É, não dá. Se rolasse desconto à vista eu pegava.
Galera, tenho uma RX 460, modelo SAPPHIRE Radeon™ RX 460 2G D5 OC.
A placa tem 7 níveis de escalonamento da frequência da GPU, sendo o clock padrão 1090 MHz e máximo em 1210 MHz Boost Engine Clock (frescura).
Comei a notar que no Linux a placa não estava escalonando adequadamente, permanecendo em frequências médias mesmo quando a GPU é exigida no máximo, como rodando unigine-heaven. No jogo que costumo jogar (Xonotic, com algumas modificações para velocidade dos jogadores), com o vsync ligado o uso de GPU fica em 60%, porém com a placa operando em uma frequência bem baixa (níveis 2 e 3). O jogo não fica fluído, com algumas pequenas travadinhas. Monitorei, e vi que o momento de variação no FPS corresponde ao momento de queda na frequência da GPU. Ocorre que depois de algum tempo de uso, creio que umas 2 horas, do nada a frequência se fixa automaticamente no máximo, sem que nenhuma configuração seja alterada, e mesmo quando a GPU não é demandada. O jogo fica fluído, indicando um uso de GPU entre 15 e 25%, com temperatura relativamente alta (50 a 56 graus) jogando. O sistema roda redondo, mas basta reiniciar para que volte ao estágio inicial.
Pensei que pudesse ser um problema de driver no Linux, mas entrei no Windows e vi que ocorre a mesma coisa. A GPU raramente chega na frequência máxima, mesmo aplicativos que exigem muito processamento (unigine-heaven). Não fiquei no Windows tempo suficiente para ver se depois de um tempo de uso a frequência muda automaticamente para o máximo. Mexi nas configurações através do aplicativo da AMD, pelo MSI Afterburner, mas o resultado é sempre o mesmo.
Todos os drivers estão atualizados, e a uefi da placa mãe também.
Alguém pode dar uma luz?
Não sei se é o caso no Linux, mas no windows a RX 480 só trava na frequência máxima se você aumentar o power limit em uns 10 a 20% pode ser esse o caso. Nunca monitorei, mas acho que quando utilizar o v-sync a VGA não vai trabalhar na frequência máxima mesmo, tente jogar com ele desativado e veja o que acontece.
Com o vsync desligado, no Linux, o jogo roda redondo, porém com um consumo relativamente alto de CPU (de 95 a 100%) limitando o FPS em 180. Sem limitação de FPS, fica em 100% de uso de CPU o tempo todo. O jogo não é otimizado, e usa apenas um núcleo.
Pelo que entendi, no Windows, o power limit é apenas o limite da corrente de energia para a GPU, sem alterar a frequência máxima. É isso?