Tirei algumas fotos do painel de controle da X-Fi e do Receiver pra ajudar o pessoal a configurar o “setup” e digerir melhor alguns conceitos aí de cima...
Embora exista diferença entre os painéis de controle das placas de som, assim como para as configurações de cada marca de Receiver,
“as funções são universais” e só mudam de nome.
Como deve ser de conhecimento da maioria, as placas equipadas com o chip X-Fi (EMU20K1 e EMU20K2) possuem 3 modos de uso. Essa tabela aponta as características de cada modo.
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Vamos usar o
“Entertainment Mode” para demonstrar as funções mais importantes na hora de configurar a placa e/ou Receiver.
- Tela principal do modo
“Entertainment Mode”, com tudo desligado:
- Configuração dos
“Speakers”
Selecionando speakers 5.1 ou 7.1 a aba
bass settings libera a aba
"bass management". Essa parte é importante para quem usar Receiver com setup 5.1 com conexão analógica na entrada MULTI CH INPUT ou 6CH-INPUT, pra poder fazer o casamento entre caixas e subwoofer (crossover –
Xover).
- Os kits 5.1 próprios pra PC possuem Xover interno, então nesse caso é preferível deixar que o Xover do kit faça o corte de freqüência, determinando quando o grave passa a ser direcionado para o Subwoofer.
- Ligação no MULTI CH INPUT do Receiver: se não marcar essa opção as caixas funcionam como "full range". Setado em 120Hz, como na foto, indica que frequencias de 120Hz pra baixo serão reproduzidas só no Subwoofer.
- A maioria dos Receivers permitem um "ajuste fino" das caixas com o subwoofer. Com caixa torre e/ou setup 2.0, o
"Bass Out" deve ser configurado como
FRONT. Na opção
SWF, a frequencia selecionada no Xover reproduz no subwoofer, e na opção
BOTH a frequencia do Xover atua no subwoofer, e as caixas frontais reproduzem todas as frequencias. Por consenso geral, caso as caixas frontais não sejam "parrudas" (pra não dizer boas e caras), é sempre preferível setar todas as caixas como
small e direcionar o grave pro Subwoofer.
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Creative MultiSpeaker Surround - X-Fi CMSS-3D
O
CMSS-3D são efeitos que transformam uma fonte stereo em "surround emulado", similar aos métodos DTS Neo PC - Cinema e Music, mas com os nomes de
Stereo Xpand e
Stereo Surround.
Como a opção Stereo Surround é a que melhor emula o efeito espelho, é mais indicada para ouvir música em MultiChannel
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Dolby Digital e DTS
Nessa guia podemos configurar o comportamento da placa ao receber um sinal codificado em AC3 Dolby Digital ou DTS.
Marcando a opção
Use Built-in Decoder a placa decodifica o sinal AC3 e envia pelas saídas analógicas, logo, é mandatória para quem não tenha um Receiver capaz de decodificar DD ou DTS.
As opções
Dolby Pro Logic e
Dolby Digital Ex são efeitos de emulação de surround. O DD EX pode ser útil para quem tenha um sistema 6.1 ou 7.1, pois ele pega uma fonte 5.1 e reproduz os efeitos dos canais Surround Left e Right nos canais Surround Back Left e Back Right (7.1), ou Surround Center Channel (6.1).
Dynamic Range
Essa função determina
a variação de volume. Caso você esteja vendo um filme a noite e não queira perturbar com barulho de explosões, gritos, etc, basta ativar a função night que é ativado um filtro que mantêm o volume uniforme. Muito útil pra ver filmes sem ficar mudando o volume nas cenas de diálogo e ação.
Vejam que a placa possui uma opção de controle de Dynamic Range para o modo analógico chamada de
Smart Volume Management
Dolby Digital Bistream Out
Ativando essa função a placa faz
passthrough do sinal AC3, enviando pela saída digital sem nenhuma alteração no sinal original.
Nesse modo, a frequencia de corte do subwoofer deve ser definida no Receiver, assim como o Dynamic Range. Vejam como é aqui no Receiver:
Porém, pra assistir filmes em DD ou DTS no PC não basta configurar só a placa. Também é preciso configurar o codec AC3 (AC3Filter) para fazer passthrough pelo digital (SPDIF), ou decodificar para as saídas analógicas conforme a disposição das caixas. o Media Player Classic Home Cinema possui filtro interno de AC3, como na foto.
Aqui no Windows 7 eu observei que na hora de fazer passthrough de sinal digital eu preciso selecionar o SPDIF Out como dispositivo padrão, do contrário não funciona no MPCHC.
O MPCHC permite selecionar o dispositivo padrão de reprodução, e aqui mesmo selecionando o SPDIF eventualmente o aúdio ficava cortando quando fazia passthrough. Caso alguem tenha outra experiência quanto a isso bote aqui a configuração.
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LFE é sigla para
Low-Frequency Effects, comumente usada na descrição do canal de áudio usado em formatos multi-canal de filmes, como o DTS e os Dolby. O sinal desta faixa varia de 10 Hz a 120 Hz, e é normalmente enviada a um
subwoofer, dito emissor de baixas-frequências (Low-Frequency Emitter).@wiki
Dolby Digital - DTS Live - Encoder
Nessa guia é possível ligar o recurso de Dolby Digital - DTS Live. Observem que o painel de controle indica que para usar o DD DTS Live você deve selecionar os SPEAKERS como dispositivo padrão de reprodução no Windows. Nesse caso, como explicado anteriormente, a placa processa o audio (Xaudio2), comprime em tempo real, e envia pelo cabo digital ao Receiver.
Desse modo, como todo o processamento é feito no Xaudio2, mesmo usando DD ou DTS Live vai haver diferença entre você usar uma Creative ou uma Asus, por exemplo, por conta dos efeitos EAX e/ou aceleração no hardware do OpenAL. Aqui a parte mecanica (DAC) da placa não faz diferença, já que vai ser enviado pelo digital -- decodificado no receiver -- DAC receiver -- speakers.
- Vejam que quando a gente envia pelo digital um sinal sem ser AC3 o Receiver acusa o modo Stereo PCM, que é o caso dos jogos, músicas e filmes sem AC3.
Ativando o DD ou DTS Live o Receiver acende o indicador DD/DTS, e o indicador 5.1 das caixas, com o nome de cada canal.
Usando o DD-DTS Live é possível ativar os efeitos CMSS-3D, X-Fi Crystalizer e EQ pelo cabo digital, mas o Crossover precisa ser configurado no Receiver
Headphones
As X-fi permitem manter 2 configurações no painel de controle, uma pra Fone, e outra pras Caixas, assim como possui o recurso de deixar as Caixas em "mute" quando o fone é plugado. Até aqui nada que outras placas não façam, mas essa configuração de Fone é mão na roda quando usada com o painel frontal das X-Fi, pois com o Painel você ganha uma entrada de fone (bem) amplificada, com botão de volume próprio, e com a conveniência de não ter que plugar o Fone na parte de trás do PC. Encaixando o fone, a placa automaticamente entra no modo Headphone com as configurações selecionadas pelo usuário. Basta tirar que volta pra configuração das caixas.
Aqui eu tenho um Philips SHP805 e se exagerar no volume da pra ouvir de longe. Não é um fone difícil de amplificar, mas nesse mesmo painel frontal já empurrei um Sennheiser mais exigente sem problemas.
É isso pessoal...
Pra quem gosta de aúdio no PC e está pensando em investir num sistema legal é importante entender como funcionam esses conceitos na teoria pra poder aplicar na prática e configurar o conjunto da melhor maneira possível.
Audio pra PC é um pouco diferente de audio pra Home Theaters por conta do Windows - XAudio - OpenAL - Placa de som, mas os conceitos básicos e essas configurações valem para ambos, e aprendendo a fazer isso no PC, te abre portas pra entrar no mundo dos HT já sabendo o básico.
KIT 5.1 top de linha pra PC
realmente é top de linha pra uso no PC, atendendo muito bem sua função. Porém, partindo pra esse lado de equipamento pra HT, o salto é gritante em todos os sentidos...principalmente no bol$o...mas é aqui onde as placas de som TOP serão efetivamente aproveitadas...
E vamo indo...