O problema maior não são os jogos atuais, onde alguns (bizarros) já apresentam consumo exagerado, mas os de amanhã, ou seja, não dá pra saber se eles continuarão exigindo até 4GB de VRAM para jogarem bem em 1080p high/ultra ou se precisarão mais do que isso (o que é bastante provável, ainda mais depois da chegada do Scorpio).
A questão da VRAM se resume à 2 aspectos: com qual qualidade você pretende jogar e quanto tempo você pretende ficar com a placa. Se você pode fazer o upgrade assim que sentir a necessidade, então adquirir uma placa com 4, 6 ou 8GB é meio que indiferente. Porém, se você não costuma fazer upgrades com frequência e quer ficar com essa placa por 3 anos ou mais, independente de precisar ou não fazer sacrifícios na qualidade gráfica, então é melhor mirar no modelo com 8GB por questões de segurança. A única forma de fazer upgrade na VRAM é por meio da troca da VGA por uma que possua maior capacidade, então no que diz respeito a esse recurso,
é melhor prevenir que remediar
Falouws
Então, ja havia refletido sobre esses aspectos porém cheguei a algumas conclusões: (pelo menos, aparentemente, essa será a logica adotada assim como na geração passada)
1 - Mesmo daqui um ano, a quantidade de VGAs com menos de 8 GB será predominante. (Ou seja, ninguém vai desenvolver jogo para minoria, por razões mercadológicas - Claro que sempre vai ter um Mirrors Edge da vida)
2 - Os jogos multiplataformas(pelo menos no Ambito da Sony) Continuarão sendo lançados para PS4 normal e PS4 Pro, portanto, por enquanto estiver saindo jogo para ambos, as VGAs de 4 gb darão conta do recado (ps4 comum vai ajudar a manter as specs mais acessíveis) -> (Apesar que vale uma ressalva: O MAXIMO utilizável de ram para VRAM no ps4 pro é de 4.5 gb) Porém acho que só os exclusivos irão Ousar testar esse limite, os multiplataforma acredito que ficarão até os 4gb.
3 - Xbox Scorpio Vai ser FORTE. Essas VGAs (rx séries e a 1060) não irão acompanhá-lo a não ser nos Multiplataformas que poderão sair para PS4 PRO e Scorpio.
Claro que há muito mais detalhes para se por na mesa mas essencialmente é nisso que acredito
-> AQUI é mais "especulação" mesmo, é aquele achismo baseado nas info's que colhi.
Claro que uma RX 480 de 8gb fica um pouco a prova de Ports mal feitos tanto pela parte da memória quanto pelo processamento! (imho)
AH! Uma Observação que fiz é que jogos como BF1 e TitanFall 2 estão pedindo NO PC uma config aproximadamente 25% a 30% mais forte (em processamento) para rodar os jogos em config que fique "similar" ao que será no PS4 Pro.
(acho que era isso...li tanta coisa hoje que estou meio confuso).
Até porque Sabemos que quase nenhum Port até agora saiu "redondo", numa escala de 1:1. O PC sempre tem que suar mais pra rodar, seja por port não otimizado ou pelo peso do WIN/outras coisas.
Sò Olhar o Forza Horizon 3. Xbox One é legal mas poxa, é uma config BEM MODESTA, deveria rodar Fácil nos PCs e olha a GIROMBA que o PC está tomando.
Mafia 3 pelo menos é lançamento marcado pra PS4 . Forza nasceu p rodar numa máquina com 1.3 Tflops somente!
No final acho que concordamos, a não ser pela parte do Scorpio o qual eu realmente não tenho muita esperança de rodar nada no nível dele com as VGA's de agora (exceto 1070 e 1080).
Scorpio DEVE estar sendo desenvolvido com uma GPU VEGA. Uma polaris eu ACHO (só acho) que seria inviável por causa do TDP.
O PS4 PRO com seus 300w de TDP eu ja acho que corre risco de ter váarias "3 red light/yelow ring of death" com sua Polaris (RX 480 com downclock) com 4.2 Tflop.
Pegar a mesma arquitetura e tacar 6.2 Tflop vai jogar o TDP na Lua igual aqueles FX 9590.
PS: Meu "hábito" é de dar upgrade a cada 3 anos em Média, nem que seja só a VGA.