Bem por aí.. A maioria dos jogos considerados "underrated"/hidden gems acabam caindo nesses rótulos por serem um pouco fora do padrão tradicional. Until Dawn é jogo "de filminho" que automaticamente sai da lista de uma galera e muita gente não gosta, mas não diria que é hidden gem, foi muito popular no PS4, mas isso provavelmente pq é jogo publicado pela Sony, assim como o Detroit.
Acho que o que mais acaba caindo no padrão "underground" são os indies mesmo, e só porque é indie, como tu disse kk
Só de não ser jogo 3D a gente sabe que o jogo já perde muito público. Antes do Hades a Supergiant Games já tinha feito o Pyre, que é um jogo com uma arte absurdamente linda, gameplay diferente de tudo que a gente normalmente vê, personagens cativantes, história instigante ... Mas jogo indie, 2D, muita gente mal olha, esse sim eu consideraria um hidden gem.
Mas enfim, pelo que vejo os indies tem ganho bastante público graças aos Streamers, porque antes os jogos com maior publicidade que acabam ganhando mais público. Os indies acabam ficando desconhecidos também por falta de visibilidade, mas agora os Streamers fazem esse trampo. O que tinha de Streamer na Twitch esses tempos jogando Hades não é brincadeira kk