[RESOLVIDO] Placa-mãe Itautec ST 4273 com apito contínuo quando a CPU atinge 100º

lucasgarcia.lg

Well-Known Member
Minha placa-mãe emite um apito contínuo quando o processador ultrapassa 100ºC, geralmente ao renderizar projetos 3D, que eu faço diariamente e as vezes deixo a madrugada fazendo. O apito só para quando o render termina e a temperatura volta ao normal. Segue vídeo:

Já limpei o PC todo, principalmente cooler e ventoinhas, já troquei pasta térmica, já deixei o gabinete aberto para melhorar o fluxo de ar, mas o tal do apito continua.

Esse apito é realmente um aviso de superaquecimento? 100º está fora do normal para esse processador? (Obs.: Sem renderizar, o processador fica na casa dos 50º). Se for mesmo necessário reduzir a temperatura, o que posso fazer? Se não for preciso melhorar a ventilação, como posso desativar esse aviso sonoro?

Obs.: Recentemente troquei a placa-mãe e o problema começou com essa que estou agora. Antigamente eu tinha uma Gigabyte GA-B75M-D3H e não tinha esse apito, mesmo com CPU alcançando 100º. Mas ela queimou e troquei por uma Itautec ST 4273 usada, a única compatível que achei no mercado. Daí começaram os apitos.

Placa-mãe Itautec ST 4273
Processador Intel Core i7 3770
Ram CORSAIR VENGEANCE 2x8GB 1600MHZ
Vídeo EVGA GeForce GTX 1050 TI
SSD CRUCIAL M4 128GB
HD SEAGATE BARRACUDA 1TB SATA 3
Fonte CORSAIR GS600
Gabinete COOLERMASTER ELITE 431

Compra um cooler de torre com fan de 120mm de 4 heat pipes e seja feliz.. Tem vários modelos dentre R$70 e uns R$130.. E vc também vai poder reaproveitar esse cooler em um futuro upgrade.

Compra um cooler de torre com fan de 120mm de 4 heat pipes e seja feliz.. Tem vários modelos dentre R$70 e uns R$130.. E vc também vai poder reaproveitar esse cooler em um futuro upgrade.
Valeu pela recomendação amigo. Não manjo muito desse tipo de cooler, me indicaria algum modelo de qualidade que seja compatível com a minha configuração?

Aproveitando o post:
Em outro forum que postei, me recomendaram também a troca do cooler, mas uma solução temporária que sugeriram foi alterar as configurações de Energia do Windows para limitar a capacidade máxima do processador. Fiz isso, limitando a 90%, e agora a temperatura não passa da casa dos 90º, eliminando o apito. Agora a ideia é trocar o cooler para poder voltar a capacidade de 100% da CPU, para não perder desempenho.

Vc pode controlar a temperatura da CPU usando um programa chamado de ThrottleStop, nele vc limita os multiplicadores da CPU para um valor que não esquente tanto. Ele funciona para cpus Intel de notebook e de desktop.

Sobre os Coolers, nesse momento tem Pichau Sage V2 que são bons e estão por volta dos R$100,00 na loja da Pichau, esse modelo já foi vendido mais barato. Os da Thermalrigh Assassin 120 e da Deepcool AK/AG400 são exelentes se achar por uns R$120,00. Se quiser algo um pouco mais barato tem o Redragon CC-9104R vermelho na Kabum por R$85,00 e o Azul CC-9104B na Terabyte por R$90. Nesses dois ultimos coolers, tem uma coisa que eu não gosto muito é o sistema de fixação. O sistema de fixação deles funcionam bem com Intel( qualquer um) e com os AM5, mas podem ser um problema nos AM4 porque na hora de remover o cooler para trocar a pasta térmica, esse tipo de trava de presilha pode arrancar a CPU do socket com bastante facilidade. Já o da Pichau que eu citei, o Thermalrigh e os da Deepcool e não tem esse problema. Pra essa sua cpu em especifico , qualquer cooler de torre com 4 heatpipes e fan de 120mm vai ser vir bem, até mesmo os mais baratinho que achar.

Minha placa-mãe emite um apito contínuo quando o processador ultrapassa 100ºC, geralmente ao renderizar projetos 3D, que eu faço diariamente e as vezes deixo a madrugada fazendo. O apito só para quando o render termina e a temperatura volta ao normal. Segue vídeo:

Já limpei o PC todo, principalmente cooler e ventoinhas, já troquei pasta térmica, já deixei o gabinete aberto para melhorar o fluxo de ar, mas o tal do apito continua.

Esse apito é realmente um aviso de superaquecimento? 100º está fora do normal para esse processador? (Obs.: Sem renderizar, o processador fica na casa dos 50º). Se for mesmo necessário reduzir a temperatura, o que posso fazer? Se não for preciso melhorar a ventilação, como posso desativar esse aviso sonoro?

Obs.: Recentemente troquei a placa-mãe e o problema começou com essa que estou agora. Antigamente eu tinha uma Gigabyte GA-B75M-D3H e não tinha esse apito, mesmo com CPU alcançando 100º. Mas ela queimou e troquei por uma Itautec ST 4273 usada, a única compatível que achei no mercado. Daí começaram os apitos.

Placa-mãe Itautec ST 4273
Processador Intel Core i7 3770
Ram CORSAIR VENGEANCE 2x8GB 1600MHZ
Vídeo EVGA GeForce GTX 1050 TI
SSD CRUCIAL M4 128GB
HD SEAGATE BARRACUDA 1TB SATA 3
Fonte CORSAIR GS600
Gabinete COOLERMASTER ELITE 431

Você fez tudo isso e ainda manteve esse cooler de m#$%a da própria Intel? O problema está bem na sua frente, um finíssimo cooler de alumínio feito para segurar no máximo um dual-core sendo usado em um Core i7 que fica em full-load por horas... o estranho seria seu processador ficar frio com isso aí xD

Quanto à temperatura, está MUITO alta, você está literalmente degradando seu processador, correndo o risco de matar ele a curto prazo ou até queimar a placa-mãe por estressamento de VRM (provavelmente o que aconteceu com sua finada placa). Esse processador queima se você coloca-lo a 105ºC (na verdade, ele desliga para evitar isso), mas a temperatura máxima recomendada pela Intel para este processador é de 68ºC, então eu diria que é recomendável deixar ele abaixo dos 80ºC a todo custo.

Quanto ao cooler, não recomendo um cooler tipo torre porque você trabalha com render em uma placa-mãe que não possui dissipadores nos MOSFETs, então você precisa de um resfriamento ativo nessa área da placa-mãe, e para isso é necessário que o cooler "sopre para baixo", a menos que queira outra placa-mãe morta dentro de alguns meses :v

Bem, qualquer cooler vai ser melhor que esse padrão aí (inclusive esse aqui), mas se vai gastar quase 40 reais com isso melhor colocar mais 20 e comprar um que entregue uma diferença prática tanto em idle quanto load sem gastar muito, dá para recomendar esse aqui, que deve baixar esses 100ºC para 80ºC com uma boa pasta térmica (e um gabinete com ventilação correta). Existe uma versão mais barata que utiliza um cooler 120mm padrão (facilitando a troca do fan por uma mais potente), mas como nunca vi nenhum vídeo dela não sei dizer se presta ou não, mas posso garantir que essa dissipador segura muito bem um Ryzen 3600X com temperatura abaixo de 80ºC em full-load caso troque a ventoinha por uma mais competente.

@dayllann obrigado pela resposta! Pena que antes de você responder eu já havia comprado o air cooler G700, seguindo recomendações de outro forum. Não que seja ruim, mas entendi seu ponto sobre resfriar os MOSFETs. E também criei outro problema agora, por pura ignorância minha kkkk.

Eu nunca tive cooler de torre antes e quando comprei o G700, não me atentei ao espaço que ele ocuparia kkkk. O problema é que eu tenho 4 pentes de RAM (até escrevi errado no post inicial, achei que tinha 2x8GB mas são 4x4GB). E os dois primeiros slots ficam totalmente obstruídos pelo cooler. Talvez seja uma pergunta besta rs, mas tem algo que dê pra fazer? Consigo inverter o sentido das ventoinhas e deixar o cooler virado pro outro lado, por exemplo? Ou é melhor devolver esse produto à loja e comprar outro que encaixe melhor na minha configuração?

20250127-212514.jpg

Também gostaria de sugestões sobre o fluxo de ar no gabinete, pfv. Além do cooler, tenho 3 fans de 120mm. Hoje está uma na frente, puxando o ar, uma no topo jogando o ar pra fora, e uma atrás, também jogando para fora. É o melhor fluxo mesmo?

Última edição:
Pena que antes de você responder eu já havia comprado o air cooler G700, seguindo recomendações de outro forum. Não que seja ruim, mas entendi seu ponto sobre resfriar os MOSFETs. E também criei outro problema agora, por pura ignorância minha kkkk.
E na prática, o problema inicial parou?

Consigo inverter o sentido das ventoinhas e deixar o cooler virado pro outro lado, por exemplo?
Dá pra fazer isso ou simplesmente remover o fan que ficou sobre as memórias, a diferença na temperatura não será muito gritante.

Também gostaria de sugestões sobre o fluxo de ar no gabinete, pfv. Além do cooler, tenho 3 fans de 120mm. Hoje está uma na frente, puxando o ar, uma no topo jogando o ar pra fora, e uma atrás, também jogando para fora. É o melhor fluxo mesmo?
Mais importante que a quantidade/posicionamento dos fans é saber se são eficientes também.

A foto mostra apenas parte do cenário e o vídeo não ajuda muito mas dá pra começar removendo esse fan no topo ou quem sabe deslocá-lo para o nicho ao lado, da forma como está ele literalmente tira o ar fresco que iria para o cooler do processador.

Sobre os demais, uma boa forma de ver se estão adequados é analisando o calor emitido pelos fans de exaustão (fonte também), além de obviamente observar a temperatura dos componentes internos antes/depois pra ver o melhor arranjo.

@dayllann obrigado pela resposta! Pena que antes de você responder eu já havia comprado o air cooler G700, seguindo recomendações de outro forum. Não que seja ruim, mas entendi seu ponto sobre resfriar os MOSFETs. E também criei outro problema agora, por pura ignorância minha kkkk.

Eu nunca tive cooler de torre antes e quando comprei o G700, não me atentei ao espaço que ele ocuparia kkkk. O problema é que eu tenho 4 pentes de RAM (até escrevi errado no post inicial, achei que tinha 2x8GB mas são 4x4GB). E os dois primeiros slots ficam totalmente obstruídos pelo cooler. Talvez seja uma pergunta besta rs, mas tem algo que dê pra fazer? Consigo inverter o sentido das ventoinhas e deixar o cooler virado pro outro lado, por exemplo? Ou é melhor devolver esse produto à loja e comprar outro que encaixe melhor na minha configuração?

20250127-212514.jpg

Sem problemas amigo, ao menos você entendeu o motivo, e existe dissipadores para VRM/MOSFETs que você pode comprar em lojas como o MercadoLivre, já ajudaria bastante no seu caso.

Vi aqui que seu gabinete é "das antigas", onde o ar entra apenas com um cooler frontal na direção dos HDDs / Fonte e uma saída traseira detrás da torre do CPU, com o extra de uma entrada por baixo (ao lado da fonte) e duas em cima (uma na frente do cooler torre e outro detrás). Cada um tem uma opinião sobre a melhor forma de 'fluxar' o gabinete, mas eu gosto/adoto o de colocar mais ar dentro que tirar, então a minha configuração seria colocar um de 120mm na parte de baixo do gabinete puxando ar e um adaptado na área ODD (drive de CD/DVD) também puxando o ar para dentro, e tirando o ar do gabinete eu colocaria na parte de cima, o segundo slot (não o que está atualmente na imagem, o detrás dele). Essa seria minha recomendação.

Por fim, sugestão quanto às memórias: Já experimentou usar este cooler torre com apenas a ventoinha do meio, removendo a da frente? Para esse processador deve ser o suficiente apenas uma ventoinha, já que ela diz ter rotação de até 2100RPM. Um Prime95 em "maximum heat" (e depois em "maximum FPU stress") deve mostrar até onde vai a temperatura tanto com dois coolers quanto com um. Se a temperatura ficar ""ruim"" com apenas uma ventoinha, experimente colocar a segunda na parte detrás da torre, fazendo o sentido de dois "pull" ao invés de um "push" e um "pull" ;)

Passando pra deixar o feedback das soluções, após testar aqui: Deu certo!

Testei várias situações aqui a que resfriou melhor foi: Mudar a posição de um dos FANs do cooler (removi da direita e passei pra esquerda, sem mudar o sentido do ar); 1 FAN na frente e 1 na lateral jogando ar pra dentro; e 1 FAN no topo/fundo jogando o ar para fora. Ficou assim:

Whats-App-Image-2025-01-29-at-00-04-13.jpg

Desculpem o ângulo ruim, só lembrei de tirar foto depois de fechar tudo e colocar o gabinete no lugar. Dá muito trabalho abrir de novo kkkk.

Agora o processador não passa de 40º em uso normal, e ao renderizar não passa de 65º. Tô bastante satisfeito.
Obrigado a todos que ajudaram!

Users who are viewing this thread

Voltar