• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Por que os jogos não usam toda memória da VGA ?

nrtn

X O
Registrado
Então galera...ta aí uma dúvida que eu tenho.
Tava jogando Assassin's Creed 2 antes...com o EVGA Precision junto...e reparei que o jogo não estava utilizando nem 400mb dos 512mb da minha placa....mesmo o FPS ficando baixo as vezes....por que não há esse aproveito para fazer o jogo rodar a, digamos, 60 FPS sempre ?
Seriam jogos que puxam muito CPU também ?
Por que no Crysis por exemplo, o FPS fica baixo também, mas o jogo está usando o máximo da memória da placa, então é compreensível.
Então, teria a ver apenas com o CPU ?
Teria alguma maneira de fazer a placa usar toda memória nos jogos ?
 
é que na verdade, a memória é mais pra resolução alta com filtros e tals...

por isso muito nego faz dinheiro vendendo aquelas placas podres de 1GB de memória ¬¬'
 
isso é porque todos os jogos usam a memória da gpu pra guardar as texturas , quando você coloca filtros como AA e AF , a utilização da memória aumenta um pouco porque a gpu precisa renderizar as imagens já com os filtros , isso acontece com a memória do pc também , e com o cpu , não existe jogo que faça uso 100% de um processador quad core , se você quer ver um jogo que vai gastar toda a memória da gpu , tenta o GTA 4 com as opções gráficas no máximo , no meu pc o jogo ultrapassa o 1gb de utilização da memória da placa.
 
É como ja disseram, o vRAM é mais para texturas e filtros ..

[]s
 
mas um misterio resolvido hhehheheeheh
 
Nossa bom sabe, sempre soube que os jogos nao usava toda a memoria da vga.. so o crysis mesmo ^^
agora bom saber quando lança os filtors nas altruas as memorias sobem tbm ^^
 
Para falar a verdade Crysis não come tanta vram assim(70%)...o jogo que mais usou vram aqui é o F1 2010,seguindo de Metro 2033...o F1 aqui consumiu 98% da vram...estranho é que não chega a usar 100%...
 
Aproveitando a onde. Com qual programa consigo ver o consumo de Vram no caso das radeons? O rivatuner me dava essa possibilidade, mas era apenas usando o win Xp. E na época até mesmo o call of duty 4 em 1440 * 900, 4xAA, 16AF já consumia mais de 512 Mb da minha antiga 9800GT. Estou curioso para ver o consumo dos games que tenho jogado atualmente.
 
Aproveitando a onde. Com qual programa consigo ver o consumo de Vram no caso das radeons? O rivatuner me dava essa possibilidade, mas era apenas usando o win Xp. E na época até mesmo o call of duty 4 em 1440 * 900, 4xAA, 16AF já consumia mais de 512 Mb da minha antiga 9800GT. Estou curioso para ver o consumo dos games que tenho jogado atualmente.

acho que só o rivatuner tem essa função e ele funciona no windows vista / 7 , parece que o único porém dele é que não tem suporte nativo pra série 5000 ai esse e outros recursos não funcionam . Parece que o MSI Afterburner tem essa função , mas só pra nvidia , porque agora as gpus da nvidia vem com uma API interna que mede essa utilização e as ATI ainda não tem .:no:
 
Bota um GTA IV com tudo no talo para ver se não vai usar toda a memória da VGA...

huaahuahaua,falo nada..

@topico:

Aqui o que mais utilizou foi o Metro 2033..
 
acho que só o rivatuner tem essa função e ele funciona no windows vista / 7 , parece que o único porém dele é que não tem suporte nativo pra série 5000 ai esse e outros recursos não funcionam . Parece que o MSI Afterburner tem essa função , mas só pra nvidia , porque agora as gpus da nvidia vem com uma API interna que mede essa utilização e as ATI ainda não tem .:no:

Opa eu estou com o riva instalado aqui no win 7. E ainda funciona na série 4xxx, aparece apenas um erro falando que o meu atual driver não foi testado com a versão do riva. Abilitei a funcionalidade de mensurar a vram, infelizmente o valor não aparece. Fiz uma rapidão instalação do win xp, e o recurso funciona. Coisa bizarra.

Mesmo assim obrigado pela dica, se conseguir uma forma de medir eu posto aqui.
 
Galera...não é que estou procurando jogos para usar toda memória da placa....e sim fazer a placa usar toda sua memória em jogos em que há queda de FPS sem o aumento de consumo de vram.
É isso que não entendo.....o Assassin's Creed 2 fica rodando a 40 fps, digamos.....e mesmo assim sobra uns 100mb de vram na vga. Por que ?
Por que não há esse consumo do restante da vram para aumentar o fps ?
Seria má otimização dos jogos então ?
 
O grande problema ai é a resolução... quanto menor for a resolução mais o CPU tem impacto no jogo... sendo assim passando parte do processamento da VGA para ele... e claro como ja falaram... resolução maior = texturas maiores... logo mais espaço na RAM... e como vc usa mais resolução vc joga mais processamento para a VGA :yes:

Tanto q pode ver... resoluções ai de até 1440 o CPU conta muito nos FPS... ja em fullHD isso não ocorre... e não é dificil achar pessoas com VGAs parrudas q passaram de monitores de 19" para 22" q ja usam fullHD e simplesmente não sentem diferença no peso dos jogos... pois exatamente ainda sobrava espaço para processamento na VGA :)
 
Galera...não é que estou procurando jogos para usar toda memória da placa....e sim fazer a placa usar toda sua memória em jogos em que há queda de FPS sem o aumento de consumo de vram.
É isso que não entendo.....o Assassin's Creed 2 fica rodando a 40 fps, digamos.....e mesmo assim sobra uns 100mb de vram na vga. Por que ?
Por que não há esse consumo do restante da vram para aumentar o fps ?
Seria má otimização dos jogos então ?

Mas a vram não tem nada a haver com o processamento da GPU...o que você deve ver é se a GPU por exemplo esta com apenas 80% e com fps de 20 ai com certeza é gargalo do CPU...se a GPU estiver com 98%(nunca chega a 100%)e com fps baixo tem alguma problema de drive ou a vga não esta dando conta de rodar o jogo...+/- é isso dai...
 
Como já disseram, o que mais vai consumir serão altas resoluções e AA. Para esgotar por exemplo os 1.5GB da 580 é necessário 2d surround. E mesmo assim vai depender do jogo.

Um usuário do fórum EVGA fez esse teste. Mafia II @ 7920x1600 max settings só consumiu 991MB a 95.6fps. O jogo q mais consumiu foi Metro 2033 @ 7920x1600 Max settings 4xMSAA com 2283MB a 47.3fps.
 
Como já disseram, o que mais vai consumir serão altas resoluções e AA. Para esgotar por exemplo os 1.5GB da 580 é necessário 2d surround. E mesmo assim vai depender do jogo.

Um usuário do fórum EVGA fez esse teste. Mafia II @ 7920x1600 max settings só consumiu 991MB a 95.6fps. O jogo q mais consumiu foi Metro 2033 @ 7920x1600 Max settings 4xMSAA com 2283MB a 47.3fps.

Muito estranho esse teste aqui Mafia em Surround II consumiu 1100MB de cada vga,o Metro 2033 aqui usou em surround 2D 98% das duas,e em 3D nem da para jogar...e tive que baixar para 3810x1080 porque senão dava pau...em Full HD(1920x1080),so o F1 2010 que usou 98% das duas vgas...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo