Muita calma nessa hora, chefe boleteiro.
Você não está totalmente errado, mas também não está totalmente certo.
Primeiramente, um cabo de rede não depende só da "qualidade dos materiais". Eles são vendidos por capacidade total de banda. Um cabo CAT5 não transfere mais de 100Mbps, enquanto um CAT5E transfere até 1Gbps. Já um CAT6 transfere até 10Gbps. E assim sucessivamente.
Aí você pergunta: "não existe ainda, no BR, internet acima de 1GB, então isso é inútil". Sim, porém não. Sim, porque realmente não temos internet nessas velocidades fora do plano empresarial dando sopa por aí (e por um preço acessível). Não, porque o foco desses cabos são para REDES INTERNAS. Ou seja, se sua placa de rede de servidor aguentar transferir 10Gbps, apenas um cabo CAT6 vai ser possível. A placa de rede do seu PS5 é Gigabit, se não me engano, então não vai passar mais de 1Gbps de toda forma, mas isso é feito para servidores locais.
E você pode concluir, sendo assim: "ah, então isso é inútil para um console de todo jeito". Não, porém sim, novamente. Sim, um console é bem limitado nessa parte até para transferências de rede. Simplesmente não é o foco. E, sim, pode ser útil, se a construção e a blindagem do seu cabo (que protege de interferências eletromagnéticas) forem melhores que o seu cabo antigo.
Pode ser a diferença de um cabo ficar dando pau, e o novo, e mais fodão, funcionar corretamente, mesmo com as mesmas velocidades.
E, sim, não precisa ser um cabo CAT6 pra ser bom. Se for um montado em casa no padrão CAT5E, porém bem feito, já vai dar conta perfeitinho.
Espero ter ajudado.
Abs.