• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Possível problema de energia.

Amber

New Member
Registrado
Bom dia galera, eu me chamo Yuri e venho neste tópico procurar por ajuda porque eu não sei mais o que fazer, vou entrar em detalhes e agradeço muito se alguém me der alguma luz, pois estou a ponto de desistir de ter um computador.

A história é a seguinte, eu montei meu computador ano passado, todas as peças foram compradas novas exceto pelo processador, um Ryzen 2200G, usado por 6 meses com a nota fiscal, e esse computador após 3 meses de uso deu defeito, não ligava mais, os LEDS da placa mãe ligavam e o computador não dava sinal de vida, entrei em dúvida sobre se seria a fonte ou a placa-mãe, então enviei as duas peças para a garantia, a fonte passou pelos testes e estava normal, me enviaram de volta, e quanto a placa-mãe, foi apresentado defeito e a mesma foi reposta por uma nova que me foi entregue em Novembro do Ano passado.

Com as mesmas peças novas, montei novamente o computador e ele deu o MESMO problema depois de pouco mais de 2 meses de uso, LEDS ligavam porém não dava sinal de vida, enviei novamente a placa-mãe (a que me deram uma nova da garantia passada), e foi me apresentado mal uso, alegaram oxidação em uma das peças e não iriam fazer a troca, recebi a placa-mãe defeituosa aqui em casa e ela está guardada. Como eu não tinha mais uma placa-mãe que funcionava, eu resolvi comprar outra placa-mãe nova, então comprei na Amazon uma B450 Steel Legend.

Depois de passar por duas placas-mães, a terceira durou cerca de 20 dias, ela chegou em minhas mãos no começo de Fevereiro desse Ano e veio dar problema em Março, e apresentou o mesmo problema, LEDS acesos porém não dá sinal de vida, tentei dar curto pra ver se ligava e nada, tentei dar clear da cmos e nada, a placa simplesmente morreu.

Eu abri um chamado na Amazon de devolução e dinheiro e estou vendo se vai dar certo dessa vez, se der certo eu vou comprar mais uma vez uma placa-mãe.

Estou em duvida se o problema é aterramento da tomada, porque ao tocar descalço no gabinete, eu notava que passava corrente no mesmo, eu sempre imaginei que se uma tomada fosse aterrada, não iria passar corrente nos componentes para as pessoas, estou certo?

O que vocês acham que seria o problema? a fonte é realmente a razão do problema? ela é silenciosa e não faz nenhum barulho, o computador nunca apresentou desligamentos ou apagões de tela.

Eu sempre liguei o computador direto na tomada, não usava nenhum tipo de adaptador com maiories entradas nem nada, sempre direto na tomada.

As primeiras placas-mães que deram problema foram da mesma marca, ASUS B450 Gaming BR e a terceira que deu problema foi uma B450 Steel Legend, meu processador como foi mencionado é um Ryzen 2200G e a fonte é uma Corsair CX 550.

Por favor me ajudem, devo comprar outra fonte? não sei mais o que fazer.
 
olha ou é a fonte ou o ambiente aí tem alguma umidade extrema que faz as placas estragarem, maresia?
 
olha ou é a fonte ou o ambiente aí tem alguma umidade extrema que faz as placas estragarem, maresia?
Eu moro a poucos metros de distância da praia, porém eu tomo todos os cuidados contra a maresia, também pensei nessa possibilidade de ser a maresia mas não tem como estragar em 20 dias, no mesmo cômodo que eu usava o pc, também tenho outros eletrônicos que estão há anos sem dar nenhum problema, inclusive um notebook que uso diariamente
 
Muito estranho, pode ser maresia como mencionado acima, ou seu case esta fechando curto e queimando a placa mãe.
Aconselho a tirar tudo do gabinete e montar na mesa, com um bom filtro de linha, já que vc mencionou que esta passando corrente.
No mais só testando mesmo os componentes.
 
Pode ser a qualidade da sua energia elétrica. Se a enegia estiver com muitos harmônicos ou estiver contaminada interferência eletromagnética ou energia DC, ou tiver microsurtos frequentes, e a fonte não tiver bons elementos de filtragem ela pode estar fornecendo energia de má qualidade as suas mobos e talvez seus reguladores de voltagem não estejam aguentando.

Outra coisa, não é porque tem 3 furos na tomada que ela de fato está aterrada. E o aterramento, se existir, também precisa estar bem dimensionado e de preferência no padrão TNC-S.

E outra coisa: é importante que as polaridades Neutro e Fase estejam corretas na sua tomada.

Se tudo isso estiver em ordem então um bom filtro de linha (de qualidade reconhecida) deve amenizar o problema da qualidade da energia.
 
preferência no padrão TNC-S.
de preferência o aterramento mais perigoso?
tá doido. se romper o neutro é um abraço pro gaiteiro.
Seguro é TN-S e TT.


seria bom averiguar essa tomada. usar um multímetro pra verificar se a tensão está correta e se os cabos estão na posição correta.
dar um aperto nos parafusos dos disjuntores e tomadas.
Se tem aterramento, deveria colocar DPS classe II no QDC.
tá faltando um clamper 8 pra proteção na tomada.
eu trocaria a fonte tb por outra marca.
 
Última edição:
Pessoal próxima semana eu vou pedir pra um eletricista vir aqui e olhar direito a tomada, vou providenciar um iclamper também e esperar que não dê problema na próxima vez.

Quanto a fonte, a minha ainda está na garantia por um bom tempo, estou pensando em mandar ela para a assistência técnica da Corsair pra eles verificarem direito ela, já que eu não posso mandar a fonte pra nenhum técnico porque se abrir perde a garantia certo?

Obrigado mais uma vez.
 
Pessoal próxima semana eu vou pedir pra um eletricista vir aqui e olhar direito a tomada, vou providenciar um iclamper também e esperar que não dê problema na próxima vez.

Quanto a fonte, a minha ainda está na garantia por um bom tempo, estou pensando em mandar ela para a assistência técnica da Corsair pra eles verificarem direito ela, já que eu não posso mandar a fonte pra nenhum técnico porque se abrir perde a garantia certo?

Obrigado mais uma vez.
pede pra ele fazer uma tomada 220v pro pc acho que é melhor
 
preferência o aterramento mais perigoso?
tá doido. se romper o neutro é um abraço pro gaiteiro.
Seguro é TN-S e TT.

Tem razão. Eu pensei na sigla certa mas coloquei a sigla errada. Corrigindo: recomendo o TN-S

Quanto ao TT existem interpretações diferentes, já comprovaram que o TT pode não ser seguro devido ao DDP entre equipamentos com aterramento TT separado entre eles.
 
Pra fazer 220v sendo 127v tem q pedir alteração do padrão na empresa da luz.
Passar cabos, contratar eletricista, da trabalho e sai caro.
sim, so se ele ja tiver as 2 fases chegando 110v cada, que éra so alterar, mas se nao tem esquece mesmo vai custa caro
 
Andei dando uma pesquisada e me encontro com o mesmo problema.
Não to indo pra terceira mobo e sim pra quarta, já troquei fonte, gabinete processador, filtro de linha e mandei eletricista ver como estão as tomadas da minha casa.
E sim, moro próximo a praia o que pode ocorrer de ser maresia. Inclusive, fui negado a garantia em duas delas (umas gigabyte DS alguma coisa e da Aorus Elite) ambas disseram que era oxidação (um pontinho minusculo em cada placa que até parece que os caras colocaram ali de propósito kkkkk)
Enfim, tá chegando minha mobo e estou atrás de solução para maresia, se alguém tiver uma resposta pra isso agradeceria muito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo