O PS3 vendeu absurdos para um console caro e sofria com problemas de escassez. Até o número de consoles produzidos era menor porque havia falta de uma mísera peça necessária para o leitor br.
As vendas aumentaram com a chegada do slim e corte de preços, e não por causa de Uncharted. E mesmo assim de 2008 para 2009 (Uncharted 2 + ps3 slim) a diferença foi pequena.
Sei que Uncharted 2 foi lançado em 2009, talvez tenha redigido mal no post (já já vejo).
Não havia equiparação. Halo e Gears mandavam em mp em uma época onde fps sonhavam em ser Halo killers e jogos chupinhavam o estilo de Gears of War. Uncharted era taxado de Tomb Raider com jogabilidade de Gears of War. Essas duas franquias eram gigantes naquela época e tinham peso similar a GOW e HZD hoje em dia em uma época onde a Sony não tinha literalmente nada.
Minimizo a importância porque eles não foram necessários para que o PS3 decolasse, muito menos o PS4. Então sim, minimizo porque não são eles quem definem o sucesso do PS que advém muito mais de outras coisas. Minimizar não incide em exclusão, apenas no que mencionaram aqui algumas páginas atrás, que há exagero em cima disso, e demais.
Não me importo com premios, hall da fama e essas coisas.... Ninguém dá algo de graça. Reviews, seja de Halo a TLOU, a mesma coisa. Já reparou no contraste das notas de Halo, Death Stranding e Horizon Zero Dawn no Metacritic quando comparadas as versões PC e consoles? É no mínimo curiosa a discrepancia entre Xbox e PS4 (fanboy base) contra o PC, onde ninguém tem motivos para defender jogos da MS ou da Sony.
No começo da geração falava-se mais em exclusividade da Microsoft do que da Sony. Que trazia os fraquíssimos Drive Club e Killzone, assim como LittleBigPlanet (infantil) e Infamous contra Ryse, Titanfall, Sunset Overdrive, Dead Rising 3, Forza Horizon 2 e Forza 5.
Deixei Halo MCC e TLOU de fora porque eram jogos de PS360. Enfim, o PS4 ainda assim saiu a frente. Se exclusivos fossem mandantes, o 360 teria deixado o PS3 comendo poeira e o One teria uma vantagem no começo da geração... não teve.
Concordo que exclusivos sejam necessários para se mostrar... exclusividade. Mas não para mostrar potencial gráfico. Ratchet por exemplo tem o claro papel de tentar fazer parecer que o SSD do PS5 é único e fará coisas inimagináveis em outras plataformas. E já vimos isso antes... Cell, cloud em 2013, etc...
Quanto aos exclusivos ali do começo da Gen, quantidade não significava muito.
Ryse não hypo sendo um game extremamente REPETITIVO, Sunset muito genérico sem um apelo,Titanfall teve um hype mas quando lançado o jogo era sem conteúdo e genérico(Tanto que no PC ele já teve 2 meses depois FDS grátis onde eu joguei.), Dead Rising 3 era legal mesmo. Forza 5 eu concordo, mas o Horizon foi lançado BEM depois do lançamento, quase 1 ano depois do console.
O títulos não tiveram peso, só quantidade. Mesmo Forza tem seu público bem reduzido.
Igualmente a Killzone SF, que apesar de ser um FPS, tem um público bem reduzido. E o game é o pior da SAGA.Driverclub apesar de ser lindo era muito mal pensado, cheio de DLC e tendo um público ainda pior que o FORZA. O Infamous já vinha com apelo gráfico muito forte, muito bonito e etc.
Eu acho que a Lineup do PS5 está vindo esmagadora com Homem Aranha,Horizon ,Demom , Rachted ( Sendo jogos muito pesados e com muito apelo). Temos ainda o GrandTurismo que vem logo na sequencia. 2 jogos que são exclusivos no console Sendo da Squarenix e a Kena.
O Xbox tem o Halo que já sofreu com uma massiva reclamação pelos gráficos e gameplay apresentados e Forza ( Que para os donos de Xbox, na minha opinião, já está mais que saturado.Diferente do PS não teve um Grandturismo principal).
Logo nessa questão eu não concordo muito com vc.
Eu acho que um Halo novo muito bem feito, faria o Xbox ser enxergado pelo público em geral. Eu vejo a Microsoft tendo descisões muito boas, porém ela não tem nada que mude o foco do público para ela pois ela não tem nenhum game que chame a atenção.
Nintendo lança novo Zelda,pronto a internet explode. Sony anuncia Horizon novo até o Pc fica animado. Microsoft anuncia Grounded no Gamepass.........
Já na época do Xbox 360, lembro que Gears quando saiu a galera só queria jogar esse game. Halo 3 foi aclamado. Isso fazia para mim,ao meu ver, o Xbox no balcão de opções. Quando vc olhava as 4 plataformas, o Xbox 360 era visto.
Hoje o Xbox é sinônimo de preço baixo, pronto.Só joga essa moeda. Hoje saiu 2 videos no canal do Xbox, os comentários são 100% sobre preço baixo e 0 % sobre games.