Astro's Playroom no PS5: uma introdução brilhante ao controlador DualSense
Sinta a diferença.
O Playroom de Astro vem pré-instalado em cada PlayStation 5 e serve essencialmente como uma introdução ao novo controlador DualSense da Sony, exibindo de forma brilhante seus gatilhos resistivos e feedback tátil estranho. O jogo não é apenas uma carta de amor para a geração do PlayStation, mas também uma forte declaração da visão da Sony para o futuro dos jogos. Entramos neste sem saber o que esperar do novo controlador, mas é realmente algo genuinamente excitante. Em alguns aspectos, o Playroom de Astro é o Wii Sports para PlayStation 5: o sistema de controle parece novo e especial e o jogo faz um ótimo trabalho ao vender as vantagens para novos proprietários de PS5.
O jogo em si também merece elogios - pode muito bem ser uma inclusão gratuita em todos os consoles, mas isso não é um mero tutorial ou demo: há um jogo real aqui e é muito divertido. E além do feedback notável do controlador, o principal aspecto que realmente se destaca para mim é a criatividade em exibição. Fazendo uso inovador do controlador, o Playroom realmente introduz uma série de mecânicas e conceitos legais na mixagem que ajudam você a entender instantaneamente o que o DualSense traz para a mesa. A equipe de desenvolvimento é realmente boa nisso - Astro Bot ajudou a apresentar os jogadores ao PSVR e eventualmente recebeu seu próprio jogo, que é uma das melhores experiências de realidade virtual já feitas. Talvez não seja surpreendente, o desenvolvedor canaliza muito desse trabalho para este novo jogo.
O que talvez seja irônico sobre o Astro's Playroom como uma vitrine da próxima geração é que visualmente, este não é um jogo que desafia os limites - mas isso realmente não importa. Ainda é um jogo lindo de se ver, com uma saída 4K limpa rodando a 60 quadros por segundo com suporte para HDR. Além disso, está repleto de pequenos detalhes em cada esquina: água que reage e ondula conforme você se move por ela, objetos movidos pela física muitas vezes se acumulam em seu caminho, caindo quando você os encontra e todos os pequenos inimigos e objetos são extremamente bem elaborados .
Você também descobrirá alguns periféricos belamente modelados do passado do PlayStation - uma câmera EyeToy, por exemplo, com plástico realista e até mesmo pequenos logotipos na base. Há até mesmo um PlayStation 3 completo com uma aba de compartimento de cartão funcional. Na verdade, isso está relacionado a uma das minhas coisas favoritas sobre o jogo - todas as ligações para o hardware clássico do PlayStation. Em um ponto, você emerge ao som do PS3 inicializando e, em seguida, vira-se, com o XMB preenchendo o céu ao seu redor - é um momento maravilhoso. Na verdade, todo o jogo está repleto de fan service - é uma celebração de toda a era PlayStation.
Mas, na verdade, tudo se resume ao controlador DualSense. Este novo pad é maior, mais pesado e parece mais premium do que seu antecessor, mas o fator da próxima geração se resume ao feedback. Começa com os gatilhos adaptativos: essencialmente, o controlador pode aplicar níveis variáveis de resistência aos gatilhos que mudam a sensação e a tensão necessária para puxá-los. Durante o Playroom de Astro, você pula em um 'traje de primavera' (na falta de um nome melhor), com o sistema de controle mudando de acordo. Você puxa o gatilho para carregar e o solta para saltar. A maneira como esses gatilhos podem variar a resistência de forma tão dramática com base na ação realizada atualmente realmente me surpreendeu. Ele tem a mesma sensação de força que você pode obter de um volante com feedback de força aplicado apenas aos gatilhos.
Isso também vem junto com o retorno de um recurso giroscópio - você o usa para controlar certas mecânicas neste jogo, assim como no PS3 e PS4. No entanto, não parece o mesmo e isso é por causa de outra mudança - o novo recurso de ruído tátil. Então, vimos algo assim com HD Rumble on Switch, mas, francamente, parece uma tentativa de próxima geração. O nível de precisão e variações possíveis é simplesmente irreal. Movendo o controlador, os desenvolvedores realmente dão a impressão de um objeto físico rolando dentro do pad.
Existem tantas vibrações e sensações sutis que é quase difícil de descrever - você pode sentir genuinamente a diferença nos passos do Astro Bot, dependendo da superfície que ele atravessa. Você pode sentir a diferença quando pula na água e nada em comparação com andar na terra. Quando Astro fica preso na lama úmida, você pode sentir a resistência conforme ele o empurra. Quando chove, você pode sentir as gotas caindo. Tudo isso é apoiado pelo alto-falante interno do controlador: o som e a sensação trabalham juntos produzem um efeito notável.
E é por isso que o Astro Bot combina tão bem com o PS5. Ele joga lindamente e está imbuído do mesmo nível de criatividade que você espera da Equipe Asobi, mas também mostra cada função do controlador de uma forma divertida que imediatamente faz sentido. É a melhor introdução a um novo sistema desde Wii Sports, honestamente - tem a mesma qualidade onde é divertido e imediatamente acessível, ao mesmo tempo que mostra o que o sistema pode fazer. Nossa prévia do jogo é limitada a apenas um nível e há mais para contar, mas depois de jogar, eu realmente espero que mais usuários possam voltar para conferir Astro Bot Rescue Mission no PlayStation VR. Sem dúvida, é um dos melhores jogos de plataforma 3D já feitos.
Astro's Playroom arrives pre-installed on every PlayStation 5 and essentially serves as an introduction to Sony's new D…
www.eurogamer.net