• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Porque vivemos na "correria",apesar de tanta facilidade e modernidade?

danillofc

New Member
Registrado
Se você mora em metrópole ou pelo menos cidade média, já reparou como você e muita gente tem a sensação que não tem tempo pra nada,que o dia devia ter 48h? Às vezes é até motivo de orgulho. Moro em São Paulo e vivencio isso diariamente. Meu caso não é grave mas por trabalhat no metrô vejo a correria todo dia. Leva-se facilmente mais de 1h para ir a alguma parte relevante da cidade.
O que me intriga é que vários economistas previam que com a automatização, inevitavelmente teriamos jornada de 5h de trabalho ou algo similar, mas parece que não mudou muito. O que aconteceu? Acha isso normal e louvável?Acha que nos obrigamos a nos entupir de coisas e tarefas que nem sempre fazem sentido pra nós? Acha que é porque poucos tem hábito de planejar e priorizar? Ou é algo inevitável de morar em grandes centros?
É lamentável ver tanta gente abarrotada de tarefa,trabalho e curso, sem tempo nem pra lazer ou pra eventuais filhos, achando que só lá na frente vai poder ter sossego. Já cheguei a me sentir culpado por apenas trabalhar o horario padrao, e nao fazer mais nada.
 
Acho que tem haver um pouco com aquele filme do Justin Timberlake, esqueci o nome hahah
Tempo é uma commodity como qualquer outra, é o nosso bem mais precioso, algumas pessoas valorizam e sabem como gastar, outras dão pouco valor e oferecem para o primeiro que oferecer um trocado.
 
Olha, acho que isso é aquilo que a pessoa busca sabe, eu sempre busquei ficar longe dessa corrida de ratos pra "ficá ricu" da maioria das pessoas, fazem 4 anos que eu trabalho 4 horas por dia e devo dizer que minhas condições financeiras melhoraram até... Hoje eu vou de bicicletinha elétrica trabalhar escutando um sonzinho massa na contramão, depois chego em casa de tarde e fico só de bobeira sem fazer nada, de vez em quando IA no clube ficar nadando por lá quando não tinha coronga... Diferente dos meus cunhados que um trabalha em uma indústria, chega em casa e vai trabalhar de uber, o outro trabalha fazendo projetos elétricos para indústrias, trabalha até as 22 todos os dias e de vez em quando nos fins de semana... Sei lá... Eu gosto de fazer nada então eu estou feliz, não sei se a felicidade dos outros é tentar esfregar na cara dos outros que tem mais dinheiro do que os outros... Não sei se isso é felicidade... Eu só sei que eu curto andar de bicicletinha elétrica sem capacete ouvindo um guns na contra mão :poker:
 
Última edição:
Alguém tem que trabalhar para manter as facilidades do mundo moderno.
Mas sim acredito que jornadas menores seriam muito mais eficientes, o padrão deveria mudar de 8 pra 6 horas dia.
Camarada perde tanto tempo trabalhando e se locomovendo que nem tem tempo pra consumir.
Com uma jornada de 6 horas mais gente iria a shoppings, cinemas, bares e restaurantes,passariam mais tempo no mercado(aumentando o ticket médio).
 
Do mesmo jeito que as facilidades agilizam as tarefas (o que deveria nos deixar com mais tempo livre), também facilita adquirir novas tarefas! O problema é que a grande maioria (como eu), não sabe estipular um limite, acabando sempre atarefado, mesmo que cada vez se consiga completar as tarefas mais rapidamente.

Tarefa, tarefas, tarefas!!! kkk

Os economistas não estão errados quanto a eficiência da tecnologia, a dificuldade é prever a subjetividade da mente humana.
 
novas tecnologias e demais "automatizações" deram fim a alguns problemas do passado e trouxeram problemas q nao existiam antes. Se vc automatiza ou simplifica um processo/coisa, vc automaticamente cede menos do seu tempo pra essa tarefa, mas pq vc acaba fazendo isso? foi buscado a solução de um "problema" para que vc pudesse fazer outra coisa no lugar, não ficar com os pés pra cima. A cada redução de tempo que temos pela modernidade em nossa vida, abraçamos outra coisa pra encher aquele tempo, seja nociva ou benigna. Nós nunca estamos "livres". Formigas eternas...
 
novas tecnologias e demais "automatizações" deram fim a alguns problemas do passado e trouxeram problemas q nao existiam antes. Se vc automatiza ou simplifica um processo/coisa, vc automaticamente cede menos do seu tempo pra essa tarefa, mas pq vc acaba fazendo isso? foi buscado a solução de um "problema" para que vc pudesse fazer outra coisa no lugar, não ficar com os pés pra cima. A cada redução de tempo que temos pela modernidade em nossa vida, abraçamos outra coisa pra encher aquele tempo, seja nociva ou benigna. Nós nunca estamos "livres". Formigas eternas...
Mas parando pra refletir, qual o problema em ficar com os "pés pra cima"? Acho que o mundo moderno trouxe muita opção facil de coisa pra fazer,assistir, estudar, e a gente ou se acostuma a achsr errado ficar de boa,ou faz e assiste o máximo de coisa pra não ficar "desatualizado", a tal da fomo(fear of missing out).
Eu por mais que chegue a ter folgas longas e não tenha muitas tarefas, tenho tendência a ficar em fóruns e YouTube o dia todo, tem dias que preciso meditar pois fico com o pensamento acelerado e não consigo ficar minutos sem o celular,por mais que só passe o tempo nele.
 
Nunca um funcionário foi tão eficiente, multitarefa, multidisciplinar. Fazemos de tudo um pouco e fazemos muito, com pouco (um notebook e internet).

Ainda assim, ainda é mantida a rotina de trabalho fabril de um século atrás. Não faz sentido.
Nos falta tempo para descomprimir e aproveitar a vida. Tentamos fazer tudo nesse pouco tempo (inclusive manter a saúde, através de exercícios, alimentação e descanso) e acabamos fazendo nada muito bem pela ansiedade de ter que fazer isso naquele curto tempo.

Eu já não consigo me ver mais trabalhando nessa rotina, empregado em uma empresa que EXIGE que eu esteja prestando serviço 11 meses do ano.
Gostaria de terminar uns projetos, arrecadar uma boa grana com isso (não acontece também) e poder me dar um tempo até a próxima leva. Não dá, é guerra todo dia. (e isso pq meu serviço é altamente especializado e tem uma rotina\ciclo bem maluco. Pra quem vive de comércio\restaurante\etc, nem vejo como sair dessa roda infernal da vida)
 
No trabalho é matar um leão todo dia, empresa privada tem que dar lucro!
A pior "pira" de um encarregado de setor é ver gente parada, no caso aqui "empresario dono da empresa" pois é uma empresa pequena/média; então por mais rápido que se faça uma tarefa, a seguinte já vai estar na agulha, mesmo que não seja realmente necessária para a atividade principal da empresa.

Não que considere o meu patrão malvadão, muito pelo contrário, as vezes penso que se eu estivesse no lugar dele talvez seria ainda mais exigente.

Hoje mesmo quando estava indo almoçar estava pensando nisso... tenho que estar sempre estudando por que cada trabalho é diferente do outro, e no meu caso não tenho a quem recorrer para pegar informação na empresa, independe-te de qualquer coisa tenho que dar resultado, nunca pude falar que não sei, sempre é o "nunca fiz, mas vou dar um jeito!", sempre estou preocupado, e quando termino um serviço/projeto, que em seguida deveria vir aquele sentimento de trabalho cumprido, quase que de imediato já caio na preocupação de novo, pensando "qual vai ser o próximo leão a matar".

*Sei que sai da progressão do assunto, é que quis mesmo dar uma viajada! kkk
 
No trabalho é matar um leão todo dia, empresa privada tem que dar lucro!
A pior "pira" de um encarregado de setor é ver gente parada, no caso aqui "empresario dono da empresa" pois é uma empresa pequena/média; então por mais rápido que se faça uma tarefa, a seguinte já vai estar na agulha, mesmo que não seja realmente necessária para a atividade principal da empresa.

Não que considere o meu patrão malvadão, muito pelo contrário, as vezes penso que se eu estivesse no lugar dele talvez seria ainda mais exigente.

Hoje mesmo quando estava indo almoçar estava pensando nisso... tenho que estar sempre estudando por que cada trabalho é diferente do outro, e no meu caso não tenho a quem recorrer para pegar informação na empresa, independe-te de qualquer coisa tenho que dar resultado, nunca pude falar que não sei, sempre é o "nunca fiz, mas vou dar um jeito!", sempre estou preocupado, e quando termino um serviço/projeto, que em seguida deveria vir aquele sentimento de trabalho cumprido, quase que de imediato já caio na preocupação de novo, pensando "qual vai ser o próximo leão a matar".

*Sei que sai da progressão do assunto, é que quis mesmo dar uma viajada! kkk
Sim, empresa tem que dar lucro, mas se tem muita gente sem saúde mental, esgotado e insatisfeito, não há lucro, o excesso de trabalho é ilusório. A não ser que seja uma situação excepcional, com início e término. Se você e/ou todo mundo aí está trabalhando demais e não se admite ficar ocioso, então ou a empresa está em situação muito boa e todos estão ganhando bem, ou está havendo exploração e uma mentalidade arcaica.
E mesmo que seja a primeira opção, ela pode ser boa no momento mas a longo prazo acaba com sua saúde, com a empresa, com seu tempo e por aí vai.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nunca um funcionário foi tão eficiente, multitarefa, multidisciplinar. Fazemos de tudo um pouco e fazemos muito, com pouco (um notebook e internet).

Ainda assim, ainda é mantida a rotina de trabalho fabril de um século atrás. Não faz sentido.
Nos falta tempo para descomprimir e aproveitar a vida. Tentamos fazer tudo nesse pouco tempo (inclusive manter a saúde, através de exercícios, alimentação e descanso) e acabamos fazendo nada muito bem pela ansiedade de ter que fazer isso naquele curto tempo.

Eu já não consigo me ver mais trabalhando nessa rotina, empregado em uma empresa que EXIGE que eu esteja prestando serviço 11 meses do ano.
Gostaria de terminar uns projetos, arrecadar uma boa grana com isso (não acontece também) e poder me dar um tempo até a próxima leva. Não dá, é guerra todo dia. (e isso pq meu serviço é altamente especializado e tem uma rotina\ciclo bem maluco. Pra quem vive de comércio\restaurante\etc, nem vejo como sair dessa roda infernal da vida)
Sempre é possível sair, mas aí é preciso repensar tudo, desde seu padrão de vida e rotina, propósito da empresa, processos mais demorados e estressantes, repensar literalmente tudo. A pior coisa é entrar na corrida dos ratos.
 
Nunca um funcionário foi tão eficiente, multitarefa, multidisciplinar. Fazemos de tudo um pouco e fazemos muito, com pouco (um notebook e internet).

Ainda assim, ainda é mantida a rotina de trabalho fabril de um século atrás. Não faz sentido.
Nos falta tempo para descomprimir e aproveitar a vida. Tentamos fazer tudo nesse pouco tempo (inclusive manter a saúde, através de exercícios, alimentação e descanso) e acabamos fazendo nada muito bem pela ansiedade de ter que fazer isso naquele curto tempo.

Eu já não consigo me ver mais trabalhando nessa rotina, empregado em uma empresa que EXIGE que eu esteja prestando serviço 11 meses do ano.
Gostaria de terminar uns projetos, arrecadar uma boa grana com isso (não acontece também) e poder me dar um tempo até a próxima leva. Não dá, é guerra todo dia. (e isso pq meu serviço é altamente especializado e tem uma rotina\ciclo bem maluco. Pra quem vive de comércio\restaurante\etc, nem vejo como sair dessa roda infernal da vida)

Vc está descrevendo como os trabalhadores foram ludibriados, e que agora se estressam fazem o trabalho de 3, pra alguém enriquecer, sem limites.

Desacreditam os movimentos que defendem os direitos dos trabalhadores, e depois tá lá o caixa no supermercado fazendo 5 funções para ganhar salário mínimo, enquanto isso não tem caixa aberto pros clientes fazendo filas, e até botaram um maluco pra dirigir empilhadeira, sem nenhum curso, advinha onde? naquele mercado legal(https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/04/26/tia-de-funcionario-morto-em-acidente-no-carrefour-na-zona-norte-de-sp-diz-que-ele-nao-tinha-experiencia-com-empilhadeira.ghtml)

Muitos gafantos venderam a categoria pra ficar acima da carne seca, e agora vemos o resultado,miséria pra funcionários e novos bilionários sugindo a cada ano o país.
 
As pessoas não se planejam pra ter uma vida mais calma, não investem em tecnologia pra facilitar a vida. Acabam consumindo coisas que as escravizam e geram mais problemas e sobrecarregam a rotina.

Por exemplo uma pessoa poderia comprar um celular básico pois praticamente todo mundo só usa WhatsApp e alguma rede social, mas acaba parcelando Iphone e adquirindo uma dívida, pra pagar a dívida não pode sair do emprego. E o pior, conheço gente que usa Iphone a anos e nunca usou a agenda ou algum App de finanças, algo que poderia melhorar muito a organização da pessoa.

Vejo gente que não trocou as tomadas de casa mesmo depois de 20 anos que mudou o padrão. uma tomada custa 5 reais. Mas ficam sofrendo por 20 anos e gastando rios de dinheiro em eletrônicos ou carros inúteis.

O problema não é a tecnologia, e sim a mentalidade das pessoas. Existem muitas coisas pra melhorar a vida mas o pessoal não usa.

Pra mim foi tão óbvio tomar a decisão de sair do emprego, já estou a vários anos acordando 9/10 da manhã. tomando café na varanda. Mas pra isso não trocava de carro regularmente nem comprava eletrônicos que não precisava. E não me arrependo.
 
As pessoas não se planejam pra ter uma vida mais calma, não investem em tecnologia pra facilitar a vida. Acabam consumindo coisas que as escravizam e geram mais problemas e sobrecarregam a rotina.

Em falar em coisas que sobrecarregam só digo "pets", "filhos".

Por exemplo uma pessoa poderia comprar um celular básico pois praticamente todo mundo só usa WhatsApp e alguma rede social, mas acaba parcelando Iphone e adquirindo uma dívida, pra pagar a dívida não pode sair do emprego. E o pior, conheço gente que usa Iphone a anos e nunca usou a agenda ou algum App de finanças, algo que poderia melhorar muito a organização da pessoa.
Lembro que alguém me disse que não comprava parcelado pq não ficar preso no emprego, eu discordo, eu parcelo qualquer coisa que dê pra comprar a vista com o que eu tenho guardado, é mais inteligente e dá mais liberdade, mas impraticavel pra carros/imóveis.

Vejo gente que não trocou as tomadas de casa mesmo depois de 20 anos que mudou o padrão. uma tomada custa 5 reais. Mas ficam sofrendo por 20 anos e gastando rios de dinheiro em eletrônicos ou carros inúteis.

Na boa, padrão lixo, quer te impor um monte de limitações para supostamente te salvar e evitar que vc faça algo errado, só que 90% das casa nem aterramento tem, está tudo errado msm, esse novo padrão só dá dor de cabeça, mais adaptadores tornando mais perigoso, e aqueles malditos plugs de 20a, que não entram na tomada...
Não gosto dessa ideia de tutelar, de tratar todos como idiotas, se a pessoa está tentando ligar, ele deve saber o que está fazendo.

O problema não é a tecnologia, e sim a mentalidade das pessoas. Existem muitas coisas pra melhorar a vida mas o pessoal não usa.
Concordo em gente em 2021 que não usa o pc, e que anote coisas em blocos de notas reais, usam agenda, fazem contas financeiras em cadernos...

Pra mim foi tão óbvio tomar a decisão de sair do emprego, já estou a vários anos acordando 9/10 da manhã. tomando café na varanda. Mas pra isso não trocava de carro regularmente nem comprava eletrônicos que não precisava. E não me arrependo.

Que bom que conseguiu isso, não normalize suas realizações, isso te desvaloriza...
 
Tem um livro que explica bem essa relação ai: O Ócio Criativo - Domenico di Masi

A tese dele é que precisamos aprender a desacelerar, mas que ainda tem muito tabu sobre isso, principalmente pq como vc comentou, para muitos é quase um propósito de vida "ficar ocupado" 48 horas por dia rsrsrs

O avanço das tecnologias nos trouxe muitas facilidades, mas também trouxe o temor em alguns casos de ser "substituído" especialmente com o avanço da IA.

Tem também a questão das empresas e outras questões psicológicas e sociais que impedem um avanço e uma qualidade de vida, veja o exemplo que ocorreu agora na pandemia com o teletrabalho, muita gente percebeu que é absolutamente desnecessário ficar horas no trânsito para estar fisicamente em um local, mas pouca gente estava preparada psicologicamente para tal mudança.

Mas o futuro tende a isso, trabalharmos menos horas, os jovens de hoje já não são tão ligados nessa coisa de "bater ponto", mas ainda vai levar uma geração ou duas para mudanças mais significativas
 
Eu vivo em cidade pequena, moro a aproximadamente 1 km do trabalho e o caminho é pura linha reta e não escapo dessa correria, não.
Sou o primeiro a chegar pq abro a empresa e o último a sair pq tenho que fechar. Aqui é empresa de prestação de serviço, atendimento na casa do cliente, o horário de fechamento é as 18h mas tenho que esperar a última equipe chegar da rua, o que muitas vezes acontece lá pelas 20h. Saio da cama as 6h. Dois carros da empresa ficam estacionados na minha garagem (um deles eu uso) então ainda tem isso de esperar irem lá guardar o carro ou ir lá buscar o cara que guardou o carro e voltar pra empresa pra ele pegar o próprio carro, guardar as ferramentas, etc. E também almoço na empresa. Em um dia de 24 horas eu passo 14 delas dedicadas à empresa (pq acordo e já vou me arrumar pro trabalho, não gosto de ficar "enrolando"). Em época de férias escolares e festas de fim de ano chego a ficar facilmente até as 21h - 22h aqui pq a cidade é turística, aumenta o movimento demais.
Minha esposa trabalha comigo então isso meio que "salva" a gente no que diz respeito a dialogar, conversar sobre como foi o dia, as vezes a gente chega em casa e já não tem mais nada pra falar, passamos a noite assistindo filmes, jogando video game ou realizando os afazeres da casa. Trabalho de sábado também, meio período só mas chegar em casa depois das 14h já me da a sensação de que o dia foi perdido.
Antes disso, tinha um emprego onde trabalhava das 13h às 23h, podia dormir tarde e acordar tarde, resolver o que tivesse que resolver pela manhã (banco, cartório) mas recebia menos e trabalhava em um ambiente muito mais estressante.
Acho que tudo que envolve relações profissionais teve um aumento de exigências e expectativas, cliente sempre quer mais atenção, patrão sempre quer mais clientes e orçamentos fechados... Sabe o que é irônico? Aqui a gente trabalha com manutenção predial, coisas que FACILITAM a vida de quem mora em condomínio. hahahaha
 
Eu vivo em cidade pequena, moro a aproximadamente 1 km do trabalho e o caminho é pura linha reta e não escapo dessa correria, não.
Sou o primeiro a chegar pq abro a empresa e o último a sair pq tenho que fechar. Aqui é empresa de prestação de serviço, atendimento na casa do cliente, o horário de fechamento é as 18h mas tenho que esperar a última equipe chegar da rua, o que muitas vezes acontece lá pelas 20h. Saio da cama as 6h. Dois carros da empresa ficam estacionados na minha garagem (um deles eu uso) então ainda tem isso de esperar irem lá guardar o carro ou ir lá buscar o cara que guardou o carro e voltar pra empresa pra ele pegar o próprio carro, guardar as ferramentas, etc. E também almoço na empresa. Em um dia de 24 horas eu passo 14 delas dedicadas à empresa (pq acordo e já vou me arrumar pro trabalho, não gosto de ficar "enrolando"). Em época de férias escolares e festas de fim de ano chego a ficar facilmente até as 21h - 22h aqui pq a cidade é turística, aumenta o movimento demais.
Minha esposa trabalha comigo então isso meio que "salva" a gente no que diz respeito a dialogar, conversar sobre como foi o dia, as vezes a gente chega em casa e já não tem mais nada pra falar, passamos a noite assistindo filmes, jogando video game ou realizando os afazeres da casa. Trabalho de sábado também, meio período só mas chegar em casa depois das 14h já me da a sensação de que o dia foi perdido.
Antes disso, tinha um emprego onde trabalhava das 13h às 23h, podia dormir tarde e acordar tarde, resolver o que tivesse que resolver pela manhã (banco, cartório) mas recebia menos e trabalhava em um ambiente muito mais estressante.
Acho que tudo que envolve relações profissionais teve um aumento de exigências e expectativas, cliente sempre quer mais atenção, patrão sempre quer mais clientes e orçamentos fechados... Sabe o que é irônico? Aqui a gente trabalha com manutenção predial, coisas que FACILITAM a vida de quem mora em condomínio. hahahaha
Bom, só você pode dizer se gosta dessa rotina, mas tem que estar ciente dos danos para a saúde a médio e longo prazo, aí de nada valerá a bolada que ganhou. Talvez seja questão de repensar o padrão e custo de vida, fazer um mapeamento dos processos da empresa.
 
Bom, só você pode dizer se gosta dessa rotina, mas tem que estar ciente dos danos para a saúde a médio e longo prazo, aí de nada valerá a bolada que ganhou. Talvez seja questão de repensar o padrão e custo de vida, fazer um mapeamento dos processos da empresa.
Não é exatamente uma questão de escolha. Não tenho formação profissional então tenho que me agarrar ao que aparece, dentro dos meus limites, claro. Minha esposa é bacharela em serviço social e estava cursando pedagogia mas acabou vindo cuidar da empresa a pedido da irmã (que é a dona) e quando decidiu ir trabalhar na área de formação veio a pandemia. Os concursos públicos na área dela aqui pra região cessaram e é bem difícil vaga pra no setor privado.
 
Justamente a facilidade e a modernidade trouxe essa correria, parece o inverso, mas não.
Imagina que antes você ia renderizar alguma coisa, ele demorava vários minutos, só que isso era para todos, neste tempo você levantava se esticava, tomava um café, conversava um pouco com o colega. Esse é só um exemplo, mas acontecia com Fax, até imprimir tudo, você conseguia conversar, olhar a janela e ver a rua, ia lá tirar xerox, quem é ADV, ia nos fóruns buscar papéis, sentava um pouco, descansava até ser atendido, agora é tudo online, tudo rápido, você fica o tempo todo produzindo. Renderiza rápidpo, não precisa ir até o fórum, email, whats cai na hora... Mal termina uma coisa, já tem outra.
 
Justamente a facilidade e a modernidade trouxe essa correria, parece o inverso, mas não.
Imagina que antes você ia renderizar alguma coisa, ele demorava vários minutos, só que isso era para todos, neste tempo você levantava se esticava, tomava um café, conversava um pouco com o colega. Esse é só um exemplo, mas acontecia com Fax, até imprimir tudo, você conseguia conversar, olhar a janela e ver a rua, ia lá tirar xerox, quem é ADV, ia nos fóruns buscar papéis, sentava um pouco, descansava até ser atendido, agora é tudo online, tudo rápido, você fica o tempo todo produzindo. Renderiza rápidpo, não precisa ir até o fórum, email, whats cai na hora... Mal termina uma coisa, já tem outra.
A questão é até que ponto toda essa produtividade faz sentido e é relevante tanto pra empresa quanto para a pessoa. Cada vez mais se percebe que multi tarefa é ilusão.
 
A questão é até que ponto toda essa produtividade faz sentido e é relevante tanto pra empresa quanto para a pessoa. Cada vez mais se percebe que multi tarefa é ilusão.
Para a sociedade como um todo tem o benefício de você gerar mais roupa, mais televisão, mais computador, mais serviços, isso torna muitos objetos acessível para as pessoas. Objetos que antes seriam acessíveis à uma classe menor de população agora estão na residência de muito mais pessoas. Para empresa também, ela produz mais, vende em maior quantidade. Para a pessoa em si, da para ver um aumento de casos com Sindromes de Burnout, aumento expressivo do uso de ansiolíticos. É uma questão bastante individual de cada um, o quanto vale viver nesta correria nesta ansiedade em troca de bens materiais, vaidade pessoal.
 
Em falar em coisas que sobrecarregam só digo "pets", "filhos".


Lembro que alguém me disse que não comprava parcelado pq não ficar preso no emprego, eu discordo, eu parcelo qualquer coisa que dê pra comprar a vista com o que eu tenho guardado, é mais inteligente e dá mais liberdade, mas impraticavel pra carros/imóveis.



Na boa, padrão lixo, quer te impor um monte de limitações para supostamente te salvar e evitar que vc faça algo errado, só que 90% das casa nem aterramento tem, está tudo errado msm, esse novo padrão só dá dor de cabeça, mais adaptadores tornando mais perigoso, e aqueles malditos plugs de 20a, que não entram na tomada...
Não gosto dessa ideia de tutelar, de tratar todos como idiotas, se a pessoa está tentando ligar, ele deve saber o que está fazendo.


Concordo em gente em 2021 que não usa o pc, e que anote coisas em blocos de notas reais, usam agenda, fazem contas financeiras em cadernos...



Que bom que conseguiu isso, não normalize suas realizações, isso te desvaloriza...
ter um PET foi a melhor coisa que já fiz na vida. não sobrecarrega nada. gera um prazer imenso que nenhum luxo pode gerar. tem pessoas que gostam de animais e filhos, e o dinheiro e objetos só servem pra trazer uma vida melhor, então não generalize.

eu também parcelo as coisas e não possuo emprego, se posso parcelar sem juros melhor parcelar mesmo e deixar a grana investida. estava me referindo a comprar coisas caras sem necessidade. É melhor parcelar uma ferramenta que irá utilizar por anos em tarefas úteis para melhorar sua qualidade de vida.

O padrão novo é ótimo, se a casa não tem aterramento é por PREGUIÇA do dono em adaptar pois traz diversos benefícios para proteção a choques elétricos, basicamente é uma estaca na terra com fio conectado mas passará 50 anos e o cara não vai fazer pq acha besteira, nem trocar a tomada vai. e não existe essa história de plugue não entrar, se não entra é pq vc tem tomada de 10A e está metendo um plugue de 20A. ele serve exatamente pra isso, pra não ligar aparelhos onde não se suporta, usar adaptador só fará sobrecarregar a rede e pode até causar um incêndio. Uma construção atualizada já tem todas as tomadas de 20A e fiação compatível. Mas o bonitão prefere reclamar do padrão, arriscar botar fogo na casa ou tomar choques do que fazer uma simples reforma que custará menos do que trocar o celular. Isso é um exemplo clássico de porque a vida das pessoas fica mais difícil por mais que a tecnologia avance. Nosso padrão de instalação elétrica residencial avançou muito, hoje em dia ter uma instalação no padrão é indispensável. tem até proteção contra choques elétricos, o Disjuntor DR detecta a frequência do coração humano e desarma em caso de ter alguém levando choque. Mas é um padrão ruim pq não encaixa tomada nos anos 1990 :genio:

E tem que tutelar SIM! quem entende de instalação elétrica é o engenheiro ou eletricista não a senhora de 80 anos ou a criança de 8 que irá ligar seu secador de cabelo na tomada errada.
 
Última edição:
Quanto ao assunto creio que o segredo da vida é o equilíbrio. Infelizmente, isso na prática é muito difícil de ocorrer. Mas de maneira geral tanto a ociosidade quanto muita ocupação não faz bem ao indivíduo. Outro ponto que o ideal fosse que todos reservassem um tempo do seu dia para praticar exercícios físicos e ao menos um hobby (seja música, jogo, esporte, leitura etc.).
 
ter um PET foi a melhor coisa que já fiz na vida. não sobrecarrega nada. gera um prazer imenso que nenhum luxo pode gerar. tem pessoas que gostam de animais e filhos, e o dinheiro e objetos só servem pra trazer uma vida melhor, então não generalize.

Um pet, agora imagina 2 ou mais, sendo que a pessoa não faz o básico , ainda enche a casa de bicho.

Tem gente na vida que sobra, pode ter varios empregos, varias funções dentro do emprego, pode ter varios filhos e animais de estimação, e por outro lado tem pessoas que faltam, não conseguem fazer o básico de nada , a essas eu recomendo, não tenham filhos, não tenham animais de estimação, não arrume tarefas e se mesmo com muito pouco já estão sobrecarregados.
Cada um escolhe o tamanho da cruz que carrega...

O padrão novo é ótimo, se a casa não tem aterramento é por PREGUIÇA do dono em adaptar pois traz diversos benefícios para proteção a choques elétricos, basicamente é uma estaca na terra com fio conectado mas passará 50 anos e o cara não vai fazer pq acha besteira, nem trocar a tomada vai. e não existe essa história de plugue não entrar, se não entra é pq vc tem tomada de 10A e está metendo um plugue de 20A. ele serve exatamente pra isso, pra não ligar aparelhos onde não se suporta, usar adaptador só fará sobrecarregar a rede e pode até causar um incêndio. Uma construção atualizada já tem todas as tomadas de 20A e fiação compatível. Mas o bonitão prefere reclamar do padrão, arriscar botar fogo na casa ou tomar choques do que fazer uma simples reforma que custará menos do que trocar o celular. Isso é um exemplo clássico de porque a vida das pessoas fica mais difícil por mais que a tecnologia avance. Nosso padrão de instalação elétrica residencial avançou muito, hoje em dia ter uma instalação no padrão é indispensável. tem até proteção contra choques elétricos, o Disjuntor DR detecta a frequência do coração humano e desarma em caso de ter alguém levando choque. Mas é um padrão ruim pq não encaixa tomada nos anos 1990 :genio:

E tem que tutelar SIM! quem entende de instalação elétrica é o engenheiro ou eletricista não a senhora de 80 anos ou a criança de 8 que irá ligar seu secador de cabelo na tomada errada.

Vivemos num país subdesenvolvido, maior parte da população vive com menos de 2 salários mínimos, nessa condição para viver, algumas coisas tem de serem omitidas.
Não adianta falar que é fácil , em muitos casos vai ter de refazer a parte eletrica inteira da casa, o que obviamente não é barato, as pessoas mal pagam as contas e tem algum lazer imagina investir nisso.
Se precisa ligar tomada de 20a não entra na tomada, se compra a tomada de 20a as de 10a ficam frouxas pqp, padrão ruim, obriga país de terceiro mundo a trocar todas tomadas, e ainda torna incompativel com as tomadas americanas.Quem protege de incendio são os disjuntores, que desarmam se a fiação esquenta, e choque realmente dificil de tomar, não estou sendo contra o DR, mas está longe de ser algo essencial.
E sim tomada de 20a ,são desnecessárias,quem faz tomada com fiação menor que 2,5mm? não era mais inteligente obrigar por norma as tomadas a terem a fiação certa?ou seja aqui tenho fiação certa, se deixo a tomada de 20a fica ruim pra 10a, se deixo a de 10a as de 20a não entram, obviamente opto pela de 10a pq é mais usada, mas depois é gambiarra com adaptador.

Tem pessoas que escolhem a correria, podem optar por trabalhos menos estressantes,podem optar a viver com menos, corre quem quer, o sistema tenta influenciar a todos pra correrem, mas vc deve seguir seu ritmo.
 
Um pet, agora imagina 2 ou mais, sendo que a pessoa não faz o básico , ainda enche a casa de bicho.

Tem gente na vida que sobra, pode ter varios empregos, varias funções dentro do emprego, pode ter varios filhos e animais de estimação, e por outro lado tem pessoas que faltam, não conseguem fazer o básico de nada , a essas eu recomendo, não tenham filhos, não tenham animais de estimação, não arrume tarefas e se mesmo com muito pouco já estão sobrecarregados.
Cada um escolhe o tamanho da cruz que carrega...



Vivemos num país subdesenvolvido, maior parte da população vive com menos de 2 salários mínimos, nessa condição para viver, algumas coisas tem de serem omitidas.
Não adianta falar que é fácil , em muitos casos vai ter de refazer a parte eletrica inteira da casa, o que obviamente não é barato, as pessoas mal pagam as contas e tem algum lazer imagina investir nisso.
Se precisa ligar tomada de 20a não entra na tomada, se compra a tomada de 20a as de 10a ficam frouxas pqp, padrão ruim, obriga país de terceiro mundo a trocar todas tomadas, e ainda torna incompativel com as tomadas americanas.Quem protege de incendio são os disjuntores, que desarmam se a fiação esquenta, e choque realmente dificil de tomar, não estou sendo contra o DR, mas está longe de ser algo essencial.
E sim tomada de 20a ,são desnecessárias,quem faz tomada com fiação menor que 2,5mm? não era mais inteligente obrigar por norma as tomadas a terem a fiação certa?ou seja aqui tenho fiação certa, se deixo a tomada de 20a fica ruim pra 10a, se deixo a de 10a as de 20a não entram, obviamente opto pela de 10a pq é mais usada, mas depois é gambiarra com adaptador.

Tem pessoas que escolhem a correria, podem optar por trabalhos menos estressantes,podem optar a viver com menos, corre quem quer, o sistema tenta influenciar a todos pra correrem, mas vc deve seguir seu ritmo.

Ninguém é obrigado a melhorar nada na própria casa, este é justamente o assunto do tópico, as pessoas optam em não investir para facilitar a vida. O Padrão foi só um exemplo, as pessoas sentem necessidade de trocar de celular a cada 3 anos mas um padrão que mudou só uma vez em 20 anos é desnecessário, Esta é a questão, a grande massa de pessoas gasta recursos demais no que não traz facilidade nenhuma.

um exemplo é você mesmo, pq fica sofrendo com adaptador? instala tomada dupla uma de 10 outra de 20 lado a lado. se acha que as de 20 ficam moles. coisa que eu não acho, uso pc em tomada de 20 nunca desligou por mau contato.

outra coisa que faço quando tenho um equipamento de padrão americano é cortar o plugue e instalar um do padrão brasileiro que vende no mercado por 4 reais. zero problemas.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo