Control Ultimate Edition - como os consoles de última geração transformam um jogo clássico
60fps ou rastreamento de raio, qual você deve escolher?
Remedy's Control tem um lugar especial no coração coletivo da Digital Foundry. Não é apenas um dos melhores jogos de 2019, o motor Northlight revisado também é uma vitrine absoluta do estado da arte em tecnologia de renderização, que também apresenta uma das melhores implementações que vimos de traçado de raio acelerado por hardware . De alguma forma, o desenvolvedor conseguiu espremer a experiência central (barra RT) no hardware de última geração, mas agora os proprietários dos consoles de próxima geração podem ver o Northlight esticar suas pernas: o controle nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series é uma delícia.
O básico da atualização
já está disponível , cortesia da Remedy PR. Há paridade de recursos entre o PlayStation 5 e o Xbox Series X com renderização de controle em uma resolução nativa de 1440p, com upsampling temporal para 4K. Dois modos são oferecidos - uma experiência limitada a 30fps com reflexos traçados por raio (incluindo transparências) junto com um modo de desempenho de 60fps sem recursos RT. Enquanto isso, o Xbox Series S não tem recursos RT, o que significa um modo de desempenho como padrão que renderiza nativamente a 900p, com uma saída de 1080p. A escala de resolução dinâmica
não está implementada neste jogo.
Mas antes de entrarmos nos detalhes, acho importante recapitular porque este é um jogo marcante. Da minha perspectiva, Control foi um vislumbre do futuro da tecnologia de renderização - e até mesmo da jogabilidade da próxima geração. Mesmo levando em consideração o rastreamento de raios, o Controle está fazendo um bocado de trabalho nos bastidores. Considere o sistema de destruição, onde quase todos os objetos podem ser decompostos em suas partes constituintes. Depois, há a riqueza absoluta desses objetos em qualquer cena - um tiroteio total com o sistema físico em pleno vigor é um espetáculo surpreendente. Depois, há a simulação de renderização de fluidos para a fumaça Hiss: quando objetos ou inimigos atravessam esse fluido semitransparente, há turbulência visível - uma dança deslumbrante de cores com ondas.
E mesmo sem o hardware RT, o Control ainda usa uma forma de traçado de raio em todos os sistemas: campos de distância sinalizados são usados para fornecer reflexos grosseiros, mas precisos para aumentar o efeito de espaço de tela padrão. Basicamente, quando os dados do espaço da tela não estão disponíveis, os reflexos de retorno são gerados por uma espécie de traço em uma cena de jogo simplificada. Dito isto, esta é uma grande quantidade de tecnologia que não é frequentemente vista em consoles de última geração, e nasceu nos sistemas de última geração onde o PS4 Pro rodava em 1080p nativo, enquanto o One X atingiu o máximo em 1440p. Enquanto isso, havia a sensação de que os antigos núcleos da CPU Jaguar foram levados ao ponto de ruptura - o desempenho no Controle melhorou por meio de patches, mas a consistência geral ainda era um problema.
Nos consoles de próxima geração, o PS5 oferece 1,8x a densidade de pixels do PS4 Pro e o faz com o dobro da taxa de quadros ou traçado de raio acelerado por hardware - uma especificação igualada pela Série X. Haverá muita discussão sobre se para jogar com RT ou correr a 60fps, mas Control é um jogo cheio de ação e requer algumas entradas bastante rápidas às vezes, então para jogabilidade pura, o modo de desempenho vai ser difícil de superar. Mesmo assim, todos os modos se beneficiam de aprimoramento extra e melhorias na qualidade de vida - os tempos de carregamento são drasticamente aprimorados ao ponto em que o PS5 pode até mesmo transmitir dados com um toque mais rápido do que um Core i9 10900K emparelhado com um SSD NVMe de 3,5 GB / s. É uma melhoria noite e dia em comparação com os consoles de última geração.
Estaremos falando especificamente sobre a performance em uma peça diferente. Até agora, só jogamos o PS5 com o patch do primeiro dia, mas demos uma olhada nos consoles da série Xbox com código mestre dourado. No PlayStation 5, o modo 60fps é principalmente sólido, com lentidão apenas se manifestando no combate mais pesado de efeitos, onde a tela é preenchida com trabalhos de efeitos desgastantes. Enquanto isso, o modo RT em 30fps limitados é consistente, com ritmo de quadro adequado e se mantém obstinado em seu objetivo para a grande maioria do jogo com apenas pequenos desvios. Os consoles da série Xbox são semelhantes, mas o que parece uma falha ocasional de I / O visto nas versões de última geração (e também no PC) está presente. Abordaremos isso com mais detalhes em uma parte separada com uma análise mais detalhada.
Mas se 60fps é a forma preferida de jogar, o modo RT de 30fps do Control é deslumbrante. Os cavalos de força RT nos novos consoles não são suficientes para fornecer a gama completa de recursos de rastreamento de raios do PC, mas você está obtendo o melhor retorno para o investimento com reflexos RT em superfícies opacas - como mármore, metais e qualquer coisa que seja remotamente brilhante - como bem como reflexos transparentes para vidro. Eu sugiro olhar para o vídeo no topo da página para uma análise mais detalhada das vantagens maravilhosas que o traçado de raios acelerado por hardware em tempo real traz para a mesa, mas essencialmente estamos falando sobre exatidão, precisão e uma efeito visual. Simplificando, a escolha dos materiais nos ambientes e objetos do Control, sem falar no design geral, é uma combinação perfeita para a tecnologia.
Minha parte favorita dos reflexos traçados por raios no PS5 é como eles estabilizam a imagem. Em um jogo de perspectiva de terceira pessoa, é muito comum que o modelo do seu personagem obscureça uma parte relativamente grande da tela, então os reflexos do espaço da tela não funcionam mais corretamente - o personagem simplesmente oclui muito da área visível, criando grandes erros visíveis nos efeitos SSR. Com reflexos RT no modo de qualidade, isso é completamente negado e a imagem fica muito mais estável, além de ser mais realista. O limite de 30fps pode ser demais para alguns engolir, e eu só posso esperar que um modo RT de 60fps de resolução inferior possa fazer a diferença em algum momento no futuro. A queda para 900p na Série S por seu modo de desempenho é óbvia, mas '
No geral, acho que o Control Ultimate Edition no PlayStation 5 é excelente. Quer ganhe reflexos RT a 30fps ou execute o jogo a 60fps, está um passo mais perto de ver a visão da Remedy entregue no seu melhor - e a atualização sobre a última geração é profunda. A única maneira de melhorar é por meio do jogo de PC existente rodando em hardware de última geração, de preferência com uma placa Nvidia RTX: você obtém mais efeitos de traçado de raio, configurações de rasterização de maior precisão e uma das melhores implementações de upscaling DLSS AI da Nvidia, abrindo a porta para 4K 60fps com todos os efeitos RT habilitados no RTX 2080 Ti e RTX 3070 ou melhor. Baixa a resolução e cartões RTX menos capazes ainda podem oferecer uma experiência fantástica.
No vídeo no topo desta página, você verá como as versões do console de próxima geração se comparam ao PC mais diretamente, embora a nova versão do console seja baseada em uma versão revisada do motor Northlight com duas diferenças principais. O primeiro está na implementação do traçado de raio, onde os consoles usam uma resolução quadriculada (apenas para reflexões) em comparação com a nativa no PC. A outra configuração personalizada diz respeito ao nível de distância de detalhe, que funciona de maneira diferente na nova versão do motor encontrada no PlayStation 5. Na prática, descobri que esta nova classificação LOD está produzindo normalmente um efeito menor do que a configuração mais baixa do PC. Vale a pena ressaltar que isso é uma coisa pequena em termos de apresentação geral.
No final das contas, o Control fez uma ótima transição para as máquinas da próxima geração. É claramente um grande avanço em relação às versões de última geração do jogo - mesmo rodando no PS4 Pro e no Xbox One X. Os efeitos de traçado de raios são lindos, enquanto jogar Control a 60fps leva a jogabilidade a outro nível. Também é bom ver aquela transformação inteligente e suave na experiência oferecida em todas as novas máquinas, até mesmo no Xbox Series S. Orientado para o orçamento. A própria Remedy mencionou que este é apenas o começo de seus esforços para abraçar a próxima geração de console hardware e que há muito mais por vir - e com base no que a equipe conseguiu extrair de hardware de última geração, as possibilidades são de dar água na boca. Nós' Estaremos dando uma olhada mais detalhada no desempenho do jogo e comparações em todos os sistemas de próxima geração assim que pudermos. No entanto, tendo experimentado a versão totalmente corrigida do jogo para a PlayStation 5, a ideia de que esta excelente conversão está a ser distribuída gratuitamente com a PlayStation Plus pode muito bem tornar esta uma das melhores equipas que vimos do serviço.
Remedy's Control has a special place in the collective heart of Digital Foundry. Not only is it one of the best games o…
www.eurogamer.net