Astro's Playroom no PS5 pode ser o melhor jogo pack-in desde Wii Sports
Não descarte este
Os novos consoles lançados neste outono têm uma lista comicamente pequena de jogos exclusivos. Para o Xbox Series X, literalmente não há jogos que você
só possa jogar nessa plataforma. Para o PlayStation 5, existem dois. Um deles, o remake do
Demon's Souls , atraiu a maior parte da atenção e do entusiasmo, mas descobri que tenho subestimado o outro:
Astro's Playroom . Pode ser o melhor jogo pack-in desde
Wii Sports .
O robô Astro não tem uma grande base de fãs. Seu tipo foi apresentado pela primeira vez no
The Playroom , um jogo pack-in para o lançamento do PlayStation 4 em 2013. Era uma série de minijogos projetados para mostrar os recursos do console, e um desses jogos apresentava pequenos bots adoráveis que você poderia “Capture” em seu controlador usando realidade aumentada e controles de movimento.
O Astro voltou em 2018 com um título autônomo:
Astro Bot Rescue Mission . E embora fosse um jogo de plataforma chocantemente excelente, sua exclusividade no PlayStation VR significava que o público dele era extremamente limitado.
Quando
o Playroom de Astro foi anunciado como um dos dois exclusivos do PlayStation 5, eu esperava algo semelhante à coleção de minijogos de 2013. Mas não é isso que é.
O Playroom do Astro é um jogo de plataforma projetado ostensivamente para mostrar os recursos do novo
controlador DualSense do PS5 . Embora alguns desses recursos, como um alto-falante embutido, estivessem no DualShock 4 do PS4 também, há grandes saltos na vibração e na adaptabilidade do gatilho que tornam o DualSense uma atualização óbvia.
O Playroom da Astro consegue integrar esses recursos naturalmente na estrutura de um jogo de plataforma extremamente bom.
Devido ao embargo, essas impressões são limitadas a cobrir a primeira das quatro áreas
do Playroom do Astro , mas mesmo dentro dessa primeira zona, há muito que brilha.
O jogo tem como tema a ideia de que você está correndo
dentro do seu PlayStation 5 em funcionamento. A primeira área, Cooling Springs, está cheia de toboáguas e geleiras, o que implica que está mantendo o calor em um nível administrável. Este tema bonito é executado ao longo do jogo, mostrando diferentes partes do hardware.
Como em qualquer grande jogo de plataforma, é um prazer apenas correr em volta do ambiente na
sala de jogos do Astro . Astro não tem uma gama de talentos tão ampla como, digamos, Mario em
Super Mario Odyssey , mas ele tem um jetpack útil, um ataque de giro feroz e a habilidade de puxar cordas com muita força. Cada um deles ativa os novos haptics no controlador DualSense, mostrando as nuances da tecnologia de vibração aprimorada. Apenas como um exemplo simples, se você caminhar sobre uma superfície de vidro como Astro, você sentirá os pequenos toques de cada etapa dentro do controlador. Puxar uma corda para lançar um inimigo subterrâneo ao céu produz uma experiência muito diferente, com uma vibração mais intensa em todo o controlador, seguida pelo
ka-thunk de Astro caindo para trás em seu robutt.
Playroom do Astro . Um dos novos recursos desta geração (também compatível com o controlador Xbox Series X) é a ideia de “gatilhos adaptáveis”. Basicamente, significa que os gatilhos podem oferecer resistência se você estiver tentando realizar alguma tarefa que exija muito esforço. Com o recurso desativado, os gatilhos farão uma puxada completa normalmente. Mas, uma vez ativados, os gatilhos podem parar no meio do caminho para uma puxada, exigindo um esforço extra para "passar" a resistência e obter um puxão completo do gatilho.
No
Playroom do Astro , os gatilhos adaptativos surgem muito, mas a demonstração mais óbvia deles é quando Astro pula em um terno de primavera. Uma vez lá dentro, o jogo se transforma em um jogo de plataforma side-scrolling, já que Astro é capaz de se lançar para a esquerda ou direita usando uma mola gigante em suas pernas. Posso dar pequenos saltos puxando o gatilho até a metade ou pulos mais longos realmente pressionando, mas cada pequeno movimento do gatilho aumenta a tensão e a vibração, como se estivesse realmente pressionando uma mola resistente. A ilusão é incrível, fazendo-me sentir muito mais conectado aos eventos na tela do que sem essa tensão.
Outros recursos do controlador DualSense, como o microfone embutido - no qual você sopra para fazer uma hélice submersa girar - não causam tanto impacto. Quando o Nintendo DS foi lançado, a Nintendo estava convencida de que as pessoas
realmente queriam soprar microfones para várias tarefas. Eles não.
Mas mesmo quando todos os sinos e assobios do controlador DualSense não estão em exibição,
o Playroom do Astro ainda é um grande jogo de plataforma que mostra um mundo imaginário dentro do seu PlayStation 5. O jogo inteiro está repleto de referências adoráveis a títulos clássicos do PlayStation, como reencenado pelas multidões de espectadores de robôs. Um dos primeiros mostra um bot com barba e uma enorme tatuagem vermelha navegando em um barco com um bot menor - um aceno claro ao mais recente
God of War . Existem dezenas desses ovos de Páscoa escondidos nesses níveis, proporcionando um verdadeiro deleite para quem estiver prestando atenção.
Sem jogá-lo, é fácil considerar o
Astro's Playroom um jogo bobo e ignorável, algo para encher o armazenamento do seu sistema enquanto você espera o download dos jogos
reais . Mas acontece que este é um dos melhores jogos de plataforma que a Sony já fez, combinando com o charme e a fluidez de um jogo de plataforma da Nintendo ao mesmo tempo que demonstra o poder deste novo console. Deve ser um grande presente de dia de lançamento para aqueles poucos sortudos que conseguiram marcar uma pré-encomenda do PlayStation 5.