[TÓPICO OFICIAL] Polaris - a próxima geração de GPUs da AMD

14352398_979025455539149_789725043236904545_o.jpg

Minha querida!:wub: único descontentamento é o logo invertido, minha mulher olhou e perguntou:

- Eii... pq vc colocou sua placa de cabeça pra baixo?

hahah

Porque ela é do capeta, obviamente! :melior3:
 
3GB ainda é muito.
O techpowerup garante
Apesar de alguns fazer de conta que não, essa é a realidade.

"As for the 4GB R9 290 vs. 8GB R9 390 comparison, there was nothing to see here. Most games didn’t consume more than 4GBs of VRAM, but there were cases such as in Assassin's Creed Syndicate where with almost 5GBs of memory usage, there was still not a single frame difference. Moreover, in this Assassin's Creed Syndicate example the 290 and 390 were good for just 26fps on average, so clearly the quality settings will need to be reduced for achieving playable performance and consequently memory use will drop."
 
14352398_979025455539149_789725043236904545_o.jpg

Minha querida!:wub: único descontentamento é o logo invertido, minha mulher olhou e perguntou:

- Eii... pq vc colocou sua placa de cabeça pra baixo?

hahah

Que mancada da powercolor esse logo invertido.:chan:
 
Apesar de alguns fazer de conta que não, essa é a realidade.

"As for the 4GB R9 290 vs. 8GB R9 390 comparison, there was nothing to see here. Most games didn’t consume more than 4GBs of VRAM, but there were cases such as in Assassin's Creed Syndicate where with almost 5GBs of memory usage, there was still not a single frame difference. Moreover, in this Assassin's Creed Syndicate example the 290 and 390 were good for just 26fps on average, so clearly the quality settings will need to be reduced for achieving playable performance and consequently memory use will drop."
Era sarcasmo. O @L... e a gente tava vendo os FCAT mais cedo ontem.
https://www.computerbase.de/2016-09/grafikkarten-speicher-vram-test/

index.php
index.php

O digitalfoundry, q tb usa captura e analise com ferramenta propria, tb percebeu q em dx11 o driver da nvidia ainda dá uma gambi, diminuindo o desempenho medio em favor dum delivery mais suave.
Mas em dx12 é o game q gerencia a memoria.
 
Gigabyte RX 480 finalmente deus as caras num review.
Todas as placas tao quase iguais pq parece que nao dá overclock mesmo no ar.
So asus e powercolor q usaram um cooler mais caro e só.
http://lab501.ro/placi-video/review-gigabyte-radeon-rx-480-g1-gaming-8g/5

SubCapota-01-1.jpg
 
@Leon-BR

Na verdade, de acordo com a TechPowerUp, por exemplo, o ganho da 1070 em relação à RX480 Gaming X é de 44%.

Acabei optando por ela também por ela servir relativamente bem pro Oculus Rift em simuladores de corrida. Tenho um amigo com um Oculus e uma 1070, e está tudo perfeito até o momento. A RX480 não serviria pra isso. Tinha cogitado aguardar a RX490, mas como a expectativa da AMD é H1/2017, é bem provável que só veremos essas 490 aqui no BR em setembro do ano que vem. Mais um ano com a 7970 não ia dar.

E lááááá no fundo fica aquela esperança (ou sonho) que a nVidia passe a dar suporte ao Freesync via driver... Acho meio impossível, já que a tecnologia se chama "AMD Freesync", mas como o padrão está se universalizando, tem custo mais baixo, e teoricamente pode ser implementado por driver...

Mas lembre-se que a grande maioria dos jogos testados no TPU são executados em DX11. O único que era testado em DX12 era o RoTR, que ainda dá clara vantagem para a nVidia e só agora incluíram o teste do DOOM no Vulkan, ou seja, essa porcentagem sem dúvida será menor quando começarem a sair jogos em massa com DX12/Vulkan.

Por que a 480 não serviria para rodar o Oculus em simuladores de corrida? Se até a 1060, que é pouquíssima coisa mais forte em DX11, já é considerada uma placa VR Ready para a nVidia, por que a 480 não seria? A não ser que tu esteja falando única e exclusivamente do Project Cars, aí realmente a vantagem da nVidia nesse aplicativo é incontestável. Quanto à 490, eu lembro de ter lido rumores de que ela seria lançada ainda no primeiro trimestre ou quadrimestre do ano que vem, ou seja, em Abril no mais tardar; logo, é esperado que essa placa chegasse antes de Setembro. "Mais um ano com a 7970 não ia dar"? Imagina pra mim que estou com uma 750 Ti desde Junho do ano passado? Se eu tivesse uma 7970, e não ligasse pro consumo dela, eu só iria trocá-la ano que vem, pela Vega ou por uma sucessora da 480! Acredito que essa teria sido a mesma posição do @LeandroHunter se a 7970 dele não tivesse ido dessa pra pior...

Olha, eu até acredito que a nVadia será forçada a implementar o Adaptive Sync (que é gratuito, livre de pagamento de royalties) mais cedo ou mais tarde, pois eles não vão conseguir convencer os fabricantes de TV a usarem o G-Sync nem aqui, nem na China, mas quando que isso vai acontecer? Não sei, mas eu só volto a usar placas da verdinha quando ela decidir fazê-lo (mesmo que não tenha pretensão de usufruir do Freesync à curto e médio prazo); até poderia ir de 1070, mas o preço é proibitivo demais para um produto que se deprecia muito rápido, que não evolui em performance com o tempo e que será mortificado ano que vem com o surgimento dos chips baseados na arquitetura Volta. Pagar R$ 2K ou mais numa placa tapa-buraco definitivamente não faz parte do meu perfil...

Todo mundo desistindo e pagando o boleto da FTW.
Indecisao.

Todo mundo, exceto aqueles que não tem condições de bancar R$ 2K à vista e que jamais chamariam isso de "custo x benefício" :feelbad:

Falouws :cool:
 
Eu paguei a FTW mas o bolso não agradece. A placa não tem CxB, talvez com as quedas agora abaixo dos 2K pode ser negócio, mas acima disto, nunca.

MAS eu estava sem VGA, então ou continuava sem, ou pegava alguma boa e jogava. Optei pela segunda opção.
 
Eu paguei a FTW mas o bolso não agradece. A placa não tem CxB, talvez com as quedas agora abaixo dos 2K pode ser negócio, mas acima disto, nunca.

MAS eu estava sem VGA, então ou continuava sem, ou pegava alguma boa e jogava. Optei pela segunda opção.

Tinha uma terceira, optar por adquirir um quebra-galho, como acabei fazendo ano passado quando tive que me desfazer da 270X por problemas de artefatos. Na época, paguei caro nessa 750 Ti, mas ou era isso ou ficaria sem jogar por um bom tempo e eu não queria abrir mão de aproveitar o MGSV que estava pensando em adquirir :feelbad:

Falouws :cool:
 
@_EagleMan_

Pois é, notei isso. Ocorre que no meu caso (simuladores de corrida), eles são DX11, e não existirá migração para DX12 tão cedo (pra ter ideia, o iRacing ainda suporta DX9, e acabou de implementar o DX11 no início desse ano...). Então acaba que esses 45% são mais "fiéis", nessa situação.

Tanto a 1060, quanto a 480, quanto a 970 não se comportam bem nos simuladores de corridas em VR (inclui aqui a 290/390/390X tb). Muitas quedas pra baixo de 90fps, "resolução" bem prejudicada (PPD - pixels per display tem que ser bem reduzido), e isso acaba gerando uma experiência ruim. Sim, dá pra reduzir um monte de coisa, mas não fica ideal. A maioria do pessoal ou usa uma 980Ti, ou está migrando para 1070/1080. Me refiro especificamente aqui ao iRacing e ao Assetto Corsa.

Sobre o lançamento da 490, a AMD anunciou que será no H1. Ou seja: first half. Se a previsão fosse primeiro trimestre, certamente o anúncio seria Q1, e não H1. E, assim, como pudemos ver com a RX480, que foi lançada no "H1", estamos na metade de setembro e ainda sem as placas. Espero que esteja errado, mas eu não criaria muita esperança de ver o Vega antes de junho lá fora.

Sobre o upgrade, acho que cada caso é um caso. Como eu corro em equipe, etc, a 7970 já está "peidando" pra segurar 144hz nas pistas novas. Em Le Mans e Nurburgring existem pontos em que havia quedas para 70fps, mesmo com a maioria dos gráficos em Medio e Low. Com a promoção, não quis aguardar, e optei por aproveitar a oportunidade - mesmo tendo um monitor com Freesync.

Concordo sobre a crítica ao "custo/benefício", tanto que até fiz uma piada sobre isso no meu post anterior. É meio "idiota" citar isso quando se fala de um produto que custa dois mil reais, mas considerando que a alternativa custa R$1.500, só aí que se faz as contas de ganho de performance/aumento de custo. Saudades de quando essas mids boas custavam 700 reais...
 
Mas lembre-se que a grande maioria dos jogos testados no TPU são executados em DX11. O único que era testado em DX12 era o RoTR, que ainda dá clara vantagem para a nVidia e só agora incluíram o teste do DOOM no Vulkan, ou seja, essa porcentagem sem dúvida será menor quando começarem a sair jogos em massa com DX12/Vulkan.

Por que a 480 não serviria para rodar o Oculus em simuladores de corrida? Se até a 1060, que é pouquíssima coisa mais forte em DX11, já é considerada uma placa VR Ready para a nVidia, por que a 480 não seria? A não ser que tu esteja falando única e exclusivamente do Project Cars, aí realmente a vantagem da nVidia nesse aplicativo é incontestável. Quanto à 490, eu lembro de ter lido rumores de que ela seria lançada ainda no primeiro trimestre ou quadrimestre do ano que vem, ou seja, em Abril no mais tardar; logo, é esperado que essa placa chegasse antes de Setembro. "Mais um ano com a 7970 não ia dar"? Imagina pra mim que estou com uma 750 Ti desde Junho do ano passado? Se eu tivesse uma 7970, e não ligasse pro consumo dela, eu só iria trocá-la ano que vem, pela Vega ou por uma sucessora da 480! Acredito que essa teria sido a mesma posição do @LeandroHunter se a 7970 dele não tivesse ido dessa pra pior...

Olha, eu até acredito que a nVadia será forçada a implementar o Adaptive Sync (que é gratuito, livre de pagamento de royalties) mais cedo ou mais tarde, pois eles não vão conseguir convencer os fabricantes de TV a usarem o G-Sync nem aqui, nem na China, mas quando que isso vai acontecer? Não sei, mas eu só volto a usar placas da verdinha quando ela decidir fazê-lo (mesmo que não tenha pretensão de usufruir do Freesync à curto e médio prazo); até poderia ir de 1070, mas o preço é proibitivo demais para um produto que se deprecia muito rápido, que não evolui em performance com o tempo e que será mortificado ano que vem com o surgimento dos chips baseados na arquitetura Volta. Pagar R$ 2K ou mais numa placa tapa-buraco definitivamente não faz parte do meu perfil...


Todo mundo, exceto aqueles que não tem condições de bancar R$ 2K à vista e que jamais chamariam isso de "custo x benefício" :feelbad:

Falouws :cool:
É q em testes com bastante game nao atual como techpowerup a gtx 1070 eh mais de 40% mais rapida.
Dai tava 1800 a galax a 1900 a ftw com um ano a mais de garantia e um chorinho de over a mais.
Levando em conta a rx 480 por 1300 no preço esperado no topico para uma custom nao seria justo?
Já em outros trechos de outros games o desempenho desaparece.
perfrel_1920_1080.png


GTX-1060-REVIEW-79.jpg
 
Gigabyte RX 480 finalmente deus as caras num review.
Todas as placas tao quase iguais pq parece que nao dá overclock mesmo no ar.
So asus e powercolor q usaram um cooler mais caro e só.
http://lab501.ro/placi-video/review-gigabyte-radeon-rx-480-g1-gaming-8g/5

SubCapota-01-1.jpg

Gigabyte demorou tanto para lançar isso aí?

Refrigeração bem fraca, tem melhores lançadas a mais tempo.

Quanto ao over, isso nada tem a ver com a refrigeração, o problema é o bloqueio que a AMD colocou para aumento de Vcore, pra ver o quanto uma placa dessas aguenta (MHz vs temps) só vendo over de users, na base do bios mod mesmo.
 
Tinha uma terceira, optar por adquirir um quebra-galho, como acabei fazendo ano passado quando tive que me desfazer da 270X por problemas de artefatos. Na época, paguei caro nessa 750 Ti, mas ou era isso ou ficaria sem jogar por um bom tempo e eu não queria abrir mão de aproveitar o MGSV que estava pensando em adquirir :feelbad:

Falouws :cool:

Alternativa inválida dada a situação: poderia arriscar e pegar uma nova.

Temporária seria, no meu caso, jogar dinheiro fora. Aí não rola.
 
e esses preços aí da 480? Tava achando 1060 até por 1150 na pichau, desse jeito vou ter ir que de nvidia mesmo
 
e esses preços aí da 480? Tava achando 1060 até por 1150 na pichau, desse jeito vou ter ir que de nvidia mesmo
Se conferir la fora do Brasil, a nvidia ta com preços mais baixos que amd nessa disputa entre 480 e 1060, mesmo sendo 6gb já se encontra na newegg por ex, preço melhor na 1060, tem que vir uma resposta da vermelhinha
 
No final de semana falei sobre a RX480 modelo referencia com uma adaptação para WC.

Segue imagens da RX "adaptada":


T4kmx

1ufgD

LLRiL


Estou utilizando um WC H55 Corsair para o GPU_CORE e um AF120 para resfriar as VRAM, inicialmente utilizando os dissipadores originais da placa.
Breve irei adicionar esses dissipadores aqui http://produto.mercadolivre.com.br/...e-para-vga-memoria-8-pecas-placa-de-video-_JM

Configurações

1370 Clock (1125 mV)
2200 MHz (1150 mV)

Temperaturas em anexo nas imagens!

Tentei fazer uma custom, acho que deu certo!
nao apareceu foto nenhuma.
 
@Leon-BR

Na verdade, de acordo com a TechPowerUp, por exemplo, o ganho da 1070 em relação à RX480 Gaming X é de 44%.

Usei da mesma lógica do @kili , e acabei por pegar uma 1070 FTW por R$1960 (Frete Ninja. Vamos ver se funciona.). Comprei um monitor 144hz com Freesync pensando em ficar na AMD. Mas com a 1070 por R$1.900, e as parcas 480 custom aqui por 1.400-1.500, o custo/benefício pendeu pra 1070. Claro que soa meio retardado falar em "custo benefício" ao lado de "placa de vídeo por R$1.900", mas enfim...

Acabei optando por ela também por ela servir relativamente bem pro Oculus Rift em simuladores de corrida. Tenho um amigo com um Oculus e uma 1070, e está tudo perfeito até o momento. A RX480 não serviria pra isso. Tinha cogitado aguardar a RX490, mas como a expectativa da AMD é H1/2017, é bem provável que só veremos essas 490 aqui no BR em setembro do ano que vem. Mais um ano com a 7970 não ia dar. E também, se era pra "trair" a AMD, não seria com a 1060 por R$1.000, por mais tentador que aquilo tenha sido. Aí seria pra resolver a questão futura do Rift e garantir os 144hz na maioria das situações, mesmo sem o Freesync.

E lááááá no fundo fica aquela esperança (ou sonho) que a nVidia passe a dar suporte ao Freesync via driver... Acho meio impossível, já que a tecnologia se chama "AMD Freesync", mas como o padrão está se universalizando, tem custo mais baixo, e teoricamente pode ser implementado por driver...

mais a amd informou que e uma placa de ENTRADA.
a nvdia tem muito mais parceiros que a amd aqui na HUE.
 
Se conferir la fora do Brasil, a nvidia ta com preços mais baixos que amd nessa disputa entre 480 e 1060, mesmo sendo 6gb já se encontra na newegg por ex, preço melhor na 1060, tem que vir uma resposta da vermelhinha

Aqui só tem 1060 mais barata de marca lixão:

https://www.overclockers.co.uk/ocuk...ddr5-pci-express-graphics-card-gx-21e-ok.html
O lixão aqui tem 2 anos de garantia.


https://www.overclockers.co.uk/xfx-...s-graphics-card-with-backplate-gx-23b-xf.html

Qualquer marca mais conhecida sai um pouco mais cara, mesmo que seja uma Palit.
 
@_EagleMan_

Pois é, notei isso. Ocorre que no meu caso (simuladores de corrida), eles são DX11, e não existirá migração para DX12 tão cedo (pra ter ideia, o iRacing ainda suporta DX9, e acabou de implementar o DX11 no início desse ano...). Então acaba que esses 45% são mais "fiéis", nessa situação.

Tanto a 1060, quanto a 480, quanto a 970 não se comportam bem nos simuladores de corridas em VR (inclui aqui a 290/390/390X tb). Muitas quedas pra baixo de 90fps, "resolução" bem prejudicada (PPD - pixels per display tem que ser bem reduzido), e isso acaba gerando uma experiência ruim. Sim, dá pra reduzir um monte de coisa, mas não fica ideal. A maioria do pessoal ou usa uma 980Ti, ou está migrando para 1070/1080. Me refiro especificamente aqui ao iRacing e ao Assetto Corsa.

Sobre o lançamento da 490, a AMD anunciou que será no H1. Ou seja: first half. Se a previsão fosse primeiro trimestre, certamente o anúncio seria Q1, e não H1. E, assim, como pudemos ver com a RX480, que foi lançada no "H1", estamos na metade de setembro e ainda sem as placas. Espero que esteja errado, mas eu não criaria muita esperança de ver o Vega antes de junho lá fora.

Sobre o upgrade, acho que cada caso é um caso. Como eu corro em equipe, etc, a 7970 já está "peidando" pra segurar 144hz nas pistas novas. Em Le Mans e Nurburgring existem pontos em que havia quedas para 70fps, mesmo com a maioria dos gráficos em Medio e Low. Com a promoção, não quis aguardar, e optei por aproveitar a oportunidade - mesmo tendo um monitor com Freesync.

Concordo sobre a crítica ao "custo/benefício", tanto que até fiz uma piada sobre isso no meu post anterior. É meio "idiota" citar isso quando se fala de um produto que custa dois mil reais, mas considerando que a alternativa custa R$1.500, só aí que se faz as contas de ganho de performance/aumento de custo. Saudades de quando essas mids boas custavam 700 reais...

É, se a intenção é jogar games em DX11, com alta taxa de frames, aí teria que partir para algo mais potente como a 1070 mesmo.

Eu acho que eles falaram H1 para não prometerem pro Q1 e depois não conseguirem cumprir. De todo jeito, é no primeiro semestre do ano que vem, pode chegar em Janeiro, Fevereiro, como pode chegar em Junho, mas pra quem precisa de algo pro já não pode depender de um prazo tão longo realmente...

No meu caso, mesmo considerando que a 1070 vence a 480 na relação performance adicional x custo de aquisição adicional (pelo menos na atual conjuntura brasileira), não compensa pagar R$ 19xx num produto que se desvaloriza muito rápido e que ano que vem já será substituído por algo pelo menos 20-30% mais potente; mesmo podendo pagar, recuso-me a fazê-lo (se fosse uns R$ 18xx parcelado, até que poderia pensar, mas acima disso sem a menor condição). É claro que estou incomodado com o fato de não poder jogar em 1080p acima do low na grande maioria dos jogos mais recentes (e pesados), mas não estou morrendo por causa disso; aguentarei o tempo que for necessário para que a oferta aumente e os preços reduzam, mas no meu PC só entra Polaris (ou Vega, quem sabe).

É q em testes com bastante game nao atual como techpowerup a gtx 1070 eh mais de 40% mais rapida.
Dai tava 1800 a galax a 1900 a ftw com um ano a mais de garantia e um chorinho de over a mais.
Levando em conta a rx 480 por 1300 no preço esperado no topico para uma custom nao seria justo?
Já em outros trechos de outros games o desempenho desaparece.
perfrel_1920_1080.png


GTX-1060-REVIEW-79.jpg

Rapaz, se vale ou não pagar essa diferença depende da consciência de cada um, mas eu particularmente acho que R$ 500-600 não caem do céu e que investir esse valor (à vista) para adquirir um produto mais potente, mas que essa poder adicional não me teria serventia alguma (já que a 480 já dá conta do recado em 1080p, que é a resolução na qual jogo e que ainda permanecerei com ela por um bom tempo), não é a melhor opção no momento de crise em que vivemos. Se já me falta dinheiro pra comprar jogos no dia do lançamento, ainda mais depois do aumento exorbitante que sofreram esse ano, por que eu pagaria mais caro numa 1070? Pra ficar de enfeite? Pra rejogar games antigos? Definitivamente, pra mim, não faz o menor sentido.

Falouws :cool:
 
Aquela sapphire 480 nitro+ ta 1.460$R na ter.abyte , se baixar uns 200 reais pego ela semana que vem, mesmo sem conhecer a marca, ela parece ser boa de refrigeração.
 
nao apareceu foto nenhuma.
 


mais a amd informou que e uma placa de ENTRADA.
a nvdia tem muito mais parceiros que a amd aqui na HUE.
4kALko1.jpg

Qejc9N9.jpg

16JMEib.jpg


Postei novamente as fotos!
 
Eu paguei a FTW mas o bolso não agradece. A placa não tem CxB, talvez com as quedas agora abaixo dos 2K pode ser negócio, mas acima disto, nunca.

MAS eu estava sem VGA, então ou continuava sem, ou pegava alguma boa e jogava. Optei pela segunda opção.

Vc pegou a FTW com um preço diferente ne? Ok! Mesmo assim se tivesse comprado agora seria crucificado.

Se ainda não entendeu é simples!

Aqui se pegar uma placa que custa 30% a mais e tem quase 45% a mais de força ainda é um desmiolado, claro! pois não é da empresa amada e a placa que querem que o sujeito pegue.

Agora ja dizem que 1900 é muita grana ... mas se a AMD lançar um VGA que custa 30% a mais da RX480 e performa 45% melhor, ai ela será endeusada por aqui no tópico. E pagar 2K nessa placa é natural e completamente lúcido.
Fantástico!
 
Vc pegou a FTW com um preço diferente ne? Ok! Mesmo assim se tivesse comprado agora seria crucificado.

Se ainda não entendeu é simples!

Aqui se pegar uma placa que custa 30% a mais e tem quase 45% a mais de força ainda é um desmiolado, claro! pois não é da empresa amada e a placa que querem que o sujeito pegue.

Agora ja dizem que 1900 é muita grana ... mas se a AMD lançar um VGA que custa 30% a mais da RX480 e performa 45% melhor, ai ela será endeusada por aqui no tópico. E pagar 2K nessa placa é natural e completamente lúcido.
Fantástico!
Bingo!!

Se ve a fumaça desse incendio de longe..

:haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo