Ai ai... me dá uma preguiça essa conversa sobre a durabilidade de consoles. Eu já vou mais a fundo nessas alegações. Não vou nem discutir questões técnicas (sobre compostos químicos, durabilidade de materiais e tudo mais).
O meu problema com este assunto é: quem prefere o Xbox, muitas vezes, quer que o metal líquido não seja uma boa alternativa, e que tenha curto prazo de durabilidade (e aí usam um monte de meias verdades e conclusões pela metade para argumentar), porque o Xbox não usa metal líquido. Se o console da MS usasse porra de cavalo como condutor térmico, ou metal líquido também, ou o que for, tentariam justificar isso - mesmo se, no futuro, de fato viesse a trazer problemas, como as estratégias de resfriamento do Xbox 360 falharam no começo da geração dele.
Então, o problema não é a durabilidade questionável de um SSD soldado em uma placa (o que, de fato, não é a opção mais viável a longo prazo), ou o material que usaram para resfriar. O problema, de verdade, para eles, é que o Xbox usa algo diferente, e lá no fundinho, mesmo que alguns não admitam (já outros admitem claramente, e aí pelo menos é mais sincero), eles só querem falar: "o meu é melhor que o seu; você é burro e fanboy, porque meu console é muito melhor e mais durável, lero lero".
O mesmo é válido para quem defende essas alternativas do PS5 cegamente. Se fosse o Xbox usando a mesma coisa sozinho, aí talvez não achassem tão eficientes, e etc e etc. Resumindo: o que me irrita nessas discussões é que, mesmo quando o sujeito não percebe, muitas vezes (não todas), ele só quer que o videogame do amiguinho se foda e que ele tenha prejuízo, só porque ousou a escolher algo diferente do dele, ou algo que ele não gosta - porque, na cabeça de alguns, você escolher algo diferente, automaticamente, ou torna a escolha dele pior, ou inferior - sendo que não é o caso.
Já tem até gente querendo minimizar a garantia de 12 meses, afirmando que vai dar problema no composto térmico, ou no SSD, depois de 1 ano - ou seja, com essa lógica, "realmente não tem jeito, e é muito mais inteligente comprar o Series X, porque é mais robusto, ou esperar o modelo Slim" (essa é a conclusão desse raciocínio). Olha, não é impossível o hardware soldado dar problemas grave, mas isso cai, novamente, no que eu falei acima - sobre a intenção de fazerem essas afirmações ou darem esses "conselhos".
Eu tenho um SSD no PC desde 2012, uso todos os dias (estou usando agora), e nunca deu problemas. Mas, de fato, poderia dar. Não é impossível e nem improvável.
Resumindo: quem é caixista para falar de durabilidade de hardware e não comprar um console no lançamento, sendo que conheço muito mais do que uma pessoa que compraram 2 ou 3 Xbox's lá em meados de 2006 ~ 2009, até o Jasper sair. Foi aí que lojas com 3 anos de garantia, como o SuperRecruta e o Zillion, ganharam o respeito merecido que têm ate hoje.
E, por sua vez, ficar defendendo algo só porque a gente prefere, também não é muito esperto. Só o tempo dirá se a qualidade desse console da Sony é alta mesmo. Eu mesmo não confio tanto, por isso peguei com uma garantia confiável. SE ferrar depois disso, azar. Né? Eu comprei o PS4 e o PS4 Pro de primeiro lote, e ficaram vivo por anos e anos (principalmente o Pro, que usei, direto, por 4 anos).
Tive, também, um PS2 no lançamento, e nunca deu nada. Já outros amigos meus tiveram até 4 PS2, porque dava pau no canhão ou algo do gênero, e alguns até usavam mais jogos originais na época, que eram bem caros também.
Enfim, galerinha... Aproveitem seus Xbox, seus PS5 e foda-se. Aguardemos o Unboxing para ver o que já sabemos que terá, só que agora em primeira mão. Gosto bastante da sensação de "novidade" da época de lançamento de consoles.
Irmão é bem isso mesmo, a galera fica nesse achismo que chega a ser irritante, serio mesmo. Realmente não tem como saber o que vai acontecer, bora parar de ficar querendo achar defeito em tudo.



