99% dos jogos de PS4 serão retrocompatíveis com PS5
Por enquanto, Ryan disse que a Sony terá mais unidades de PlayStation 5 prontas para venda do que unidades de PlayStation 4 em 2013. Cerca de 2,1 milhões de unidades de PlayStation 4 vendidas em todo o mundo duas semanas após seu lançamento em 2013, com um milhão apenas no primeiro dia.
“Por algum tempo, no início de covid, essa imagem estava longe de ser clara”, disse Ryan. “Assim como as coisas sobre suprimentos não estavam claras, haveria mercado? Alguém teria permissão para sair? Alguma loja estaria aberta? Este foi um ano como nenhum outro. Mas tudo isso apenas reforçou nossa determinação, e o caminho que definimos no início do ano foi absolutamente o certo. ”
Ryan disse que ouviu muita discussão sobre a abordagem mais antiquada do PlayStation para o negócio de jogos, apostando em seu conjunto de estúdios de desenvolvimento para entregar títulos exclusivos em uma base geracional.
“Não estamos dizendo que é perfeito, mas é a nossa abordagem. Nós gostamos ”, disse Ryan. “Nós apenas gostamos de ter um pouco mais de nuances.”
Ninguém pode argumentar contra o sucesso dessa abordagem. O PlayStation 4, com mais de 112 milhões de consoles vendidos em sete anos, teve um ano estelar com títulos exclusivos como "The Last of Us Part II", "Ghost of Tsushima" e "Final Fantasy VII: Remake", que retomam três dos cinco primeiros lugares para os títulos mais vendidos em 2020 até agora.
O que torna um remake? Pedimos aos desenvolvedores de “Final Fantasy VII: Remake” e “Resident Evil”.
“Temos investido discretamente, mas de forma constante, nesses estúdios”, disse Ryan. “Agora temos, eu humildemente apresento, quatro ou cinco dos melhores estúdios do mundo”.
Embora não tenha sido mencionado no anúncio oficial da Sony, os desenvolvedores de certos jogos confirmaram mais tarde que os exclusivos do PS5 como “Horizon: Forbidden West” e “Spider-Man: Miles Morales” não são exclusivos. Ambos estão lançando versões para PS4, o que pode irritar alguns fãs da Sony que levaram a sério o compromisso da Sony com o desenvolvimento da “próxima geração”. A crença é que o desenvolvimento de jogos ao longo das gerações sufoca a criatividade e prejudica as ambições tecnológicas do jogo, uma vez que ele deve atender a um público com máquinas menos potentes.
“Ninguém deve ficar desapontado”, disse Ryan. “As versões PS5 desses jogos são construídas do zero para tirar proveito do conjunto de recursos do PS5, e temos um caminho de atualização para os usuários do PS4 obterem as versões PS5 gratuitamente. É sobre as pessoas terem escolha. Estou muito satisfeito com a situação. ”
Ryan também disse que dos milhares de jogos testados para compatibilidade com versões anteriores do PS4, “99%” pode ser jogado no próximo console. A Sony também anunciou um novo serviço chamado PS Plus Collection, que oferecerá 18 títulos originais do PS4 para download aos assinantes do serviço online PlayStation. É um brinde tremendo para qualquer um que joga seu PlayStation online e um bom ponto de entrada para qualquer novo nas propriedades da Sony, como "The Last of Us".
Ryan disse que espera até quatro anos para a expectativa de vida do PlayStation 4, o que faz sentido considerando a grande base de instalação do console. O PlayStation 2 teve uma vida útil de cerca de 13 anos, e os desenvolvedores continuaram a apoiá-lo vários anos depois que o PlayStation 3 se aproximou de sua meia-idade.
“A comunidade PS4 continuará a ser incrivelmente importante para nós por três ou quatro anos”, disse Ryan. “Muitos farão a transição para o PS5, esperamos que façamos bem o nosso trabalho, mas dezenas de milhões ainda estarão engajados no PS4.”
A Sony também expressou crescente interesse em portar jogos para o PC, como vimos no início deste ano com os lançamentos de “Death Stranding” e “Horizon: Zero Dawn”. A Sony também tem empurrado suas marcas e personagens para filmes e programas de TV , com um veículo “Uncharted” de Tom Holland e “The Last of Us” na HBO em desenvolvimento.
“A visão é que, embora respeitemos muito a primazia do PlayStation como o principal local de descanso para a excelente propriedade intelectual de jogos que possuímos, achamos que é hora de explorar a extensão do IP”, disse Ryan. “Achamos que essas duas etapas são coisas perfeitamente lógicas e racionais para fazermos. Devemos fazer com que esse IP funcione um pouco mais como uma ferramenta de aquisição para a comunidade PlayStation. "