções altas. Por isso, gosto do review do ADRENALINE pois ele corresponde as minhas "reais" necessidades. A minha visão de cXb não é voltada a litografia, arquitetura, gargalo... pois o que me interessa é os números nos jogos e a longevidade das plataformas. Longe de mim está certo, mas tbm não estou errado (paraa minha finalidade), pois o review que me interessa é RESOLUÇÃO ALTA (apesar de não ser a análise "perfeita do desempenho do CPU".

E outra eu so acredito em reviews de componentes a serem lançados quando eles saírem na integra e estiverem no mercado (apesar de os DESKTOPS serem CPU de WORKSTATION "ultrapassados" que se voltou aos gamers") a minha conduta de upgrade é a preocupação com os jogos, exclusivamente, e não com análises técnicas de outros detalhes que não me vem a cabeça.
Por isso, eu disse que o cXb é RELATIVO. Para mim a necessidade é os jogos (apenas); e não fazer comparações de avanços tecnológicos, pois sei que tudo está se desenvolvendo.

O DVSV tem um conhecimento sólido de informática suficiente para debater com que quiser aqui e colocá-lo no bolso, mas para mim a concepção dele diverge da minha. Sem querer alongar a conversa. :sly: Já dei a minha concepção eu sou novo, mas tbm pesquiso... os links que posso ter quotado são "inválidos", mas se eu errei, tbm não devo ser crucificado por isso, já que errei.

REMOVI o meu QUOTE, Ele estava errado tendo em vista que o departamento que mais influi é a VGA como foi dito. Daí o CPU é analisado de forma errada. Tendo em vista que é a VGA o que "influi" mais. Malz aew (quem não erra ne?).
 
Última edição:
Hall. A análise que me interessa é os JOGOS em resoluções altas. Por isso, gosto do review do ADRENALINE pois ele corresponde as minhas "reais" necessidades. A minha visão de cXb não é voltada a litografia, arquitetura, gargalo... pois o que me interessa é os números nos jogos e a longevidade das plataformas. Longe de mim está certo, mas tbm não estou errado (paraa minha finalidade), pois o review que me interessa é RESOLUÇÃO ALTA (apesar de não ser a análise "perfeita do desempenho do CPU".

E outra eu so acredito em reviews de componentes a serem lançados quando eles saírem na integra e estiverem no mercado (apesar de os DESKTOPS serem CPU de WORKSTATION "ultrapassados" que se voltou aos gamers") a minha conduta de upgrade é a preocupação com os jogos, exclusivamente, e não com análises técnicas de outros detalhes que não me vem a cabeça.
Por isso, eu disse que o cXb é RELATIVO. Para mim a necessidade é os jogos (apenas); e não fazer comparações de avanços tecnológicos, pois sei que tudo está se desenvolvendo.

O DVSV tem um conhecimento sólido de informática suficiente para debater com que quiser aqui e colocá-lo no bolso, mas para mim a concepção dele diverge da minha. Sem querer alongar a conversa. :sly: Já dei a minha concepção eu sou novo, mas tbm pesquiso... os links que posso ter quotado são "inválidos", mas se eu errei, tbm não devo ser crucificado por isso, já que errei.

REMOVI o meu QUOTE, Ele estava errado tendo em vista que o departamento que mais influi é a VGA como foi dito. Daí o CPU é analisado de forma errada. Tendo em vista que é a VGA o que "influi" mais. Malz aew (quem não erra ne?).

Todo mundo erra, errar é humano, quem nao erra é um baita mentiroso :p e ninguem nasce sabendo as coisas!

em nenhum momento quero dizer que voce esta errado por ter escolhido plataforma X ou Y, vai do seu bolso e condiçoes e como voce mesmo mostrou acima ambas vao durar por um bom tempo!

a unica coisa que quis te mostrar é que havia algum "mal-entendido":

Primeiro referente a "nomeclatura" e a confusao que nao so voce, mas como o povo fez e ainda faz em torno de K10 e K10.5!

Segunda referente ao teste, pois se fosse possivel colocar um Thuban naquele teste ele se comportaria identico ao Istanbul!

Como da mesma forma, se pudesse colocar um Istanbul pra rodar com as VGAs potentes e tudo no maximo ele apresentaria um desempenho identido ao Thuban!

e da mesma forma Shanghai com Deneb!

Abraço! :thumbs_up
 
eu jah ia comprar uma DFI Lanparty DK 790FXB-M3H5 + Athlon II X4

será q ainda vale a pena?
ou eh melhor eu comprar uma placa de video e fonte e esperar essa MoBo MSI com os 6 core ?

no momento estou com um:
Athlon X2 5000 + GF8600GT + 2GB DDR2 800MHz + PCChips A15G + C3tech 430W reais


FLWS
 
eu jah ia comprar uma DFI Lanparty DK 790FXB-M3H5 + Athlon II X4

será q ainda vale a pena?
ou eh melhor eu comprar uma placa de video e fonte e esperar essa MoBo MSI com os 6 core ?

no momento estou com um:
Athlon X2 5000 + GF8600GT + 2GB DDR2 800MHz + PCChips A15G + C3tech 430W reais


FLWS

+ Facil economizar na mobo e pegar um processador melhoror ou entao fazer o seguinte e nenhuma C3 Tech tem potencia real, somente a de 750W

M3A78-EM + HD 4890 ou HD 5770 no minimo + 2gb e uma fonte melhor e espera o Thuban.
 
esperar hardware nao leva em nada, pq sempre vai ter alguma coisa pra ser lançada.. se tu tem como comprar agora... monta uma config legal e compra!
 
+ Facil economizar na mobo e pegar um processador melhoror ou entao fazer o seguinte e nenhuma C3 Tech tem potencia real, somente a de 750W

M3A78-EM + HD 4890 ou HD 5770 no minimo + 2gb e uma fonte melhor e espera o Thuban.

vou pegar uma OCZ 600W reais

cara, a mobo mais basica q eu pegaria, seria a ECS A790GXM-AD3, q está 590.
10 reais mais barata q a DFI Lanparty DK 790FXB-M3H5 :slap:

esperar hardware nao leva em nada, pq sempre vai ter alguma coisa pra ser lançada.. se tu tem como comprar agora... monta uma config legal e compra!

acho q vou pegar as config boas msm

__________________________________

enfim, o Thuban dará suporte à AM2+ e AM3,
, vo comprar a DFI msm


FLWS

edit:

criei a primeira comu dos Thuban no orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97494228

( qm tbm quiser me add... )
 
Editado por um moderador:
Excelente noticia, esperamos que tenha reais melhoras perante os atuais Phenom e possa fazer frente aos I9.

Aos usuários do fórum, vocês estão esquecendo que linguagem chula é passível de infração e venho vendo isso mais frequentemente no fórum, os próximos vão levar infração. Aviso dado.
 
Bá, essa notícia animou meu dia, mas não tem idéia do preço que vai estar?
Porque se o preço cair que nem os PII X4 esse ano, pro natal até vale a pena um upgrade.
 
Putz .. estou achando que vou vender meus proc+mem+mb para ir logo para o AM3
 
Muito boa a iniciativa, muita gente vai comprar sem nem precisar de tudo isso...

Da pra contar softwares que usam multicore 100%.

45nm? to vendo que vão ter frequencia mais baixa que os quads pra manter o TDP aceitavel.
 
mas esse processador X6 é 125w ou 140 mesmo?
porque estou pra pegar uma mobo nova e quase peguei a M4A78, ela é TDP 125w.
então, pensando em futuros ups, resolví pegar a M4A78-PRO ou a M4A78-PLUS que são TDP 140W, mas DDR2 todas elas. Daí se esse Phenom for compatível somente com DDR3 aí não vou poder fazer esse up.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo