Eu passei por isso ano passado, comprei um gabinete NZXT na "black fraude" pelo marketplace de uma loja chamada Universo informática e eles me enviaram um gabinete Vinik (mas com a nota fiscal como se fosse o NZXT), fiz a devolução no dia seguinte pedindo a entrega do produto correto e nunca me enviaram. Quando fui olhar no site da Americanas a previsão de entrega tinha mudado de 20 de dezembro pra 31 de janeiro e eu abri reclamação que não ia ficar mais de 2 meses esperando e queria meu dinheiro de volta, não aceitaram devolver falando que o prazo de entrega não estava encerrado e eu devia aguardar que ele finalizasse pra solicitar cancelamento não tivesse recebido até lá. Ai fui no Procon, abri ticket, usei o reclameaqui e quando deu dia 31 e nada do gabinete chegar pedi meu dinheiro de volta e falaram que só iriam me dar um vale no site, cansado de brigar procurei um advogado e abri processo contra eles.
A minha saga é grande, mas não tão dolorosa ao ponto de me forçarem a abrir um processo contra eles (ao menos ainda)...
No caso do pedido que chegou errado, eu havia comprado um 3200G (inicialmente iria usá-lo para ano quem fazer sua troca por outro mais forte, mas um amigo meu, por falta de recursos para comprar um 1600 + RX 570/580 8GB, quis comprá-lo de mim e eu topei vender) na loja Combat Informática e pedi para ser entregue numa loja física da Americanas, pois iria economizar uma grana e a loja não ficava tão distante da minha casa. Comprei no dia 13/08, o produto chegou no dia 22/08 e no mesmo dia fui lá fazer a coleta. Chegando lá, vejo a NF pela embalagem externa e o preço batia com o valor que havia pago no 3200G, então pensei que aquele produto era de fato o 3200G. Quando o rapaz da loja ia abrir a embalagem para verificá-lo, pedi para que não o fizesse, pois gosto de fotografar tudo que compro desde a abertura da embalagem externa (pra ficar registrado no caso de acontecer algum infortúnio, e eu precisar acionar a loja para uma eventual troca). Chegando em casa, abro a caixa e me deparo com a supresa: os caras tinham me enviado um
Pentium G5400 no lugar do 3200G (algum funcionário, creio eu, provavelmente viu o
G do 3200
G na minha nota e achou que era o
G do Pentium
G, só pode...
)
Imediatamente ligo para o SAC, explico a situação e solicito a troca do produto, que me foi concedida. Enviaram-me por email o código para que eu fizesse a postagem do produto errado por logística reversa nos Correios e também me pediram para que eu enviasse uma foto do produto errado por e-mail, mas o fizeram depois de mandar o código de postagem. Depois disso, a loja entrou em contato comigo pelo chato do site também pedindo uma prova do fato e assim o fiz. Mandaram o mesmo código de postagem por lá e se comprometeram a repostar o produto correto no dia seguinte, o que achei uma atitude bastante louvável por sinal. Mesmo assim, pedi se haveria a possibilidade de enviar o produto por SEDEX e para o meu endereço, já que eu tinha peças suficientes para montar o PC na bancada, caso tivesse vindo o processador correto, aí falaram que só poderiam enviar pelo endereço disponível no cadastro que eles receberam da Americanas.
No dia seguinte, vou aos Correios, faço a postagem (SEDEX reverso, quase R$ 90), escaneio o comprovante e mando pra eles pelo sistema do chat do site. Horas depois, recebo uma mensagem da loja informando o código de postagem do produto (supostamente) correto. Ao verificá-lo, descubro que postaram o mesmo por PAC, ou seja, lá vou eu ter que esperar 7 dias para loja receber a encomenda e eu ter que ir pessoalmente fazer novamente a coleta... Pera, eu disse 7 dias? Quem dera: foram
DEZOITO DIAS CORRIDOS de espera, o PAC mais demorado que já recebi em toda minha vida! O negócio foi tão BIZARRO que, na última atualização de rota antes do produto sair para entrega, ele passou
10 DIAS CORRIDOS nela, coisa que costuma demorar 1, estourando 2 dias corridos... O complicado disso tudo é que os Correios alegam que respeitaram o prazo de entrega, pois era de 12 dias úteis (segundo informações que obtive por telefone) e eles entregaram com "um dia de antecedência". Além disso, a devolução do Pentium, que foi feita por SEDEX (e que felizmente não paguei), chegou na loja com 4 dias corridos. Soda...
Depois do infortúnio de ter que esperar tanto tempo pra receber o produto, que felizmente veio correto dessa vez, entrei em contato com o SAC pra saber se havia a possibilidade de receber ressarcimento do frete, tendo em vista que apesar de eu ter concordado em esperar um novo prazo de entrega, ele foi extrapolado em 4 dias corridos em relação ao que o site costuma apresentar a partir do momento de confirmação da compra (14 dias corridos); falaram que não poderiam fazê-lo porque a loja enviou o produto por conta própria, por fora do sistema da Americanas (para mandar outro produto, eles precisariam esperar a devolução chegar e só assim despachar outro, mas eles resolveram adiantar o processo postando o dito cujo por conta própria). Apesar de ter entendido a situação, não aceitei e abri uma reclamação no site que citei na postagem anterior, mas a resposta que obtive, depois de esperar não sei quantos dias, foi de que o produto, com código de rastreio tal, foi devidamente entregue. Takipariu...
Bem, teria mais histórias pra contar (em relação ao processador que comprei para substituir a APU, o 3600), mas passa de meia-noite e meu post já está grande demais
Falouws