Pode não ser o mesmo imposto, mas tem o “custo Brasil”. Infelizmente , se essa teoria fosse válida, não existiriam milhares de importadores que inclusive mtos vivem disso, sem contar o mercado cinza...Mas é R$ 4.400 para pessoa física! Uma Amazon, importando, não paga 60% de imposto... e nem o valor de 500 dólares (que já com lucro do varejista).
Como falaram, eu creio que a Sony virá muito forte aqui no Brasil dessa vez... é outra realidade do que foi no lançamento do PS4. Não dá para comparar.
Fora que a concorrência nunca esteve tão forte, e nem falo só do XSX e XSS, mas também de smartphones (o que não tinha na época que lançou o PS4), Nintendo Switch (que apesar de ser inferior em specs muitos vão comprar pelos jogos), PC (em que pese o dólar e os altos valores das peças, o cenário competitivo tem ganhando força aqui), enfim, se a Sony falhar, seja no Brasil, ou em outra região, pode ser difícil conseguir vender tantos consoles como foi o PS4.
E chutaria uma diferença de 1.500 reais fácil entre a versão digital e física, tendo em vista que o retorno é muito maior na versão digital, podendo subsidiar um valor mais "acessível".
A conta nunca bate pra nos consumidores...pq se o imposto para eles é menor como os preços chegam nas alturas? “Aí custo de transporte, etc”. Pronto, daí da na mesma que cobrar o imposto maior...
Ou seja, as lojas sempre dão um “jeitinho” de inflacionar o preço, o que faz com que muitos recorram à importação e mercado cinza. Triste realidade brasileira.



