Placas de som

Boa noite rapaziada ! Sou leigo no assunto de som , preciso que vocês me guiem.

Tenho 4 caixas + Subwoofer JBL , usava eles com um receiver pioneer, porém queimou uma peça , parece q nao tem conserto...nao achei ninguem que arrume.

Que aparelho eu compro para usar essas caixas no PC ? outro receiver ? um DAC ? um Home Theather ? Possuo uma Placa de som Soundblaster Z com saída optica caso seja interessante.
Em canal no youtube indicaram esta assistência técnica no RJ:

Nossa acabei de adquirir um receiver Pioneer VSX 532 para meu home e agora fiquei preocupado com seu equipamento deu defeito. Para ter uma ideia na época das vacas gordas, comprei um Marantz que durou 20 anos! Infelizmente optei não conserta-lo por razões da sua idade de construção pois, ele fora montado no Japão. Por causa do valor do dólar felizmente ou infelizmente, consegui comprar o Pioneer que cumpre o papel ao assistir filmes mas, para música é um desastre em comparação ao Marantz.

PS.: NÃO UTILIZEI O SERVIÇO DESTA ASSITENCIA TÉCNICA ASSIM COMO NÃO TRABALHO E MUITO MENOS PROPRIETÁRIO. É APENAS UMA SUGESTÃO PARA O COLEGA DO POST POIS, TAMBÉM TENHO UM RECEIVER DA MARANTZ COM DEFEITO E POR ESSA RAZÃO SOUBE DA EXISTÊNCIA DA ASSISTENCIA TÉCNICA EM QUESTÃO.
 
Pessoal, tem mais de ano que não jogo no PC e por isso to pensando em vender minha placa de som Sennheiser GSX 1000. Alguém tem alguma ideia de por quanto eu poderia vender? Não faço nem ideia!
 
Pessoal, tem mais de ano que não jogo no PC e por isso to pensando em vender minha placa de som Sennheiser GSX 1000. Alguém tem alguma ideia de por quanto eu poderia vender? Não faço nem ideia!
Faz que nem o povo do OLX: vende mais caro que um produto novo kkkk. Falando sério, não tenho ideia porque o mercado de hardware usado no Brasil sempre foi piada, mas depois da pandemia esculhambou completamente. Pelo que pesquisei, o preço de uma nova está em cerca de 2 mil reais, então acho que uns 1600-1700 por aí talvez consiga vender, ou até mais.

Mercado Livre o povo paga o preço que for, vide placas de vídeo, então se for um produto de nicho como placa de som da Sennheiser, acho que tem bastante gente disposta a pagar bem.
 
Alguma alternativa mais barata ao DAC da Sharkoon?
Pode ser do Aliexpress.
 
Tenho um Hyperx Cloud Revolver em uma Taichi X370 (Realtek ALC1220), gostaria de saber se alguém indica uma placa ou dac que me daria um bom ganho em qualidade para jogos como PUBG...
Se possível uma opção até uns R$300
 
Olá.
Tenho uma config bem modesta mas que me atende perfeitamente, a única coisa que realmente deixa a desejar é o audio. Neste quesito, minha config é a seguinte:
  • Placa de som onboard Realtek
  • Fone de ouvido Philips SHP2500
  • Microfone condensador xing-ling genérico (ele é identico ao SF-920, mas não consigo confirmar se é realmente esse modelo)
Ambos os periféricos são ligados diretamente na placa de som, ou seja na parte de trás do computador. O que me incomoda:
  • Fone de ouvido baixo: gosto da qualidade do audio do Philips SHP2500, ele foi desenvolvido para televisões (tem 6 metros de cabo) e realmente ao liga-lo na TV o volume é adequado, mas no PC eu preciso usar programas para aumentar o volume o que distorce o som. Já vi outras pessoas atribuindo o som baixo deste fone ao comprimento do cabo. Ao ligar outros fones (com 2 metros de cabo) na minha placa de audio o volume fica adequado, o que parece confirmar a informação.
  • Microfone extremamente baixo: tenho que colocar o ganho do microfone quase no maximo o que introduz um ruido terrível.
Vocês acham que uma dessas placas de som USB seria a solução para esses problemas? Eu vi alguns reviews e me interessei por uma da marca Waver, link abaixo:

Placa de Som USB 7.1 Placa de Áudio Com Entrada Para Fone de Ouvido e Áudio

Essa marca vende kits com o microfone BM-800, onde esta placa vem inclusa como "brinde", link abaixo:

KIT MICROFONE BM-800 WAVER + SUPORTE ARTICULADO + POP FILTER - FULLBLACK

O custo beneficio de um kit desses me parece interessante, visto que se tudo funcionar como o desejado eu resolveria os problemas acima, trocaria de microfone e adquiriria um suporte bem legal para o mic. Mas será que por este preço (R$ 250,00) seria melhor investir em um headset?

Enfim, o que vocês me sugerem? Alguem ai tem algum dos equipamentos linkados acima?
 
Tenho uma placa de som Xonar D1 (antiga), como ela é pci eu comprei um adaptador para pci-e e estava funcionando msa hoje parou de de sair o som, então removi a placa e vou limpar e reinstalar para ver se o som volta, estou rezando para que funcione porque não sei viver sem essa placa. Já tentei o áudio onboard da steel legend (ridículo de ruim), e já tentei DAC Sharkoon e outro do Ali (Vention) e não chegam nem perto da Xonar D1, só aumentam o volume e mais nada. Não sei se são os codecs da xonar mas muda completamente o som nos jogos, diferença absurda mesmo.

Alguém tem conhecimento de um modelo superior a Xonar D1 para eu comprar caso não consiga recuperar ela? Estou olhando tudo que é placa mas é cada uma mais cara que a outra. Estou pensando em importar uma Soundblasterx G6 na Amazon americana.
 
Tenho uma placa de som Xonar D1 (antiga), como ela é pci eu comprei um adaptador para pci-e e estava funcionando msa hoje parou de de sair o som, então removi a placa e vou limpar e reinstalar para ver se o som volta, estou rezando para que funcione porque não sei viver sem essa placa. Já tentei o áudio onboard da steel legend (ridículo de ruim), e já tentei DAC Sharkoon e outro do Ali (Vention) e não chegam nem perto da Xonar D1, só aumentam o volume e mais nada. Não sei se são os codecs da xonar mas muda completamente o som nos jogos, diferença absurda mesmo.

Alguém tem conhecimento de um modelo superior a Xonar D1 para eu comprar caso não consiga recuperar ela? Estou olhando tudo que é placa mas é cada uma mais cara que a outra. Estou pensando em importar uma Soundblasterx G6 na Amazon americana.
Esse Z506 que você tem, é bom?
 
Esse Z506 que você tem, é bom?

É bom sim, porém nem uso mais, está guardado faz anos. Só uso fone de ouvido mesmo. Parei de usar quando mudei de casa para apartamento hehe.
 
Tenho uma placa de som Xonar D1 (antiga), como ela é pci eu comprei um adaptador para pci-e e estava funcionando msa hoje parou de de sair o som, então removi a placa e vou limpar e reinstalar para ver se o som volta, estou rezando para que funcione porque não sei viver sem essa placa. Já tentei o áudio onboard da steel legend (ridículo de ruim), e já tentei DAC Sharkoon e outro do Ali (Vention) e não chegam nem perto da Xonar D1, só aumentam o volume e mais nada. Não sei se são os codecs da xonar mas muda completamente o som nos jogos, diferença absurda mesmo.

Alguém tem conhecimento de um modelo superior a Xonar D1 para eu comprar caso não consiga recuperar ela? Estou olhando tudo que é placa mas é cada uma mais cara que a outra. Estou pensando em importar uma Soundblasterx G6 na Amazon americana.

Se sua Xonar morreu, recomendo ir de Sound Blaster Z, apesar de eu gostar mais do som da Xonar DX (possui as duas), a Z tem mais recursos e um AMP que deixa o som bem mais alto que a DX. O grande problema da Xonar são os drivers, até hoje tenho um bug onde as vezes o volume do lado direito do fone fica quase zero e só resolve reiniciando, sem falar na dificuldade de acha uma no huebr, consegui a minha na OLX por R$ 250. Se quer mesmo uma DX, vai precisar recorrer ao aliexpress, todas na faixa de 400 reais (com 550 da para arrumar uma Z) e torcer pro china não te mandar uma toda zuada (eles mandam uma que funcione, mas já vi comentários com fotos de riscos profundos nas trilhas da placa).

Se quer tentar uma solução mais barata, usa o driver realtek desse cara que com certeza vai dar um boost legal no seu áudio onboard: https://www.techpowerup.com/forums/threads/realtek-dch-modded-audio-driver-for-windows-10.250915/

Pode combinar com Dolby Atmos (se tiver licença) ou BOOM 3D (com licença ou por meios "ilícitos"), que melhora ainda mais configurando direitinho.

PS: Te recomendei soluções mais em conta, mas é melhor ir na G6 que você citou, mais versátil.
 
Última edição:
Se sua Xonar morreu, recomendo ir de Sound Blaster Z, apesar de eu gostar mais do som da Xonar DX (possui as duas), a Z tem mais recursos e um AMP que deixa o som bem mais alto que a DX. O grande problema da Xonar são os drivers, até hoje tenho um bug onde as vezes o volume do lado direito do fone fica quase zero e só resolve reiniciando, sem falar na dificuldade de acha uma no huebr, consegui a minha na OLX por R$ 250. Se quer mesmo uma DX, vai precisar recorrer ao aliexpress, todas na faixa de 400 reais (com 550 da para arrumar uma Z) e torcer pro china não te mandar uma toda zuada (eles mandam uma que funcione, mas já vi comentários com fotos de riscos profundos nas trilhas da placa).

Se quer tentar uma solução mais barata, usa o driver realtek desse cara que com certeza vai dar um boost legal no seu áudio onboard: https://www.techpowerup.com/forums/threads/realtek-dch-modded-audio-driver-for-windows-10.250915/

Pode combinar com Dolby Atmos (se tiver licença) ou BOOM 3D (com licença ou por meios "ilícitos"), que melhora ainda mais configurando direitinho.

PS: Te recomendei soluções mais em conta, mas é melhor ir na G6 que você citou, mais versátil.

Em relação a "som alto" não é o que busco numa placa de som, até porque com a Xonar D1 eu seto o volume em 20%, ou seja, já acho alto demais para meu headphone.
Quanto ao bug de som tb tenho de vez em quando, mas nunca me liguei que era da placa de som hahaha, que tonto, achei que era o windows cagando ou o fone, mas reiniciava e voltava ao normal, então nunca liguei pra isso porque é raro acontecer.
Quanto ao driver do link instalei mas não consegui fazer funcionar, o painel não funciona, fica tentando conectar e dá erro.
Tenho som Dolby Atmos da microsoft mas com o realtek onboard tb não funciona, fica desabilitado o "som espacial" (onde deve escolher para Atmos).

Ainda estou na dúvida entre estas placas:
- Creative SB G6 (pela versatilidade de colocar no Xbox, PC e notebook), mas não consigo acreditar que uma plaquinha minúscula usb seja melhor, sei lá, e tb não tem entrada para HT 5.1, vai que eu queira usar e não tem. (U$ 143.69)
- Creative SBZ SE (U$ 99.99)
- Creative SBX AE-5 Plus (U$ 137.99)

Meu foco total é só para jogos.
 
Em relação a "som alto" não é o que busco numa placa de som, até porque com a Xonar D1 eu seto o volume em 20%, ou seja, já acho alto demais para meu headphone.
Quanto ao bug de som tb tenho de vez em quando, mas nunca me liguei que era da placa de som hahaha, que tonto, achei que era o windows cagando ou o fone, mas reiniciava e voltava ao normal, então nunca liguei pra isso porque é raro acontecer.
Quanto ao driver do link instalei mas não consegui fazer funcionar, o painel não funciona, fica tentando conectar e dá erro.
Tenho som Dolby Atmos da microsoft mas com o realtek onboard tb não funciona, fica desabilitado o "som espacial" (onde deve escolher para Atmos).

Ainda estou na dúvida entre estas placas:
- Creative SB G6 (pela versatilidade de colocar no Xbox, PC e notebook), mas não consigo acreditar que uma plaquinha minúscula usb seja melhor, sei lá, e tb não tem entrada para HT 5.1, vai que eu queira usar e não tem. (U$ 143.69)
- Creative SBZ SE (U$ 99.99)
- Creative SBX AE-5 Plus (U$ 137.99)

Meu foco total é só para jogos.

AE-5 Plus é a melhor dessas. Acho que não existe diferença prática entre SBZ padrão e SE, a padrão se consegue usada na OLX ou ML, sempre aparece por volta dos 500 reais, importei uma pelo ebay e me custou 470 (contato a mordida do governo).
 
Keoni...
Seu post tem alguns erros...muita informação teórica (HTforum?)....que podem influenciar erroneamente na escolha de uma placa de som...
Muito do que vc falou aqui e no outro post sobre audio digital é aplicável pra Home Theater...mas não pra computador....que tem um funcionamento bem diferente...
Isso que vc alega de que se usar o sinal digital na onboard e offboard é igual não procede...a nao ser que vc esteja fazendo passthrough de um sinal que JÁ é digital (ou surround nessa analogia)....ou simplesmente tocando uma fonte stereo, que VAI continuar stereo...
Exemplo....vc pega um DVD dolby digital, se vc fizer o passthrough tanto faz ser onboard ou offboard....o sinal vai ser o mesmo (PCM/DD/DTS)...
Jogo de PC, por exemplo, só funciona em 5.1 se vc usar as saídas analógicas da placa....se usar o cabo digital vai ficar stereo...a não ser que vc use o DD/DTS LIVE, só que ainda nesse modo existem variantes entre as placas, pois nesse caso a placa "processa" (EAX/OpenAL/Etc) a informação 5.1 e APENAs envia pelo digital...
...
No PC, existe um "layer" no aúdio...antes o DirectSound, hoje o Xaudio, e é justamente aí que as placas, sejam On ou OFF, atuam...
Nesse layer é que estão os referidos efeitos, os quais mencionei no outro post...e quem não devem ser confundidos com equalização...
Nesse exemplo, os efeitos (aceleração por hardware) são criados pelas produtoras dos jogos....e aí boa sorte de quem tiver placa capaz de aproveitar isso, oq não é o caso das onboards...
Esses efeitos não são aqueles modos tipo DTS NEO PC, etc, que pegam uma fonte stereo e "transformam" em surround, como tem nos receivers...mas efeito ao pé da letra, como o ECO nas cavernas que a Creative usou pra demonstrar o EAX3 nas Audigy...
...
Comparar uma placa de som dedicada com uma onboard é a mesma coisa de comparar uma VGA dedicada e onboard....a onboard faz de tudo, principalmente no papel, mas ná pratica, basta vc botar o mesmo jogo rodando nas duas, lado a lado, que as diferenças serão bem visiveis...
...
Na realidade, e infelizmente, hoje em dia é muito comum o pessoal ter um PC com tudo TOP e usar som onboard...
O aúdio é tão importante quanto o vídeo...principamente nos jogos...pois aumenta, e muito, o envolvimento...
...
O problema principal na hora de "montar o audio" do PC não é só escolher entre o onboad ou uma placa dedicada...
Como 98% das caixas de som pra PC são analógicas a primeira coisa a se levar em conta é como que vai ser a ligação da placa pras caixas. Então:

1- Se a caixa/aparelho de som/receiver(?) não aceita entrada digital, já sabe que vai ter que usar o analógico, e nesse caso, vantagem TOTAL e ABSOLUTA pras placas dedicadas...inclusive pra fone
2- Se for kit 5.1 ou receiver que tenha entrada digital, e o usuário optar pelo digital PRA FAZER QUALQUER COISA QUE NÃO SEJA PASSTHROUGH, vantagem pra placa dedicada pelos motivos que falei mais acima (o layer que existe no pc)
3- Pra fazer QUALQUER COISA que não seja passthrough se usar no cabo digital vai ficar em stereo, logo, vantagem pras placas que fazem DD/DTS-Live
4- Se vc tiver um KIT 5.1, estiver fazendo passthrough ou não, quem é responsável pela frequencia de corte do SUB? A placa ou o receiver? Se for receiver de HT, o Receiver
5- Imagino que em qualquer caixa de som que custe mais de R$ 60,00 já seja possível perceber nitidamente a diferença entre onboard e dedicada...
Fora outras nuâncias e particularidades de cada placa de som...
....
Infelizmente, os sites especializados não dao a mesma importância que dão pros gráficos pro audio...e com a mudança no DirectSound as coisas ficaram ainda mais confusas (creative alchemy e derivados)....mas uma coisa é unanime...placa de som dedicada sempre será melhor que placa ONBOARD...
Alguns forums que valem a pena frequentar a seção de áudio é o hardocp, anandtech, guru3d, sharkyforums, etc....onde inclusive existem topicos colados no topo da seção sobre onboard X dedicada...e é unanime a opinião sobre as vantagens da placa dedicada...
....
Eu sempre dei muito valor ao aúdio no PC....minha primeira placa de som foi uma SoundBlaster, depois SoundBlaster Pro, AWE 32, AWE 64, Live, Live 5.1,Turtle Beach, 3 modelos de Audigy, e X-Fi, e desde a primeira sounblaster Live (que era 4.0) eu uso em surround...com 2 kits 2.0 iguais e uma extensão P2 pras caixas surround... :D
Hoje eu tenho um som bacana no PC...com receiver Yamaha...2 subs...tudo ligado com cabos acima da media..e sempre que troco de placa mae fico uns dias brincando com o onboard....mas não tem jeito.....
Já fiz alguns testes comparando entre digital e analógico, e percebi que a vantagem do digital é só a de usar 1 cabo...nada muito além disso, NA MINHA OPINIÃO, que me faça afirmar que "som digital" é melhor que "som analogico"...
Como diz um colega de outro forum..."meu ouvido não é digital, nem analógico, é de carne e osso. Se pudesse ligar o cabo direto na cabeça e processar os zeros aí quem sabe dava pra ouvir melhor a diferença"....
Esses dias li em algum site que a Creative vai entrar com força no mercado de som onbard...pra brigar com a ADI e a Realtek...mas nã consigo achar o link...
Isso vai ser ótimo pros usuários e desenvolvedores de jogos....vou procurar o link e boto aqui...
Fala chefe, essa informação ainda procede para os dias de hoje ? Estou a dois dias pesquisando como usar som 5.1 com meu HTB5570D no PC via HDMI ARC, uma solução seria fazer passthrough do PC para o HT ? as conexões disponíveis no HT: Coaxial, RCA L R, HDMI Arc e Óptica. No PC as conexões disponíveis 3 portas P2 para o 5.1 ou HDMI da placa de video (só tenho som 2.0)

"Exemplo....vc pega um DVD dolby digital, se vc fizer o passthrough tanto faz ser onboard ou offboard....o sinal vai ser o mesmo (PCM/DD/DTS)...
Jogo de PC, por exemplo, só funciona em 5.1 se vc usar as saídas analógicas da placa....se usar o cabo digital vai ficar stereo...a não ser que vc use o DD/DTS LIVE, só que ainda nesse modo existem variantes entre as placas, pois nesse caso a placa "processa" (EAX/OpenAL/Etc) a informação 5.1 e APENAs envia pelo digital..."
 
Não dá. Essas placas mãe de hoje em dia tem uma impedância na saída absurda. (In a nutshell, idealmente a impedância da saída tem de ser 1/8 da impedância do fone)
Ou seja, tu tem uma Realtek ALC887 ou ALC892? da vida numa B450 ou mesmo X570 e a bosta do bass é inexistente porque cria um efeito EQ na saída.
Onde já se viu P2 de celular ter som melhor que placa mãe de sei lá quantos dólares?

Enfim, onde que eu quero chegar?
Alguém aí manja dessa coisa?

HyperX Amp USB (Loja que explode)

wWTx5u2.png

É a alternativa mais barata a uma placa de som que eu encontrei em algum lugar e que possívelmente não vai ser uma bosta completa tipo essas de 80-90 reais qualquer.
Não to afim de esperar muito ao menos q exista mágica na AliExpress (não tenho experiência em compras de fora).

Uma pena que esse tipo de coisa não seja mais popular aqui, mas considerando que Brasileiro médio não é tão preocupado com isso não me surpreende.
_
Eu vi reviews de uma parecida e a maioria das reclamações era culpa de """BIOS""". Porque ela vem com dois dispositivos de saída, um com processamento forçado e feito pra voz e outro pra áudio comum. (Ou seja o pessoal entende nada, não seleciona no Windows o dispositivo certo e fica reclamando que o negócio não presta).

Não ligo pro 7.1 porque enfim, só vou usar um in-ear com isso.
 
Fala chefe, essa informação ainda procede para os dias de hoje ? Estou a dois dias pesquisando como usar som 5.1 com meu HTB5570D no PC via HDMI ARC, uma solução seria fazer passthrough do PC para o HT ? as conexões disponíveis no HT: Coaxial, RCA L R, HDMI Arc e Óptica. No PC as conexões disponíveis 3 portas P2 para o 5.1 ou HDMI da placa de video (só tenho som 2.0)

"Exemplo....vc pega um DVD dolby digital, se vc fizer o passthrough tanto faz ser onboard ou offboard....o sinal vai ser o mesmo (PCM/DD/DTS)...
Jogo de PC, por exemplo, só funciona em 5.1 se vc usar as saídas analógicas da placa....se usar o cabo digital vai ficar stereo...a não ser que vc use o DD/DTS LIVE, só que ainda nesse modo existem variantes entre as placas, pois nesse caso a placa "processa" (EAX/OpenAL/Etc) a informação 5.1 e APENAs envia pelo digital..."
No PC, nunca consegui usar 5.1 digital pra games que n fosse pelo DDL ou DTS Connect (pela saida oticacoaxial).
Pra filme/serie sim.
 
No PC, nunca consegui usar 5.1 digital pra games que n fosse pelo DDL ou DTS Connect (pela saida oticacoaxial).
Pra filme/serie sim.
Bom saber... recentemente comprei o Dolby Connect para fones e para HT, mas infelizmente não tenho uma conexão óptica e coaxial na minha placa mãe, só tenho p2. Existe algo para contornar isso ? além de comprar uma placa de som com essa saída ?
 
Não dá. Essas placas mãe de hoje em dia tem uma impedância na saída absurda. (In a nutshell, idealmente a impedância da saída tem de ser 1/8 da impedância do fone)
Ou seja, tu tem uma Realtek ALC887 ou ALC892? da vida numa B450 ou mesmo X570 e a bosta do bass é inexistente porque cria um efeito EQ na saída.
Onde já se viu P2 de celular ter som melhor que placa mãe de sei lá quantos dólares?

Enfim, onde que eu quero chegar?
Alguém aí manja dessa coisa?

HyperX Amp USB (Loja que explode)

wWTx5u2.png

É a alternativa mais barata a uma placa de som que eu encontrei em algum lugar e que possívelmente não vai ser uma bosta completa tipo essas de 80-90 reais qualquer.
Não to afim de esperar muito ao menos q exista mágica na AliExpress (não tenho experiência em compras de fora).

Uma pena que esse tipo de coisa não seja mais popular aqui, mas considerando que Brasileiro médio não é tão preocupado com isso não me surpreende.
_
Eu vi reviews de uma parecida e a maioria das reclamações era culpa de """BIOS""". Porque ela vem com dois dispositivos de saída, um com processamento forçado e feito pra voz e outro pra áudio comum. (Ou seja o pessoal entende nada, não seleciona no Windows o dispositivo certo e fica reclamando que o negócio não presta).

Não ligo pro 7.1 porque enfim, só vou usar um in-ear com isso.
Eu tenho um desse com um fone da mesma marca, essa placa de som é melhor que ela ? Sharkoon Gaming DAC Pro S USB
 
Em relação a "som alto" não é o que busco numa placa de som, até porque com a Xonar D1 eu seto o volume em 20%, ou seja, já acho alto demais para meu headphone.
Quanto ao bug de som tb tenho de vez em quando, mas nunca me liguei que era da placa de som hahaha, que tonto, achei que era o windows cagando ou o fone, mas reiniciava e voltava ao normal, então nunca liguei pra isso porque é raro acontecer.
Quanto ao driver do link instalei mas não consegui fazer funcionar, o painel não funciona, fica tentando conectar e dá erro.
Tenho som Dolby Atmos da microsoft mas com o realtek onboard tb não funciona, fica desabilitado o "som espacial" (onde deve escolher para Atmos).

Ainda estou na dúvida entre estas placas:
- Creative SB G6 (pela versatilidade de colocar no Xbox, PC e notebook), mas não consigo acreditar que uma plaquinha minúscula usb seja melhor, sei lá, e tb não tem entrada para HT 5.1, vai que eu queira usar e não tem. (U$ 143.69)
- Creative SBZ SE (U$ 99.99)
- Creative SBX AE-5 Plus (U$ 137.99)

Meu foco total é só para jogos.

Eu decidi entrar nessa jogada de ter uma melhor qualidade de som a algum tempo, realmente não tem como comparar a qualidade de áudio de um placa off com o da mobo...

Mas esse negocio do volume das Asus realmente é verdade kk, eu usava uma Sound Blaster X G1 e o volume era o principal atrativo da plaquinha rs, mas acho que a Creative apela demais, pois depois de quase 2 anos de uso a placa começou a produzir chiados quando estava no mudo, então ao meu ver a durabilidade é comprometida com o fornecimento de tanta potência no fone...

Agora estou com uma Asus Strix Soar 7.1 e cara, a qualidade de áudio não tem comparação, mesmo usando um fone básico como o Corsair HS50 a qualidade aumentou demais, consigo ouvir muitos mais detalhes nas faixas em FLAC/Lossless, até agora é só elogio para a placa, exceto o áudio que é sim mais baixo, mas a qualidade fala mais alto... Percebi também que em alguns jogos fica mais baixo que o normal, tipo, Forza Horizon 5 e Nier Automata fica com volume ótimo e em 70% já é mais que o suficiente, agora em Alan Wake e Need for Speed Heat, com 100% ainda tá baixo kkk
 
Eu decidi entrar nessa jogada de ter uma melhor qualidade de som a algum tempo, realmente não tem como comparar a qualidade de áudio de um placa off com o da mobo...

Mas esse negocio do volume das Asus realmente é verdade kk, eu usava uma Sound Blaster X G1 e o volume era o principal atrativo da plaquinha rs, mas acho que a Creative apela demais, pois depois de quase 2 anos de uso a placa começou a produzir chiados quando estava no mudo, então ao meu ver a durabilidade é comprometida com o fornecimento de tanta potência no fone...

Agora estou com uma Asus Strix Soar 7.1 e cara, a qualidade de áudio não tem comparação, mesmo usando um fone básico como o Corsair HS50 a qualidade aumentou demais, consigo ouvir muitos mais detalhes nas faixas em FLAC/Lossless, até agora é só elogio para a placa, exceto o áudio que é sim mais baixo, mas a qualidade fala mais alto... Percebi também que em alguns jogos fica mais baixo que o normal, tipo, Forza Horizon 5 e Nier Automata fica com volume ótimo e em 70% já é mais que o suficiente, agora em Alan Wake e Need for Speed Heat, com 100% ainda tá baixo kkk

70%, 100%? Procure um otorrino, parece que vc está meio surdo mesmo rsrs. :bem:
Eu seto em 20% o som na config da minha placa de som.
Nem em placa onboard eu conseguia deixar em 100%, isso é para estourar os tímpanos. :sefu:
 
70%, 100%? Procure um otorrino, parece que vc está meio surdo mesmo rsrs. :bem:
Eu seto em 20% o som na config da minha placa de som.
Nem em placa onboard eu conseguia deixar em 100%, isso é para estourar os tímpanos. :sefu:
Olha mano, o Corsair HS50 é chatinho para funcionar, pois várias pessoas dizem que ele simplesmente não entrega bom volume com áudio Onboard (São 32 Ohm)
Agora em questão de fone na Onboard, só se for um fone muito simples (aqueles de 16 Ohm padrão) para ficar alto viu, inclusive essa é principal queixa, não tem potência do áudio na maioria das Onboard, as vezes até tem qualidade OK, mas a potência mata os mais exigentes fones... Cumpre o papel com fones básicos e falantes que independem de potência rs

Igual quando você pega os Sennheiser da vida, com seus 120 Ohm+, áudio Onboard não faz nem cocegas nos imas kk
 
70%, 100%? Procure um otorrino, parece que vc está meio surdo mesmo rsrs. :bem:
Eu seto em 20% o som na config da minha placa de som.
Nem em placa onboard eu conseguia deixar em 100%, isso é para estourar os tímpanos. :sefu:

O detalhe é que essas placas asus sem AMP não escalam bem o áudio, uso minha DX no 32, no 40 ela da um tapinha bem de leve, do 40 para 100 não tem diferença praticamente.
 
O detalhe é que essas placas asus sem AMP não escalam bem o áudio, uso minha DX no 32, no 40 ela da um tapinha bem de leve, do 40 para 100 não tem diferença praticamente.
Eu tô com a Asus Strix Soar 7.1 e estou fazendo o que os fóruns gringos costumam recomendar sobre o envio de potência aos fones, plaquinha é show, só tenho que aprender a configurar melhor :rolleyes: kk

Low-Impedance: 16 Ohm
Medium-Impedance: 32~120 Ohm
High-Impedance: 200 Ohm +

Pelo que li, galera fala que alimentar o fone com tensões muito baixas ou muito altas pode detonar completamente a fidelidade do mesmo, além de mandar o imã pro saco mais rápido rs
Eu não manjo praticamente nada de Áudio rs, estou começando a me aventurar agora nesse mundo, mas falam que a Creative costuma usar AMP's com potência bem alta nas suas placas, alguns inclusive se queixam de chiados quando em mudo em vários modelos (como aconteceu com minha antiga X G1.

Quando eu era moleque, eu me empolgava com os MP3 com 320Kbps tá ligado ? kk, achava que não existia coisa melhor kk Hoje com os formatos Lossless da vida sei o que é áudio de verdade :wub:
 
Última edição:
O detalhe é que essas placas asus sem AMP não escalam bem o áudio, uso minha DX no 32, no 40 ela da um tapinha bem de leve, do 40 para 100 não tem diferença praticamente.

Sobre ganho de volume vai depender muito dos fones que vc está usando. Quanto maior a impedancia, maior a pontecia que deverá ser jogada no fone para ele responder.

Eu tô com a Asus Strix Soar 7.1 e estou fazendo o que os fóruns gringos costumam recomendar sobre o envio de potência aos fones, plaquinha é show, só tenho que aprender a configurar melhor :rolleyes: kk

Low-Impedance: 16 Ohm
Medium-Impedance: 32~120 Ohm
High-Impedance: 200 Ohm +

Pelo que li, galera fala que alimentar o fone com tensões muito baixas ou muito altas pode detonar completamente a fidelidade do mesmo, além de mandar o imã pro saco mais rápido rs
Eu não manjo praticamente nada de Áudio rs, estou começando a me aventurar agora nesse mundo, mas falam que a Creative costuma usar AMP's com potência bem alta nas suas placas, alguns inclusive se queixam de chiados quando em mudo em vários modelos (como aconteceu com minha antiga X G1.

Quando eu era moleque, eu me empolgava com os MP3 com 320Kbps tá ligado ? kk, achava que não existia coisa melhor kk Hoje com os formatos Lossless da vida sei o que é áudio de verdade :wub:

Aqui na AE5 tenho 3 ranges de amplificação, 16-31ohms, 32-149ohms e 150ohms-600ohms. Posso colocar na terceira opção que não vai fazer diferença quanto a qualidade, mas sim no volume.

Meu fone é de 50ohms e uso no primeiro estágio e em jogos como o Warzone, não passo de 16 já fique bem alto. No BF2042 posso passar um pouco dos 20 que não tem problema, parece o som é mais baixo

A diferença se eu usar a terceira opção, é que no 10 já fica muito alto e com isso vc perde o curso de ganho de volume. Perde-se o meio termo, ou está alto ou está baixo.

O que acontece muito é a pessoa achar que o fone está com pouco grave e aumenta demais o ganho nas baixas. Isso faz com que o fone passe a reproduriz uma frequencia que não é caracteristica dele e a placa em si pode perder qualidade ou passar a reproduzir ruidos se nao tiver AMP pra isso.

A cada 3db de potencia que vc aumenta no volume ou na equalização, vc está dobrando a corrente de saida naquela frequencia(quando falamos do equalizador) ou no sistema por inteiro(quando aumentamos o volume do windows).

Por exemplo, se o seu equalizador está flat, todo no zero e vc dá um ganho de +3db em determinada frequencia, a sua saida vai de 0 pra 1. Se vc joga +3db, totalizando 6db desta mesma frequencia, vai pra 2. +3db(9db total), vai pra saida de 4, +3db(12db total) vai pra 8 a saida. Agora vc imagina esse grafico de equalização aumentando as saidas junto com o volume total do sistema chegando ao ponto de enviar distorção pro fone... O que que acontece? Ele para de responder pq está sobrecarregado e recebendo muito ruido.

Em tempo... Flac é muito placebo. Se sentir diferença, será em um sistema extremamente caro. Estou falando de fones de ouvido que passam dos R$10.000 com DACs ou amplicadores mais caros ainda. Caixa de som? Vish... passa dos R$15.000... Isso sem falar de outros equipamentos. O que vc pode ter sentido diferença, e muitos não sabem, é a gravação. Vc pode pegar uma musica mal gravada em FLAC e uma bem gravada MP3 por exemplo. Em teste cego, com boas gravações de ambos os lados, raras são as pessoas que conseguem distinguir a diferença.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: ZrK
Sobre ganho de volume vai depender muito dos fones que vc está usando. Quanto maior a impedancia, maior a pontecia que deverá ser jogada no fone para ele responder.



Aqui na AE5 tenho 3 ranges de amplificação, 16-31ohms, 32-149ohms e 150ohms-600ohms. Posso colocar na terceira opção que não vai fazer diferença quanto a qualidade, mas sim no volume.

Meu fone é de 50ohms e uso no primeiro estágio e em jogos como o Warzone, não passo de 16 já fique bem alto. No BF2042 posso passar um pouco dos 20 que não tem problema, parece o som é mais baixo

A diferença se eu usar a terceira opção, é que no 10 já fica muito alto e com isso vc perde o curso de ganho de volume. Perde-se o meio termo, ou está alto ou está baixo.

O que acontece muito é a pessoa achar que o fone está com pouco grave e aumenta demais o ganho nas baixas. Isso faz com que o fone passe a reproduriz uma frequencia que não é caracteristica dele e a placa em si pode perder qualidade ou passar a reproduzir ruidos se nao tiver AMP pra isso.

A cada 3db de potencia que vc aumenta no volume ou na equalização, vc está dobrando a corrente de saida naquela frequencia(quando falamos do equalizador) ou no sistema por inteiro(quando aumentamos o volume do windows).

Por exemplo, se o seu equalizador está flat, todo no zero e vc dá um ganho de +3db em determinada frequencia, a sua saida vai de 0 pra 1. Se vc joga +3db, totalizando 6db desta mesma frequencia, vai pra 2. +3db(9db total), vai pra saida de 4, +3db(12db total) vai pra 8 a saida. Agora vc imagina esse grafico de equalização aumentando as saidas junto com o volume total do sistema chegando ao ponto de enviar distorção pro fone... O que que acontece? Ele para de responder pq está sobrecarregado e recebendo muito ruido.

Em tempo... Flac é muito placebo. Se sentir diferença, será em um sistema extremamente caro. Estou falando de fones de ouvido que passam dos R$10.000 com DACs ou amplicadores mais caros ainda. Caixa de som? Vish... passa dos R$15.000... Isso sem falar de outros equipamentos. O que vc pode ter sentido diferença, e muitos não sabem, é a gravação. Vc pode pegar uma musica mal gravada em FLAC e uma bem gravada MP3 por exemplo. Em teste cego, com boas gravações de ambos os lados, raras são as pessoas que conseguem distinguir a diferença.
O primeiro equipamento de áudio "descente" que tive oportunidade de usar foi um Aiwa NSX-S555, ter 4 amplificadores independentes por canal em meados de 2000 era fantástico kk

Ultima aquisição para áudio foi essa Strix Soar 7.1 e estou curtindo haha, só apanhando um pouco para configurar para certos programas rs
Por exemplo, existem jogos que ficam com volume normal, como se estivesse ouvindo musica, sabe? Mas em outros, o volume é bem baixo... Sabe o porque isso acorre?
Já tentei mexer no equalizador e tudo mais, mesmo assim não vai... Alguns aplicativos insistem em ter esse comportamento, saberia como contornar isso?

Hoje estou com esses equipamentos:
Asus Strix Soar 7.1
Edifier R1280DB
Corsair HS50 (32 Ohm)
 
O primeiro equipamento de áudio "descente" que tive oportunidade de usar foi um Aiwa NSX-S555, ter 4 amplificadores independentes por canal em meados de 2000 era fantástico kk

Ultima aquisição para áudio foi essa Strix Soar 7.1 e estou curtindo haha, só apanhando um pouco para configurar para certos programas rs
Por exemplo, existem jogos que ficam com volume normal, como se estivesse ouvindo musica, sabe? Mas em outros, o volume é bem baixo... Sabe o porque isso acorre?
Já tentei mexer no equalizador e tudo mais, mesmo assim não vai... Alguns aplicativos insistem em ter esse comportamento, saberia como contornar isso?

Hoje estou com esses equipamentos:
Asus Strix Soar 7.1
Edifier R1280DB
Corsair HS50 (32 Ohm)

Plaquinha de som top demais. As caixas eu já escutei e curti demais. Acho as caixas da Edifier um bom custo x benefício pra pc. O fone eu não conheço!

Sobre sua pergunta... Existem algumas variáveis como por exemplo o volume de referencia, onde em musica costuma ser 89db. Algumas gravações, discos, gravadores, etc... pode variar um pouco tanto pra cima quanto pra baixo. Por causa disto que existe o "Normalize" no Spotfy e outros aplicativos de streaming, onde eles forçam todas as musicas a tocarem no mesmo volume.

Sobre os games, pode ser que seja por um motivo parecido. Aqui eu teria que ver, pois como o BF2042 tem muito mais informação de audio, acredito que eu possa ter diminuído mais o volume master do game. Dá uma olhada ai pra ver se não pode ser isso também.

Mexer em equalizador não vai mudar o volume, e sim a intensidade das frequências.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo