Concordo com você, mas gostaria de esclarecer que nos jogos que não tem patch, a diferença é geralmente mínima ou inexistente.
Com relação a resolução dinâmica, que no PS5 segura na resolução mais alta, a diferença para o PS4 PRO é imperceptível.
Os poucos jogos que tem o modo de 60fps no PS4 PRO, geralmente estão limitados a resolução de 1080p. Ocorre que por insuficiência de hardware, o PS4 PRO não consegue sustentar nos 60fps, caindo para 45-50fps. Logo, a única diferença é que o PS5 vai rodar nos 1080p60fps de forma constante, mas infelizmente limitado ao Full HD.
No entanto, a maioria dos jogos para PS4 PRO sequer tem esse modo de 60fps.
Ou seja,
na grande maioria dos jogos para PS4 PRO a diferença é muito pequena ou imperceptível no PS5!
Exceção é com relação aos loadings que tem melhoras significativas em vários jogos.
Agora quando a desenvolvedora tem o mínimo de consideração com o consumidor e libera um mísero patch de 60fps, mesmo mantendo os 4k dinâmicos, a coisa muda e o jogo ganha outra vida, como ocorreu com "Days Gone" e "Ghost of Tsushima"!
O programa de retrocompatibilidade da Microsoft é incomparavelmente melhor:
- Primeiro, porque são 3 gerações de consoles e não apenas 1.
- Segundo, porque está fornecendo patch de nova geração a muito mais jogos first party. Salvo engano, a Sony só deu patch em 3 jogos: "Infamous: Second Son", "Days Gone" e "Ghost of Tsushima".
- Terceiro, porque em vários jogos de XBox 360, consegue fazer os jogos rodarem em 4k nativos "na tora", sem patch, usando técnicas de emulação.
- Quarto, porque fornece Auto-HDR e alguns filtros de forma automática em vários jogos.
- Quinto, porque tem estimulado bastante as desenvolvedoras Third Party a fornecerem estes patchs de forma gratuita.
-Sexto, porque mesmo nos casos em que não patch, além de aplicar de forma automática Auto-HDR e filtro anisotrópico, o XSX ainda roda a versão de XBox One X que geralmente é melhor do que a do PS4 PRO.
- Etc...