O que significa então OBJETIVAMENTE abandonar um conceito de gerações?
Abandonar o conceiro é fazer o que no mundo concreto?
Ainda não consegui entender a diferença prática da coisa, mas apenas no mundo das ideias (um falou X e o outro Y).
Basicamente é valorizar o console da geração atual, tentar dar saltos tecnológicos grandes de uma geração para outra e focar na plataforma! Não é um conceito muito "objetivo"!
No PC não existem gerações!
Como a microsoft lança todos seus jogos nativamente "day one" para PC, foca totalmente nos serviços de subscrição (no qual a quantidade de assinantes é crucial), lança seus produtos para diversas plataformas (console, PC, android, etc) e acredita que em breve o streaming vai acabar com os consoles, não dá a mesma importância ao conceito de "gerações" que a Sony dá!
Focando só nessa frase, e isso não tem haver com Sony ou Microsoft, mas eu acho que o desenvolvimento de jogos está se tornando uma bolha que vai explodir em algum momento pra ele falar que isso é insustentável.
A segunda principal mídia de entretenimento são os filmes e seus derivados (como as séries) certo (eu realmente não sei)? Com toda evolução tecnológica que houve os custos de produção e marketing dessa mídia também aumentou, mas todas as grandes do mercado estão investimento no streaming, aluguel digital, etc, e nós temos grandes produções sendo lançadas só nesse formato, nada de TV ou Cinema. Videogame também é uma mídia de entretenimento, como que isso é insustentável só para o videogame?
Claro que estamos falando de empresas, empresas tem que dar lucro, e se o investimento da Microsoft não der o retorno esperado no prazo que foi estipulado ela vai voltar atrás, seja acabando com o serviço ou reduzindo o escopo, mas pensando como consumidor é óbvio que eu quero que o Game Pass tenha sucesso e que a Sony e a Nintendo façam algo igual ou muito similar.
Chamar isso de insustentável para mim é preocupante. Preocupante no sentido que eles não sabem controlar os custos de desenvolvimento e "daqui a pouco" estamos pagando 500, 600 reais em um único jogo, e vai ter um monte de gente "achando normal" porque custou 1 bilhão pra produzir aquele jogo.
De fato, os jogos AAA tem tido um aumento no custo de produção muito acentuado! Faz já bastante tempo que fontes da indústria apontavam para a tendência de aumentar o preço dos jogos para U$ 70,00!
Com relação ao tamanho da indústria, na verdade o tamanho da indústria de games é maior do que a indústria dos filmes!
Dentro da indústria do Games, os jogos mobile rendem mais grana do que a indústria de consoles e PC's juntos!
Dentro da indústria de filmes, a maior parte da grana que circula vem do cinema! As empresas de streaming (Serviço de subscrição) são incomparavelmente menores do que a indústria do cinema! Para se ter uma ideia, apenas um filme desse de herói dá mais grana somente do cinema do que Netflix consegue lucrar em 3 meses! Não tem nem comparação!
Acho que temos que entender o contexto da entrevista do Jim Ryan! Ele não disse que o serviço de subscrição fosse ruim, pois se assim o fosse a Sony não teria o PSNow desde 2014! Ele disse que o serviço de subscrição ("aluguel") não tem potencial lucrativo de substituir o modelo tradicional ("compra") e que por isso não iria colocar jogos novos ("day one") no serviço!
A Sony acredita mesmo no conceito de gerações, tanto é que ela vai fazer o que sempre fez nos 25 anos de história do Playstation. Os jogos nos primeiros anos serão cross-gen e depois serão exclusivos next-gen.
A diferença é o seguinte:
A Sony deu a entender que não sustentaria a atual geração por muito tempo.
A Microsoft deu a entender que sustentaria a atual geração por muito tempo.
No fim das contas, ambas as empresas vão praticar o oposto do que sugeriram e fazer o que sempre foi feito nessa indústria sem reinventar a roda.
Isso é verdade! Mas isso ocorre em todas as gerações! Sempre há uma transição! Agora vamos ver o quão longa será essa "transição"!
Pegue o filme mais custoso da Netflix e compare com Vingadores e terá sua respostas.
Gamepass = Netflix / Vingadores = modelo de jogos AAA
Impossível para a Netflix manter lançamento nem que seja trimestral de filmes como Vingadores.
Excelente analogia!
Na semana passada fiquei fazendo conta de padaria com isso. Esses modelos só funcionam com escala. Então vamos lá.
- O ps4 tem uma base instalada de +100milhões.
- O maior bestseller da sony foi Uncharted 4 com 18 milhões vendidas. Sabemos que isso é ao longo de anos, então não foi preço cheio e tem quer retirar os custos da mídia física. Digamos que cada jogo rendeu, em média, uns 35usd. Então isso dá uns 640 milhões.
- A Sony uns 2 jogos nesse nível por ano. Então seriam 1.3bi
Agora a escala entra. Se ela conseguir 1/3 da base em assintura, pagando 120 usd por ano. Seria 33 mi * 120 ~= 4bi USD por ano. Tira o 1.3 dos jogos bluckbusters e sobra 2.7 bi para ela licenciar os outros jogos e produzir jogos mais baratos. Não acho que ela gaste mais de 1 bi em licenciamento e 700 milhões produz bons 7 jogos ao custo de 100 mi, o que não é pouco. Ou seja, ainda sobraria 1 bi de lucro.
Seu cálculo tem apenas um erro! A maior parte do lucro da Sony não vem dos seus jogos First Party, apesar de renderem muito dinheiro!
Disparado,
a maior parte do lucro da Sony (e de quase todas as empresas de consoles na história) vem de royalties das vendas dos jogos Third Party (aqui incluídos DLC's e microtransações)!
A Sony leva 30% de tudo que é vendido para a plataforma! Esse é o modelo tradicional que vigora desde o início na indústria de consoles!
Para o serviço de subscrição substituir o modelo tradicional, tem que demonstrar que ele tem potencial de gerar mais grana que o modelo tradicional! E é isso que o Jim Ryan não acredita!
Segue alguns artigos do Mário que tem uma visão pessimista do tema.
0 0 votesAvalie o nosso artigo Até agora sempre se falou que os serviços de subscrição não rendem dinheiro suficiente para pagar os custos de produção dos videojogos, mas isso sempre foi baseado em meras palavras. Agora, pela primeira vez, e após algum estudo, podemos prova-lo com números. Desde...
www.pcmanias.com
0 0 votesAvalie o nosso artigo O modelo do Netflix é o desejado. Mas o que se pretende é utópico, e mesmo o Netflix atualmente corre riscos que no passado não existiam. Quando o conceito do Netflix apareceu todos gostaram da ideia. Pagar um valor mensal reduzido para se ter acesso a centenas ou...
www.pcmanias.com
0 0 votesAvalie o nosso artigo As frases de Aaron Greenberg vem bater certo com aquilo que vimos a dizer há anos sobre os lucros do Gamepass. Mas continuamos a insistir, Greenberg não refere tudo e o Gamepass dará mesmo prejuizo. Há certas coisas que são evidentes. E uma delas é que sem ovos não...
www.pcmanias.com
0 0 votesAvalie o nosso artigo Apesar de enormes semelhanças entre os serviços o contraste com o Gamepass acaba por ser gigante. E o motivo é passa pela diferença entre eles, uma vez que o PSnow elimina todas as questões sobre o serviço ser sustentável, ao não colocar os exclusivos Playstation...
www.pcmanias.com