Placa RX 5700XT não passando de 70% no Assassin's Creed Origins

Ludson

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Boa noite, Senhores.

Comecei a jogar AC Origins, mas percerbi que a minha placa de video não passa de 70%.
Procurei algo no youtube e a maioria dos gringos diziam que era só baixar um arquivo e colocar na pasta x64, eu o fiz, mas continuou do mesmo jeito.
O problema que tem alguns momentos que vocês percebe a queda de FPS, caso não percebesse não teria nenhum problema

Minha configuração:

Placa de Vídeo: RX 5700 XT
Processador: R5 2600
RAM: 2x 8 GB DDR4 3200MHz
 
Boa noite, Senhores.

Comecei a jogar AC Origins, mas percerbi que a minha placa de video não passa de 70%.
Procurei algo no youtube e a maioria dos gringos diziam que era só baixar um arquivo e colocar na pasta x64, eu o fiz, mas continuou do mesmo jeito.
O problema que tem alguns momentos que vocês percebe a queda de FPS, caso não percebesse não teria nenhum problema

Minha configuração:

Placa de Vídeo: RX 5700 XT
Processador: R5 2600
RAM: 2x 8 GB DDR4 3200MHz
Qual resolução vc tá jogando? Tá limitando os frames usando Vsync ou outro limitador? Quantos frames você tá fazendo?

Vi aqui alguns vídeos do Ryzen 2600 e aparentemente o limite dele nesse jogo é 75~80FPS mesmo, pegando média ali de 65~70FPS. Se passa disso só mesmo em situações bem específicas. Logo se sua placa está exigindo mais do que isso, o que é bem possível que a 5700XT esteja (chuto que deve pegar uns 90~100FPS tranquilo em 1080p), é natural não alcançar uso de GPU tão alto.

Já ouvi dizer que tem algumas otimizações ou fix pra melhorar isso em processadores mais simples, mas Origins foi um jogo que nem botei a mão.

Veja o desempenho do Ryzen 2600 aqui no vídeo abaixo e também não passando de 70% de uso, praticamente. Parece que é isso mesmo que o Ryzen 2600 consegue entregar. E não sei quanto um CPU melhor ofereceria, pode ser limitação do próprio motor gráfico mesmo.

Mas se os frames estão muito baixos, aí é outra conversa. Só que a real é que o Ryzen 2600 é um CPU que não acompanha o nível da 5700XT mesmo.

 
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Qual resolução vc tá jogando? Tá limitando os frames usando Vsync ou outro limitador? Quantos frames você tá fazendo?

Vi aqui alguns vídeos do Ryzen 2600 e aparentemente o limite dele nesse jogo é 75~80FPS mesmo, pegando média ali de 65~70FPS. Se passa disso só mesmo em situações bem específicas. Logo se sua placa está exigindo mais do que isso, o que é bem possível que a 5700XT esteja (chuto que deve pegar uns 90~100FPS tranquilo em 1080p), é natural não alcançar uso de GPU tão alto.

Já ouvi dizer que tem algumas otimizações ou fix pra melhorar isso em processadores mais simples, mas Origins foi um jogo que nem botei a mão.

Veja o desempenho do Ryzen 2600 aqui no vídeo abaixo e também não passando de 70% de uso, praticamente. Parece que é isso mesmo que o Ryzen 2600 consegue entregar. E não sei quanto um CPU melhor ofereceria, pode ser limitação do próprio motor gráfico mesmo.

Mas se os frames estão muito baixos, aí é outra conversa. Só que a real é que o Ryzen 2600 é um CPU que não acompanha o nível da 5700XT mesmo.


Estou jogando me 1080p. Não to limitando. ele chegar a cair pra 30 FPS.

Já vi videos que empurra mais de 70% e também já vi esses com o mesmo problema e pedia para colocar o fix na pasta que resolvia, dizia que era problema na compatibilidade do DirectX com o Vulkan
 
Estou jogando me 1080p. Não to limitando. ele chegar a cair pra 30 FPS.

Já vi videos que empurra mais de 70% e também já vi esses com o mesmo problema e pedia para colocar o fix na pasta que resolvia, dizia que era problema na compatibilidade do DirectX com o Vulkan
Tem algo errado aí mesmo, com certeza. Agora o vídeo que vc viu deve ter sido com outro CPU ou trechos leves, bem leves. Talvez benchmark. O vídeo que coloquei já mostra que o Ryzen 2600 não empurra nem a Vega 56 nesse jogo em 1080p.

Mas não justitica cair pra 30FPS. Eu acho que em sendo somente nesse jogo o problema, o ideal é vc procurar o tópico do jogo. Problema pelo jeito é nele.
 
Queda de fps pode estar ligado a muitos fatores. Os benchmarks na net levam em conta o cenário ideal do jogo rodando na configuração (apenas o jogo aberto com o SO limpo e nada em segundo plano).

Se eu fosse você dava uma conferida no uso de cpu, ram, disco, e até mesmo processos rodando em segundo plano e exigindo os recursos da sua maquina. O gargalo deve estar em algum lugar.

Sem falar que a serie origins/odissey/valhalla são jogos cpu bound. É normal ter queda de fps quando algum processo em segundo plano compete com o jogo pelos recursos do CPU.
 
Tem algo errado aí mesmo, com certeza. Agora o vídeo que vc viu deve ter sido com outro CPU ou trechos leves, bem leves. Talvez benchmark. O vídeo que coloquei já mostra que o Ryzen 2600 não empurra nem a Vega 56 nesse jogo em 1080p.

Mas não justitica cair pra 30FPS. Eu acho que em sendo somente nesse jogo o problema, o ideal é vc procurar o tópico do jogo. Problema pelo jeito é nele.
Não sei. Mas perguntei porque tinha algo parecido com os processadores da AMD no CyberPunkj 2077, e os próprios usuários da comunidade resolveram o problema.

também vi diversos relatos que tinha que fazer uma alteração para a placa de video passar dos 70%, mas eu fiz isso e colei o Fix. Mas nada mudou
 
Não sei. Mas perguntei porque tinha algo parecido com os processadores da AMD no CyberPunkj 2077, e os próprios usuários da comunidade resolveram o problema.

também vi diversos relatos que tinha que fazer uma alteração para a placa de video passar dos 70%, mas eu fiz isso e colei o Fix. Mas nada mudou
Sim, sim, exatamente por isso acho que no tópico você vai conseguir achar resposta. Não fica de olho no uso de GPU não. Fica mais atento aos frames. Esses jogos, com mencionado pelo nosso amigo, entram em CPU bound muito facilmente.

Tenta outros drivers também. Porém eu acho que no tópico do jogo é q vc vai encontrar gente com expertise e experiência pra te ajudar com esse problema específico. Pouco que pesquisei aqui, parece comum mesmo.
 
Minha experiência no jogo com um i7 4770K e GTX 970 e Vega 56

GTX 970: Uso de CPU chegava a 100%, conseguia uma estabilidade maior mantendo frames mínimos mais altos, consegui rodar o jogo travado a 45 fps no high (usando resolução dinâmica).
Vega 56: Uso de CPU nunca passava dos 80%, em lugares abertos tinha mais desempenho que a 970 mas era só chegar em uma cidade que caía pra menos de 40 fps também no high, o que ajuda um pouco é diminuir o Environment Details.

Isso é um problema em vários jogos CPU bound em DX11, testei os jogos abaixo e em todos a estabilidade da Vega 56 era pior do que a GTX 970, mesmo que ela oferecesse uma média maior. No caso do The Division, Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider mudando para DX12 melhora muito.

AC Origins
The Division
Rise of the Tomb Raider
Shadow of the Tomb Raider
Watch Dogs 2

Já em DX12 a história muda, as Nvidia que passam a ter um gargalo maior, assunto coberto pelo canal Hardware Unboxed recentemente.




No caso do AC Origins li que usando o DXVK melhorava, mas não tenho mais a Vega para testar.
 
Minha experiência no jogo com um i7 4770K e GTX 970 e Vega 56

GTX 970: Uso de CPU chegava a 100%, conseguia uma estabilidade maior mantendo frames mínimos mais altos, consegui rodar o jogo travado a 45 fps no high (usando resolução dinâmica).
Vega 56: Uso de CPU nunca passava dos 80%, em lugares abertos tinha mais desempenho que a 970 mas era só chegar em uma cidade que caía pra menos de 40 fps também no high, o que ajuda um pouco é diminuir o Environment Details.

Isso é um problema em vários jogos CPU bound em DX11, testei os jogos abaixo e em todos a estabilidade da Vega 56 era pior do que a GTX 970, mesmo que ela oferecesse uma média maior. No caso do The Division, Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider mudando para DX12 melhora muito.

AC Origins
The Division
Rise of the Tomb Raider
Shadow of the Tomb Raider
Watch Dogs 2

Já em DX12 a história muda, as Nvidia que passam a ter um gargalo maior, assunto coberto pelo canal Hardware Unboxed recentemente.




No caso do AC Origins li que usando o DXVK melhorava, mas não tenho mais a Vega para testar.

Lembrando que esse vídeo fala sobre sistemas em brutal desequilíbrio (exemplo Ryzen 1600/2600 e 3070)e que em nenhuma hipótese deveriam estar juntos mesmo. Mas achama atenção pra nVidia corrigir essa questão.

O caso do OP é com o DX11 citado. Porém resta saber se um CPU mais adequado pra 5700XT, feito um Ryzen 5600, não ofereceria os frames que a 5700XT tem condições de processar e solicitar. Talvez. Só testando. De repente até um mediano feito o Ryzen 3600 também.

O brabo é que eu tenho equipamento todo pra testar aqui hoje e só não tenho tempo pra isso =/. To até com uma 5700 agora. Mas estão trabalhando rsrs. Forte.
 
Boa noite, Senhores.

Comecei a jogar AC Origins, mas percerbi que a minha placa de video não passa de 70%.
Procurei algo no youtube e a maioria dos gringos diziam que era só baixar um arquivo e colocar na pasta x64, eu o fiz, mas continuou do mesmo jeito.
O problema que tem alguns momentos que vocês percebe a queda de FPS, caso não percebesse não teria nenhum problema

Minha configuração:

Placa de Vídeo: RX 5700 XT
Processador: R5 2600
RAM: 2x 8 GB DDR4 3200MHz

Esse arquivo deve ser o DXVK, vc tem que colocar os arquivos d3d11.dll e dxgi.dll da pasta x64 na pasta de instalação do jogo. No começo vai continuar dando stutter porque ele tem que compilar os shaders, mas quanto mais for jogando melhor vai ficando.

Faz esse teste, coloca esses arquivos lá e fica andando na mesma área por um tempo pra ver se vai diminuindo o stutter ou roda o benchmark várias vezes e ve se vai melhorando.

Uso isso aqui no GTA IV e eliminou quase que completamente os stutters.
 
Minha experiência no jogo com um i7 4770K e GTX 970 e Vega 56

GTX 970: Uso de CPU chegava a 100%, conseguia uma estabilidade maior mantendo frames mínimos mais altos, consegui rodar o jogo travado a 45 fps no high (usando resolução dinâmica).
Vega 56: Uso de CPU nunca passava dos 80%, em lugares abertos tinha mais desempenho que a 970 mas era só chegar em uma cidade que caía pra menos de 40 fps também no high, o que ajuda um pouco é diminuir o Environment Details.

Isso é um problema em vários jogos CPU bound em DX11, testei os jogos abaixo e em todos a estabilidade da Vega 56 era pior do que a GTX 970, mesmo que ela oferecesse uma média maior. No caso do The Division, Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider mudando para DX12 melhora muito.

AC Origins
The Division
Rise of the Tomb Raider
Shadow of the Tomb Raider
Watch Dogs 2

Já em DX12 a história muda, as Nvidia que passam a ter um gargalo maior, assunto coberto pelo canal Hardware Unboxed recentemente.




No caso do AC Origins li que usando o DXVK melhorava, mas não tenho mais a Vega para testar.

Então, achei um artigo no Redit que dizia isso, mas eu substitui os arquivos que eles indicavam. Mas continuou a mesma coisa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse arquivo deve ser o DXVK, vc tem que colocar os arquivos d3d11.dll e dxgi.dll da pasta x64 na pasta de instalação do jogo. No começo vai continuar dando stutter porque ele tem que compilar os shaders, mas quanto mais for jogando melhor vai ficando.

Faz esse teste, coloca esses arquivos lá e fica andando na mesma área por um tempo pra ver se vai diminuindo o stutter ou roda o benchmark várias vezes e ve se vai melhorando.

Uso isso aqui no GTA IV e eliminou quase que completamente os stutters.
Então eu já fiz isso, mas notei pouquíssima melhora
 
Boa noite, Senhores.

Comecei a jogar AC Origins, mas percerbi que a minha placa de video não passa de 70%.
Procurei algo no youtube e a maioria dos gringos diziam que era só baixar um arquivo e colocar na pasta x64, eu o fiz, mas continuou do mesmo jeito.
O problema que tem alguns momentos que vocês percebe a queda de FPS, caso não percebesse não teria nenhum problema

Minha configuração:

Placa de Vídeo: RX 5700 XT
Processador: R5 2600
RAM: 2x 8 GB DDR4 3200MHz

Qual fonte vc tem?
 

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