Ah, eu acho que esse engajamento surte efeito sim.
A Sony dá uma certa atenção pro nosso mercado. Sempre direciona as comunicações pra nós diretamente, lançamentos e tudo mais. Ela faz isso com muito mais afinco do que a Microsoft, por exemplo. E eu acho que isso é reflexo da própria comunidade. Um bom exemplo pra mim é o caso de uns anos atrás quando deram uns jogos horríveis na PS Plus LATAM e Just Cause 3 lá fora.
O barulho foi muito alto e eles voltaram atrás (com uma desculpa esfarrapada, claro), mas sem dúvidas, o engajamento e a comunidade têm muito peso nisso.
Agora quando o assunto é dinheiro e lucro... não tem engajamento que salve.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Pois é, bicho. Tu entra no mercado pra comprar as coisas pra fazer um jantarzinho diferente pra você e pra patroa e deixa 200 reais fácil lá. Não tem como desatrelar isso da discussão. Aí é colocar uma venda nos olhos mesmo e reclamar por reclamar.
Não sei. É complicado porque isso também foge ao controle da Sony quando consideramos a "variável" Brasil. Dependendo do quanto eles tenham de se adaptar, deixa de ser uma empresa para ser uma organização quase filantrópica. Eu tenho uma proposição que funciona como uma muleta mais do que qualquer outra coisa. Como eu disse, essa é uma tendência do mercado. Começou em outra empresa e a ampla maioria já aderiu. As que ainda não aderiram, o farão em algum momento. Questão de tempo.
Quando eu falo, falo pensando na Sony por ser parte da base dela, mas, na real, se isso for levado à cabo, terá de abarcar todas empresas do meio que têm como prática o novo preço. Para coisas muito específicas da Sony, o apelo pode fazer sentido sim, mas para coisas que vão além do escopo dela (como a nova tabela de preços) acho difícil. Por qual motivo ela deixará de praticar os novos valores se todas as outras estão praticando? Pior ainda quando consideramos o cenário do Brasil. Se lá fora isso dificilmente vai rolar, que dirá aqui.



