Mesmo o PS4 tendo um custo de fabricação de aproximadamente U$ 381,00 e sendo vendido ao consumidor final por U$ 399,00, a Sony não lucrou no início da geração do PS4. Na verdade teve prejuízo!
Existem muitos outros custos além dos custos de fabricação, especialmente os custos do lucro dos lojistas! Ainda que o PS4 tivesse um custo de fabricação de apenas U$ 350,00 e fosse vendido ao consumidor final por U$ 399,00, a Sony ainda teria prejuízo a cada console vendido!
Só precisa levar em conta que esses custos são estimados, como eu disse alguns posts atrás, se vc chega para o fabricante e faz uma encomenda de 1 milhão é um preço, se faz uma encomenda de 10 milhões é outro. Falo isso porque trabalho com isso, lógico que os volumes não chegam nem perto, só que a quantidade muda e as vezes muda MUITO o custo de uma parte.
O que vc disse faz sentido, tem muitas coisas que não levamos em consideração, logística, embalagem, manuais e etc. A Sony como já falou que pretende produzir 10 milhões de PS5, cada centavo de dólar é pensado, esse custo não é certo, acredito que eles consigam reduzir um pouco nesse inicio e depois com passar vai caindo mais.
Se o console custar $400 e chegar aqui por 4K e se for $500 e chegar aqui por 5K pode parecer loucura, só que se isso se confirmar é para comemorar ser apenas x10.
Se chegar aqui por 4k a versão digital, eu acredito que pego no lançamento ou perto dele. 4k É meu limite "psicológico".
Considerando que o comércio em geral deve dar 10% para pagamento a vista, já cairia para 3600.. e daí é correr pra alguma promoção de cashback para a reduzir pra uns 3400 o valor.
A outra opção seria comprar nos EUA.. mas aí para comparar tem que considerar todos os custos, e não os 400 dólares puros: sales tax, IOF e spread do cartão. Acho que o valor comprando lá fora ficaria em 2400-2500 com todos os custos.
Aí, nesse caso, eu prefiro pegar o nacional, com garantia e tudo mais. Até porque viajar pra fora em 2020 tá fora de cogitação rs, pelo menos pra mim.
Se chegar aqui por 4k a versão digital, eu acredito que pego no lançamento ou perto dele. 4k É meu limite "psicológico".
Considerando que o comércio em geral deve dar 10% para pagamento a vista, já cairia para 3600.. e daí é correr pra alguma promoção de cashback para a reduzir pra uns 3400 o valor.
A outra opção seria comprar nos EUA.. mas aí para comparar tem que considerar todos os custos, e não os 400 dólares puros: sales tax, IOF e spread do cartão. Acho que o valor comprando lá fora ficaria em 2400-2500 com todos os custos.
Aí, nesse caso, eu prefiro pegar o nacional, com garantia e tudo mais. Até porque viajar pra fora em 2020 tá fora de cogitação rs, pelo menos pra mim.
Eu acho que não chega, se for chutar o preço oficial vai ser 5K, nesse preço eu até pego, só que vou olhar o mercado cinza tbm, nunca tive nenhum console nacional. A grande vantagem de chegar nessas grandes redes é isso, promoções o tempo todo, se chegar por 4K pego Day One, se for por 5 eu espero até fevereiro e vejo como as coisas vão ficar.
Eu acho que não chega, se for chutar o preço oficial vai ser 5K, nesse preço eu até pego, só que vou olhar o mercado cinza tbm, nunca tive nenhum console nacional. A grande vantagem de chegar nessas grandes redes é isso, promoções o tempo todo, se chegar por 4K pego Day One, se for por 5 eu espero até fevereiro e vejo como as coisas vão ficar.
Geralmente no lançamento chega num preço absurdo no mercado livre, pq sempre tem os vendedores que garantem o console no dia do lançamento ao atravessar a fronteira com o Paraguai, e aí vai da ansiedade de cada um rsrs.
Na atual geração foi tao tranquilo pegar os consoles por 1600-2000, saudades desses preços kkk
Na verdade, segundo o Cerny o clock que o PS5 tem não é "peak" ou "boost", 2,23GHz é apenas o clock dele! É variável apenas para uma melhor otimização e gerenciamento de energia!
Inclusive o PS5 consegue mudar clocks e gerenciamento de energia em incríveis 2ms! É muito rápido!
Agora, eu sou muito cético com marketing e só acredito vendo!
De fato, Ratchet & Clank: Rift Apart tem algo inovador que são as transições quase instantâneas entre mundos e fases, além de um número grande de elementos na tela que não desaparece com o tempo! Espero que a Sony mostre mais gameplays de jogos que tirem proveito do SSD.
Se o SSD do XSX consegue alcançar o mesmo resultado não tem como saber, pois eles não mostraram nada nesse sentido!
Tenho muita curiosidade de saber se a Sony vai exigir que o SSD de expansão terá que ter as mesmas, ou melhores, especificações do SSD do PS5 ou se aceitará na expansão SSD's inferiores!
Se a Sony exigir que a expansão do SSD do PS5 tem que ter as mesmas especificações do SSD do PS5, ou melhores, simplesmente não existe SSD disponível à venda no mercado.
A Samsung, Galax e Sabrent já anunciaram o desenvolvido de SSD's superiores ao SSD do PS5, mas nenhum tem preço ou data de lançamento ainda!
Isso!
O SSD do PS5, quando os dados forem comprimidos, pode alcançar até 9GB/s com o algoritmo de descompressão da Kraken.
Como a DDR6 do PS5 alcança 448GB/s, dá para dizer que a RAM do PS5 é 50 vezes mais rápida do que o SSD do PS5 em se tratando de dados comprimidos e 100 vezes em dados descomprimidos!
Esse é um ponto muito interessante!
Talvez a maior vantagem do SSD do PS5 seja especialmente na facilitação do desenvolvimento! Pois a alta banda do SSD exige menos polimento de redução de polígonos!
Mas só quem vai tirar vantagem disso são os estúdios First Party!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
O Cerny falou que o PS5 sustenta tanto o CPU quanto a GPU nos clocks e desempenhos máximos pelo tempo que for necessário!
Se falou a verdade ou mentiu, eu não sei! Sou meio cético com marketing!
Esse fórum congrega brasileiros aficionados por tecnologia que moram em vários países do mundo! Já temos várias empresas que tem serviços funcionais de jogos por streaming. Você conhece quantas pessoas que jogam por streaming e abandonou o console e/ou o PC???
A Sony oferece jogos por streaming na PSNow desde 2014!
Simplesmente a tecnologia ainda não vingou!
Veja bem, concordo que o "futuro" é o streaming de jogos, mas o presente é consoles e PC's! E esse "futuro" não é de curto prazo como alguns pensam!
A questão do SSD é que ele é uma fonte de dados para leitura. Esses dados lidos são jogados para a ram e depois a gpu e a cpu brincam com eles.
O desenvolvimento dos jogos vai ser acelerado, propiciando um lançamento de jogos mais frequente. O maior diferencial das maiores devs hoje é $ e maior tempo disponível para desenvolvimento.
Já existem inúmeros SSDs mais potentes que o do PS5. A diferença é que por ser onboard o custo do projeto não fica com custos tão elevados e sem falar que ele ainda não foi lançado. O PS5 vai ter saído e vão haver ainda mais modelos superiores. Da mesma forma que ele ainda não fora lançado, os SSDs mais brutos também já vinham em desenvolvimento.
A mesma coisa pro XSX com sua gpu que era top de linha e agora as 3080 já chegaram com tudo arregaçando com todos
Ainda sobre os SSDs, ledo engano acreditar que ele proprorcionara coisas impossíveis em outras plataformas.
Quanto a RAM, nada a acrescentar, é exatamente o que você complementou.
Sim, quem tira o maior proveito serão os estúdios first porque eles tem apenas um hardware em mente. Enquanto thirdies visam o menor denominador comum, e hoje a realidade bruta hoje é composta por HDs de 60mbs por segundo e SSDs de 150.
Por fim, streaming agora está em outro estágio. Não vai explodir de uma hora pra outra, mas a realidade é completamente diferente. A PSnow até ontem era um serviço de streaming bem fraco, realidade que hoje já está ficando muito diferente.
Quanto antes todo mundo migrar para o streaming, melhor para elas (fabricantes).
A ponte entre o ssd e o PS5 vai ser sempre o controlador do ssd que usa o Kraken, nele sim tem 2 DMAs que se eu não me engano consegue enviar os dados direto para a CPU e GPU, sem passar pela RAM.
esse artigo é ótimo para aqueles que ficam zoando "ssd magico que so serve pra loading", os consoles vão ser uma revolução nesse sentido, PC vai ser obrigado a ter ssd nvme em pouco tempo ou vão ficar muito pra trás.
Velho, é óbvio que a M$ tem muito mais dinheiro que a Sony, só que não tem como comparar 1:1 a importância dos mercado de jogos para ela e o quanto cada empresa está disposta a defender sua posição.
O XBox é uma "aventura" para a Microsoft assim como foi o WindowsPhone, Mixer... pra eles, perder a divisão de jogos para a Sony não vai afetar em nada. A empresa que tem a perder caso a Microsoft se torne a n°1 no mercado de jogos é a Sony já que a divisão PlayStation e a de filmes é o carro chefe dela hoje em dia.
Então se você for pegar o lucro total das empresas, é óbvio que o da M$ é maior, mas dessa quantia ai, quanto que é destinada à divisão XBOX? Ou você acha que desse montante o quanto o XBOX quiser a M$ vai dar?
Eu não vou te convencer do contrário, assim como você não vai me convencer, e de boas, mas pra mim, uma empresa que não pode subsidiar U$50 no console que é o seu carro chefe, que daria em torno de 500 milhões de perda caso venda 10 milhões de PS5 nos próximo ano, não gastaria quase metade desse valor comprando a Insomniac, não daria tanto dinheiro para o Kojima fazer Death Stranding bancando atores famosos, não faria Dreams e etc. Sem contar nos milhões que ela injetou na Epic...
Ah sim, é só uma aventura e por não ser a maior divisão, não precisa investir, não deu não deu, né? Bora queimar dinheiro.
Windows Phone não deu certo mas ficaram as patentes e hoje você paga em um Android mais pra MS do que pra Google.
Não tem essa de aventura, uma empresa que pode mais, arrisca mais. É assim com todas as gigantes.
Da mesma forma o Windows, o PSX e o Azure também foram só uma aventura que deu certo.
A divisão PS não surgiu do nada? Porque a Sony resolveu arriscar bilhões em um novo modelo de negócios? A MS e a Sony vão ser iguaizinhas neste sentido, só que a MS pode mais e é uma gigante.
Por que a Sony não bancou servers próprios, da mesma forma que preconizas?
Já existem inúmeros SSDs mais potentes que o do PS5. A diferença é que por ser onboard o custo do projeto não fica com custos tão elevados e sem falar que ele ainda não foi lançado. O PS5 vai ter saído e vão haver ainda mais modelos superiores. Da mesma forma que ele ainda não fora lançado, os SSDs mais brutos também já vinham em desenvolvimento.
A mesma coisa pro XSX com sua gpu que era top de linha e agora as 3080 já chegaram com tudo arregaçando com todos
Brother, que eu saiba, não existe SSD MVMe M.2 hoje a venda que tenha especificações superiores ao SSD do PS5. Se eu estiver equivocado, me passa o link!
Veja que estou me referindo a "SSD MVMe M.2", não estou me referindo aquelas placas PCIExpress que fazem RAID 0! Estou me referindo a SSD puro!
Sei que algumas fabricantes anunciaram que estão desenvolvendo SSD's com especificações melhores do que a do PS5, mas até agora sem preço e data de lançamento anunciada!
Com relação à GPU do XSX, desde de 2018 que existe a Nvidia 2080ti com especificações superiores!
Agora realmente a Nvidia chegou aloprando! Lançou placas de 20 Teraflops (3070), 30 Teraflops (3080) e 36 Teraflops (3090)!
Brother, que eu saiba, não existe SSD MVMe M.2 hoje a venda que tenha especificações superiores ao SSD do PS5. Se eu estiver equivocado, me passa o link!
Veja que estou me referindo a "SSD MVMe M.2", não estou me referindo aquelas placas PCIExpress que fazem RAID 0! Estou me referindo a SSD puro!
Sei que algumas fabricantes anunciaram que estão desenvolvendo SSD's com especificações melhores do que a do PS5, mas até agora sem preço e data de lançamento anunciada!
Com relação à GPU do XSX, desde de 2018 que existe a Nvidia 2080ti com especificações superiores!
Agora realmente a Nvidia chegou aloprando! Lançou placas de 20 Teraflops (3070), 30 Teraflops (3080) e 36 Teraflops (3090)!
Só não acredite mto nesses TFlops como unidade de medida, a 3080 tem cerca de 20-21TF ''reais'', pois é 40% mais forte que a 2080Ti que tem 14TFlops. Tem uma justificativa pq são 20, 30 e 36TFlops, mas não vá achando que uma 3090 de 36TFlops iria triplicar o framerate do XSX que não vai ser bem assim, dobrar ela vai mas triplicar não.
Brother, que eu saiba, não existe SSD MVMe M.2 hoje a venda que tenha especificações superiores ao SSD do PS5. Se eu estiver equivocado, me passa o link!
Veja que estou me referindo a "SSD MVMe M.2", não estou me referindo aquelas placas PCIExpress que fazem RAID 0! Estou me referindo a SSD puro!
Sei que algumas fabricantes anunciaram que estão desenvolvendo SSD's com especificações melhores do que a do PS5, mas até agora sem preço e data de lançamento anunciada!
Com relação à GPU do XSX, desde de 2018 que existe a Nvidia 2080ti com especificações superiores!
Agora realmente a Nvidia chegou aloprando! Lançou placas de 20 Teraflops (3070), 30 Teraflops (3080) e 36 Teraflops (3090)!
O resultado, em raid ou não, é o mesmo, master. O PS5, tal como alguns dos SSDs ainda mais rápido do que eles, ainda não foi lançado e não possui nada de incomum, da mesma forma que o XSX com sua gpu.
A Sony obviamente não optou por isso porque o PS5 vai ser lançado em um momento mais propício a chips únicos e um projeto onboard sai bem mais barato. Quanto menos chips para se lidar, melhor.
Só não acredite mto nesses TFlops como unidade de medida, a 3080 tem cerca de 20-21TF ''reais'', pois é 40% mais forte que a 2080Ti que tem 14TFlops. Tem uma justificativa pq são 20, 30 e 36TFlops, mas não vá achando que uma 3090 de 36TFlops iria triplicar o framerate do XSX que não vai ser bem assim, dobrar ela vai mas triplicar não.
A gente já sabe que a 3080 é 75-80% mais forte que a 2080 pois a DF mostrou, tbm sabemos que a GPU equivalente do XSX é uma 2080-2080 Super (The Medium pede pra 4k 30 RT uma 2080) e que o PS5 está mais entre uma 2070-2070 Super, a 3080 tem total capacidade pra dobrar o framerate do PS5 na mesma resolução e settings gráficas, já o XSX eu acho que não dobraria mas ficaria próximo de dobrar. Já a 3090 e 3080Ti daqui uns meses serão mais fortes ainda que a 3080, e tem as AMD RDNA2 tbm pra sair...
Em questão de preço/potência foi um dos melhores mesmo, a 3080 custando o mesmo da 2080 (699) e tendo quase 2x mais performance, a 3070 custando quase 1/3 da 2080Ti e sendo mais forte que ela tbm...
Só não acredite mto nesses TFlops como unidade de medida, a 3080 tem cerca de 20-21TF ''reais'', pois é 40% mais forte que a 2080Ti que tem 14TFlops. Tem uma justificativa pq são 20, 30 e 36TFlops, mas não vá achando que uma 3090 de 36TFlops iria triplicar o framerate do XSX que não vai ser bem assim, dobrar ela vai mas triplicar não.
Sobre os TF, assista esse video desse momento em diante vc vai entender, ela tem sim esses TF, vai depender do jogo se vai usar tudo... o upgrade foi enorme perante as RTX2XXX
Sobre os TF, assista esse video desse momento em diante vc vai entender, ela tem sim esses TF, vai depender do jogo se vai usar tudo... o upgrade foi enorme perante as RTX2XXX
Pois é mas vc não concorda que se a 3080 tivesse mesmo 30TFlops efetivos seria facilmente o dobro da performance da 2080Ti que tem 14? Por isso não é bem assim... Me explicaram lá no tópico das RTX 3000 que dobraram algo lá que lidava com a parte dos CUDA/TFlops, não entendi mas é um cálculo novo e que de fato bate esses 30, mas na realidade não vai se refletir como uma placa de 30TFlops e sim uns 20-21TF (falando em termos de framerate acima de outra placa).
Pois é mas vc não concorda que se a 3080 tivesse mesmo 30TFlops efetivos seria facilmente o dobro da performance da 2080Ti que tem 14? Por isso não é bem assim... Me explicaram lá no tópico das RTX 3000 que dobraram algo lá que lidava com a parte dos CUDA/TFlops, não entendi mas é um cálculo novo e que de fato bate esses 30, mas na realidade não vai se refletir como uma placa de 30TFlops e sim uns 20-21TF (falando em termos de framerate acima de outra placa).
Se a diferença da versão com disco para digital for só $50 ninguém vai comprar a digital. A Sony precisa absorver um preju maior para forçar as pessoas irem de digital.
Eu acho que a diferença vai ser 100. Vai ser, provavelmente, 399 e 499. Pq o digital, matando o mercado de usados, favorece a Sony nos royalties dos jogos. Por isso ela pode ter um preju maior nele.
Mesmo o PS4 tendo um custo de fabricação de aproximadamente U$ 381,00 e sendo vendido ao consumidor final por U$ 399,00, a Sony não lucrou no início da geração do PS4. Na verdade teve prejuízo!
Existem muitos outros custos além dos custos de fabricação, especialmente os custos do lucro dos lojistas! Ainda que o PS4 tivesse um custo de fabricação de apenas U$ 350,00 e fosse vendido ao consumidor final por U$ 399,00, a Sony ainda teria prejuízo a cada console vendido!
Por isso eu coloquei entre aspas as palavras "lucro" "ganhou" e etc. Os valores não importam, o que eu quis mostrar ali é a métrica. Se a Sony não teve lucro no lançamento do PS4 com o custo de produção de U$381 dando um saldo "positivo" de U$19 em relação ao preço final, por quê ela precisa lucrar no PS5 se em tese o "saldo positivo" dessa vez seria maior beirando os U$50?
Essas empresas que lançam console estão acostumada a perder dinheiro no lançamento de console... a única que consegue lucrar nessa área de Hardware é a Nintendo. Se você tá lançando um hardware que precisa durar mais de 6 anos, é óbvio que você precisa ter tudo o que é top do mercado atual mas lançar por um preço enxuto, caso contrário ninguém compraria. E isso gera déficit.
Mas foi o que eu falei, você não vai me convencer disso, e nem eu vou te convencer do contrário, então nem tem por que insistir nesse assunto.
Por isso eu coloquei entre aspas as palavras "lucro" "ganhou" e etc. Os valores não importam, o que eu quis mostrar ali é a métrica. Se a Sony não teve lucro no lançamento do PS4 com o custo de produção de U$381 dando um saldo "positivo" de U$19 em relação ao preço final, por quê ela precisa lucrar no PS5 se em tese o "saldo positivo" dessa vez seria maior beirando os U$50?
Essas empresas que lançam console estão acostumada a perder dinheiro no lançamento de console... a única que consegue lucrar nessa área de Hardware é a Nintendo. Se você tá lançando um hardware que precisa durar mais de 6 anos, é óbvio que você precisa ter tudo o que é top do mercado atual mas lançar por um preço enxuto, caso contrário ninguém compraria. E isso gera déficit.
Mas foi o que eu falei, você não vai me convencer disso, e nem eu vou te convencer do contrário, então nem tem por que insistir nesse assunto.
Tudo que eu disse é que todos os consoles da Sony foram lançados com subsídio, ou seja, com prejuízo.
Nem o PS2, nem o PS3, nem o PS4 deram lucro na venda de consoles nos primeiros anos! Só passaram a dar lucro depois de algum tempo quando os custos dos consoles caíram muito.
Isso é prática normal na indústria e certamente será da mesma forma com o PS5! A Sony apenas terá que decidir qual o tamanho do prejuízo que irá tomar. Não há lucro na venda de hardware nesse primeiro momento!
Não estou tentando convencer ninguém de nada! Apenas repassando alguns "fatos"!