• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Placa de vídeo pode queimar com queda de energia sem que haja impacto na fonte?

UFig

New Member
Registrado
Bom dia!

Gostaria de saciar uma dúvida, já pesquisei um pouco na internet e não achei respostas.

É possível, a partir de uma queda de energia, que a GPU do PC queime e não cause efeito algum a outro componente do computador? E a fonte, ela não deveria ser a primeira a sofrer a mudança de energia e absorver o impacto?

Após uma queda de energia o meu PC não ligava mais por completo, eu dava start e ele começava a reiniciar, acendendo a luz de Debug da CPU, depois a luz de Debug da VGA acendia durante alguns segundos ( uns 10s ) e em seguida reiniciava e começa o ciclo novamente.

Levei o PC em um técnico, ele colocou outra placa de vídeo no lugar da minha e o PC ligou normalmente. Ele colocou uma GTX 1070.

Como o problema foi gerado por uma queda de energia, irei pedir ressarcimento da peça para a distribuidora de energia da minha cidade, porem, eles podem alegar que o ressarcimento só pode ser completado se a fonte tivesse sido expressamente danificada. ( Política que vi no site)
Como posso resolver isso?

Desde já agradeço :)

Configuração do PC:

Mobo: B450 tomahawk
CPU: Ryzen 5 3600
Fonte: Corsair 750W PFC Ativo plus Bronze
Memória: 2x8GB 3000mhz
GPU: RX 5700 XT Red Dragon
 
Este tópico deveria estar na seção de "Energia". (Moderação??)

É possível, a partir de uma queda de energia, que a GPU do PC queime e não cause efeito algum a outro componente do computador?

Sim, é possível. A explicação está na resposta abaixo.

E a fonte, ela não deveria ser a primeira a sofrer a mudança de energia e absorver o impacto?

Sim, inclusive ela tem proteções robustas e provavelmente ela impediu que a sua Mobo e Cpu fossem danificados.

Porém no seu caso deve ter ocorrido um surto de energia e não uma simples queda de energia que sozinha não causaria dano nenhum.

Este surto entrou pela Fonte do seu monitor e atingiu sua GPU pelo cabo Hdmi/Display Port, que trabalham na ordem de milivolts ficando muito suscetíveis a um surto de energia e por isso é comum serem os primeiros a sofrerem danos. Isso também é comum em Receivers de Home Theaters.

Por isso ter vários níveis de DPS em cascata e aterramento bem dimensionado é imprescindível.
 
Mais um que se cadastrou, perguntou, recebeu uma informação útil e sumiu....

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo