Porque algumas pessoas tem mais facilidade em aprender as coisas e outras não ?!

Giulliano_eriko

know-it-all Member
Registrado
Boa tarde galera..:thumbs_up
Seguinte, sei que isso deveria ser um assunto questionado para um psicólogo, mas eu confesso que ja fui e gostaria de saber mesmo a opiniao de vocês.
Estou p*** da vida porque não consigo entender certas coisas com facilidade em geral,principalmente na faculdade! :ranting3:
Eu me mato de estudar em casa,mas mesmo assim não consigo tirar notas maiores do que as pessoas mais VELHAS da minha sala,porque isso?! :eek:
Será que as pessoas mais velhas conseguem ter mais experiência para ''absorver'' melhor as idéias e explicações dos professores ou eu que estou tendo alguma deficiência ? digo porque não é só comigo, claro! heheh.:lol::lol:
Confesso que tenho pouca memória, mas isso justificaria? Todos não dizem que pessoas mais novas são mais agéis e expertas? :confused:
Eu imagino ainda se eu trabalhasse e não tivesse tempo para estudar! :eek:hmy: Seria um caos definitivo pra mim. Ou será que ao longo do tempo eu vou aprender isso ? acho que várias pessoas já passaram por isso,mas eu não quero esperar mais,afinal,tenho 20 anos e tenho que ser responsável pelas minhas atitudes! :yes:
aguardo algumas dicas e sugestões,obrigado! :D;)
 
talvez eles tenham uma base melhor, por isso compreendem os assuntos com maior facilidade
 
Talvez você ainda não tenha econtrado uma maneira de estudar direito. Aqui eu tenho minhas manias na hora de estudar e normalmente em pouco tempo aprendo, seja escanenando as apostilas pro pc ou sentando na cadeira e estudar nelas mesmo apontado na linha com uma caneta para não perder a concentração. Bem, mas isso é apenas uma hipótese...
 
Não acho isso muito relevante. Certamente voce tem facilidades que os outros não tem, e com o tempo voce vai pegando o jeito das coisas que não tem facilidade.
E um "normal" estudioso e esforçado é melhor que um espertinho que não estuda....
 
Última edição:
Que curso você faz ?!

faço ciências aeronáuticas! é como uma pós-graduação para quem é piloto.
tbm confesso que não tenho muita noção da área,pode ser isso!

talvez eles tenham uma base melhor, por isso compreendem os assuntos com maior facilidade

pior que não kara! :/
tem uns ali que não tem mais que o ensino médio e tem uns 15 anos que já terminaram na escola!
Talvez eu estaria indo para um lado meio religioso e nada a ver, mas parece que eles já passaram pelo que tinha que passar, e eles estao encontrando o destino mais facil que eu.
Eu nao digo que tenho dificuldade apenas nos estudos, mas em geral de entender várias coisas, Acho que é a maneira como vivo, as pessoas que convivo e etc.
E tem tambem a diferença da pessoa culta e experta, e a pessoa que apenas estuda e não é '' vivido ''.
eu mal sei trocar o pneu de um carro, muito menos entender partes mecânicas de motores de avião.


obs: Sou agnóstico.
 
Última edição:
Bom amigo, tudo depende de como você se comportou na escola, se era o tipo bagunceiro, que gostava de conversar em sala de aula e não prestava à atenção nas explicações do professor e na hora da prova era só cola, seu cérebro não se acostumou a isso e talvez demore.

Agora respondendo a pergunta do post, ainda bem que é assim né amigo, imagine se todo mundo tivesse a mesma capacidade de aprendizagem, aonde íamos estar, ou já teria acontecido apocalipse ou estaríamos agora fazendo sexo com uma enfermeira a 50anos luz daqui.
 
Fico mto puto com isso!!! Tem pessoas que sentam na sala de aula, nem estudam e fecham as provas...Dá pra entender isso? :eek:
 
Cara , acho que facil aprendizado vai de cada um , mas que você pode treinar a si mesmo para melhorar... Agora, como não sei, procure um psiquiatra.
 
Same here, mas minha desculpa é problema de concentração mesmo (DDA)...se seu desempenho for muito inferior a sua sala e voce se esforça, melhor ver direito o que é...


Tem uma menina na minha sala que vive bebada, chega de ressaca nas aulas, vai em todas as festas e nunca tomou pau em nenhuma materia (coisa rarissima por aqui)

Eu nao me mato de estudar, mas tambem nao vagabundeio, nao deixo de estudar para beber, mas mesmo assim custo tirar 60% numa prova de exatas por exemplo...
 
Acho que envolve muito mais coisas nessa variavel!

Pergunta que deixo pra voce é:
a) Voce realmente gosta do que esta estudando?
b) Voce faz somente por que vai te trazer uma vida boa no futuro?
c) Voce faz somente para dizer que é formado?

Te pergunto isso pois tenho dois amigos que se encaixam em duas dessas situaçoes e eu em uma situaçao!

um que fez TI comigo (e tem um caso igual ao sei), eu parei, ele terminou, quando estavamos na faculdade ele tinha uma dificuldade tremenda (muita ajuda minha e do pessoal para ele passar) e hoje ele esta formado porem somente sabe o basico da informatica (navegar na internet, orkut, msn e afins), nao consegue ir alem disso (e olha que ele é inteligente)!

outro fez Ciencia da Computaçao somente para se formar, nao era o que ele gostava, porem era o que dava muito $$$ (e ainda deve dar), se formou porem trabalha num guiche de passagens e nao tem a menor ideia do que significa formatar um disquete de boot :lol:

eu tinha um sonho de virar programador de jogos, semprei fui uma pessoa curiosa, nao no sentido de saber a ultima fofoca da vizinhança (sempre sou o ultimo a saber :lol: ), mas sim de descobrir como é ou como funciona tal coisa!

no meu 486 (primeiro PC, ganhei do meu irmao, isso em 2003/2004) com Windows 95 eu mexia de uma forma (configura pra la e pra ca) que cheguei a apagar totalmente o sistema, aprender a instalar o sistema, fuçar, abrir e desmontar o computador!

isso meu deu um conhecimento tao "avançado", que nao se aprende em nenhuma faculdade ou escola tecnica!

inclusive fiquei puto (mas fiquei na minha, nao falei nem comentei) com um professor que ensinava errado, nao teve a menor capacidade de comprar um 486 (iria gastar uns 50R$) para mostrar ao resto do pessoal o que seria uma placa-mae (esse foi um dos motivos de eu ter saido da facu, pessoas formadas que nem conhecem o que seria uma placa-mae, imagina o nivel de tecnico que sai no mercado)!

e tenho comigo, que a melhor forma de se aprender é pesquisando (desmontando e remontando inclusive), estudando por conta propria, esforçar mesmo, e gostar do que esta estudando, pois sem isso nao dá, voce nao sai do ponto inicial!

Tem coisas que dependem de fatores externos, tipo se o professor é interessado em passar conteudo, se ele tem a capacidade para esta ali ou mesmo se ele consegue passar o conteudo de uma forma simples e didatica!

Tambem existem casos onde a pessoa aprende naquele momento, porem passa dois dias ela ja nao sabe mais fazer aquilo, ai ja é uma dificuldade da pessoa, caso de levar no psicologo pra ver se resolve!

meu ex-vizinho tem essa dificuldade, e soda quase 10 anos e nao saber direito como escrever as palavras (somente sabe escreve uma parte do nome dele, pq ta na decoreba) ou fazer uma conta sozinho, o incrivel é que ele sabe estoria de cor e salteado, sabe pintar desenho que é uma beleza (nisso eu sou trocentos mil zeros a esquerda), talvez seja o dom de cada pessoa!
 
eu aprendo as coisas muito facil, e eu vejo q tem pessoas q nunca aprendem, é soh presta atenção... xD
 
talvez você esteja estudando da maneira errada. Procure no google sobre técnicas de estudo, maneira correta de estudar, como estudar etc.

Uma coisa que eu faço quando vou estudar é desligar tudo: pc, tv, música pra não distrair. PC ligado mesmo e foda, pq vc estuda 5 min e vai pro pc ver foruns, ver besteira e etc.

Outra coisa é estudar com vontade. Se você ler as coisas sem vontade pensando no que você queria estar fazendo ao invés de estudar não vai absorver quase nada.

Outra coisa que eu costumo fazer é depois de ler um parágro parar e me perguntar sobre o que eu li no parágrafo.
 
Complicado e muito normal cara, uma faculdade é uma decisão séria, vc deve com certeza ter pensado muito bem no que cursar, se você quer muito, você consegue, e mesmo fazendo o que curti e não tem boas notas, derepente seja memória sim, alimentação também conta no desenvolvimento sabia? E velhos mais ageis que você não quer dizer que você é lento ou a normal, todos tem um tempo pra abosorver as coisas, e momentos em que infelizmente você não consegue se concentrar, são tanto os fatores pra explicar isso.
Eu também me sentia assim, mas o tempo foi passando, 3 anos se passou e eu vi que eu realmente não posso ser mais rapido do que sou pensando ou agindo, ha coisas claro que eu sou bom demais, na faculdade certas disciplinas eu não me dou muito bem, outras eu ajudo o professor! a coisa é você se atentar em estudar, e não for reprovado então se alegre cara, não queira ser mais q os outros, no fim será você contra você mesmo, penso?
 
Fico mto puto com isso!!! Tem pessoas que sentam na sala de aula, nem estudam e fecham as provas...Dá pra entender isso? :eek:

é mais ou menos o que eu estou tentando falar, galera!
eu estou gostando do meu curso sim, mas estou dizendo da dificuldade tanto nos estudos como no geral!
de um dia saber tudo e no outro nada, pode ser atenção tbm, tenho facilidade em eskecer onde largo as coisas..
Acho que só agora que estou levando a sério tudo, e meu cérebro está meio ''lesado''..heheh :p

Cara , acho que facil aprendizado vai de cada um , mas que você pode treinar a si mesmo para melhorar... Agora, como não sei, procure um psiquiatra.

de onde vc tirou psiquiatra?! ¬¬
não é um caso extremo, psicologo já basta, sem comentarios!
 
Isso se chama inteligencia. Não precisa estudar que nem louco para entender as coisas e pessoas mais inteligentes conseguem visualizar as respostas com mais facilidade.
Experiencia na área escolhida ajuda, mas não é fator decisivo.
Infelizmente voce vai ter que se dedicar MUITO mais que os outros, pelo jeito.

Nunca fui aluno nota 10, mas NUNCA prestei atenção na aula (exceção matemática) e sempre deixei pra ler RESUMOS de amigas um dia antes da prova e sempre tive uma boa média. Por outro lado, tenho amigos que se dedicavam demais nas aulas, estudavam em casa e ainda pagavam professores particulares e não conseguiam notas ótimas, apenas boas (que na verdade eram horriveis pelo tanto de dedicação).

T+
 
é mais ou menos o que eu estou tentando falar, galera!
eu estou gostando do meu curso sim, mas estou dizendo da dificuldade tanto nos estudos como no geral!
de um dia saber tudo e no outro nada, pode ser atenção tbm, tenho facilidade em eskecer onde largo as coisas..
Acho que só agora que estou levando a sério tudo, e meu cérebro está meio ''lesado''..heheh :p



de onde vc tirou psiquiatra?! ¬¬
não é um caso extremo, psicologo já basta, sem comentarios!



Mas ele ta certo hahahaha
Psicologo nao vai te resolver em nada...
Se voce esta sentindo que sua falta de atenção ta muito maior que a maioria, dificuldade de estudar, concentrar e tals, pode ser Deficit de Atenção...

só uma pergunta, voce tenta fazer tudo ao mesmo tempo? Digo, estudar duas ou mais materias de uma vez ou ouvindo musica ao mesmo tempo...
 
Mas ele ta certo hahahaha
Psicologo nao vai te resolver em nada...
Se voce esta sentindo que sua falta de atenção ta muito maior que a maioria, dificuldade de estudar, concentrar e tals, pode ser Deficit de Atenção...

só uma pergunta, voce tenta fazer tudo ao mesmo tempo? Digo, estudar duas ou mais materias de uma vez ou ouvindo musica ao mesmo tempo...

nao nao..infelizmente qualquer coisa me destrai!
mas vi ali que pelo menos de Deficit de atençao eu nao sofro, hehehh..
 
Última edição:
Há pessoas na minha turma, mais velhas, que vão melhor em Cálculo do que eu.

A explicação para mim é bastante clara: Falta de atenção, por não haver muito interesse.

Quando passo horas estudando a disciplina em véspera de prova, o faço um pouco desinteressado, e ainda compartilho essas horas com questionamentos dos fins práticos daquilo, da finalidade aplicável na prática. Os que se dão melhor do que eu são aqueles que passam horas estudando sem se queixar. Fazem porque tem que fazer, e ponto.

Mas eu já não consigo fazer determinadas coisas sem resmungar.
 
Há pessoas na minha turma, mais velhas, que vão melhor em Cálculo do que eu.

A explicação para mim é bastante clara: Falta de atenção, por não haver muito interesse.

Quando passo horas estudando a disciplina em véspera de prova, o faço um pouco desinteressado, e ainda compartilho essas horas com questionamentos dos fins práticos daquilo, da finalidade aplicável na prática. Os que se dão melhor do que eu são aqueles que passam horas estudando sem se queixar. Fazem porque tem que fazer, e ponto.

Mas eu já não consigo fazer determinadas coisas sem resmungar.

Nossa nunca vi um alguem reconhecer que é "resmungão" desse jeito... :lol:
 
Hehe, só se conhecendo pra querer pensar em mudar, e olha lá.

Como falaram, provavelmente vc não descobriu como estudar. Pessoalmente eu aprendo as coisas que me interessam instantaneamente, o resto eu tenho q fazer resumos, reescrever, etc, senão não gravo.
Tem gente que tem memória auditiva, precisa escutar (diversas vezes, em alguns casos) as informações pra fixar. Nesse caso vc pode gravar as aulas ou gravar vc mesmo falando e ouvir.

Tem várias formas de aprender...acho q vc devia ir testando. Se não é falta de interesse, deve ser isso q ta faltando.
Existem um monte de exercicios pra melhorar a memoria, o problema é ter paciencia.
Eu nunca fui bom com nomes mas minha memoria é +-, atualmente sei o nome de cabeça das +- 400 pessoas que eu trabalho diariamente e +- como cada uma é.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo