polimento de cooler

coiote

New Member
# opa, andei lendo sobre "lapidação de cooler" (polimento) pra deixar a base dele como um espelho, e em poucas materias que li fala-se q diminui a temperatura, mas não consegui achar um daqueles testes "antes E depois" , vi apenas depoimentos :(
# qq caso, lapidei um cooler de K6II só pra ver qual era a manha e se demorava, vou falar.... demora muito ! mas vai assistindo a novelinha e lixando o cooler com uma bacia de agua no colo q o tempo passa rapidinho :D
# vou lapidar meu cooler do ATHLON essa semana, e depois eu posto aki as fotos e se teve melhoras
# se tiverem alguma materia, posta aqui !

Attachments

• image010.jpg
    image010.jpg
    14.4 KB · Visitas: 365

OldMan

Congelado
Veja primeiro se ele já não é bem polido, se for nem adianta mudar nada. O polimento aumenta a área de superfície de cointato com a CPU.

coiote

New Member
Veja primeiro se ele já não é bem polido, se for nem adianta mudar nada. O polimento aumenta a área de superfície de cointato com a CPU.

# avc 112bj0 do athlon , olhei , não tem polimento... é bem opaco e tem akelas micro fissuras do corte da peça

# esse da foto ai de cima , é um K6II , fiz apenas pra testar, mas ele era preto e as fissuras do corte eram bem fundas(tipico de cooler de K6II) , por isso q deu muito trabalho pra polir ele.

OldMan

Congelado
Aí vale a pena, mas tem que dar uma limpada na CPU também.. tirar todos os resíduos velhos de pasta etc...

[Grandmaster Killer]

† The Murderer †
Com o que que vc faz o tal polimento nunca vi ninguem falando sobre.....

Morpheus

New Member

DekerBSB

Registered User
eu tenho uma revista aqui que mostra como fazer todo o processo....................
infelizmente não tenho scanner
:(
.....
.....
ps-é com lixa mesmo

coiote

New Member
# cara, fiz o polimento do cooler do athlon , um AVC 112BJ0 ,apesar q ta quente pacas hj, não percebi diferença :(
tá em 56ºC no burn ... sei não heim isso tá + pra estética do q beneficio em temperatura ...
# caprichei no polimento, dá até pra fazer a barba olhando o cooler :D

Attachments

• 0029.jpg
    0029.jpg
    85.5 KB · Visitas: 356

coiote

New Member
# ahhhhh, arranquei tb akele monte de adesivo q a loja coloca falando data de compra, logotipo deles...
# só percebi q a lateral do dissipador ficou bem mais quente q antes !!! mas a temperatura da base não subiu !
# vamos ver qdo esfriar um pouco o clima aqui

Attachments

• 0033.jpg
    0033.jpg
    87 KB · Visitas: 358

DekerBSB

Registered User
qual lixa vc usou?

coiote

New Member
eu tenho uma revista aqui que mostra como fazer todo o processo....................
infelizmente não tenho scanner
:(
.....
.....
ps-é com lixa mesmo

POW eu nem tinha visto os post ae em cima ! só tinha visto do OldMan...
-Deker, a revista fala q diminui a temperatura ?

-[Grandmaster Killer], com lixa, kaol,flanela e muuuuuuito saco !

vc já serviu exercito ? então vai treinando pra polir a fivela do cinto ! heehhehehe

começa com lixa 200, depois vai pra 400... depois vai pra 600... depois 1200.... depois faz o espelho com flanela e KAOL ...
sempre lixa d´agua ... a lixa em cima de um marmore liso e vai passando o cooler de leve nas lixas, começa na grossa e vai até a fina ... com bastante agua na lixa ! fiz na pia da cozinha o trampo.
depois das lixa, seca o cooler e vai só na flanela seca embebida com KAOL , qdo fica preto, usa outro pedaço da flanela ...

DekerBSB

Registered User
olha coiote.......eu nao lembro direito,.........mas abaixou a temperatura sim......
era um T-bird de 1gz que botaram em 1.4 eu acho.......
aí o cara lixou e melhorou alguma coisa sim.....
eu vou procurar aqui e te falo

coiote

New Member

1 usei uma vagabunda q o micro ficou em 62ºC, troquei e coloquei a vem junto com a mobo soyo, abaixou pra 60ºC, limpei denovo e coloquei uma q vem junto com os P4(de prata) abaixou pra 57ºC !!!!(todas medidas com burn 100% 15minutos duração apos cpu estabilizar)

# pow, ta com algum problema, antes nunca chegou nessas temperaturas no burn-total ! lembrando q tenho gabinete medio-torre com blower+fan de gabinete ! então o micro é bem ventilado... vou polir de novo e deixar espelhado só onde encosta o DIE, to achando q o espelhamento do aluminio tá refletindo o calor de volta pra CPU :(

Broda

New Member
Meu Cooler nao da pra polir, a parada é laranja (Cobre) ;/

Muito massa a base que nem um espelho, mas no meu nao rola

Falo

Attachments

• dragon orb 3.jpg
    dragon orb 3.jpg
    14.3 KB · Visitas: 282

[Grandmaster Killer]

† The Murderer †
Originally posted by coiote
# PASTA TERMICA SIM !

# pow, ta com algum problema, antes nunca chegou nessas temperaturas no burn-total ! lembrando q tenho gabinete medio-torre com blower+fan de gabinete ! então o micro é bem ventilado... vou polir de novo e deixar espelhado só onde encosta o DIE, to achando q o espelhamento do aluminio tá refletindo o calor de volta pra CPU :(

Eh bem possivel mesmo!!! E bem lógico.... Antes de poliar a quantos °C ficavam?

Avec

Leão roleto é rlz tambem
POW eu nem tinha visto os post ae em cima ! só tinha visto do OldMan...
-Deker, a revista fala q diminui a temperatura ?

-[Grandmaster Killer], com lixa, kaol,flanela e muuuuuuito saco !

vc já serviu exercito ? então vai treinando pra polir a fivela do cinto ! heehhehehe

começa com lixa 200, depois vai pra 400... depois vai pra 600... depois 1200.... depois faz o espelho com flanela e KAOL ...
sempre lixa d´agua ... a lixa em cima de um marmore liso e vai passando o cooler de leve nas lixas, começa na grossa e vai até a fina ... com bastante agua na lixa ! fiz na pia da cozinha o trampo.
depois das lixa, seca o cooler e vai só na flanela seca embebida com KAOL , qdo fica preto, usa outro pedaço da flanela ...

o topico volta ao ar.....

bem tenho umas duvidas ae indo coiote...

tipo esse KAOL é o que? a pasta de polimento? fazendo o polimento nÀo a perigo da base do cooler ficar irregular?

valeu...

Claudecir

BARBA RUIVA - SC
Ae coiote será que vc não colocou muita pasta térmica? Já que vc poliu a base do cooler vc poderia colocar um pouco menos de pasta térmica.:confused:

Avec

Leão roleto é rlz tambem

tipo esse KAOL é o que? a pasta de polimento? fazendo o polimento nÀo a perigo da base do cooler ficar irregular?

valeu...

up que eu to com a duvida ainda...

skywalker

New Member
vou polir de novo e deixar espelhado só onde encosta o DIE, to achando q o espelhamento do aluminio tá refletindo o calor de volta pra CPU :(

Não por nada...

Mas esta lógica de polimento para BAIXAR a temperatura não tá certa não...

O princípio da Garrafa Térmica é usar ESPELHO para manter a temperatura "alta" por mais tempo... e um revestimento de "pseudo-vácuo" para não ter contato com a superfície externa..

(A Garrafa Termica é toda espelhada no seu interior, e tem uma parte "oca" entre e plástico e o vidro espelhado...)

Sendo assim, o que você falou está correto!
Espelhando o cooler, o calor REFLETE no processador, e acaba gerando um princípio parecido com o "EFEITO ESTUFA"

.....Cooler.....
VVVVVVVVVV
......Calor......
^^^^^^^^
Processador

Skywalker tb é cultura!

[]'s

Fla3DMadness

Active Member
Não por nada...

Mas esta lógica de polimento para BAIXAR a temperatura não tá certa não...

O princípio da Garrafa Térmica é usar ESPELHO para manter a temperatura "alta" por mais tempo... e um revestimento de "pseudo-vácuo" para não ter contato com a superfície externa..

(A Garrafa Termica é toda espelhada no seu interior, e tem uma parte "oca" entre e plástico e o vidro espelhado...)

Sendo assim, o que você falou está correto!
Espelhando o cooler, o calor REFLETE no processador, e acaba gerando um princípio parecido com o "EFEITO ESTUFA"

.....Cooler.....
VVVVVVVVVV
......Calor......
^^^^^^^^
Processador

Skywalker tb é cultura!

[]'s
Aff... não viaja... o vidro espelhado da garrafa termica é pra evitar a perda de calor do liquido que estiver dentro por radiação, sendo espelho o calor que sairia por radiação volta em parte pra dentro. A garrafa térmica busca evitar ao máximo a perda de calor por todas as formas possíveis, a parte espelhada é só pra evitar a perda por radiação mas não é o fator principal que mantem a temperatura interna dela.
No caso de um dissipador de calor de processador, a dissipação de calor é feita pelo contato entre o die do processador e o dissipador, quanto maior a área de contato entre o die e o dissipador, melhor será a transferencia de calor. Logicamente, o ideal é que não haja nenhum espaço vazio entre e o die e o dissipador e aí é que entra o polimento, pra tentar acabar com as microfissuras que fica na base do dissipador. A aparecencia espelhada é apenas uma consequencia de uma superficie totalmente plana e o calor que voltaria por radiação é mínimo comparado com a quantidade de calor que passa por ali.

[]´s

Flávio

skywalker

New Member
Mas é JUSTAMENTE esta consequencia que CAUSA a PERMANENCIA do calor!
Você quer que o calor do processador PERMANEÇA??

O espelho ajuda a MANTER A TEMPERATURA... O cooler tem a função OPOSTA...

Ou seja... a superfície espelhada PREJUDICA!

coiote

New Member
ATENÇÃO ! , esse é um tópico antigo, de 28/01/2002 , vamos rever os conceitos :)

Originally posted by Avec
valeu...

- KAOL, é um líquido que faz polimento em metais, tipo fivela de cinto do exército :D
-POLIMENTO IRREGULAR: corre esse risco sim ! claro , se a base ficar concava/convexa no encaixe do die , vc diminui a área de contato.

skywalker sou à favor do polimento sim, mas não do espelhamento total como eu fazia à mais de 1 ano atras ...
Na cpu inteira, somente o DIE que esquenta, os velhos Thunder Bird , tinham encapsulamento "cerâmico" , então a capsula tb absorvia calor do DIE e talvez sofriam dessa reflexão no espelhamento do dissipador.
Hoje em dia os palomino e TB com capsula fibrosa (orgânica) não absorvem tanto calor do DIE, então talvez o antigo espelhamento não causasse tanto problema.
Você já viu a base de um V9 ? pqp aquilo parece uma lixa de unha de tão aspero que é ! haja pasta térmica pra cobrir aqueles poros !
um leve polimento nele melhora e muito o rendimento do dissipador:
-vai ter menos pasta pra transportar o calor gerado pelo DIE ao DISSIPADOR
TALVEZ o espelhamento (de espelho completamente plano) reflita mesmo o calor , mas um polimento MELHORA e muito o dissipador :)
-Não tive saco e nem tempo pra ficar arranhando e espelhando o cooler pra ficar testando e chegar numa conclusão certa sobre o espelho... só sei que plainando a base e polindo ficou melhor, ao menos aqui no V9

nessa foto que peguei na net, não dá pra perceber bem , mas dá pra ver como é fosca

Attachments

• 3[1].jpg
    3[1].jpg
    22 KB · Visitas: 192

Diablo

Since 2001
Que tal abri os serviços "by coiote" pra polimento de coolers ? ;)

Usuários que está vendo este tópico