Sim, existe, mas envolve o risco de você inutilizar a VGA em caso de queda de energia ou instabilidade do PC no momento do procedimento. Existe uma forma de recuperá-la, mas você precisa ter uma VGA secundária para tal, seja o IGP da CPU ou uma placa dedicada secundária (caso a sua placa-mãe possua 2 slots PCI-E 16x).
Por conta da instabilidade que sua 370 está apresentando, acho arriscado realizar o procedimento, mas caso queira fazê-lo mesmo assim (por sua conta e risco, diga-se de passagem), o ideal seria fazer uma cópia dupla da BIOS original da VGA, para que você possa editar um dos arquivos e deixar a outra cópia original de reserva, no caso de ocorrer algum problema.
Você vai precisar do
VBE 7 para realizar a edição da BIOS (foi o que eu usei pra editar a BIOS da minha ex 270X), e do
ATI Winflash, para dar o flash propriamente dito. Eu recomendo alterar tanto o perfil 2D acelerado quanto o 3D, pois não tem como saber qual é o perfil que os jogos estão de fato usando (já que uns dão pau e outros funcionam de boa).
PS: eu só acho estranho o fato dos jogos não estarem reconhecendo a limitação de clock imposta pelo Afterburner. Como ele trabalha exclusivamente com o perfil 3D, e considerando que os jogos utilizem com exclusividade esse perfil, era para eles rodarem a placa com os clocks que você estipulou, mas pelo visto alguns títulos fogem dessa regra. Tu tentou fazer o underclock dentro do Crimson, pra ver se o efeito dá no mesmo?
Não recomendo fazer isso por experiência própria: inventei de baixar e flashear uma BIOS da minha MSI disponível lá no site do TPU, que dizia ter as mesmas especificações da minha placa (incluindo dados da VRAM) e, depois do flash, a placa não dava mais boot... Sorte minha que ela tinha dual BIOS e que eu tinha feito a cópia da firmware original de cada ROM, pois senão estava lascado...
R$ 1200 parcelado. Ele não quer necessariamente a 470, mas a melhor placa que ele puder comprar dentro desse orçamento. Até ontem era o modelo da Asus RX 470 que citei.
Falouws