• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Placa mãe Colorful CVN X570 Gaming Pro não inicializa depois de dormir fora da tomada.

CICERO_MINEIRO

Member
Registrado
Bom dia. Há uns 3 meses adquiri uma Placa mãe Colorful CVN X570 Gaming Pro para rodar com o meu Ryzen 5 3600 e com 16GB de RAM que eram de 2400MHz inicialmente.
No início apresentou um problema onde ele parava a inicialização quando fazia as leituras iniciais e indicava alguma coisa na RAM. Ela tem um conjunto de 4 LED's vermelhos que indicam nessa ordem: HDD, GPU, DIMM e CPU (vou ver se coloco uma foto para melhorar a visualização). Como disse, inicialmente só ficava acesso o Led do CPU e tinha que ficar desligando e ligando o PC com reset até ele iniciar corretamente. Tipo um tranco. Depois de muita luta e de limpar os contatos das memórias com a "borrachinha mágica", ele funcionava normalmente. Mesmo quando passava a noite fora da tomada. Isso sem contar que ela não reconhecia minha memória de 2400 como de 2400, mas sim, como o padrão de 2133. Isso foi resolvido configurando a BIOS na parte de over clock que ela tem. Enfim, ficou tudo liso com a BIOS 1008 - 5.14 de 03/07/2019 versão 2.20.0049.

Depois alterei a frequência das memórias e adquiri 2x8GB de 3200MHz. Mais uma vez tive que configurar a BIOS na mesma parte e agora tendo que alterar a voltagem delas também para 1.35v. Mas continuou rodando tudo liso sem o problema na inicialização.

Aí, no último dia do ano de 2020, atualizei a BIOS para a nova 1012 - versão 5.17 de 26/11/2020 (que mudou radicalmente de aparência). E o problema retornou. Eu sempre corto a energia à noite desligando o filtro de linha e toda manhã passo por ele ao reiniciar o PC. Só que agora ficam acesos os Led's CPU e DIMM e ele para a inicialização. Mais uma vez tenho que ficar "resetando" o PC para que ele possa ligar. E depois, ainda tenho que configurar novamente a frequência das memórias pois elas voltam para a de 2133. Até que a voltagem não altera. Ela fica configurada para 1.35v.

Ryzem 5 3600
RAM 2x8GB Corsair XMP 3200 MHz DDR4
Placa mãe Colorful CVN X570 Gaming Pro
Radeon Sapphire RX580 4GB
Fonte Corsair CX 750

Segue links dos vídeos que fiz na inicialização:

Problema na inicialização 1:



Problema na inicialização 2:



Problema na inicialização 3 (nesse eu falei que ela não fixa os valores de memória em 2400MHz mas na verdade é 3200MHz):

 
Última edição:
Já tive assim numa Colorful B550m , não de NÃO SALVAR mas sim de NÃO INICIAR. Provavelmente é a configuração da RAM. Às vezes inicia corretamente e às vezes não. Tente subir a voltagem da RAM a 1.40, 1.45 volts e /ou aumentar a latência lá na configuração da memória (ex, se está o primeiro número em 16 na "configuração fácil" coloque na que tem 18). A minha resolveu deixando a latência em 18 (apesar de ser memória CL 16.... Asgard chinesinha, todavia).

Para conseguir reiniciar o PC de um procedimento de CLEAR CMOS, tirando a bateria e colocando o respectivo jumper na placa mãe.

Não custa também tentar trocar a CR2032.

Outra opção seria reinstalar a MESMA BIOS.

Último caso fazer downgrade de BIOS para a que estava "lisa", já que a versão mais nova não parece trazer nenhuma melhoria importante. Acho que pra voltar pra versão antiga tem que usar o procedimento de atualização de BIOS via DOS.

É normal as RAM iniciarem com perfil de velocidade mais baixo em qualquer PC que não esteja com perfil XMP / DOCP ativado dentro do overclock.

Se você comprou a placa na Terabyte, tem a garantia deles.... Se não tem o email de suporte da Colorful na China,, já precisei e me resolveram em menos de 24h.
 
Última edição:
Bom dia. Obrigado demais pelas dicas. Eis os procedimentos que fiz:

1: Clear CMOS - sem solução

2: Troca da CR2032 - sem solução

3: Reinstalação da mesma BIOS - sem solução

4: Coloquei a latência na primeira opção que tinha a 18 no "Easy mode"- parece que funcionou. Continuarei a utilização aqui para ver se estabilizou.

Caso continue, o próximo passo será aumentar a voltagem da RAM.

Mais uma vez obrigado. Acho que ajudará muita gente.
 
Lembrei o seguinte, como ele não consegue iniciar com as configurações de "overclock" de memória gravadas na BIOS, ele "reseta" para uma velocidade mais baixa que funcione, é o que ocorria comigo. Aí a gente pensa que não salvou.
 
Entendi.

Deixei ele desligado da tomada várias vezes durante o dia e parece que estabilizou. Inicializa normalmente agora e com a frequência selecionada lá no "easy mode".

Antes disso, com 5 minutos fora da tomada ele já dava aquele problema de não inicializar.

Poderia deixar ligado direto na tomada? Até poderia. Mas gosto de desligar todo o sistema quando não estou utilizando. Isso inclui o monitor também.

Mais uma vez obrigado pelas dicas
 
Boa noite Cicero! Tive o mesmo problema que você, e resolvi exatamente como você. Mas quero aproveitar o tópico para perguntar sobe outra coisa.
Na propaganda da terabyte, e no site do fabricante, consta que ela é compatível com o software igame dynamic link. Que seria responsável pelo controle dos leds da placa, e também pela controladora rgb da placa. Com ele poderíamos configurar os leds um a um, fazendo efeitos etc. Porém isso não funciona, o software não está disponível na página da placa, e o que encontramos nas outras placas da marca não identificam nosso modelo.
Com isso fico com esse led piscando dentro do pc, e na minha opinião dica bem feio. Se pudesse ao menos ficar ligado direto já ajudaria. Ou ao menos desligar ele. Em fim, gostaria de saber se você encontrou alguma solução pra isso. Pois ja revirei a internet e não achei nada.
Obs, mandei e-mail para a fabricante e eles disseram que a placa não é compatível com o software.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo