• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Porque vivemos na "correria",apesar de tanta facilidade e modernidade?

Acho que tem haver um pouco com aquele filme do Justin Timberlake, esqueci o nome hahah
Tempo é uma commodity como qualquer outra, é o nosso bem mais precioso, algumas pessoas valorizam e sabem como gastar, outras dão pouco valor e oferecem para o primeiro que oferecer um trocado.
No jogo do Spider-man PS4 tem uma missão que rola numa exposição de produtos tecnológicos da Oscorp. Um dos produtos é um soro que promete te deixar acordado por até 72h sem efeitos colaterais. Ai no final da apresentação tem uma frase tipo "a Oscorp te dá o bem mais valioso, o tempo".


O que me intriga é que vários economistas previam que com a automatização, inevitavelmente teriamos jornada de 5h de trabalho
Quais economistas? Fontes? (não estou querendo invalidar o que tu disse, só quero saber o fundamento dos argumentos pra podermos falar de porque as previsões "falharam".)

Mas é o que Marx já dizia no século XIX, a produtividade aumentando não quer dizer que o trabalhador trabalhará menos, mas sim que o dono dos meios de produção terá uma margem de lucro cada vez maior. Só porque o trabalhador agora pode produzir a mesma quantidade em 6h ao invés de 8h, não quer dizer que ele tem direito de trabalhar menos horas. Hoje em dia a gente é contratado por hrs/semana, então se otimizarmos nossa rotina pra produzir tudo na metade do tempo, só vamos produzir o dobro para o empregador, mas ganhando o mesmo.


Acha isso normal e louvável?
Não é louvável abandonar o equilibrio de trabalho/lazer apenas para subir na vida o quanto antes. O que tem promovido esse tipo de pensamento é a galera do "economize até no cafézinho". Lembro de um video do Primo Rico que fala como tu tem que guardar pelo menos 3k e pouco todo mes, e que se tu não ganha o suficiente pra isso, é só ganhar, usar o tempo livre trabalhando em atividades paralelas.

"O que você faz da meia noite às 06?"


Acha que é porque poucos tem hábito de planejar e priorizar?
Também. Difícil tu ver gente que usa agenda ou algo do gênero e planeja as rotinas com antecedência. E como tu disse, as vezes a galera tem ilusão de que ser ocupada e não ter tempo é bom. Elas se sentem satisfeitas de serem esforçadas e trabalhadoras, quando são simplesmente desorganizadas.



Sim, empresa tem que dar lucro, mas se tem muita gente sem saúde mental, esgotado e insatisfeito, não há lucro, o excesso de trabalho é ilusório.
Sim, há lucro. Sabe qual um dos setores com alta fama de ser estressante? Banco.


Sabe quem era o homem mais rico do Brasil? Joseph Safra, banqueiro.

Para a empresa os funcionários são números, não pessoas. O CNPJ não liga se tu tem pensado em se matar, se você parar de produzir em níveis satisfatórios por qualquer motivo, você é substituído.
 
No jogo do Spider-man PS4 tem uma missão que rola numa exposição de produtos tecnológicos da Oscorp. Um dos produtos é um soro que promete te deixar acordado por até 72h sem efeitos colaterais. Ai no final da apresentação tem uma frase tipo "a Oscorp te dá o bem mais valioso, o tempo".



Quais economistas? Fontes? (não estou querendo invalidar o que tu disse, só quero saber o fundamento dos argumentos pra podermos falar de porque as previsões "falharam".)

Mas é o que Marx já dizia no século XIX, a produtividade aumentando não quer dizer que o trabalhador trabalhará menos, mas sim que o dono dos meios de produção terá uma margem de lucro cada vez maior. Só porque o trabalhador agora pode produzir a mesma quantidade em 6h ao invés de 8h, não quer dizer que ele tem direito de trabalhar menos horas. Hoje em dia a gente é contratado por hrs/semana, então se otimizarmos nossa rotina pra produzir tudo na metade do tempo, só vamos produzir o dobro para o empregador, mas ganhando o mesmo.



Não é louvável abandonar o equilibrio de trabalho/lazer apenas para subir na vida o quanto antes. O que tem promovido esse tipo de pensamento é a galera do "economize até no cafézinho". Lembro de um video do Primo Rico que fala como tu tem que guardar pelo menos 3k e pouco todo mes, e que se tu não ganha o suficiente pra isso, é só ganhar, usar o tempo livre trabalhando em atividades paralelas.

"O que você faz da meia noite às 06?"



Também. Difícil tu ver gente que usa agenda ou algo do gênero e planeja as rotinas com antecedência. E como tu disse, as vezes a galera tem ilusão de que ser ocupada e não ter tempo é bom. Elas se sentem satisfeitas de serem esforçadas e trabalhadoras, quando são simplesmente desorganizadas.




Sim, há lucro. Sabe qual um dos setores com alta fama de ser estressante? Banco.


Sabe quem era o homem mais rico do Brasil? Joseph Safra, banqueiro.

Para a empresa os funcionários são números, não pessoas. O CNPJ não liga se tu tem pensado em se matar, se você parar de produzir em níveis satisfatórios por qualquer motivo, você é substituído.
Vamos usar a lógica então. Se temos muitos funcionários super produtivos em poucas horas, mas cujas rendas nao aumentam porque vai tudo pro lucro do patrão,o que impede dos proprios abrirem uma empresa ou cooperativa concorrente? Alguém está obrigando a trabalhar com o tal patrão ganancioso? Alguém obriga o trabalhador do banco a trabalhar lá?
Você diz que pra empresa todos são números, mas e se você fosse dono de uma empresa? Agiria como mãe de todo mundo? Em vagas de pouquíssima qualificação é fácil substituir sim, embora essas vagas não agreguem quase nada pra empresa. Mas pra vagas qualificadas não é bem assim que as coisas funcionam.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só trazendo mais uma matéria para corroborar com a maior parte já falada aqui no tópico:

Mais alguém aqui sente que nós VIVEMOS PARA TRABALHAR?
Sim, tirando exceções pontuais em países e empresas, somos influenciados a viver para trabalhar, para não parar de girar a roda do rato, seja para não se achar vagabundo e se achar melhor que os outros, ou para comprar e substituir continuamente coisas que só gastam dinheiro, ou seja, passivos.
 
Mais alguém aqui sente que nós VIVEMOS PARA TRABALHAR?
Sim, praticamente o tempo todo tenho esse pensamento.
Na minha função atual eu nem precisaria ficar o dia inteiro no escritório ou VIR ao escritório, já que daria pra fazer tudo o que faço em home office e de forma muito mais rápida pq o computador que uso aqui é uma merda obsoleta.
(...)e se você fosse dono de uma empresa? Agiria como mãe de todo mundo?
Só pra fazer um comentário sem querer me intrometer no debate alheio, já trabalhei em lugares onde o(s) dono(s) agiam assim. Todos faliram.
 
Se temos muitos funcionários super produtivos em poucas horas, mas cujas rendas nao aumentam porque vai tudo pro lucro do patrão,o que impede dos proprios abrirem uma empresa ou cooperativa concorrente?
Fora o capital necessário para tal, nada impede. Um trabalhador de chão de fábrica de automóveis, que ganha seus 3-4k/mês + PLR gordinho, obviamente não tem como abrir sua empresa na mesma área e concorrer.

"Mas ele pode abrir empresa em outra área" Sim, pode. E abrir a mão da segurança e estabilidade da CLT? Basta o cara ter filho ou uma dívida/financiamento pra ideia perder seu charme. A não ser que o cara tenha uma reserva de capital parruda pra se garantir por uns 2 anos e arriscar no próprio negócio.

Tudo que a gente faz precisa de dinheiro, lógico que as pessoas terão medo de sair da estabilidade da CLT.

Alguém obriga o trabalhador do banco a trabalhar lá?
Não, mas é um dos setores que mais paga, com altos valores de comissão, bonus e tal. Prevalece o pensamento de que "vale o stress". Óbvio que não é saudável, mas as pessoas fazem por dinheiro.

Direito e Medicina não seriam os cursos mais procurados se não fosse por dinheiro.

"Os pais" não incentivariam tanto os filhos a fazer faculdade se não fosse por dinheiro.


Você diz que pra empresa todos são números, mas e se você fosse dono de uma empresa? Agiria como mãe de todo mundo?
Acha que eu to falando como sindicalista, pagando de direito humanos? Dizendo que os donos de empresa são monstros? Se passei essa impressão não me expressei direito, perdão.

Empresa existe pelo lucro, não por caridade, isso é explícito.


Em vagas de pouquíssima qualificação é fácil substituir sim, embora essas vagas não agreguem quase nada pra empresa. Mas pra vagas qualificadas não é bem assim que as coisas funcionam.
Depende. Já trabalhei em uma multinacional e num período de 5 anos vi 2 diretores nacionais serem substituidos.

Enquanto o funcionário "peão" é substituido em 1 semana, essa substituição de diretor chegou a levar uns 2/3 meses.

Como tu disse, não é tão fácil substituir, mas a empresa não vai deixar o cara "improdutivo" lá só porque é difícil substituir.

Quando entrei em outra empresa, em menos de 2 anos vi o cara com o cargo mais alto da regional ser demitido por não entregar resultados. Foram uns 4 meses pra colocarem outro no lugar, e foi alguém trazido de outra regional, a empresa teve que pagar todos os auxilios pra mudança e tal.

Não, não é tão simples, mas a empresa ainda vai te substituir se tu não entregar o que ela quer. Seja você caixa de mercado ou engenheiro da NASA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só pra fazer um comentário sem querer me intrometer no debate alheio, já trabalhei em lugares onde o(s) dono(s) agiam assim. Todos faliram.
O debate é público uai. Toda contribuição é bem vinda.
 
Creio eu que De um lado tem as celebridades, milionários,revistas e "coachs e gurus" que exaltam o trabalho,ostentam, falam o tempo todo sobre como ser produtivo e inovador,enfim,criam uma influência absurda para impor um estilo de vida e de gastos.
Do outro tem a população "comum" e até gente de cargos altos, que tem habitos de acompanhar essas pessoas e midias, criam exigências e expectativas altíssimas, e começam a entrar na roda. Nessa roda, boa parte do tempo deve ser para trabalho e cursos. Reduza ao máximo o lazer. Terceirize tudo se tiver familia. Quando começar a ganhar bem, invista em passivos e roupas de luxo para se tornar proximo do milionario que você segue e admira. Faça isso eternamente.
 
Só trazendo mais uma matéria para corroborar com a maior parte já falada aqui no tópico:

Mais alguém aqui sente que nós VIVEMOS PARA TRABALHAR?
Não acho nada anormal viver para trabalhar. se pegarmos o início da humanidade ou até como alguns animais vivem, ficam o tempo todo em busca de alimento e tentando sobreviver, construindo abrigos, caçando, etc, oq mudou que não precisamos mais trabalhar fazendo tudo para nós mesmos. podemos focar numa única atividade, ficar bom nisso e comprar as outras coisas que precisamos, a sociedade inteira ganha. Atualmente trabalhamos durante o dia e temos um bom tempo de "descanso". Não acho normal trabalhar pouco. Mas devemos trabalhar em algo que gostamos. Para muitos o próprio trabalho é o melhor passa-tempo.

Mas acho que a maioria da humanidade ainda está muito atrasada, poderiam aproveitar mais a tecnologia pra ganhar tempo.
 
Não acho nada anormal viver para trabalhar. se pegarmos o início da humanidade ou até como alguns animais vivem, ficam o tempo todo em busca de alimento e tentando sobreviver, construindo abrigos, caçando, etc, oq mudou que não precisamos mais trabalhar fazendo tudo para nós mesmos. podemos focar numa única atividade, ficar bom nisso e comprar as outras coisas que precisamos, a sociedade inteira ganha. Atualmente trabalhamos durante o dia e temos um bom tempo de "descanso". Não acho normal trabalhar pouco. Mas devemos trabalhar em algo que gostamos. Para muitos o próprio trabalho é o melhor passa-tempo.

Mas acho que a maioria da humanidade ainda está muito atrasada, poderiam aproveitar mais a tecnologia pra ganhar tempo.
Você se baseia em que pra dizer que não é normal trabalhar pouco? Acho isso subjetivo demais, quase impossivel definir um número ideal para todos. Tem os que querem viver de renda, os que querem trabalhar só meio período, os que tem prazer em trabalhar 12h todos os dias em ambiente estressante. Me parece apenas um julgamento qualquer. Antes eu pensava que qualquer um que trabalhasse menos que o padrão da sociedade era preguiçoso, vagabundo, hoje sei que a realidade é mais complexa que isso.
 
Não acho nada anormal viver para trabalhar. se pegarmos o início da humanidade ou até como alguns animais vivem, ficam o tempo todo em busca de alimento e tentando sobreviver, construindo abrigos, caçando, etc, oq mudou que não precisamos mais trabalhar fazendo tudo para nós mesmos. podemos focar numa única atividade, ficar bom nisso e comprar as outras coisas que precisamos, a sociedade inteira ganha. Atualmente trabalhamos durante o dia e temos um bom tempo de "descanso". Não acho normal trabalhar pouco. Mas devemos trabalhar em algo que gostamos. Para muitos o próprio trabalho é o melhor passa-tempo.

Mas acho que a maioria da humanidade ainda está muito atrasada, poderiam aproveitar mais a tecnologia pra ganhar tempo.
Você tocou num ponto importante, eu tbm não veria problemas maiores na minha carga de trabalho se eu amasse oq eu faço, mas quem ama o que faz? Algumas pessoas podem gostar doq fazem, mas eu tenho certeza que são poucas que trabalham com o que amam e a grande maioria trabalha com o que "dá", e eu sou uma delas...

Eu acordo às 7h30. Começo a trabalhar às 9h. Trabalho até às 18h/19h dependendo do dia. Me desligo do trabalho então das 18h/19h até a meia-noite que é a hora que eu vou dormir, ou seja, eu tenho cerca de 3 a 4h para fazer oq eu gosto, pq depois das 22h muita coisa já fechou... Então eu não consigo achar "normal" eu dedicar maior parte da minha vida ao trabalho do que a mim.
 
Você se baseia em que pra dizer que não é normal trabalhar pouco? Acho isso subjetivo demais, quase impossivel definir um número ideal para todos. Tem os que querem viver de renda, os que querem trabalhar só meio período, os que tem prazer em trabalhar 12h todos os dias em ambiente estressante. Me parece apenas um julgamento qualquer. Antes eu pensava que qualquer um que trabalhasse menos que o padrão da sociedade era preguiçoso, vagabundo, hoje sei que a realidade é mais complexa que isso.
me baseio no passado. qualquer indivíduo passava a maior parte do dia fazendo coisas para sobreviver. só ver um programa de sobrevivência que verá a pessoa trabalhando o tempo todo coletando comida e construindo o abrigo. O padrão da natureza é trabalho constante.

Com as facilidades do mundo moderno claro que já podemos optar em trabalhar menos ou até nada. mas isso não é algo natural. mas possível. Eu mesmo na prática trabalho muito pouco. das 10 as 17 +ou-. e boa parte desse tempo estou na internet. Mas penso no trabalho praticamente 24h por dia. A vida é basicamente trabalhar. Se não for no emprego diretamente estamos trabalhando na casa, na limpeza, cozinhando, organização, planejamento, fazendo o orçamento doméstico. ou até construindo coisas ou pintando a casa quando necessário.
 
Você tocou num ponto importante, eu tbm não veria problemas maiores na minha carga de trabalho se eu amasse oq eu faço, mas quem ama o que faz? Algumas pessoas podem gostar doq fazem, mas eu tenho certeza que são poucas que trabalham com o que amam e a grande maioria trabalha com o que "dá", e eu sou uma delas...

Eu acordo às 7h30. Começo a trabalhar às 9h. Trabalho até às 18h/19h dependendo do dia. Me desligo do trabalho então das 18h/19h até a meia-noite que é a hora que eu vou dormir, ou seja, eu tenho cerca de 3 a 4h para fazer oq eu gosto, pq depois das 22h muita coisa já fechou... Então eu não consigo achar "normal" eu dedicar maior parte da minha vida ao trabalho do que a mim.
Amar o que faz,acho um conceito muito exagerado criado pela mídia e pelos gurus. Absolutamente todo trabalho tem seu lado chato,estressante, monótono. Mas iludem como se existisse uma rotina maravilhosa,recompensadora, felicidade e dinheiro o dia todo,como se existisse profissão que é diversão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

me baseio no passado. qualquer indivíduo passava a maior parte do dia fazendo coisas para sobreviver. só ver um programa de sobrevivência que verá a pessoa trabalhando o tempo todo coletando comida e construindo o abrigo. O padrão da natureza é trabalho constante.

Com as facilidades do mundo moderno claro que já podemos optar em trabalhar menos ou até nada. mas isso não é algo natural. mas possível. Eu mesmo na prática trabalho muito pouco. das 10 as 17 +ou-. e boa parte desse tempo estou na internet. Mas penso no trabalho praticamente 24h por dia. A vida é basicamente trabalhar. Se não for no emprego diretamente estamos trabalhando na casa, na limpeza, cozinhando, organização, planejamento, fazendo o orçamento doméstico. ou até construindo coisas ou pintando a casa quando necessário.
Pensa em trabalho porque quer ou porque precisa?
E boa parte do que você chama de tarefas domésticas pode ser automatizado,terceirizado.
 
Amar o que faz,acho um conceito muito exagerado criado pela mídia e pelos gurus. Absolutamente todo trabalho tem seu lado chato,estressante, monótono. Mas iludem como se existisse uma rotina maravilhosa,recompensadora, felicidade e dinheiro o dia todo,como se existisse profissão que é diversão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pensa em trabalho porque quer ou porque precisa?
E boa parte do que você chama de tarefas domésticas pode ser automatizado,terceirizado.
pq tenho interesse em encontrar meios de ganhar mais então faz parte da rotina sempre estar pensando nisso. Quase todo tempo livre estou no instagram curtindo fotos na página do meu negócio para fazer uma publicidade e conquistar seguidores que possam virar clientes. é uma coisa que já ficou automática e até gosto.

você diz que todo tipo de trabalho é chato, mas trabalhar não é só fazer algo repetitivo, quando a pessoa está vendendo algo, fechando um negócio, que trará um bom lucro fica extremamente empolgada com isso, quando fecho um trabalho grande comemoro mais do que jogador de futebol fazendo gol. é sim algo muito empolgante. Entre assistir um filme deitado na cama ou fechar um negócio eu me sinto muito melhor fechando um negócio. Por esse motivo muitas pessoas mesmo aposentadas ou já bilionárias não param de trabalhar, veja o caso do Faustão.

Concordo que dá pra terceirizar as tarefas mas pra isso a pessoa tem que ganhar bem. e na maioria dos casos, trabalhar mais para repassar a terceiros. Daí precisa ter um ganho considerável, um cara que ganha 5 K não pode pagar um empregado pra cuidar da casa. pois uma diarista levaria uns 2K. mas pode pagar uma lava e seca, máquina de lavar louças, e outros eletrodomésticos pra acelerar as tarefas domésticas.

A realidade é que as pessoas amam a correria do dia a dia. Faz parte da natureza humana. Meu vô quando ficou de cama dizia que amava a correria do trabalho. Ninguém quer ficar descansando o tempo todo, isso enjoa. A correria nos motiva
 
Última edição:
pq tenho interesse em encontrar meios de ganhar mais então faz parte da rotina sempre estar pensando nisso. Quase todo tempo livre estou no instagram curtindo fotos na página do meu negócio para fazer uma publicidade e conquistar seguidores que possam virar clientes. é uma coisa que já ficou automática e até gosto.

você diz que todo tipo de trabalho é chato, mas trabalhar não é só fazer algo repetitivo, quando a pessoa está vendendo algo, fechando um negócio, que trará um bom lucro fica extremamente empolgada com isso, quando fecho um trabalho grande comemoro mais do que jogador de futebol fazendo gol. é sim algo muito empolgante. Entre assistir um filme deitado na cama ou fechar um negócio eu me sinto muito melhor fechando um negócio. Por esse motivo muitas pessoas mesmo aposentadas ou já bilionárias não param de trabalhar, veja o caso do Faustão.

Concordo que dá pra terceirizar as tarefas mas pra isso a pessoa tem que ganhar bem. e na maioria dos casos, trabalhar mais para repassar a terceiros. Daí precisa ter um ganho considerável, um cara que ganha 5 K não pode pagar um empregado pra cuidar da casa. pois uma diarista levaria uns 2K. mas pode pagar uma lava e seca, máquina de lavar louças, e outros eletrodomésticos pra acelerar as tarefas domésticas.

A realidade é que as pessoas amam a correria do dia a dia. Faz parte da natureza humana. Meu vô quando ficou de cama dizia que amava a correria do trabalho. Ninguém quer ficar descansando o tempo todo, isso enjoa. A correria nos motiva
Não,eu disse que todo trabalho tem seu lado empolgante mas tem o lado chato e repetitivo.
Talvez sejamos mesmo propenso a gostar de "correria",mas porque será que se reclama tanto?:rolleyes:
 
me baseio no passado. qualquer indivíduo passava a maior parte do dia fazendo coisas para sobreviver. só ver um programa de sobrevivência que verá a pessoa trabalhando o tempo todo coletando comida e construindo o abrigo. O padrão da natureza é trabalho constante.

Daonde tirou isso? não apenas os indios mas praticamente todos animais tem grande tempo de ócio durante o dia, todo dia.

Se nossos ancestrais não tivessem tempo pq estavam caçando e sobrevivendo o tempo todo, ainda estariamos na selva, é graças ao ócio criativo que a tecnologia é criada aperfeiçoada.

Não atoa os grandes inventores ou eram de familia rica ou eram eles mesmos ricos,eram ociosos, não batiam cartão em empresa/industria.
 
Daonde tirou isso? não apenas os indios mas praticamente todos animais tem grande tempo de ócio durante o dia, todo dia.

Se nossos ancestrais não tivessem tempo pq estavam caçando e sobrevivendo o tempo todo, ainda estariamos na selva, é graças ao ócio criativo que a tecnologia é criada aperfeiçoada.

Não atoa os grandes inventores ou eram de familia rica ou eram eles mesmos ricos,eram ociosos, não batiam cartão em empresa/industria.
depende oq vc considera trabalho, os inventores tinham tempo pra trabalhar nas suas pesquisas, considero isso como um trabalho também. Isso prova que as pessoas gostam da correria. E é ótimo ter tempo pra trabalhar no que nos motiva. eu por exemplo me sinto ótimo quando estou trabalhando num projeto próprio, como a construção de algo eletrônico com arduino ou até em algo rústico de madeira. acho um passatempo mais interessante que simplesmente ver TV.
 
Não acho nada anormal viver para trabalhar. se pegarmos o início da humanidade ou até como alguns animais vivem, ficam o tempo todo em busca de alimento e tentando sobreviver, construindo abrigos, caçando, etc, oq mudou que não precisamos mais trabalhar fazendo tudo para nós mesmos. podemos focar numa única atividade, ficar bom nisso e comprar as outras coisas que precisamos, a sociedade inteira ganha. Atualmente trabalhamos durante o dia e temos um bom tempo de "descanso". Não acho normal trabalhar pouco. Mas devemos trabalhar em algo que gostamos. Para muitos o próprio trabalho é o melhor passa-tempo.

Mas acho que a maioria da humanidade ainda está muito atrasada, poderiam aproveitar mais a tecnologia pra ganhar tempo.

Você se baseia em que pra dizer que não é normal trabalhar pouco? Acho isso subjetivo demais, quase impossivel definir um número ideal para todos. Tem os que querem viver de renda, os que querem trabalhar só meio período, os que tem prazer em trabalhar 12h todos os dias em ambiente estressante. Me parece apenas um julgamento qualquer. Antes eu pensava que qualquer um que trabalhasse menos que o padrão da sociedade era preguiçoso, vagabundo, hoje sei que a realidade é mais complexa que isso.
O complicado é quem determina o que é o que nessa história. Particularmente, acho que um funcionário doente não rende nada, fica se arrastando o dia inteiro e sem o devido descanso é provável que no dia seguinte esteja "estragado" ainda. Meus patrões são daqueles que acham isso frescura, acham que p cara tem que trabalhar até com o braço amputado e jorrando sangue se necessário, já chamaram um funcionário pra trabalhar no dia do casamento dele e a justificativa sempre fica no "quando eu era funcionário ia trabalhar até com dengue", comparando qualquer coisa a isso. Na visão deles, se vc está doente é um vagabundo pq não existe atestado médico que mude o pensamento.
Você tocou num ponto importante, eu tbm não veria problemas maiores na minha carga de trabalho se eu amasse oq eu faço, mas quem ama o que faz? Algumas pessoas podem gostar doq fazem, mas eu tenho certeza que são poucas que trabalham com o que amam e a grande maioria trabalha com o que "dá", e eu sou uma delas...

Eu acordo às 7h30. Começo a trabalhar às 9h. Trabalho até às 18h/19h dependendo do dia. Me desligo do trabalho então das 18h/19h até a meia-noite que é a hora que eu vou dormir, ou seja, eu tenho cerca de 3 a 4h para fazer oq eu gosto, pq depois das 22h muita coisa já fechou... Então eu não consigo achar "normal" eu dedicar maior parte da minha vida ao trabalho do que a mim.
O problema é que muitas vezes a pessoa diz que ama tal coisa, trabalharia a vida inteira com aquilo e bla bla bla mas ela só vê o lado bom da coisa, quando aparecem os problemas a linha tênue entre amor e ódio desaparece. Eu mesmo nunca trabalharia com algo que considero hobby ou uma atividade prazerosa (pra mim) por esse motivo, quando vc deixa de fazer pq quer e passa a ser obrigação todo o prazer daquilo some.
Mas por outro lado conheço muita gente que realmente ama o que faz independentemente dos problemas, acho que quando a pessoa pesa os dois lados da balança em acaba se mantendo positiva e otimista vale a pena.
pq tenho interesse em encontrar meios de ganhar mais então faz parte da rotina sempre estar pensando nisso. Quase todo tempo livre estou no instagram curtindo fotos na página do meu negócio para fazer uma publicidade e conquistar seguidores que possam virar clientes. é uma coisa que já ficou automática e até gosto.

você diz que todo tipo de trabalho é chato, mas trabalhar não é só fazer algo repetitivo, quando a pessoa está vendendo algo, fechando um negócio, que trará um bom lucro fica extremamente empolgada com isso, quando fecho um trabalho grande comemoro mais do que jogador de futebol fazendo gol. é sim algo muito empolgante. Entre assistir um filme deitado na cama ou fechar um negócio eu me sinto muito melhor fechando um negócio. Por esse motivo muitas pessoas mesmo aposentadas ou já bilionárias não param de trabalhar, veja o caso do Faustão.

Concordo que dá pra terceirizar as tarefas mas pra isso a pessoa tem que ganhar bem. e na maioria dos casos, trabalhar mais para repassar a terceiros. Daí precisa ter um ganho considerável, um cara que ganha 5 K não pode pagar um empregado pra cuidar da casa. pois uma diarista levaria uns 2K. mas pode pagar uma lava e seca, máquina de lavar louças, e outros eletrodomésticos pra acelerar as tarefas domésticas.

A realidade é que as pessoas amam a correria do dia a dia. Faz parte da natureza humana. Meu vô quando ficou de cama dizia que amava a correria do trabalho. Ninguém quer ficar descansando o tempo todo, isso enjoa. A correria nos motiva
Então, voltando mais ou menos ao que falei ali em cima, não tem problema vc preferir passar seu tempo livre pensando em trabalho ou fazendo trabalho extra. O problema é quando isso acaba virando um padrão pq meia dúzia de pessoas pensa assim. O certo mesmo é vc que trabalha extra ganhar mais dinheiro e quem trabalha menos fazer um dinheiro no mínimo decente, mas não acontece isso. Não com a grande maioria da população.
Eu tenho esposa e atualmente um hobby, que é jogar video game (a idade vai passando e o interesse em sair de casa pra fazer qualquer outra coisa diminui, no meu caso), quando chego em casa no final do expediente a última coisa que quero é curtir minha esposa, minha casa e meu passatempo.
 
O complicado é quem determina o que é o que nessa história. Particularmente, acho que um funcionário doente não rende nada, fica se arrastando o dia inteiro e sem o devido descanso é provável que no dia seguinte esteja "estragado" ainda. Meus patrões são daqueles que acham isso frescura, acham que p cara tem que trabalhar até com o braço amputado e jorrando sangue se necessário, já chamaram um funcionário pra trabalhar no dia do casamento dele e a justificativa sempre fica no "quando eu era funcionário ia trabalhar até com dengue", comparando qualquer coisa a isso. Na visão deles, se vc está doente é um vagabundo pq não existe atestado médico que mude o pensamento.

O problema é que muitas vezes a pessoa diz que ama tal coisa, trabalharia a vida inteira com aquilo e bla bla bla mas ela só vê o lado bom da coisa, quando aparecem os problemas a linha tênue entre amor e ódio desaparece. Eu mesmo nunca trabalharia com algo que considero hobby ou uma atividade prazerosa (pra mim) por esse motivo, quando vc deixa de fazer pq quer e passa a ser obrigação todo o prazer daquilo some.
Mas por outro lado conheço muita gente que realmente ama o que faz independentemente dos problemas, acho que quando a pessoa pesa os dois lados da balança em acaba se mantendo positiva e otimista vale a pena.

Então, voltando mais ou menos ao que falei ali em cima, não tem problema vc preferir passar seu tempo livre pensando em trabalho ou fazendo trabalho extra. O problema é quando isso acaba virando um padrão pq meia dúzia de pessoas pensa assim. O certo mesmo é vc que trabalha extra ganhar mais dinheiro e quem trabalha menos fazer um dinheiro no mínimo decente, mas não acontece isso. Não com a grande maioria da população.
Eu tenho esposa e atualmente um hobby, que é jogar video game (a idade vai passando e o interesse em sair de casa pra fazer qualquer outra coisa diminui, no meu caso), quando chego em casa no final do expediente a última coisa que quero é curtir minha esposa, minha casa e meu passatempo.
Como eu falei,hoje ainda tem muita gente,muito patrão com essa mentalidade arcaica, da era industrial. Acham motivo de orgulho trabalhar independente da condição de saúde.
 
Se você mora em metrópole ou pelo menos cidade média, já reparou como você e muita gente tem a sensação que não tem tempo pra nada,que o dia devia ter 48h? Às vezes é até motivo de orgulho. Moro em São Paulo e vivencio isso diariamente. Meu caso não é grave mas por trabalhat no metrô vejo a correria todo dia. Leva-se facilmente mais de 1h para ir a alguma parte relevante da cidade.
O que me intriga é que vários economistas previam que com a automatização, inevitavelmente teriamos jornada de 5h de trabalho ou algo similar, mas parece que não mudou muito. O que aconteceu? Acha isso normal e louvável?Acha que nos obrigamos a nos entupir de coisas e tarefas que nem sempre fazem sentido pra nós? Acha que é porque poucos tem hábito de planejar e priorizar? Ou é algo inevitável de morar em grandes centros?
É lamentável ver tanta gente abarrotada de tarefa,trabalho e curso, sem tempo nem pra lazer ou pra eventuais filhos, achando que só lá na frente vai poder ter sossego. Já cheguei a me sentir culpado por apenas trabalhar o horario padrao, e nao fazer mais nada.
Não vivo na correria, depende de caso a caso, tem gente que se parar em casa fica doente/surta/entra em depressão porque não tem um happy hour/boteco/balada/festa/viagem/parente pra ir/visitar, aí junta com o dia a dia no trabalho e afazeres de casa/responsabilidades diversas e diz que vive na correria, que a vida não presta etc...

Falta autoconhecimento, falta equilíbrio (financeiro/emocional/físico), falta amor próprio.

No final das contas cada um tem o inferno que cria/escolhe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ao ver o tópico lembrei desse curta


A pessoa precisa ter a consciência de procurar algo diferente disso, senão essa é a vida mesmo da maioria das pessoas....

Preciso trabalhar? preciso pra conseguir a grana pra me manter e ter um pouco de conforto/segurança na minha vida
No que trabalhar pra ter a chance de no médio/longo prazo sair da "gaiola de rato com aquela rodinha sem rumo"? e assim vai.
 
Última edição:
Não vivo na correria, depende de caso a caso, tem gente que se parar em casa fica doente/surta/entra em depressão porque não tem um happy hour/boteco/balada/festa/viagem/parente pra ir/visitar, aí junta com o dia a dia no trabalho e afazeres de casa/responsabilidades diversas e diz que vive na correria, que a vida não presta etc...

Falta autoconhecimento, falta equilíbrio (financeiro/emocional/físico), falta amor próprio.

No final das contas cada um tem o inferno que cria/escolhe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A pessoa precisa ter a consciência de procurar algo diferente disso, senão essa é a vida mesmo da maioria das pessoas....

Preciso trabalhar? preciso pra conseguir a grana pra me manter e ter um pouco de conforto/segurança na minha vida
No que trabalhar pra ter a chance de no médio/longo prazo sair da "gaiola de rato com aquela rodinha sem rumo"? e assim vai.
O que é lamentável é que somos bombardeados a todo momento de incentivos e cobranças para entrar nessa roda do rato. A ultima coisa que nos ensinam é autoconhecimento. Parece um crime querer ser minimalista,trabalhar menos.
 
O que é lamentável é que somos bombardeados a todo momento de incentivos e cobranças para entrar nessa roda do rato. A ultima coisa que nos ensinam é autoconhecimento. Parece um crime querer ser minimalista,trabalhar menos.
O mais irônico disso tudo, pra mim, é que minha esposa é formada em uma área onde os profissionais costumam ter jornadas diárias de 6 horas e ela não consegue trabalhar na área.
 
Gostei muito dessa reportagem,mostra bem o meu questionamento desse tópico. Todo o sistema é feito pra acreditarmos que o "ocio" é vagabundagem,porque se muita gente parar um tempo pra se questionar o sentido do seu trabalho e da sua vida, o consumismo iria desmoronar

 
A jornada de trabalho integral não ter diminuído depois de tantos anos de evolução eu acho uma bosta :ohgod: ao contrário, ela aumenta :haha: quando penso nisso eu sempre lembro da música "9 to 5", o padão hoje é das 8 as 17/ 9 as 18, mas não precisa procurar muito pra ver umas vagas ai das 8 as 18, onde vamos parar :nps: e não é só trabalho, tem uma amiga da família que tem uma filha em idade escolar, ensino médio e a menina passa o dia inteiro na escola(antes da pandemia), como se fosse um dia de trampo e ainda tem um monte de lição de casa e trabalho :gente: na minha época não tinha isso não. :vish:
 
A jornada de trabalho integral não ter diminuído depois de tantos anos de evolução eu acho uma bosta :ohgod: ao contrário, ela aumenta :haha: quando penso nisso eu sempre lembro da música "9 to 5", o padão hoje é das 8 as 17/ 9 as 18, mas não precisa procurar muito pra ver umas vagas ai das 8 as 18, onde vamos parar :nps: e não é só trabalho, tem uma amiga da família que tem uma filha em idade escolar, ensino médio e a menina passa o dia inteiro na escola(antes da pandemia), como se fosse um dia de trampo e ainda tem um monte de lição de casa e trabalho :gente: na minha época não tinha isso não. :vish:
Essas duas jornadas(trabalho ou estudo) não agregam quase nada de benefícios para ninguém envolvido, nem as empresas ou os trabalhadores. E nem falo do horário de rush do trânsito. Apesar que muita gente ainda acredita que vai conseguir algo melhor fazendo isso, ou então acha que tem mais honra por isso.
 
Quando eu tinha uma Jornada de 6hrs, eu ganhava pouco, mas tinha qualidade de vida. Tinha tempo de pedalar, jogar vídeo game, jogar futebol. Agora estou com uma jornada de quase o dobro, mas a qualidade só piorou, mal consigo ir na academia, pedalar sem chance, e jogar é coisa de meia horinha. Sem falar que durmo 6 horas por dia. Meu patrimônio cresceu, mas sempre fica aquela, até que ponto compensa esse sacrifício, ter um carro melhor daqui uns anos, será que compensa o sacrifício na qualidade de vida? Quantos pedais com amigos perdi, quantos jogos perdi, faz 2 meses que comprei essa RTX e nunca vi o Ray Tracing ao vivo. Queria jogar o FIFA 21, o Residente Evil village, até tenho dinheiro para comprar, mas eu num vou conseguir jogar se eu comprar. Tem jogo na Steam que comprei e nem instalei. Quando tem os lockdown eu fico mal por ter prejuízo enorme, mas pelo menos posso ficar em casa olhando para o teto e jogar CS go, treinar, correr na rua.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo