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    Atencionamente,

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[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
A pergunta que fica é: conseguiu cobrar da concessionária a conta desses produtos queimados? Foi fácil ou teve que envolver justiça/procon?

O Caso 1 - resolvi ate q sem problemas (TEVE 1). so nao foi mais rapido pq eu demorei para seguir com os passos pq na época tinha q ser tudo presencial - e foi a ultima vez que peguei uma fila nessas proporções, de dobrar quarteirao.

itens danificados:
- TV SONY BRAVIA 65" = R$ 8.500,00 de reembolso (valor de NF R$ 14.200) - o reembolso foi feito no valor medio de mercado de similar (ate poderia pleitear um valor maior, na casa de R$ 10 mil - mas em prol da resolucao mais rapida ok)
- TV SONY BRAVIA 32" = R$ 800,00 para reparo da placa de HDMI q foi danificada
- MACBOOK PRO = R$ 2.500,00 para reparo da placa de carregamento de energia + carregador
- 02 HDS EXTERNOS = R$ 3.000 de reembolso (valor de NF R$ 3.000) - os HDs era novinhos, tinha acabado de importar eles - e por sorte tinha NF (comprei via BH Photo)
- DECODER NET foi retirado da indenizacao pois a NET realizou a troca.

Reembolso total - R$ 14.800,00 (tinhas uns quebrados q nao me lembro).

Levei 80 dias pra concluir o processo - mas como disse - parte disso por demora minha. Acho q se agilizasse tudo dava pra ter resolvido em 30/40 dias.

Processo:
- Abrir solicitação na Concessionaria

- Concessionaria envia um tecnico para vistoria (no me caso veio um tiozao, que so se preocupou que eu mostrasse os equipamentos pra ele, ele disse que era mais pq eles sofrem muito golpe de gente q alega que o equipamento foi danificado, etc - e nao tem o equipamento. Entao ele vai pra conferir a existencia do equipamento, ele da so uma ligada pra ver nao ta funcionando mesmo - mas isso pouco importa, pq o laudo é que sera mandatorio - e so. Acho q ele tb deve dar uma "OLHADA" geral nas instalacoes eletricas - mas numa casa normal, sem gambiarras aparentes - tb nao é nada absurdo. Ele nao verificou voltagem, nem mexeu em nada - so deu aquela visualizada geral)

- Com isso feito ele emite uma autorização para voce seguir com o processo - e voce deve conseguir um LAUDO TECNICO PARA TODOS OS EQUIPAMENTOS. Ele mesmo me indicou um "amigo" que fazia isso - segui a onda - o tecnico veio, retirou os equipamentos e emitiu o laudo (tem um custo, acho que era R$ 30 por laudo, algo assim, na época) - o laudo vc consegue com qq AT - mas fazer com essas "especializadas" é melhor - pq elas ja sabem como proceder, como redigir o laudo etc etc.

- Com os laudos e a autorizacao da vistoria - eu fui ate uma agencia fazer o registro documental do caso - A CONTA DE ENERGIA ESTA NO NOME DO MEU PAI - entao precisei levar os documentos dele / copias - e uma PROCURAÇÃO para tratar do caso no nome dele. Procuracao basica - so dizendo EU, FULANO, RG, CPF, RESIDENTE NA RUA TAL, RESPONSAVEL PELA INSTALACAO ELETRICA XXXXX - autorizo CICLANO a responder por mim em relaçao a qq processo envolvendo a instalação. E so. (DOCUMENTO COM FOTO DO RESPONSAVEL PELA CONTA DE LUZ + PROCURACAO se nao for vc) - é bom levar uma conta de luz tb - nao pede, mas tem todos os dados nela - numero de instalacao, endereço, etc.. e isso ajuda. ALem disso - os laudos tecnicos, as NOTAS FISCAIS dos produtos que deram PT e os ORÇAMENTOS dos produtos que precisam de reparo (ORÇAMENTO PRECISA ESTAR CARIMBADO COM O CNPJ DA AT - aquele carimbo basico de empresa) - entrega tudo pro atendimento e faz o registro.

- Dias depois recebi um telegrama deles - DANDO OK PARA TUDO - MENOS PARA A TV 65".. nao estando de acordo com eu deveria recorrer a ouvidoria. Recorri a ouvidoria (FUI NA AGENCIA DE NOVO) - baseando no ponto de que TODOS OS EQUIPAMENTOS estavam interligados - e que nao faria sentido aprovar parte e nao o todo. A ouvidoria entao aprovou.

- Para finalizar o processo precisei retornar a agencia - informar a conta bancaria do meu pai (é obrigatorio a conta ser no nome da pessoa da conta de luz) - e em 48hrs o valor foi creditado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então... estou curioso com relação a essa diferença entre a versão crua do PS5 da versão do Bundle. E essa semana provavelmente eu vou resolver, até pq eu comprei só o video game pelo shoptime (está em rota de entrega) e um colega meu comprou o bundle com horizon no primeday. Só acharia estranho a Sony manter 2 versões diferentes de um mesmo aparelho. E também acharia estranho a Sony ainda ter estoque do modelo antigo (Que seria o meu no caso).
entao, acho q a Sony nao mantem estoque de nada antigo - e sim a loja - o que é preocupante, pois - eu nao sei como esta essa questao de lote agora - se o estoque ja esta normalizado - mas na época dos lotes - nao fazia muito sentido "sobra" de estoque, se ninguem tinha pra vender. Uma explicaçao pra isso é que os grandes magazines possuem centros de distribuições regionalizados - por isso muitas vezes achamos o produto no site - mas "nao entrega" pra gente. O que pode estar acontecendo é uma coisa que ocorreu comigo recentemente.

Comprei um produto num desses grandes magazines e recebi ele normalmente - ao abrir a caixa de papelao com a logomarca da loja etc - notei que a caixa do produto já estava ETIQUETADA (antigamente era normal algumas entregas serem feita sem caixa - so etiquetavam a caixa do produto e enviam assim mesmo - acho q por segurança pararam de fazer isso ne) - mas estava retirada - raspada - para nao dar pra ver o cliente que comprou, mas dava pra ver a data de envio: 14/09/2020


Eu comprei isso no começo do ano agora (2022) - Esse produto estava desde 2020 sendo "VENDIDO" pros clientes... entendeu? Imagina qtas vezes eles venderam esse item e ele foi devolvido pro estoque nesse meio tempo - e detalhe - um produto que nao ta esgotado.. deve estar sobrando la. AI vc compra, recebe esse item - outro compra recebe um "novinho" produzido em 2022 - eu devolvo esse - ele fica la no estoque rolando uns meses - ate um estoquista pegar e mandar pra outro cliente, e assim vai.

No caso do PS5 é mais complicado inda, pq ta esgotado - entao a gente imagina que o produto nao fica la rolando.. ao mesmo a explicacao pra isso pode se dar pelos Centros de Distribuiçao. Essas unidades q estao sobrando podem ser de devoluções ou pagamentos cancelados - o que é normal - so que como o produto encalha no centro - por ser devolvido varias vezes - sistematicamente as lojas direcionam os encalhes para centros onde os produtos estao em falta e estao sendo vendidos - e é isso q deve estar ocorrendo - o produto encalhou, ou por ser cancelado - ou por ser devolvido - e tem sido redirecionado para outras areas, que acabam tb cancelando, devolvendo e depois redirecionando para outra central - e assim vai indo..

por isso é bom vc tomar cuidado, abrir a caixa - ver se ela esta LACRADA devidamente, que é um indicativo de que o produto é novo - e se nao estiver - as condiçoes do console internamente. Pq ai - se vc receber a caixa perfeita - mas sem LACRE - vc vai fazer o q? Provavelmente devolver.. e ai vc entende o q ta ocorrendo. Volta pra loja, que recoloca a venda - ate achar alguem q aceite a compra.

E toma cuidado tb pq o lacre por si so nao é garantia - é possivel retirar o console por baixo. COm um estilete vc raspa a aba e abre a caixa por baixo - que nao tem lacre e retira ela. Depois vc cola a tampa e fica tudo bonitinho como se fosse novo e lacrado.
 
Última edição:
Valeu @Lpepper @Tatsumaki - eu tinha ate ontem a versao original - mas um surto eletrico detonou minha TV, decoder e o PS5. Um poste explodiu (pos chuva - mas nao chovia no momento - e a chuva q caiu antes foi extremamente casual e normal.. nao foi tempestade, raios, trovao, nada disso). Qdo a energia voltou - os 3 equipamentos deixaram de funcionar.

Nao sei como esta a demanda pelo PS5 entao ja fui atras da reposição - e ate ontem de madrugada tinha no magalu varios modelos 2020 sendo vendidos - mas todos com leitor - e o modelo 2022 com o Horizon - por isso fiquei em duvida de qual comprar.

Realmente o PS5 nao esquenta NADA. alem de ser ultra silencioso - comparado com o PS4. Meu PS4 parecia uma turbina de aviao ao ligar ele. Entao pensando na questao - e sendo assim (ate pq entrei agora na magalu e nao tem mais nenhum 2020 la - e os que tinham o mais barato era 4500 sem jogo - mas a maioria estava combolizada pra cima de 5 mil) - optei por comprar o PS5 Digital com Horizon - e ainda paguei R$ 3700 nele usando um cashback.


Vou deixar abaixo o relato da sobrecarga - desculpe o textao - mas precisei detalhar - pra quem tiver o mesmo problema ou curiosidade sobre:



SOBRE A SOBRECARGA ELETRICA:
Eles estavam interligados pelo HDMI - o PS5 estava numa tomada exclusiva para ele - a TV/Decoder estavam em filtros separados tb. Depois que ocorre, assim como um acidente aereo - o importante nao é mais o que foi - e sim oque sera. E é a segunda vez q tenho um problema similar - o poste explode (se bobear ate o mesmo) - e detona todos os equipamentos q estavam interligados via HDMI na TV. Da primeira vez perdi a TV - decoder NET - dois HDMIs de outra TV (a tv tinha 4 HDMIs mas a placa controladora controlava 2 de cada - entao, danificou a placa - danificou 2) - mas a TV funciona ate hoje (é meu monitor e estou usando ele agora pra escrever aqui) - um Macbook - e todos os acessorios. A diferença dos casos - que tem ai quase 10 anos de distancia - é que a rede eletrica é diferente, apesar de estar na mesma casa - o comodo é outro - mais novo - e a rede eletrica foi feita do zero - separada da outra - para o novo comodo (ela tem inclusive caixa eletrica, disjuntores tudo separado) - Entao eu ja descarto de cara problema DA REDE.

No primeiro caso - a fonte do macbook chegou a carbonizar (nao desintegrar, mas tinha sinais de fuligem) - e fonte original - da Apple - que imaginamos algo de melhor qualidade. o Decoder da NET estava ligado nas duas TVS com um splitter - o macbook ligado na TV Monitor (q teve so os HDMIs danificados). Nesse caso, todos os equipamentos estavam ligados num mesmo filtro de linha. (q tb morreu).

No segundo caso - eu ja tomei esse cuidado - cada equipamento estava numa tomada separada - a TV e o decoder ainda estavam num filtro de linha - e ate mes passado estavam num nobreak. (q foi pra assistencia tecnica para troca de bateria e ventoinhas). Aqui como estava tudo isolado - imaginei que o surto poderia ter vindo via cabo coaxial da NET - alias a NET é o ponto em comum dos dois casos - mesmo 10 anos separados. SOMENTE 2 COISAS QUEIMARAM IGUAL - a TV SONY + DECODER NET. Porem - dessa vez eu estou com um segundo ponto da NET funcionando - e se a carga eletrica veio por ele - deveria ter dado problema nos dois pontos.. e NAO. Somente esse - e o outro ponto - a TV e decoder estao ligados num mesmo filtro - porem na outra rede eletrica da casa (a antiga). A diferença ai é que a TV é SAMSUNG.

Dessa forma começo a desconfiar que o problema ocorre com TVs SONY - e quase certo que transmite via HDMI. Pq todos os equipamentos ligados via HDMI no equipamento deram problema das duas vezes. E outra - nos ultimos 10 anos - so tive esse problema 2x - e as duas vezes envolvendo a TV SONY e decoder NET. A diferença é que agora o outro decoder da NET que compartilha o mesmo cabeamento - nao deu problema - mas ele esta ligado numa TV Samsumg. Outro detalhe q me leva a crer que o problema é da TV SONY - é que o filtro dela queimou. o da NET nao - e o PS5 parece que esta recebendo carga - ele BIPA ao ligar - mas nao aciona.
O meu ps é o digital também, ultra silencioso por não ter o leitor
 
entao, acho q a Sony nao mantem estoque de nada antigo - e sim a loja - o que é preocupante, pois - eu nao sei como esta essa questao de lote agora - se o estoque ja esta normalizado - mas na época dos lotes - nao fazia muito sentido "sobra" de estoque, se ninguem tinha pra vender. Uma explicaçao pra isso é que os grandes magazines possuem centros de distribuições regionalizados - por isso muitas vezes achamos o produto no site - mas "nao entrega" pra gente. O que pode estar acontecendo é uma coisa que ocorreu comigo recentemente.

Comprei um produto num desses grandes magazines e recebi ele normalmente - ao abrir a caixa de papelao com a logomarca da loja etc - notei que a caixa do produto já estava ETIQUETADA (antigamente era normal algumas entregas serem feita sem caixa - so etiquetavam a caixa do produto e enviam assim mesmo - acho q por segurança pararam de fazer isso ne) - mas estava retirada - raspada - para nao dar pra ver o cliente que comprou, mas dava pra ver a data de envio: 14/09/2020

Eu comprei isso no começo do ano agora (2022) - Esse produto estava desde 2020 sendo "VENDIDO" pros clientes... entendeu? Imagina qtas vezes eles venderam esse item e ele foi devolvido pro estoque nesse meio tempo - e detalhe - um produto que nao ta esgotado.. deve estar sobrando la. AI vc compra, recebe esse item - outro compra recebe um "novinho" produzido em 2022 - eu devolvo esse - ele fica la no estoque rolando uns meses - ate um estoquista pegar e mandar pra outro cliente, e assim vai.

No caso do PS5 é mais complicado inda, pq ta esgotado - entao a gente imagina que o produto nao fica la rolando.. ao mesmo a explicacao pra isso pode se dar pelos Centros de Distribuiçao. Essas unidades q estao sobrando podem ser de devoluções ou pagamentos cancelados - o que é normal - so que como o produto encalha no centro - por ser devolvido varias vezes - sistematicamente as lojas direcionam os encalhes para centros onde os produtos estao em falta e estao sendo vendidos - e é isso q deve estar ocorrendo - o produto encalhou, ou por ser cancelado - ou por ser devolvido - e tem sido redirecionado para outras areas, que acabam tb cancelando, devolvendo e depois redirecionando para outra central - e assim vai indo..

por isso é bom vc tomar cuidado, abrir a caixa - ver se ela esta LACRADA devidamente, que é um indicativo de que o produto é novo - e se nao estiver - as condiçoes do console internamente. Pq ai - se vc receber a caixa perfeita - mas sem LACRE - vc vai fazer o q? Provavelmente devolver.. e ai vc entende o q ta ocorrendo. Volta pra loja, que recoloca a venda - ate achar alguem q aceite a compra.

E toma cuidado tb pq o lacre por si so nao é garantia - é possivel retirar o console por baixo. COm um estilete vc raspa a aba e abre a caixa por baixo - que nao tem lacre e retira ela. Depois vc cola a tampa e fica tudo bonitinho como se fosse novo e lacrado.
Então... Eu tbm tenho esse mesmo pensamento e conhecimento que você, a respeito do produto ficar "passeando" por CD de magazines. Porém no meu caso (aqui coloco um paranteses, eu ACREDITO, não posso ter 100% de certeza até por conta dá não confirmação oficial da B2W) que os PS5 (Bundle ou somente consoles) estão sempre nos lotes. Digo isso pq questionei varias vezes o SAC da B2W a respeito do meu pedido ter estoque e a resposta que eles me davam é sempre "verificando estoque", a qual é um indicaticio de que estavam aguardando o lote (que era o lote liberado dia 05/08 para todas essas lojas grandes) chegar. Tanto que meu pedido (feito em 27/07) foi faturado apenas dia 05/08, e meu amigo que tinha comprado lá no primeday, também foi faturado no dia 04/08 ou 05. Então esse motivo me deixa um pouco encabulado de como a sony está tratando a respeito dessas duas variantes do aparelho, se realmente a versão só com o console já está atualizada de alguma forma ...
 
O Caso 1 - resolvi ate q sem problemas (TEVE 1). so nao foi mais rapido pq eu demorei para seguir com os passos pq na época tinha q ser tudo presencial - e foi a ultima vez que peguei uma fila nessas proporções, de dobrar quarteirao.

itens danificados:
- TV SONY BRAVIA 65" = R$ 8.500,00 de reembolso (valor de NF R$ 14.200) - o reembolso foi feito no valor medio de mercado de similar (ate poderia pleitear um valor maior, na casa de R$ 10 mil - mas em prol da resolucao mais rapida ok)
- TV SONY BRAVIA 32" = R$ 800,00 para reparo da placa de HDMI q foi danificada
- MACBOOK PRO = R$ 2.500,00 para reparo da placa de carregamento de energia + carregador
- 02 HDS EXTERNOS = R$ 3.000 de reembolso (valor de NF R$ 3.000) - os HDs era novinhos, tinha acabado de importar eles - e por sorte tinha NF (comprei via BH Photo)
- DECODER NET foi retirado da indenizacao pois a NET realizou a troca.

Reembolso total - R$ 14.800,00 (tinhas uns quebrados q nao me lembro).

Levei 80 dias pra concluir o processo - mas como disse - parte disso por demora minha. Acho q se agilizasse tudo dava pra ter resolvido em 30/40 dias.

Processo:
- Abrir solicitação na Concessionaria

- Concessionaria envia um tecnico para vistoria (no me caso veio um tiozao, que so se preocupou que eu mostrasse os equipamentos pra ele, ele disse que era mais pq eles sofrem muito golpe de gente q alega que o equipamento foi danificado, etc - e nao tem o equipamento. Entao ele vai pra conferir a existencia do equipamento, ele da so uma ligada pra ver nao ta funcionando mesmo - mas isso pouco importa, pq o laudo é que sera mandatorio - e so. Acho q ele tb deve dar uma "OLHADA" geral nas instalacoes eletricas - mas numa casa normal, sem gambiarras aparentes - tb nao é nada absurdo. Ele nao verificou voltagem, nem mexeu em nada - so deu aquela visualizada geral)

- Com isso feito ele emite uma autorização para voce seguir com o processo - e voce deve conseguir um LAUDO TECNICO PARA TODOS OS EQUIPAMENTOS. Ele mesmo me indicou um "amigo" que fazia isso - segui a onda - o tecnico veio, retirou os equipamentos e emitiu o laudo (tem um custo, acho que era R$ 30 por laudo, algo assim, na época) - o laudo vc consegue com qq AT - mas fazer com essas "especializadas" é melhor - pq elas ja sabem como proceder, como redigir o laudo etc etc.

- Com os laudos e a autorizacao da vistoria - eu fui ate uma agencia fazer o registro documental do caso - A CONTA DE ENERGIA ESTA NO NOME DO MEU PAI - entao precisei levar os documentos dele / copias - e uma PROCURAÇÃO para tratar do caso no nome dele. Procuracao basica - so dizendo EU, FULANO, RG, CPF, RESIDENTE NA RUA TAL, RESPONSAVEL PELA INSTALACAO ELETRICA XXXXX - autorizo CICLANO a responder por mim em relaçao a qq processo envolvendo a instalação. E so. (DOCUMENTO COM FOTO DO RESPONSAVEL PELA CONTA DE LUZ + PROCURACAO se nao for vc) - é bom levar uma conta de luz tb - nao pede, mas tem todos os dados nela - numero de instalacao, endereço, etc.. e isso ajuda. ALem disso - os laudos tecnicos, as NOTAS FISCAIS dos produtos que deram PT e os ORÇAMENTOS dos produtos que precisam de reparo (ORÇAMENTO PRECISA ESTAR CARIMBADO COM O CNPJ DA AT - aquele carimbo basico de empresa) - entrega tudo pro atendimento e faz o registro.

- Dias depois recebi um telegrama deles - DANDO OK PARA TUDO - MENOS PARA A TV 65".. nao estando de acordo com eu deveria recorrer a ouvidoria. Recorri a ouvidoria (FUI NA AGENCIA DE NOVO) - baseando no ponto de que TODOS OS EQUIPAMENTOS estavam interligados - e que nao faria sentido aprovar parte e nao o todo. A ouvidoria entao aprovou.

- Para finalizar o processo precisei retornar a agencia - informar a conta bancaria do meu pai (é obrigatorio a conta ser no nome da pessoa da conta de luz) - e em 48hrs o valor foi creditado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


entao, acho q a Sony nao mantem estoque de nada antigo - e sim a loja - o que é preocupante, pois - eu nao sei como esta essa questao de lote agora - se o estoque ja esta normalizado - mas na época dos lotes - nao fazia muito sentido "sobra" de estoque, se ninguem tinha pra vender. Uma explicaçao pra isso é que os grandes magazines possuem centros de distribuições regionalizados - por isso muitas vezes achamos o produto no site - mas "nao entrega" pra gente. O que pode estar acontecendo é uma coisa que ocorreu comigo recentemente.

Comprei um produto num desses grandes magazines e recebi ele normalmente - ao abrir a caixa de papelao com a logomarca da loja etc - notei que a caixa do produto já estava ETIQUETADA (antigamente era normal algumas entregas serem feita sem caixa - so etiquetavam a caixa do produto e enviam assim mesmo - acho q por segurança pararam de fazer isso ne) - mas estava retirada - raspada - para nao dar pra ver o cliente que comprou, mas dava pra ver a data de envio: 14/09/2020


Eu comprei isso no começo do ano agora (2022) - Esse produto estava desde 2020 sendo "VENDIDO" pros clientes... entendeu? Imagina qtas vezes eles venderam esse item e ele foi devolvido pro estoque nesse meio tempo - e detalhe - um produto que nao ta esgotado.. deve estar sobrando la. AI vc compra, recebe esse item - outro compra recebe um "novinho" produzido em 2022 - eu devolvo esse - ele fica la no estoque rolando uns meses - ate um estoquista pegar e mandar pra outro cliente, e assim vai.

No caso do PS5 é mais complicado inda, pq ta esgotado - entao a gente imagina que o produto nao fica la rolando.. ao mesmo a explicacao pra isso pode se dar pelos Centros de Distribuiçao. Essas unidades q estao sobrando podem ser de devoluções ou pagamentos cancelados - o que é normal - so que como o produto encalha no centro - por ser devolvido varias vezes - sistematicamente as lojas direcionam os encalhes para centros onde os produtos estao em falta e estao sendo vendidos - e é isso q deve estar ocorrendo - o produto encalhou, ou por ser cancelado - ou por ser devolvido - e tem sido redirecionado para outras areas, que acabam tb cancelando, devolvendo e depois redirecionando para outra central - e assim vai indo..

por isso é bom vc tomar cuidado, abrir a caixa - ver se ela esta LACRADA devidamente, que é um indicativo de que o produto é novo - e se nao estiver - as condiçoes do console internamente. Pq ai - se vc receber a caixa perfeita - mas sem LACRE - vc vai fazer o q? Provavelmente devolver.. e ai vc entende o q ta ocorrendo. Volta pra loja, que recoloca a venda - ate achar alguem q aceite a compra.

E toma cuidado tb pq o lacre por si so nao é garantia - é possivel retirar o console por baixo. COm um estilete vc raspa a aba e abre a caixa por baixo - que nao tem lacre e retira ela. Depois vc cola a tampa e fica tudo bonitinho como se fosse novo e lacrado.
Aqui no meu estado a EDP (empresa que fornece energia) solicita 3 laudos informando que os aparelhos queimaram por causa deles, desanima qualquer um.
 


Novo firmware 1440p do PlayStation 5: uma imagem melhor para monitores de PC

E uma experiência de 120Hz potencialmente melhorada em TVs HDMI 2.0 selecionadas.

O suporte a telas 8K ainda pode ser AWOL, mas a Sony surpreendeu a todos nós na semana passada ao revelar um novo teste beta de firmware, abrindo as portas para a funcionalidade 1440p para o PlayStation 5, entre uma série de outros novos recursos de menor escala e atualizações de qualidade de vida. Com seus planos de entrar no mercado de monitores de PC, adicionar suporte para a funcionalidade 2560x1440 faz sentido e, embora o firmware beta funcione bem, é necessário um pouco mais de trabalho para garantir que esta atualização ofereça tudo o que deveria.

Antes de entrar em detalhes, a introdução desse recurso mostra que a Sony está respondendo mais prontamente ao feedback do consumidor. Não apenas o suporte para monitores 1440p foi implementado, a empresa também respondeu às críticas de sua implementação inicial do suporte ao Modo Automático de Baixa Latência, uma opção que basicamente invoca automaticamente o Modo Jogo em TVs HDMI 2.1. Em primeiro lugar, o ALLM não estava disponível, depois foi adicionado, mas não pôde ser desativado (causando problemas com outros recursos da TV, como inserção de moldura preta). No entanto, ALLM foi finalmente adicionado como uma alternância, satisfazendo todas as partes. Isso pode parecer um detalhe menor, mas na verdade é bom ver um detentor de plataforma abordando o que alguns podem considerar minúcias.

A introdução de 1440p é mais um pedido popular, simplesmente por causa da proliferação de telas de PC de 1440p, atualmente o ponto ideal em termos de preço, qualidade, recursos e desempenho. Enquanto uma tela 4K é mais adequada para os consoles de geração atual, 1440p está se tornando onipresente no espaço do PC. Essas telas normalmente suportam 1440p sobre HDMI 2.0 em 60Hz e 120Hz também, enquanto o HDR também é frequentemente apresentado. A adição de suporte específico resolve o problema em que algumas dessas telas não suportam uma entrada 4K 60Hz, o que significa que 1080p era o único caminho a seguir. E enquanto alguns monitores podemdownscale uma entrada 4K 60Hz, 4K a 120Hz estava sempre fora da mesa, devido às restrições de largura de banda do protocolo HDMI 2.0. Adotar uma saída nativa de 1440p resolve os problemas de compatibilidade - e também permite 120Hz. Enquanto isso, permitir que o PS5 execute o dimensionamento elimina a possibilidade de latência de exibição adicional por meio do dimensionamento e provavelmente também produz um resultado de maior qualidade.

E é neste ponto que vale a pena enfatizar que, assim como a opção 1080p no PlayStation 5 na grande maioria dos jogos, 1440p simplesmente altera a saída de vídeo - não altera a resolução de renderização dos títulos que você joga, então o desempenho será o mesmo que 4K. Outra coisa que descobri é que em títulos que têm diferentes perfis de renderização de acordo com a resolução de saída selecionada (principalmente jogos PS4 Pro), eles adiam para os modos 4K quando 1440p é selecionado, com o downscaling da GPU antes de enviar a imagem para a tela resultado.

Curiosamente, a Sony adicionou uma função de teste para os usuários verem se 1440p realmente funciona corretamente na tela - e é obrigatório executá-la antes que a nova opção de exibição esteja disponível. Ele percorre a saída de 1440p a 60Hz e 120Hz, nos modos de cor SDR e HDR. Depois de validar que está obtendo uma imagem em cada configuração, você poderá selecionar a saída de 1440p no painel e pronto.

Para o lançamento final de 1440p para PlayStation 5, gostaria de ver algumas mudanças importantes feitas. VRR (taxa de atualização variável) funciona bem no PS5 em 1080p ou 4K, mas a Sony optou por não suportá-lo em 1440p - e isso é decepcionante, porque funciona bem no Xbox. Pode ser que haja algum desvio da especificação HDMI ao permitir que VRR e 1440p sejam executados em conjunto, mas o ponto é que é possível e, portanto, deve ser suportado. Na verdade, executar um monitor de PC 1440p com o FreeSync ativado nos menus pode impedir que a funcionalidade 1440p funcione. Observamos esse comportamento com um LG 27GL850. No entanto, vá para os menus do seu monitor, desative o suporte ao FreeSync e ele deve funcionar. Idealmente, tudo deve funcionar como deveria automaticamente. Alguns monitores de PC não suportam VRR em 120Hz completos,



É necessário um ciclo de teste para habilitar 1440p, permitindo que o PS5 descubra quais taxas de atualização são suportadas na resolução de 1440p e se o HDR funciona ou não.
Algo que testamos extensivamente - tanto quanto pudemos - dizia respeito ao suporte do novo firmware para televisores HDMI 2.0. No momento, o PS5 roda conteúdo de 60Hz em 4K completo, como deveria. No entanto, os modos de jogo de 120Hz têm resolução reduzida para 1080p - o que é bom, exceto que muitas telas, incluindo o popular Samsung NU8000, na verdade suportam 1440p120. Apoiar isso seria uma coisa boa, porque muitos modos de jogo de 120Hz chegam a 1440p de qualquer maneira. Fizemos isso funcionar no NU8000, mas não foi fácil. Veja bem, a tela suporta 1440p120, mas não 1440p60, o que significa que falhamos na sequência de teste que começa com um teste de 60Hz. Apenas pressionando a direita no controlador e depois X para 'fingir' que era suportado, passamos para o teste de 1440p120, com o qual o NU8000 funciona bem. Diga sim a isso e você está pronto para ir: os jogos são executados em 4K60 em conteúdo de 60Hz, oferecendo 1440p120 quando os modos de alta taxa de quadros estão ativados. Um pequeno ajuste no ciclo de teste de 1440p pode resolver o problema, talvez testando 120Hz primeiro e não falhando automaticamente se você não vir uma imagem. Isso pode ser apenas um problema com um pequeno número de telas - muitas podem funcionar bem - mas estou disposto a chegar a muitos milhares de monitores Samsung HDMI 2.0 de uma certa safra por aí.

A correr a 4K60, com um fallback de 1440p120 para conteúdo com rácio de fotogramas elevado funciona muito bem. Pode ser preferível à rota Xbox, onde definir 120Hz força isto para todo o conteúdo - mesmo quando os rácios de fotogramas são limitados a 60fps. Para os proprietários de conjuntos HDMI 2.0 que suportam 1440p120, o Xbox basicamente exige que você altere manualmente a resolução e a taxa de atualização para obter melhores resultados, enquanto um PS5 configurado corretamente alterará automaticamente a saída de exibição para você, dependendo do conteúdo.

Uma vez que você está rodando em 1440p, a próxima pergunta diz respeito ao que realmente acontece com os jogos rodando em várias resoluções. A postagem no blog da Sony descreve como o console produz 1440p nativo, mas estamos falando apenas de um sinal de 1440p ou os jogos que renderizam nativamente em 1440p com uma saída de mapeamento de pixel 1:1 puro de 1440p? A verdade é que é um pouco complicado. Antes de tudo, para testar isso precisamos encontrar um jogo que produza 1440p nativamente e de preferência sem anti-aliasing - quanto mais irregular a imagem melhor. Isso não é fácil, mas se mergulharmos na biblioteca PS4 Pro, Star Ocean: The Last Hope oferece aos usuários a chance de selecionar entre uma variedade de resoluções e sim, você pode obter uma imagem sem anti-aliasing neste jogo. A qualidade da imagem é nítida, sugerindo que sim,



Star Ocean: The Last Hope é um título PS4 Pro que oferece a escolha entre as resoluções 720p, 1080p, 1440p e 2160p - e você pode desativar o anti-aliasing. Isso nos permitiu confirmar que
quando um framebuffer nativo de 1440p é usado (clique na miniatura para uma imagem de resolução total) você obtém uma saída de 1440p nítida. No entanto, muitos jogos simplesmente compõe 1440p em uma imagem de saída de 2160p, nesse caso você terá escala dupla. Não é realmente um problema na era TAA mas mostra as limitações do novo suporte a 1440p.
No entanto, em nossos testes, esta saída 1440p ultra-limpa nem sempre é um dado adquirido. PUBG no PS4 Pro também renderiza internamente em 1440p bloqueados. A jogabilidade aqui com TAA parece absolutamente boa, mas a dupla escala parece estar acontecendo como evidenciado ao tirar uma foto de um corte de câmera, onde o TAA não está ativo no primeiro quadro. A evidência sugere que o desenvolvedor pega o framebuffer 1440p e integra em uma imagem 2160p de resolução mais alta com detalhes 4K HUD. Isso é reduzido de volta para 1440p pela nova função de dimensionamento do console. Isso é um problema? Não realmente, porque a perda de clareza não é tão significativa, mas ilustra limitações com a configuração.

Há algo mais a ter em mente também. Na era atual do upscaling TAA, uma imagem nativa de 1440p ganha detalhes de quadros anteriores antes de uma imagem de 2160p ser transmitida para sua tela 4K - o Demon's Souls Remake em seu modo de desempenho é um bom exemplo disso. Nesse cenário, reconstruir até 4K e depois fazer downscaling para a tela de 1440p é, na verdade, um ganho líquido em termos de qualidade de imagem. Em última análise, seja supersampling down de uma imagem bem upscaling, ou simplesmente reduzir 4K, os resultados parecem muito bons em uma tela de 1440p com este novo firmware.

Em resumo, fiquei surpreso e feliz ao ver esse novo recurso surgir do nada - quanto mais telas de alta resolução o PlayStation 5 suportar nativamente, melhor. No entanto, a falta de suporte VRR deve ser abordada e um pouco mais de reflexão é necessária para o ciclo de teste obrigatório de 1440p para permitir a eventualidade de TVs HDMI 2.0 suportadas em 120Hz, mas não em 60Hz. Próxima parada: 8K? Não é uma prioridade tendo em conta a falta de suporte para jogos e mídia, mas ainda é um pouco bizarro ter suporte a 8K sinalizado na caixa, quando o console não possui qualquer tipo de funcionalidade de 8K.

 


Novo firmware 1440p do PlayStation 5: uma imagem melhor para monitores de PC

E uma experiência de 120Hz potencialmente melhorada em TVs HDMI 2.0 selecionadas.

O suporte a telas 8K ainda pode ser AWOL, mas a Sony surpreendeu a todos nós na semana passada ao revelar um novo teste beta de firmware, abrindo as portas para a funcionalidade 1440p para o PlayStation 5, entre uma série de outros novos recursos de menor escala e atualizações de qualidade de vida. Com seus planos de entrar no mercado de monitores de PC, adicionar suporte para a funcionalidade 2560x1440 faz sentido e, embora o firmware beta funcione bem, é necessário um pouco mais de trabalho para garantir que esta atualização ofereça tudo o que deveria.

Antes de entrar em detalhes, a introdução desse recurso mostra que a Sony está respondendo mais prontamente ao feedback do consumidor. Não apenas o suporte para monitores 1440p foi implementado, a empresa também respondeu às críticas de sua implementação inicial do suporte ao Modo Automático de Baixa Latência, uma opção que basicamente invoca automaticamente o Modo Jogo em TVs HDMI 2.1. Em primeiro lugar, o ALLM não estava disponível, depois foi adicionado, mas não pôde ser desativado (causando problemas com outros recursos da TV, como inserção de moldura preta). No entanto, ALLM foi finalmente adicionado como uma alternância, satisfazendo todas as partes. Isso pode parecer um detalhe menor, mas na verdade é bom ver um detentor de plataforma abordando o que alguns podem considerar minúcias.

A introdução de 1440p é mais um pedido popular, simplesmente por causa da proliferação de telas de PC de 1440p, atualmente o ponto ideal em termos de preço, qualidade, recursos e desempenho. Enquanto uma tela 4K é mais adequada para os consoles de geração atual, 1440p está se tornando onipresente no espaço do PC. Essas telas normalmente suportam 1440p sobre HDMI 2.0 em 60Hz e 120Hz também, enquanto o HDR também é frequentemente apresentado. A adição de suporte específico resolve o problema em que algumas dessas telas não suportam uma entrada 4K 60Hz, o que significa que 1080p era o único caminho a seguir. E enquanto alguns monitores podemdownscale uma entrada 4K 60Hz, 4K a 120Hz estava sempre fora da mesa, devido às restrições de largura de banda do protocolo HDMI 2.0. Adotar uma saída nativa de 1440p resolve os problemas de compatibilidade - e também permite 120Hz. Enquanto isso, permitir que o PS5 execute o dimensionamento elimina a possibilidade de latência de exibição adicional por meio do dimensionamento e provavelmente também produz um resultado de maior qualidade.

E é neste ponto que vale a pena enfatizar que, assim como a opção 1080p no PlayStation 5 na grande maioria dos jogos, 1440p simplesmente altera a saída de vídeo - não altera a resolução de renderização dos títulos que você joga, então o desempenho será o mesmo que 4K. Outra coisa que descobri é que em títulos que têm diferentes perfis de renderização de acordo com a resolução de saída selecionada (principalmente jogos PS4 Pro), eles adiam para os modos 4K quando 1440p é selecionado, com o downscaling da GPU antes de enviar a imagem para a tela resultado.

Curiosamente, a Sony adicionou uma função de teste para os usuários verem se 1440p realmente funciona corretamente na tela - e é obrigatório executá-la antes que a nova opção de exibição esteja disponível. Ele percorre a saída de 1440p a 60Hz e 120Hz, nos modos de cor SDR e HDR. Depois de validar que está obtendo uma imagem em cada configuração, você poderá selecionar a saída de 1440p no painel e pronto.

Para o lançamento final de 1440p para PlayStation 5, gostaria de ver algumas mudanças importantes feitas. VRR (taxa de atualização variável) funciona bem no PS5 em 1080p ou 4K, mas a Sony optou por não suportá-lo em 1440p - e isso é decepcionante, porque funciona bem no Xbox. Pode ser que haja algum desvio da especificação HDMI ao permitir que VRR e 1440p sejam executados em conjunto, mas o ponto é que é possível e, portanto, deve ser suportado. Na verdade, executar um monitor de PC 1440p com o FreeSync ativado nos menus pode impedir que a funcionalidade 1440p funcione. Observamos esse comportamento com um LG 27GL850. No entanto, vá para os menus do seu monitor, desative o suporte ao FreeSync e ele deve funcionar. Idealmente, tudo deve funcionar como deveria automaticamente. Alguns monitores de PC não suportam VRR em 120Hz completos,



É necessário um ciclo de teste para habilitar 1440p, permitindo que o PS5 descubra quais taxas de atualização são suportadas na resolução de 1440p e se o HDR funciona ou não.
Algo que testamos extensivamente - tanto quanto pudemos - dizia respeito ao suporte do novo firmware para televisores HDMI 2.0. No momento, o PS5 roda conteúdo de 60Hz em 4K completo, como deveria. No entanto, os modos de jogo de 120Hz têm resolução reduzida para 1080p - o que é bom, exceto que muitas telas, incluindo o popular Samsung NU8000, na verdade suportam 1440p120. Apoiar isso seria uma coisa boa, porque muitos modos de jogo de 120Hz chegam a 1440p de qualquer maneira. Fizemos isso funcionar no NU8000, mas não foi fácil. Veja bem, a tela suporta 1440p120, mas não 1440p60, o que significa que falhamos na sequência de teste que começa com um teste de 60Hz. Apenas pressionando a direita no controlador e depois X para 'fingir' que era suportado, passamos para o teste de 1440p120, com o qual o NU8000 funciona bem. Diga sim a isso e você está pronto para ir: os jogos são executados em 4K60 em conteúdo de 60Hz, oferecendo 1440p120 quando os modos de alta taxa de quadros estão ativados. Um pequeno ajuste no ciclo de teste de 1440p pode resolver o problema, talvez testando 120Hz primeiro e não falhando automaticamente se você não vir uma imagem. Isso pode ser apenas um problema com um pequeno número de telas - muitas podem funcionar bem - mas estou disposto a chegar a muitos milhares de monitores Samsung HDMI 2.0 de uma certa safra por aí.

A correr a 4K60, com um fallback de 1440p120 para conteúdo com rácio de fotogramas elevado funciona muito bem. Pode ser preferível à rota Xbox, onde definir 120Hz força isto para todo o conteúdo - mesmo quando os rácios de fotogramas são limitados a 60fps. Para os proprietários de conjuntos HDMI 2.0 que suportam 1440p120, o Xbox basicamente exige que você altere manualmente a resolução e a taxa de atualização para obter melhores resultados, enquanto um PS5 configurado corretamente alterará automaticamente a saída de exibição para você, dependendo do conteúdo.

Uma vez que você está rodando em 1440p, a próxima pergunta diz respeito ao que realmente acontece com os jogos rodando em várias resoluções. A postagem no blog da Sony descreve como o console produz 1440p nativo, mas estamos falando apenas de um sinal de 1440p ou os jogos que renderizam nativamente em 1440p com uma saída de mapeamento de pixel 1:1 puro de 1440p? A verdade é que é um pouco complicado. Antes de tudo, para testar isso precisamos encontrar um jogo que produza 1440p nativamente e de preferência sem anti-aliasing - quanto mais irregular a imagem melhor. Isso não é fácil, mas se mergulharmos na biblioteca PS4 Pro, Star Ocean: The Last Hope oferece aos usuários a chance de selecionar entre uma variedade de resoluções e sim, você pode obter uma imagem sem anti-aliasing neste jogo. A qualidade da imagem é nítida, sugerindo que sim,



Star Ocean: The Last Hope é um título PS4 Pro que oferece a escolha entre as resoluções 720p, 1080p, 1440p e 2160p - e você pode desativar o anti-aliasing. Isso nos permitiu confirmar que
quando um framebuffer nativo de 1440p é usado (clique na miniatura para uma imagem de resolução total) você obtém uma saída de 1440p nítida. No entanto, muitos jogos simplesmente compõe 1440p em uma imagem de saída de 2160p, nesse caso você terá escala dupla. Não é realmente um problema na era TAA mas mostra as limitações do novo suporte a 1440p.
No entanto, em nossos testes, esta saída 1440p ultra-limpa nem sempre é um dado adquirido. PUBG no PS4 Pro também renderiza internamente em 1440p bloqueados. A jogabilidade aqui com TAA parece absolutamente boa, mas a dupla escala parece estar acontecendo como evidenciado ao tirar uma foto de um corte de câmera, onde o TAA não está ativo no primeiro quadro. A evidência sugere que o desenvolvedor pega o framebuffer 1440p e integra em uma imagem 2160p de resolução mais alta com detalhes 4K HUD. Isso é reduzido de volta para 1440p pela nova função de dimensionamento do console. Isso é um problema? Não realmente, porque a perda de clareza não é tão significativa, mas ilustra limitações com a configuração.

Há algo mais a ter em mente também. Na era atual do upscaling TAA, uma imagem nativa de 1440p ganha detalhes de quadros anteriores antes de uma imagem de 2160p ser transmitida para sua tela 4K - o Demon's Souls Remake em seu modo de desempenho é um bom exemplo disso. Nesse cenário, reconstruir até 4K e depois fazer downscaling para a tela de 1440p é, na verdade, um ganho líquido em termos de qualidade de imagem. Em última análise, seja supersampling down de uma imagem bem upscaling, ou simplesmente reduzir 4K, os resultados parecem muito bons em uma tela de 1440p com este novo firmware.

Em resumo, fiquei surpreso e feliz ao ver esse novo recurso surgir do nada - quanto mais telas de alta resolução o PlayStation 5 suportar nativamente, melhor. No entanto, a falta de suporte VRR deve ser abordada e um pouco mais de reflexão é necessária para o ciclo de teste obrigatório de 1440p para permitir a eventualidade de TVs HDMI 2.0 suportadas em 120Hz, mas não em 60Hz. Próxima parada: 8K? Não é uma prioridade tendo em conta a falta de suporte para jogos e mídia, mas ainda é um pouco bizarro ter suporte a 8K sinalizado na caixa, quando o console não possui qualquer tipo de funcionalidade de 8K.



Acredito que, com essa atualização, vou conseguir jogar a 120hz (120 fps) em 1440p na minha TV Sony 955G. Confere?
 
Boa tarde!
Alguem aqui comprou o PS5 ( ou qualquer outra coisa) com cashback da DOTZ ?
Ta com 15% se comprar no carrefour...
dedo coçou hard, mas nunca usei a DOTZ.
 
Talvez eu esteja cometendo alguma heresia aqui no fórum... Mas comecei a jogar só agora o God f War (2018) e até que o jogo é bom. Os gráficos são muito bons por ser um game da geração antiga. E realmente o guri que acompanha o Kratos é uma mala sem alça. Se ele estivesso sozinho acho que jogo durava metade do tempo, porque o peste não houve o pai e só se metem em encrenca por causa disso.
 
Acredito que, com essa atualização, vou conseguir jogar a 120hz (120 fps) em 1440p na minha TV Sony 955G. Confere?
A minha Sony 905F tem suporte a 120 em FullHD porem ela não anuncia como resolução suportada ao driver de vídeo (testei tanto em Nvidia quanto AMD) ai só funcionava se fizesse uma resolução personalizada, então nos consoles mesmo em FullHD não tenho como dar output em 120Hz, se na série G ela corrigiu isso talvez possa funcionar mas acho difícil.
 
Essa vai especialmente pro @Maníaco Jogador
:magico:
MEC4RXE_o.jpg
 
Um amigo meu vai vir dos EUA e disse que traz um PS5 pra mim, porém, não tem pelo valor oficial em site algum por lá, só scalper :fire:
Ainda é infinitamente mais fácil comprar PS5 aqui do que lá.

:haha:
 
Alguém já comprou "Cartão Presente" da PSN na Nuuvem ?

Estava afim de comprar um jogo na PSN mas como não da para parcelar pensei em pegar esses cards que faz até em 4x. Será que é de boa? No caso teria que comprar mais de 1 cartão para bater o valor do jogo. Acredito ser a melhor forma de pagar parcelado.
 
Alguém já comprou "Cartão Presente" da PSN na Nuuvem ?

Estava afim de comprar um jogo na PSN mas como não da para parcelar pensei em pegar esses cards que faz até em 4x. Será que é de boa? No caso teria que comprar mais de 1 cartão para bater o valor do jogo. Acredito ser a melhor forma de pagar parcelado.

Só compro lá! E ainda comprando no site vc vai acumulando pontos, uma hora a compra sai mais barato :haha:
 
Alguém já comprou "Cartão Presente" da PSN na Nuuvem ?

Estava afim de comprar um jogo na PSN mas como não da para parcelar pensei em pegar esses cards que faz até em 4x. Será que é de boa? No caso teria que comprar mais de 1 cartão para bater o valor do jogo. Acredito ser a melhor forma de pagar parcelado.

Dá pra comprar parcelado na Hype Games. E se vc tem o cartão do Nubank ainda tem desconto na hora de comprar o cartão presente da PSN via App (6% de desconto).
 
FF VII tem o melhor cast de personagem DISPARADO
Concordo, estou a 4 troféus de platinar o jogo, hoje consigo o troféu "carta de um anjo" e "o melhor do ramo" daí vou atrás de matar o Orgulho e Proveito e ficará faltando zerar no hard.

O que eu critico desse jogo é o fato dele encher linguiça em alguns pontos e certas partes dele ser só caminhada, acho que se prolongou desnecessariamente.
 
Última edição:
Alguém já comprou "Cartão Presente" da PSN na Nuuvem ?

Estava afim de comprar um jogo na PSN mas como não da para parcelar pensei em pegar esses cards que faz até em 4x. Será que é de boa? No caso teria que comprar mais de 1 cartão para bater o valor do jogo. Acredito ser a melhor forma de pagar parcelado.
Zero3Games parcela giftcard. Na nuuvem eu nunca comprei.
 


Ninguém postou ainda então tá aí o teaser do Tekken 8, bem bostinha o teaser mas ao menos dá pra ver que não deram um banho de vaselina nos personagens igual no 7.

Vai ter um trailer de verdade no Game Awards.
 
Alguém já comprou "Cartão Presente" da PSN na Nuuvem ?

Estava afim de comprar um jogo na PSN mas como não da para parcelar pensei em pegar esses cards que faz até em 4x. Será que é de boa? No caso teria que comprar mais de 1 cartão para bater o valor do jogo. Acredito ser a melhor forma de pagar parcelado.
Compro lá desde 2020 e nunca deu problema, o código é liberado na conta logo após a confirmação de pagamento e a cada compra você ganha pontos que podem ser usados para ter desconto nas próximas compras
 
Alguém já comprou "Cartão Presente" da PSN na Nuuvem ?

Estava afim de comprar um jogo na PSN mas como não da para parcelar pensei em pegar esses cards que faz até em 4x. Será que é de boa? No caso teria que comprar mais de 1 cartão para bater o valor do jogo. Acredito ser a melhor forma de pagar parcelado.
sim!
nuuvem é de boa pra comprar.
E como falaram acumula pontos que dao desconto depois ( bons descontos btw)
 
Alguém já comprou "Cartão Presente" da PSN na Nuuvem ?

Estava afim de comprar um jogo na PSN mas como não da para parcelar pensei em pegar esses cards que faz até em 4x. Será que é de boa? No caso teria que comprar mais de 1 cartão para bater o valor do jogo. Acredito ser a melhor forma de pagar parcelado.
tranquilo.

nuvem é confiavel
 

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