[AJUDA] Placa de vídeo desliga apenas o fan aleatoriamente

Zemox

New Member
Registrado
Sou dono de uma placa GTX1060 6gb zotac mini. Costumo jogar todos os dias e tenho enfrentado o problema mais estranho que já tive com pc. No dia a dia durante a semana está tudo bem. Placa desempenha nos jogos perfeitamente, sua fan funciona normalmente durante a maior parte do tempo. Porém, sem motivo aparente, existe uma chance de aleatoriamente minha placa parar de rodar o fan completamente, subindo assim rapidamente sua temperatura e gerando queda de fps no jogo que estou jogando. É estranho pq é como se ela recebesse um comando por algum motivo do pc para parar de rodar o fan por algum motivo. Isso pode acontecer 3 dias seguidos ou até mesmo 1 ou 2 vezes na semana, às vezes nem uma vez na semana toda. Já tentei encontrar algum padrão no meu uso que poderia estar gerando isso, mas não consegui encontrar nenhuma explicação que faça sentido. Apesar de tudo isso ainda dúvido que se trate de um problema da própria placa de vídeo visto que 90% do tempo ela funciona super bem. Minhas teorias envolvem algum possível problema na fonte que de repente pode não alimentar a placa corretamente por conta de um defeito, fazendo que o fan pare. Outra teoria seria algo haver com a placa mãe estar dando esse comando à placa de vídeo para o fan parar de rodar. obs: não é problema de sujeira no fan, até pq como já disse, 90% do tempo minha placa funciona normal. Uso msi afterburner, mas nada no perfil de fans explica um desligamento repentino, já até mesmo desinstalei o programa como um teste. Um detalhe interessante é que quando isso acontece, é normal que o fan n volte a funcionar mesmo após diversas reinicialzações durante algumas horas. Costumo então deixar o pc "descansar" por um tempo, como se estivesse carregando sua bateria, pra poder voltar a usar a placa normalmente.

SE alguém aí já passou por isso, gostaria de ajuda.

Specs:

Core i5 9400f
MSI B365M PRO-VDH
GTX 1060 6gb zotac mini
2x8gb ram 2666mhz pichau t-force
1tb hd
Corsair VS 600w
 
Dá uma espiada nas configurações do painel Nvidia, veja se o modo de gerenciamento de energia está em Normal ou Desempenho máximo.

Na minha placa, o modo Normal o clock fica reduzido dependendo da necessidade, e as fans ficam desligadas até a placa atingir 55 graus, aí ela começa a gerenciar a rotação das fans.

o modo Desempenho máximo sempre deixa o clock da placa no valor padrão e isso normalmente já exige trabalho das fans.
 
Dá uma espiada nas configurações do painel Nvidia, veja se o modo de gerenciamento de energia está em Normal ou Desempenho máximo.

Na minha placa, o modo Normal o clock fica reduzido dependendo da necessidade, e as fans ficam desligadas até a placa atingir 55 graus, aí ela começa a gerenciar a rotação das fans.

o modo Desempenho máximo sempre deixa o clock da placa no valor padrão e isso normalmente já exige trabalho das fans.
poderia me dizer como acesso essa parte? não estou encontrando...
 
poderia me dizer como acesso essa parte? não estou encontrando...
Clique direito na área de trabalho -> Painel de controle da Nvidia
(ou clicar direto no ícone que fica na bandeja ao lado do relógio no windows)

Em português seria "Modo de gerenciamento da energia". No meu caso aparece "normal" ou "desempenho maximo":

nvidia3d.png
 
Clique direito na área de trabalho -> Painel de controle da Nvidia
(ou clicar direto no ícone que fica na bandeja ao lado do relógio no windows)

Em português seria "Modo de gerenciamento da energia". No meu caso aparece "normal" ou "desempenho maximo":

nvidia3d.png
Vou mudar pra ver se resolve meu problema. Desde já obrigado pela ajuda!
 
Vou mudar pra ver se resolve meu problema. Desde já obrigado pela ajuda!
Obrigado de qualquer jeito, mas não solucionou o problema... :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda aberto a sugetões...
 
A zotac disponibiliza algum programa para gerenciar a sua placa? Modelos da galax, asus entre outras dispõe de configurações similares à que o colega @edubencz citou. A fan funciona apenas após uma certa temperatura (geralmente acionada entre 50º e 60º)

Uma possível causa é o sensor de temperatura da gpu estar zoado, passando informação errada para o gerenciamento das fans.

Você pode também forçar as fans a rodarem 100% do tempo, geralmente da pra fazer isso com o software do fabricante.

Nesse link vc consegue ver como faz isso no firestorm da zotac: https://www.zotac.com/us/faq/how-can-i-enabledisable-fan-stop-certain-graphics-card-models
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo