[TÓPICO OFICIAL] Polaris - a próxima geração de GPUs da AMD

Rapaz, aqui o VSR ativa numa boa, mas uso HDMI numa TV que não suporta Freesync. Só mexi no toogle lá e pude mudar a resolução dentro do jogo até 4K.

Quanto ao clock, sim, ele varia bastante quando a placa está em idle, mas você pode remediar isso marcando a opção Eficiência Energética nas configurações globais do Crimson que isso ameniza drasticamente. O único contra é que isso pode acabar limitando a estabilidade do clock máximo na tua placa, ou seja, ao invés dela cravar em 1303 MHz, ela vai ficar oscilando, mas até que ponto isso afeta a performance eu já não sei.

Vou dar mais uma mexidas aqui, o que estava mais me intrigando e essa mudança brusca do clock msm.
Em relação ao VSR vou trocar de cabos para. ver
Vlw
 
Valeu, só foi fazer isso que a temperatura caiu.
Agora só to com uma duvida, mas não sei se é relacionada a placa de video, mas eu to ouvindo um barulho como se fosse um ''grilo'', dentro do PC, alguém faz ideia do que pode ser?

Coil whine, fi. Bem vindo ao clube... :feelbad:

Falouws :cool:
 
Coil whine, fi. Bem vindo ao clube... :feelbad:

Falouws :cool:
Isso é prejudicial? Porque é bem randomico na verdade, fica por um tempinho e para por um período, mas isso apresenta algum risco?
 
Acredito que não seja isso, estou um cabo display port também (que veio no aoc sniper) e ative e funciona normal. Esse cabo acompanhou o seu LG ou vc comprou pro fora?
Testa com DVI ou HDMI, pra ver.
Não veio com o monitor, é genérico msm, esses do ml. Vou tentar colocar HDMI para ver se ativa. O problema é que eu já joguei um pouco com o DP que faz os 75hz nativos do monitor mais o freesync, que por sinal achei animal fica muito bom os games. O HDMI não faz os 75hz e nem freesync. so o DP msm.
 
Valeu, só foi fazer isso que a temperatura caiu.
Agora só to com uma duvida, mas não sei se é relacionada a placa de video, mas eu to ouvindo um barulho como se fosse um ''grilo'', dentro do PC, alguém faz ideia do que pode ser?
Aqui ainda nao notei isso, vou ficar de olho.
 
Isso é prejudicial? Porque é bem randomico na verdade, fica por um tempinho e para por um período, mas isso apresenta algum risco?

Coil whine não é prejudicial, é um barulho emitido naturalmente pela ressonância dos indutores que fazem parte do VRM da placa. Esse barulho pode ser mais ou menos intenso dependendo da carga e da qualidade dos componentes e algumas placas até nem tem isso, mas não é todo mundo que tem essa sorte, eu incluso :feelbad:

Você percebe esse barulho quando teu PC está rodando algum jogo? Se sim, bota o ouvido perto da placa pra ver se o barulho vem dela mesmo, pois pode ser que venha da fonte também. Aqui tenho coil whine na fonte, na antiga 750 TI que usava (e que descobri que tinha só quando me desfiz dela) e agora na GTR. Por sorte, o da GTR é audível, mas não tão intenso, não chegando a incomodar, mas parece que tem um jeito de se livrar desse barulho:



Falouws :cool:
 
Não veio com o monitor, é genérico msm, esses do ml. Vou tentar colocar HDMI para ver se ativa. O problema é que eu já joguei um pouco com o DP que faz os 75hz nativos do monitor mais o freesync, que por sinal achei animal fica muito bom os games. O HDMI não faz os 75hz e nem freesync. so o DP msm.

To ligado, mas troca só pra testar, se o VSR funfar com o HDMI é o cabo DP.

E se for, já compra um no Cirilo cabos (de boa qualidade kkk)
 
A placa chegou, mas não pude testar nenhum jogo pesado porque não tenho baixado aqui e a net é lenta.
mas pude jogar OW aqui com o monitor de 144hz e é muito bom :mondie:
Na qualidade ultra eu consigo 110 fps constantes se eu limitar e oscilações entre 90~146 caso eu não limite.
Fiquei satisfeito só com isso, agora é testar os novos jogos.
Só reparei algo estranho, se eu bato o pé no chão próximo do gabinete o barulho de grilo ''some'' :wtf:
Estou cogitando a hipotese de ter algum bicho no meu PC que sinta minha presenta ou alguma maldição.
 
Putz ainda sem tempo preparar um post com mais detalhes, mas a coisa que mais me chamou a atenção foi os VRMs dessa GTR BE, aqui não passa de 60º e bem estressado, com a referencia facilmente batia 90º.

Deu ASIC 86% aqui, aparentemente isso é bom, ou nem tanto segundo esse VIDEO. Já dei uma brincadinha com os overclocks, porem não fiquei tão surpreso.. memoria não passa dos 2100Mhz sem dar Memory Error, a GPU ta batendo 1410mhz sem aumentar a voltagem, em uma rodada cheguei a bater 15k de Graphis Score no Firestrike, mas ainda tem que alinhar melhor o setup.
Para brincar mais suave no over tive que setar manualmente as fans para 60~70%, onde até os 70% é bem tolerável audivelmente e permite alcançar mais clock, a FAN no auto-default é bonita de ver com o STOP e tudo mais, mas não achei muito eficiente e quero trabalhar em uma curva pelo Afterburner.
Outro detalhe legal é o consumo, muitíssimo menor que a referência.

No mais é isso que posso contribuir no momento.


PS: quem tem monitor 144hz deixe a frequência no windows em 120hz, senão o incremento de clock de memoria não implica em ganho algum, é bem louca essa situação mas já comprovei em diversos testes.
 
Já ia esquecendo, alguém chegou a mexer com bios mod pra setar um timming diferente nas memórias a 2000mhz+?
 
Odeio Coil Whine, sou bem chato com ruídos, e pelo visto é comum nas XFX.
 
O barulho do Coil Whine pode acontecer enquanto o PC ta desligado ou só enquanto a placa ta em uso?
 
Putz ainda sem tempo preparar um post com mais detalhes, mas a coisa que mais me chamou a atenção foi os VRMs dessa GTR BE, aqui não passa de 60º e bem estressado, com a referencia facilmente batia 90º.

Deu ASIC 86% aqui, aparentemente isso é bom, ou nem tanto segundo esse VIDEO. Já dei uma brincadinha com os overclocks, porem não fiquei tão surpreso.. memoria não passa dos 2100Mhz sem dar Memory Error, a GPU ta batendo 1410mhz sem aumentar a voltagem, em uma rodada cheguei a bater 15k de Graphis Score no Firestrike, mas ainda tem que alinhar melhor o setup.
Para brincar mais suave no over tive que setar manualmente as fans para 60~70%, onde até os 70% é bem tolerável audivelmente e permite alcançar mais clock, a FAN no auto-default é bonita de ver com o STOP e tudo mais, mas não achei muito eficiente e quero trabalhar em uma curva pelo Afterburner.
Outro detalhe legal é o consumo, muitíssimo menor que a referência.

No mais é isso que posso contribuir no momento.


PS: quem tem monitor 144hz deixe a frequência no windows em 120hz, senão o incremento de clock de memoria não implica em ganho algum, é bem louca essa situação mas já comprovei em diversos testes.
 
Já ia esquecendo, alguém chegou a mexer com bios mod pra setar um timming diferente nas memórias a 2000mhz+?

jaja confiro o video (ta baixando), mas o pessoal aqui não leva a serio o pessoal da teclab, até os esculacham, parece que é aversão ao que é brasileiro, como se não tivesse qualidade.
 
jaja confiro o video (ta baixando), mas o pessoal aqui não leva a serio o pessoal da teclab, até os esculacham, parece que é aversão ao que é brasileiro, como se não tivesse qualidade.

Como tudo nesse mundão tem que saber discernir e separar o que é válido e o que não é.... Pesquisando e tendo mais de um ponto de vista que a gente chega a uma base mais solida, o que os caras da TECLAB falam nem sempre é lei, mas muita coisa que eles levantam e defendem, além de fazer sentido e tudo real, porem muitas outras nem sempre são totais verdades, pois os caras tem algumas bandeiras e outros entraves que podem barrar ou complicar algumas explanações.

No exemplo do vídeo, que ele comenta rapidamente sobre ASIC, algo que nessa mesma thread a gente confirmou que nem sempre é o ASIC que vai definir a capacidade de overclock.

Resumindo... Nem tudo que ta na internet é verdade :coolface::bwahaha::lol2::putz::rip::dad:
 
Fiz alguns testes aqui com as bios disponibilizadas no site da XFX.

Essa é a bios stealth, que aparentemente só modifica a curva dos fans e aumenta o target da placa pra 75 graus.
B9QDa2n.png]


A bios performa é idêntica a bios stock, elas tem a mesma identificação, e são idênticas no wattman:
XbfwFdS.png


Por curiosidade, também instalei a bios da GTR Black:
dh9bQNu.png


Queria uma ferramenta pra modificar as voltagens na bios, o puto do wattman fica resetando os valores sem motivo aparente quando reinicio. :/

Fiz um oc enquanto jogava TW3 ontem, e consegui rodar a 1340 na voltagem stock por um bom tempo, mas crashou depois de umas meia hora de jogo :/ Em 1330 ficou rock solid, mas não curti fazer oc, as temps bateram a casa dos 84 em algum momento, com case aberto. Se aqui em fortaleza não fosse tão quente... :okay:

EDIT: E sim, aqui tb tem coil whine. :fail:
Se eu abrir TW3 sem colocar limite de frames no wattman, ela chia um pouco. Durante o jogo não tem nada, só nas primeiras cutscenes e no menu inicial :/
Mas como eu travo o frame a 75fps, o coil whine nessa parte desaparece :megusta:
 
Última edição:
Fiz alguns testes aqui com as bios disponibilizadas no site da XFX.

Essa é a bios stealth, que aparentemente só modifica a curva dos fans e aumenta o target da placa pra 75 graus.
B9QDa2n.png]


A bios performa é idêntica a bios stock, elas tem a mesma identificação, e são idênticas no wattman:
XbfwFdS.png


Por curiosidade, também instalei a bios da GTR Black:
dh9bQNu.png


Queria uma ferramenta pra modificar as voltagens na bios, o puto do wattman fica resetando os valores sem motivo aparente quando reinicio. :/

Fiz um oc enquanto jogava TW3 ontem, e consegui rodar a 1340 na voltagem stock por um bom tempo, mas crashou depois de umas meia hora de jogo :/ Em 1330 ficou rock solid, mas não curti fazer oc, as temps bateram a casa dos 84 em algum momento, com case aberto. Se aqui em fortaleza não fosse tão quente... :okay:


Estou com o mesmo problema, o Wattman esta resetando toda configuração após ligar ou reiniciar o PC .
 
Como tudo nesse mundão tem que saber discernir e separar o que é válido e o que não é.... Pesquisando e tendo mais de um ponto de vista que a gente chega a uma base mais solida, o que os caras da TECLAB falam nem sempre é lei, mas muita coisa que eles levantam e defendem, além de fazer sentido e tudo real, porem muitas outras nem sempre são totais verdades, pois os caras tem algumas bandeiras e outros entraves que podem barrar ou complicar algumas explanações.

No exemplo do vídeo, que ele comenta rapidamente sobre ASIC, algo que nessa mesma thread a gente confirmou que nem sempre é o ASIC que vai definir a capacidade de overclock.

Resumindo... Nem tudo que ta na internet é verdade :coolface::bwahaha::lol2::putz::rip::dad:

bacana o video, AGORA sei que ASIC é apenas lido pelo gpu-z e não calculado, digo isso porque a tempos atrás ficamos com essa duvida rsrsrs
o ronaldo apresentando é bem melhor que esse discípulo dele, o barbudinho é muito sem graça bixo kkkkkkk

entendi o que vc falou e concordo, meu comentario antes foi mais por conta do que aconteceu na epoca que eles (teclab) postaram o video que mostrava claramente que as 480 referencia tava puxando muito mais energia do que o padrão pci-ex originalmente/por padrão suporte, a 480 referencia claramente saiu das especificações do pci-ex, e os amigos aqui falaram que os caras tavam fazendo isso só pra desmerecer a placa, que aquilo era errado etc etc, pow os caras mostraram algo real e verdadeiro, qual o problema disso??

se foi colocado/explicado de modo errado ai ja é outra historia, o que vale é a informação recebida, no caso eu recebi a informação e vi que a AMD tava errada de ter feito o que fez, cabe da gente absorver e analisar a informação recebida, achei tão errado que fiquei com a grana quase 2 meses na mão mas não comprei o modelo referencia, mas posteriormente o modelo que tenho.
 
@xgames @sugien amigos percebi que o wattmam ta bem aleatório com esse negocio de manter as config feitas nele, digo aleatório porque ja passei pelo mesmo que vcs, to com a placa tem uns 50 dias e teneti usar ele, mas tem hrs que não aplica as alterações, tem hrs que ele trava do nada e tem hrs que funciona normal, ele parece estar cru, o funcionamento ainda não é pleno, estão com o drive mais atual(16.11.3) ?? eu to no 16.10.3 e nessa versão ele tem se comportado melhor em relação a parar de responder quando to mexendo nele, uma coisa que nunca deu foi ter que reiniciar o pc por causa dele
 
@rexBauru com certeza, compartilho o mesmo ponto de vista que você sobre estas questões...

@xgames @sugien
Tentei usar o Trixx da Saphire ontem mas ele não lê corretamente a voltagem da GPU e em um momento que tentei setar uma configuração, deu uma zica brada que desligou o PC na hora, achei melhor abandonar ele. Pra mim a melhor opção no momento é o MSI Afterburner, também desisti do Wattman.

Sobre fazer MOD da bios aqui tem tudo sobre:
LINK
 
Sim, o TR 2013 é necessariamente GPU hog, o Rise que mudou essa regra (exige muito de ambos os lados)... Aqui só estraga quando o FPS chega perto dos 30 e o movimento da Lara começa a engasgar; no combate, isso caga demais com a mira, então se for rejogar o game desde o começo, pretendo reduzir a qualidade ou mesmo a filtragem para um valor que não pese tanto nos frames mínimos, a fim de não comprometer minha mira.

Eu só não boto 16GB aqui porque não vale à pena: primeiro, porque não sei se minha placa-mãe vai aceitar e, segundo, porque não teria como aproveitar esses pentes numa futura build, já que pretendo partir logo pra DDR4. O melhor mesmo é focar os recursos na aquisição do novo miolo, que nem sei quando irei fazer, mas trocar o PC todo (fonte, case, SSDs novos) está bem distante de se concretizar... Eu ainda acho que 16GB ainda segura a onda por mais um tempo, mas se for comprar 16GB, vou focar em pegar apenas 1 pente, já pra deixar o upgrade para 32GB no gatilho.

O resultado da média e do máximo caíram muito no Mordor, mas pelo menos o uso da GPU se manteve mais constante, que é o que importa :joia:
Já tentou usar o VSR no Rise? pode ser que a carga na CPU diminua e melhore a jogabilidade mesmo com FPS mais baixos.
No Mordor, a jogabilidade ficou bem melhor em resolução 1920x1080, mesmo tento essa variação no uso da GPU, os FPS foram bens estáveis.
Amigo legal esse em, deixar na sua mão uma vga novinha e atual :lindo:, aqui na cidade só tenho um amigo que joga no pc só que ele tem uma 750 ti 2gb, e só joga Dota 2 rsrsrrs

Tenho postados fotos do gpu-z com o resultado de consumo dos jogos, vou continuar postando aqui, deve interessar aos amigos :)
A vga chegou e a esposa arrumou uma viagem pra ele. :bwahaha:(quem é casado sabe como é essas coisas). Como não poderia testa-la nos primeiros 7 dias, deixou comigo para ver se estava tudo ok. ;)

Só estou compartilhando os testes com a galera e jogando um pouquinho alguns games que não posso com a gtx550ti.
Dia 19 ela vai embora. :mas: :nooo: :bua:
 
@rexBauru com certeza, compartilho o mesmo ponto de vista que você sobre estas questões...

@xgames @sugien
Tentei usar o Trixx da Saphire ontem mas ele não lê corretamente a voltagem da GPU e em um momento que tentei setar uma configuração, deu uma zica brada que desligou o PC na hora, achei melhor abandonar ele. Pra mim a melhor opção no momento é o MSI Afterburner, também desisti do Wattman.

Sobre fazer MOD da bios aqui tem tudo sobre:
LINK

O jeito é esperar a AMD corrigir esse bug ai, o que eu fiz foi colocar os mesmos valores la no Wattman e depois abrir o Afterburn que ja vai reconhecer as configurações e criar um perfil nele e salvar a configuração, infelizmente não vai pegar a parte da voltagem/tensão ja que tem o esquema de "ESTADO" no Wattman que varia de 0 a 7 e o Afterburn so consegue gerir o último no caso o 7.
 
Odeio Coil Whine, sou bem chato com ruídos, e pelo visto é comum nas XFX.

O barato sai caro. Eu sempre digo isso. A minha MSi RX 480 está muito mais silenciosa, do que a antiga Sapphire HD 6950 que eu tinha. Não sei se a fonte Zalman 750w Modular está ajudando...:)
 
O jeito é esperar a AMD corrigir esse bug ai, o que eu fiz foi colocar os mesmos valores la no Wattman e depois abrir o Afterburn que ja vai reconhecer as configurações e criar um perfil nele e salvar a configuração, infelizmente não vai pegar a parte da voltagem/tensão ja que tem o esquema de "ESTADO" no Wattman que varia de 0 a 7 e o Afterburn so consegue gerir o último no caso o 7.

Acho que não tem BUG algum... Tem algumas opções no Afterburner que resetam as configurações do WATTMAN, da uma olhada la.

Não lembro de cabeça mas é por aqui:
Configurações -> primeira aba -> algumas das ultimas opções.
 
Acho que não tem BUG algum... Tem algumas opções no Afterburner que resetam as configurações do WATTMAN, da uma olhada la.

Não lembro de cabeça mas é por aqui:
Configurações -> primeira aba -> algumas das ultimas opções.

Sério isso, eu achando que era o wattman ja que na primeira vez que acesso ele da erro e fecha e tenho que abrir de novo. Enfim desativei duas opções la no Afterburn (restaurar modo de exibição de Overclock não oficial e Erase autosaved startup settings)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo