[TÓPICO OFICIAL] Polaris - a próxima geração de GPUs da AMD

@xgames tmbm tenho esse erro de abrir o watmam e ele fechar, inclusive tive isso agora mesmo :haha:, digamos que em 10x que abro ele umas 6 ou 7 ele fecha e só abre normal na segunda tentativa

@bionirs vc ta com uma asus?? ali em cima vc falou que usou o programa dele. ou vc soh usou porque ele eh compatível com a xfx?? e cade as fotos????:jornal:

uma coisa, não é estranho esses programas de monitoramento e OC não estarem funcionando direito nas 480?? faz meses que lançou as vga's e mesmo asim o programas tem erros, falhas de leitura/ou falta dela, entre outros problemas, sera culpa do chip em si?

como vejo as temp desse negocio da vrm???
 
Putz ainda sem tempo preparar um post com mais detalhes, mas a coisa que mais me chamou a atenção foi os VRMs dessa GTR BE, aqui não passa de 60º e bem estressado, com a referencia facilmente batia 90º.

Deu ASIC 86% aqui, aparentemente isso é bom, ou nem tanto segundo esse VIDEO. Já dei uma brincadinha com os overclocks, porem não fiquei tão surpreso.. memoria não passa dos 2100Mhz sem dar Memory Error, a GPU ta batendo 1410mhz sem aumentar a voltagem, em uma rodada cheguei a bater 15k de Graphis Score no Firestrike, mas ainda tem que alinhar melhor o setup.
Para brincar mais suave no over tive que setar manualmente as fans para 60~70%, onde até os 70% é bem tolerável audivelmente e permite alcançar mais clock, a FAN no auto-default é bonita de ver com o STOP e tudo mais, mas não achei muito eficiente e quero trabalhar em uma curva pelo Afterburner.
Outro detalhe legal é o consumo, muitíssimo menor que a referência.

No mais é isso que posso contribuir no momento.


PS: quem tem monitor 144hz deixe a frequência no windows em 120hz, senão o incremento de clock de memoria não implica em ganho algum, é bem louca essa situação mas já comprovei em diversos testes.
 
Já ia esquecendo, alguém chegou a mexer com bios mod pra setar um timming diferente nas memórias a 2000mhz+?

Mesmo não gostando da postura que ele adota muitas vezes, vi o vídeo e concordo com ele diz.

Teu ASIC deu 86%? Quanto que fica a voltagem stock no Wattman? :hmm:

70% de fan, com fone de ouvido, eu acho tolerável, mas sem... Prefiro deixar abaixo dos 60, pois é nesse estado que a placa produz ruído, mas não incomoda e até desaparece diante do barulho que minha fan do TX3 faz.

Ainda não fiz isso e nem quero arriscar fazer pra não ferrar com a placa sem necessidade. O que eu queria mesmo era descobrir uma maneira de impedir que o clock da VRAM suba pros 2GHz sem necessidade, mas pelo visto a AMD não disponibilizou acesso aos P-States também pra ela :feelbad:

Odeio Coil Whine, sou bem chato com ruídos, e pelo visto é comum nas XFX.

Coil whine pode acontecer em qualquer marca e em qualquer placa. É algo que não dá pra evitar. Eu mesmo nem sabia que minha 750 TI tinha coil whine, dentre desses 18 meses de uso que tenho da placa; só descobri depois que fiz a reinstalação dela pra testar as variações de performance usando um barramento PCI-E de menor velocidade.

O barulho do Coil Whine pode acontecer enquanto o PC ta desligado ou só enquanto a placa ta em uso?

Pior que pode: o PC do meu irmão tem uma Seventeam de 350W que emite coil whine constante e agudo quando ela está ligada na tomada, sem precisar o PC estar ligado. Enquanto a chave dela estiver no ON, ela emite o zunido, mas basta desligar pra cessar completamente... No caso da GPU, o coil whine só vai acontecer se você enviar algum tipo de carga pra mesma, então se esse barulho não estiver vindo da sua fonte, só pode ser algum bicho dentro do teu case :rip:

Fiz alguns testes aqui com as bios disponibilizadas no site da XFX.

Essa é a bios stealth, que aparentemente só modifica a curva dos fans e aumenta o target da placa pra 75 graus.
B9QDa2n.png]


A bios performa é idêntica a bios stock, elas tem a mesma identificação, e são idênticas no wattman:
XbfwFdS.png


Por curiosidade, também instalei a bios da GTR Black:
dh9bQNu.png


Queria uma ferramenta pra modificar as voltagens na bios, o puto do wattman fica resetando os valores sem motivo aparente quando reinicio. :/

Fiz um oc enquanto jogava TW3 ontem, e consegui rodar a 1340 na voltagem stock por um bom tempo, mas crashou depois de umas meia hora de jogo :/ Em 1330 ficou rock solid, mas não curti fazer oc, as temps bateram a casa dos 84 em algum momento, com case aberto. Se aqui em fortaleza não fosse tão quente... :okay:

EDIT: E sim, aqui tb tem coil whine. :fail:
Se eu abrir TW3 sem colocar limite de frames no wattman, ela chia um pouco. Durante o jogo não tem nada, só nas primeiras cutscenes e no menu inicial :/
Mas como eu travo o frame a 75fps, o coil whine nessa parte desaparece :megusta:

O fato de ter dado crash em 1340 MHz com 1112mV só mostra que o que o Ronaldo disse no vídeo dele era verdade (teu chip é mais sensível para variações de clock e voltagem). De qualquer forma, eu queria um chip com ASIC maior pra poder fazer undervolting mais agressivo ou mesmo nem me preocupar tanto com isso, pois não tenho a menor intenção de fazer overclock, nem mesmo para trabalhar com a BIOS da Black. Por falar nela, tua voltagem no clock da Black ficou mais baixa que a voltagem que o Wattman setou para a BIOS stock :feelbad::bua:

O coil whine aqui, apesar de existir, é bem aturável. Até o momento, a aplicação que mais apresentou esse ruído chato foi justamente o RoTR. Nas outras também tem, mas o barulho é bem menos perceptível, sendo camuflado pelo ruído que as fans produzem, da GPU e da CPU.

Estou com o mesmo problema, o Wattman esta resetando toda configuração após ligar ou reiniciar o PC .

Aqui ele só reseta quando tento fazer undervolting agressivo demais que acaba travando todo o PC. Aí, quando reinicio, ele reseta pras configurações de fábrica. No mais, ele funciona de boa, mantendo as configurações sempre, porém não reinicio toda hora, nem desligo o PC que não seja por falta de luz ou manutenção :sefu:

bacana o video, AGORA sei que ASIC é apenas lido pelo gpu-z e não calculado, digo isso porque a tempos atrás ficamos com essa duvida rsrsrs
o ronaldo apresentando é bem melhor que esse discípulo dele, o barbudinho é muito sem graça bixo kkkkkkk

entendi o que vc falou e concordo, meu comentario antes foi mais por conta do que aconteceu na epoca que eles (teclab) postaram o video que mostrava claramente que as 480 referencia tava puxando muito mais energia do que o padrão pci-ex originalmente/por padrão suporte, a 480 referencia claramente saiu das especificações do pci-ex, e os amigos aqui falaram que os caras tavam fazendo isso só pra desmerecer a placa, que aquilo era errado etc etc, pow os caras mostraram algo real e verdadeiro, qual o problema disso??

se foi colocado/explicado de modo errado ai ja é outra historia, o que vale é a informação recebida, no caso eu recebi a informação e vi que a AMD tava errada de ter feito o que fez, cabe da gente absorver e analisar a informação recebida, achei tão errado que fiquei com a grana quase 2 meses na mão mas não comprei o modelo referencia, mas posteriormente o modelo que tenho.
 
@xgames @sugien amigos percebi que o wattmam ta bem aleatório com esse negocio de manter as config feitas nele, digo aleatório porque ja passei pelo mesmo que vcs, to com a placa tem uns 50 dias e teneti usar ele, mas tem hrs que não aplica as alterações, tem hrs que ele trava do nada e tem hrs que funciona normal, ele parece estar cru, o funcionamento ainda não é pleno, estão com o drive mais atual(16.11.3) ?? eu to no 16.10.3 e nessa versão ele tem se comportado melhor em relação a parar de responder quando to mexendo nele, uma coisa que nunca deu foi ter que reiniciar o pc por causa dele

Aqui eu tô usando o 16.11.2 ainda e ele também perde as configurações, mas depois de eu dar um reset brusco pela instabilidade do undervolting. Quanto ao abrir e travar, ainda acontece direto e eu não descobri o gatilho disso, pois às vezes vai de primeira, às vezes só abrindo de novo mesmo...

Quanto àquele vídeo lá do Ronaldo sobre o consumo do PCI-E, a sacanagem mesmo não foi ele ter mostrado a existência do problema, porque realmente ele existia, a AMD reconheceu isso e criou um driver para corrigir o dito cujo; a sacanagem foi ele ter feito isso ANTES da placa ter sido oficialmente lançada (o que acabou afetando suas vendas de alguma forma) e de não ter mostrado que, apesar da existência desse consumo adicional pelo PCI-E, ele não causaria danos irreversíveis ao slot ou à placa-mãe, como deu a entender pelo vídeo que ele fez. Ele simplesmente testou em um único cenário, com uma única configuração/placa-mãe, mas não abordou outros cenários que poderiam ser prejudicados por esse consumo excessivo pelo PCI-E (configurações modestas com placas-mães de baixa qualidade), e ele poderia muito bem ter feito isso, pois tem acesso à diferentes componentes de hardware, mas infelizmente resolveu não fazê-lo e foi aí que ele mostrou sua parcialidade...

Pior ainda: depois que a AMD soltou o driver corrigindo o infortúnio, uma semana depois dele ser descoberto (coisa que acho que nem a nVidia conseguiu fazer com os problemas que ela já teve), ele sequer fez um vídeo testando esse novo driver, para provar ou não se a AMD realmente tinha conseguido fazer essa correção, ao contrário do PC Perspective e do Tom's Hardware, que também apontaram o problema, refizeram o teste com o novo driver e descobriram que ele sanou o impasse.

Eu ainda gosto do conteúdo que ele produz, quando é feito de forma IMPARCIAL, mas infelizmente a grande maioria dele não tem esse propósito. Por isso que nem sempre dá pra levar as "verdades" que ele diz em consideração, mas concordo que, no vídeo do ASIC, ele está correto sim :true: Agora... O que levou a nVidia a remover a leitura do ASIC Quality nas Pascal? :conte:

Já tentou usar o VSR no Rise? pode ser que a carga na CPU diminua e melhore a jogabilidade mesmo com FPS mais baixos.
No Mordor, a jogabilidade ficou bem melhor em resolução 1920x1080, mesmo tento essa variação no uso da GPU, os FPS foram bens estáveis.

Ainda não fiz esse teste, mas pretendo. Só testei o VSR no MGSV e não ficou muito bom por causa da queda no FPS pra faixa dos 40, aliado ao VSync escroto :kidding:

O barato sai caro. Eu sempre digo isso. A minha MSi RX 480 está muito mais silenciosa, do que a antiga Sapphire HD 6950 que eu tinha. Não sei se a fonte Zalman 750w Modular está ajudando...:)

Com a GTR não tem isso de "barato que sai caro". Tirando 1 ou 2 casos de pessoas que tiveram artefatos com a placa, todas as outras estão funcionando perfeitamente. Além disso, a minha GTR também é silenciosa e bem econômica, ainda mais depois de ter feito undervolting nela; se a fan não passar dos 60% (pra mim, pois tem pessoas que podem tolerar mais um ruído maior), tá de boa na lagoa :joia:

[USER=186956]@bionirs vc ta com uma asus?? ali em cima vc falou que usou o programa dele. ou vc soh usou porque ele eh compatível com a xfx?? e cade as fotos????:jornal:

uma coisa, não é estranho esses programas de monitoramento e OC não estarem funcionando direito nas 480?? faz meses que lançou as vga's e mesmo asim o programas tem erros, falhas de leitura/ou falta dela, entre outros problemas, sera culpa do chip em si?

como vejo as temp desse negocio da vrm???[/USER]

Ele pegou a GTR também, não foi a STRIX ;)

Eu não tenho erros de monitoramento com o Afterburner, GPU-Z ou HWInfo64, mas no que diz respeito a fazer o undervolting em si, é melhor fazer pelo Wattman pelo fato do mesmo proporcionar um maior controle das variáveis envolvidas. De qualquer forma, mesmo que houvesse problema, não seria culpa do hardware, mas do software :true:

As temperaturas do VRM você pode ver usando o HWInfo64. Para fazer o OSD dele funcionar, o Rivaturner tem que estar aberto na hora.

Falouws :cool:
 
Aqui ele só reseta quando tento fazer undervolting agressivo demais que acaba travando todo o PC. Aí, quando reinicio, ele reseta pras configurações de fábrica. No mais, ele funciona de boa, mantendo as configurações sempre, porém não reinicio toda hora, nem desligo o PC que não seja por falta de luz ou manutenção :sefu:

Fiz o undervolting mas o pc não trava nem nada fica bem estavel, tanto que fiz o Bench pelo Heaven no extreme e vai tranquilo não crasha, deve ser o Afterburn com aquela opção "Erase autosaved startup settings ou "Restaurar modo de exibição no overclock não oficial" ja que se refere a Compatibilidade para AMD descrito pelo Afterburn como o @bionirs informou porque aparentemente não resetou apos ligar ou reiniciar o PC.
 
Fiz o undervolting mas o pc não trava nem nada fica bem estavel, tanto que fiz o Bench pelo Heaven no extreme e vai tranquilo não crasha, deve ser o Afterburn com aquela opção "Erase autosaved startup settings ou "Restaurar modo de exibição no overclock não oficial" ja que se refere a Compatibilidade para AMD descrito pelo Afterburn como o @bionirs informou porque aparentemente não resetou apos ligar ou reiniciar o PC.

Testa com algum jogo. Se o Heaven for tão leve quanto é o Valley, então ele não vai indicar a devida estabilidade do undervolting. Aqui, no Valley, eu consigo baixar pra 1025mV e ele aguenta um loop completo do benchmark sem chiar, mas se eu tentar rodar algum game assim, da crash quase que instantâneo no menu do jogo, ou mesmo trava o PC todo, forçando-me a resetar.

Até o 1040mV parece que não ficou totalmente estável: testei ontem o FireStrike Ultra Stress Test e ele ficou dado artefatos na tela de vez em quando... O ajuste da voltagem é dinâmico, então ele não se fixa sempre no máximo (1,0438V), mas o clock permaneceu em 1288 MHz e tive esse impasse, apesar do teste ter "passado com louvor". Refiz o teste com as configurações stock do Crimson e o clock oscilou entre 1230-1235 e 1260 ou 1266, não lembro agora, mas os artefatos esporádicos sumiram, indicando que a voltagem que eu tinha setado, pra 1288 MHz, realmente não está totalmente estável. De qualquer forma, rodando meus jogos se dar artefatos eu já considero bom demais, pois em 1040mV eu consigo isso, mas quando reduzo para 1035mV, depois de um tempo de gameplay o DX já dá erro e fecha o jogo do nada :feelbad:

Falouws :cool:
 
Última edição:
@_EagleMan_ PRA MIM ele não fez nada de errado liberando o video antes da vga ter lançado, acho que liberou 1 dia antes, ou algumas hrs (12hrs) antes, lembro que acompanhávamos aqui pelo tópico, o cara ta com a VGA em mão o foco dele não é gameplay então ele fez o teste pra mostrar o consumo de energia, se fosse um cara com foco em jogos teria feito a mesma coisa só que jogando, enfim não fez nada demais afinal a VGA é dele, se vai perder outros lançamentos e VGA futuras ai ja é problema dele, porem com um pouco de lábia ele convence os parceiros facilmente ;) e sim deveria ter refeito os testes mostrando que o consumo foi corrigido quando lançou um drive pra isso (mas certeza que ele não fez um video mostrando isso não? lembro ter visto algo:hmm:)
Novamente repito, isso vai muito da nossa percepção sobre como analisar uma informação recebida, isso vale pra qualquer assunto :)

Vou medir a temp da vrm com esse programa ai, valeu. :joia:
 
Testa com algum jogo. Se o Heaven for tão leve quanto é o Valley, então ele não vai indicar a devida estabilidade do undervolting. Aqui, no Valley, eu consigo baixar pra 1020mV e ele aguenta um loop completo do benchmark sem chiar, mas se eu tentar rodar algum game assim, da crash quase que instantâneo no menu do jogo, ou mesmo trava o PC todo, forçando-me a resetar.

Até o 1040mV parece que não ficou totalmente estável: testei ontem o FireStrike Ultra Stress Test e ele ficou dado artefatos na tela de vez em quando... O ajuste da voltagem é dinâmico, então ele não se fixa sempre no máximo (1,0438V), mas o clock permaneceu em 1288 MHz e tive esse impasse, apesar do teste ter "passado com louvor". Refiz o teste com as configurações stock do Crimson e o clock oscilou entre 1230-1235 e 1260 ou 1266, não lembro agora, mas os artefatos esporádicos sumiram, indicando que a voltagem que eu tinha setado, pra 1288 MHz, realmente não está totalmente estável. De qualquer forma, rodando meus jogos se dar artefatos eu já considero bom demais, pois em 1040mV eu consigo isso, mas quando reduzo para 1035mV, depois de um tempo de gameplay o DX já dá erro e fecha o jogo do nada :feelbad:

Falouws :cool:

Rodei "The Division" no Ultra e vai tranquilo com 96% de uso da gpu e BF1 , segue imagem abaixo sobre a comparação, não sei dizer ao certo se fiz corretamente, mas ao que tudo indica e pesquisando um pouco se ficou estavel e sem crash não deveria dar problema.

ux6fwXr.jpg
 
calma galera e concordo com o barato sai caro
essa e a 3 msi que tenho e nada de ruido.
o ruido da fonte mesmo com o pc desligado e por que a fonte esta "ligada"
ele tem uma fonte secundarista dentro que fica sempre ligada e por isso que da os chiados.
a CX750W ta com isso mais como ela fica longa pode chiar a vontade.
com a subida do dólar as placas variaram o preço ?
 
  • Curtir
Reações: mgc
O barato sai caro. Eu sempre digo isso. A minha MSi RX 480 está muito mais silenciosa, do que a antiga Sapphire HD 6950 que eu tinha. Não sei se a fonte Zalman 750w Modular está ajudando...:)
Coil whine é meio que loteria, tenho duas XFX, uma 480 8 GB referência e uma 470 RS de 4GB, nenhuma delas tem coil whine, a 480 está usando uma CX 600 e a 470 uma CX 430.

Por outro lado, como já estou beirando os 30 pode ser que eu já esteja ficando surdo nas frequências mais agudas e isso me poupa de ouvir o coil whine.
 
@rexBauru com certeza, compartilho o mesmo ponto de vista que você sobre estas questões...

@xgames @sugien
Tentei usar o Trixx da Saphire ontem mas ele não lê corretamente a voltagem da GPU e em um momento que tentei setar uma configuração, deu uma zica brada que desligou o PC na hora, achei melhor abandonar ele. Pra mim a melhor opção no momento é o MSI Afterburner, também desisti do Wattman.

Sobre fazer MOD da bios aqui tem tudo sobre:
LINK

Massa esse link, fiz uma bios modificada com as voltagens que tava querendo e flasheei. TOP
Dá pra mexer com as voltagens pelo afterburner , foi por lá que consegui abaixar mais ainda as voltagens do chip enquanto tava testando. Só que tem que prestar atenção que ele modifica todos os estados, dai pode ser que dê instabilidade nos stats mais baixos..

Mesmo não gostando da postura que ele adota muitas vezes, vi o vídeo e concordo com ele diz.

O fato de ter dado crash em 1340 MHz com 1112mV só mostra que o que o Ronaldo disse no vídeo dele era verdade (teu chip é mais sensível para variações de clock e voltagem). De qualquer forma, eu queria um chip com ASIC maior pra poder fazer undervolting mais agressivo ou mesmo nem me preocupar tanto com isso, pois não tenho a menor intenção de fazer overclock, nem mesmo para trabalhar com a BIOS da Black. Por falar nela, tua voltagem no clock da Black ficou mais baixa que a voltagem que o Wattman setou para a BIOS stock :feelbad::bua:

O coil whine aqui, apesar de existir, é bem aturável. Até o momento, a aplicação que mais apresentou esse ruído chato foi justamente o RoTR. Nas outras também tem, mas o barulho é bem menos perceptível, sendo camuflado pelo ruído que as fans produzem, da GPU e da CPU.

Não, não, esses 1340Mhz que testei foram com os 1050mV que são os valores stock pro clock da GTR padrão. Nem cheguei a testar a bios da black em jogos : P
 
Última edição:
@rexBauru
O Sapphire Trixx é da Sapphire kkkkk, eu peguei a XFX GTR mesmo e tentei usar ele pq vi o vídeo de um cara (AQUI), espremendo a GTR com esse app.

Aqui tem alguns fotos que tirei dela logo que peguei a caixa:
h*ttp://imgur.com/a/av14C (copia o link e tira o asteristico)
 
Sobre os programas de monitoramento estou usando o GPU-Z, HWinfo e MSI Afterburner e tudo ta funcionando liso~.
 
@_EagleMan_
A voltagem máxima é 1150, não cheguei a aferir uma voltagem média, ando meio sem tempo essa semana mas final de semana posso tentar levantar esses dados... me fala como vc fez que eu faço igual e podemos comparar.
 
Saiu Crimson 16.11.4
hj as 12hrs eu quase instalei o drive antes desse, pensei bom deve sair um nos próximos 2 dias, ai não instalei menos mal kkkkkkk, vou pegar esse ai agora

@bionirs ataa, confundi com strix que é linha da asus, pensei que tinha programa com esse nome :) agora que lembrei ja tinha visto suas fotos, rsrsr

===============================================================================================================

jogando umas 4hrs de forza 3 em resolução 2k, resultado de temp das Vrm, diagm ai se ta aceitável
ximg.php
 
alguem tem alguma foto da 470, ou até mesmo 480, da XFX desmontada ou sem os dissipadores ?

corri a internet e so achei modelo referencia ou saphire, queria ver como é a placa de cobre do modelo single fan, ja que no site da xfx nao tem
 
Pensando em trair o movimento galera, não vai ser dessa vez que vou de AMD, tô achando que se uma 1070 aparecer por 1500 é muito mais sweet spot que a RX 480.
 
Pensando em trair o movimento galera, não vai ser dessa vez que vou de AMD, tô achando que se uma 1070 aparecer por 1500 é muito mais sweet spot que a RX 480.

A 1070 ao que parece é 50% mais forte no melhor cenário, logo se for "apenas" 50% mais cara vai ter o mesmo custo x benefício, se for menos vai ser até melhor, eu só não recomendo ela e a 1080 pra quem tem monitor 1080p 60Hz porque é desperdício de desempenho (até a 480 é), como não é o seu caso a única perda será o freesync.
 
@_EagleMan_ PRA MIM ele não fez nada de errado liberando o video antes da vga ter lançado, acho que liberou 1 dia antes, ou algumas hrs (12hrs) antes, lembro que acompanhávamos aqui pelo tópico, o cara ta com a VGA em mão o foco dele não é gameplay então ele fez o teste pra mostrar o consumo de energia, se fosse um cara com foco em jogos teria feito a mesma coisa só que jogando, enfim não fez nada demais afinal a VGA é dele, se vai perder outros lançamentos e VGA futuras ai ja é problema dele, porem com um pouco de lábia ele convence os parceiros facilmente ;) e sim deveria ter refeito os testes mostrando que o consumo foi corrigido quando lançou um drive pra isso (mas certeza que ele não fez um video mostrando isso não? lembro ter visto algo:hmm:)
Novamente repito, isso vai muito da nossa percepção sobre como analisar uma informação recebida, isso vale pra qualquer assunto :)

Vou medir a temp da vrm com esse programa ai, valeu. :joia:

Eu realmente preciso me retratar: o vídeo apontando o problema foi feito 1 dia depois do lançamento da placa. O que eles postaram antes foi um vídeo mostrando resultados da placa rodando alguns jogos. E eles realmente fizeram mais 2 vídeos, um no dia 5 de julho, detalhando o problema, e outro no dia 21 de julho, dando as "conclusões finais" semanas depois do problema ter sido resolvido, num formato praticamente em texto puro (o que me admira, já que o Ronaldo fala pelos cotovelos).

De qualquer modo, por mais que eles não tenham assinado nenhum contrato de NDA e terem recebido uma placa de um parceiro da AMD, eles bem que poderiam ter postado os dados no dia do lançamento, não é mesmo? Ou será que fizeram isso por birra, pelo fato da AMD não ter mandado diretamente um exemplar para que eles pudessem testar? Eu fico com a segunda alternativa :haha3: Sendo birra ou não, existe algo chamado ética, ou seja, independente do modo como a AMD os tratou nesse lançamento, eles poderiam ter dado a cara à tapa e "aceitado a derrota", ao invés de postar um vídeo antes com a intenção confrontar as regras de divulgação impostas pela empresa e de angariar views até no estrangeiro (que, no final das contas, nem deu tantas assim, menos de 80K).

Poderiam ter saído melhor na fita se tivessem pego uma placa customizada pra fazer novos testes, mesmo que tivessem que bancar do próprio bolso (difícil de acontecer, tendo em vista a quantidade grande de parcerias que eles possuem), mas nem isso fizeram, nem para mostrar que o problema sequer existia mais, nem para testar as capacidades de funcionamento da placa com PCB/cooler customizados em stock (já que a referência deles não mantinha de jeito nenhum o boost clock) e em overclock. Ao contrário: pegaram uma 1060 ralé do parceiro deles e socaram overclock até que, "milagrosamente" ela atingisse, sei lá, quase 2500 MHz, coisa que ela só fazia no render do GPU-Z :pff::bwahaha:

Não deixarei de ver o vídeo dos caras, mas sem dúvida vou filtrar os conteúdos para reter apenas o que é proveitoso de fato.

Rodei "The Division" no Ultra e vai tranquilo com 96% de uso da gpu e BF1 , segue imagem abaixo sobre a comparação, não sei dizer ao certo se fiz corretamente, mas ao que tudo indica e pesquisando um pouco se ficou estavel e sem crash não deveria dar problema.

ux6fwXr.jpg

1106mV, menor que o da minha (1162mV). Quanto de ASIC mesmo tem o teu chip? Desculpa perguntar de novo, é que são tantos users usando a mesma placa que não dá pra guardar a informação de todo mundo :haha:

Quanto ao undervolting, qual seria a tensão máxima que ela atinge? Eu sei que o offset do chip é 0,00625V, ou seja, ele só sobe ou desce em cima desse valor, independente de você setar ou não um valor "quebrado" no Wattman. Aqui eu setei 1040mV, mas ele pode chegar até 1,0438V, ou seja, o valor que você setou :haha:

calma galera e concordo com o barato sai caro
essa e a 3 msi que tenho e nada de ruido.
o ruido da fonte mesmo com o pc desligado e por que a fonte esta "ligada"
ele tem uma fonte secundarista dentro que fica sempre ligada e por isso que da os chiados.
a CX750W ta com isso mais como ela fica longa pode chiar a vontade.
com a subida do dólar as placas variaram o preço ?

Nada contra a MSI, pois ela estava em terceiro na minha wishlist, já tive 2 placas deles e sei da qualidade (apesar de ambas terem apresentado defeito :haha: ), principalmente do cooler, mas entre ela e a GTR, eu ainda fico com a GTR pelas vantagens que ela tem frente à Gaming X: dual BIOS, fans removíveis e 2 anos de garantia. Depois que fiz o undervolting, consegui reduzir drasticamente o ruído produzido pelo cooler, e se eu aumentar o temp target para o valor setado na MSI, que deve ser de 75°C, aí que o cooler não faz barulho mesmo :true:

Ainda não, porque as lojas ainda não renovaram os estoques, mas é questão de tempo até isso acontecer (a não ser que eles tenham comprado as remessas de placas atuais em cima do valor parecido com o cobrado hoje, então não teremos muitas mudanças).

Massa esse link, fiz uma bios modificada com as voltagens que tava querendo e flasheei. TOP
Dá pra mexer com as voltagens pelo afterburner , foi por lá que consegui abaixar mais ainda as voltagens do chip enquanto tava testando. Só que tem que prestar atenção que ele modifica todos os estados, dai pode ser que dê instabilidade nos stats mais baixos..

Não, não, esses 1340Mhz que testei foram com os 1050mV que são os valores stock pro clock da GTR padrão. Nem cheguei a testar a bios da black em jogos : P

Eu pretendo flashear a minha também, mas só depois de testar cada P-State ingame pra ver até onde eu posso abaixar a tensões deles. Vai dar trabalho, realmente, mas tudo em prol de conseguir o máximo de economia possível :isso::mr:

Eu tentei alterar as tensões com o Afterburner, mas comigo ele não funciona direito, não sei porquê... Acho que tentarei reinstalar ele do zero só pra ver se esse impasse se resolve.

1340 MHz com 1050mv? :olho: Acho que aqui, se eu por 1300 MHz, já deve dar zica com 1040mV :bua: De todo modo, como ficou instável, significa que o chip precisa de mais tensão pra ser alimentado, mesmo que seja apenas por um incremento de 0,00625V, mas tem que testar na prática pra saber.

@_EagleMan_
A voltagem máxima é 1150, não cheguei a aferir uma voltagem média, ando meio sem tempo essa semana mas final de semana posso tentar levantar esses dados... me fala como vc fez que eu faço igual e podemos comparar.

1.15V aferida no GPU-Z? Mas o que está setado lá no Wattman, você chegou a ver? Tira um print dele lá e posta aqui depois :joia:

Desconfio que seja algo inferior ao que está setado para mim (1162mV), como aconteceu com o @sugien e sua GTR Gold Edition :cuti:

hj as 12hrs eu quase instalei o drive antes desse, pensei bom deve sair um nos próximos 2 dias, ai não instalei menos mal kkkkkkk, vou pegar esse ai agora

@bionirs ataa, confundi com strix que é linha da asus, pensei que tinha programa com esse nome :) agora que lembrei ja tinha visto suas fotos, rsrsr

===============================================================================================================

jogando umas 4hrs de forza 3 em resolução 2k, resultado de temp das Vrm, diagm ai se ta aceitável
ximg.php

Eu não lembro o máx temp do VRM da tua Nitro+, mas se for 95°C, tá bem próximo disso... Tudo bem que a tua está com o over e o vcore está elevado, mas é algo a se preocupar, principalmente se teu cooler não faz muito barulho nesses 63%. Fazer uma custom fan curve no Afterburner ou mesmo reduzir o vcore máximo que a placa atinge pode ajudar nisso, inclusive a reduzir o consumo dela :joia:

Pensando em trair o movimento galera, não vai ser dessa vez que vou de AMD, tô achando que se uma 1070 aparecer por 1500 é muito mais sweet spot que a RX 480.

Pra tu que tem um monitor 144 Hz até que pode ser, mas tu vai querer perder o Freesync que ele possui? :wat::impossibru:

Eu digo a você: se a nVidia lançar mesmo um refresh do Pascal ano que vem, ou mesmo a Volta, essa 1070 vai valer menos até que a aquela 980 TI HOF "promocional" da Pichau :haha3:

Acho difícil de ter qualquer 1070 por R$ 1500 à vista na BF. SE tiver, é tipo 3-5 unidades, ou seja, vai evaporar feito água no deserto...

Outra opção seria esperar a Vega, que é certeza de sair ano que vem e eu espero que venha chutando bundas até da 1080 TI. Pra não perder o Freesync, eu faço qualquer negócio :haha:

Falouws :cool:
 
A 1070 ao que parece é 50% mais forte no melhor cenário, logo se for "apenas" 50% mais cara vai ter o mesmo custo x benefício, se for menos vai ser até melhor, eu só não recomendo ela e a 1080 pra quem tem monitor 1080p 60Hz porque é desperdício de desempenho (até a 480 é), como não é o seu caso a única perda será o freesync.

Eu não tenho o monitor eu só quero ele é um projeto, mas quero mais pelos 144hz, se eu ficar com o meu monitor 60hz atual eu vou para 1060, se pegar o monitor mesmo vou para 480 e vendo ela quando sair a vega. :)
 
@_EagleMan_ segundo o ultimo video que vimos da teclab as vrm podem chegar a 120ºC, se for isso a minha ta boa em 88ºC, eu nunca tinha medido essa temperatura não.
 
Eu não tenho o monitor eu só quero ele é um projeto, mas quero mais pelos 144hz, se eu ficar com o meu monitor 60hz atual eu vou para 1060, se pegar o monitor mesmo vou para 480 e vendo ela quando sair a vega. :)

A não ser que você se desfaça da 1060 ano que vem, e que a encontre por um preço menor que o cobrado hoje pela XFX GTR, a 480 ainda é a melhor aquisição, mesmo que você fique com seu monitor atual (60 Hz sem Freesync) :true:

@_EagleMan_ segundo o ultimo video que vimos da teclab as vrm podem chegar a 120ºC, se for isso a minha ta boa em 88ºC, eu nunca tinha medido essa temperatura não.

A temperatura do VRM depende do fabricante envolvidos na elaboração dos componentes utilizados. Alguns suportam mais temperatura, outros menos, então o melhor mesmo é ver o vídeo da análise do PCB da Nitro+, pois lá o Buildzoid fala até quanto de temperatura esse VRM aguenta.

@manotroll, pra mostrar que nem tudo são flores com uma MSI quando o assunto é coil whine:



Ainda bem que a minha XFX não é assim, porque se fosse... :fuu::fuu::fuu::damn::sqn::mesa:

Falouws :cool:
 
A não ser que você se desfaça da 1060 ano que vem, e que a encontre por um preço menor que o cobrado hoje pela XFX GTR, a 480 ainda é a melhor aquisição, mesmo que você fique com seu monitor atual (60 Hz sem Freesync) :true:



A temperatura do VRM depende do fabricante envolvidos na elaboração dos componentes utilizados. Alguns suportam mais temperatura, outros menos, então o melhor mesmo é ver o vídeo da análise do PCB da Nitro+, pois lá o Buildzoid fala até quanto de temperatura esse VRM aguenta.

@manotroll, pra mostrar que nem tudo são flores com uma MSI quando o assunto é coil whine:



Ainda bem que a minha XFX não é assim, porque se fosse... :fuu::fuu::fuu::damn::sqn::mesa:

Falouws :cool:

eu ja vi esse video :haha:
mais não e uma amd :coolface:
 
eu ja vi esse video :haha:
mais não e uma amd :coolface:

Não precisa ser pra dar isso, mas não quer dizer que a AMD está livre, porque não está :feelbad:

Se brincar eu acho que a minha 270X da MSI tinha sim coil whine, eu que devo ter identificado a culpa apenas na fonte, que também produz esse barulho. Acabei não ligando muito porque, felizmente, o barulho só se manifestava num grau de intensidade muito grande apenas no 3DMark13, senão me falhe à memória, então deu pra relevar...

Falouws :cool:
 
Não precisa ser pra dar isso, mas não quer dizer que a AMD está livre, porque não está :feelbad:

Se brincar eu acho que a minha 270X da MSI tinha sim coil whine, eu que devo ter identificado a culpa apenas na fonte, que também produz esse barulho. Acabei não ligando muito porque, felizmente, o barulho só se manifestava num grau de intensidade muito grande apenas no 3DMark13, senão me falhe à memória, então deu pra relevar...

Falouws :cool:
ta tentando tirar a superioridade da amd ne :feelbad: me referendo a msi
nunca tive essa parada de chiadeira mais os coolers sempre estão a 100% então nunca vo escutar .
na mineração da pra escutar a cx750W chiando como se fosse uma orquestra pois e sincronizado o ruído ele não fica direto
 
Pessoal estou com um ''problema'', não chega a ser algo preocupante, mas quando coloquei a placa pensei que meu FPS no lol ia disparar, mas não consigo passar dos 160, fica oscilando entre 120 e 140, como é um jogo leve pensei que o FPS ia subir bastante, nota que estou usando um monitor de 144hz com Free sync ativado.
Outra coisa é referente a um jogo, Hearthstone, que é bem leve, mas ta tendo umas quedas de FPS constantes chegando ao travamento, fica em 140 depois baixa pra 40, 60 e etc, foi o único jogo que pude perceber isso, alguém passou por algo parecido e poderia me ajudar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo