[DÚVIDA] Pra jogos a intel ainda leva melhor?

Luan7T

Well-Known Member
Registrado
O negocio eh o seguinte galera, ta chegando fim de ano e junto dele meu pc novo que vou comprar tambem. Meu foco sera jogos em 4k e 2,5k com a 1080ti que irei comprar, entao, oque eu tenho visto e uma ascensão muito grande dos ryzen nos ultimos meses, ate entao a intel que dominava com folga o mercado agora parece estar preocupada com a amd incomodando. Ah um tempo atras postei um topico sobre qual processador escolher, e uma enchurrada de pessoas me tiraram de cabeça sobre comprar o 7700k que estava decidido a comprar fim de ano, dizendo que os ryzen teriam um desempenho melhor em mutitarefas e que teria mais poder de fogo ao longo dos anos e consequentemente mais vida util que um 7700k, o pessoal tmb reclama das altas temperaturas dos i7 kabylake. Porem oque vejo hj nos jogos que eh meu principal foco eh que a intel ainda eh melhor em single thread e que os ryzen ganham em multi thread, porem todo mundo sabe que os jogos de hoje em dia nao ultilizam todos os potenciais dos nucleos, logo nao sei se multithreads para mim vao fazer diferença. Oque queria saber de voces eh o seguinte. Nesse meio tempo tenho pesquisado muito, assistido reviews e benchmarks na internet e tenho visto os seguintes cenarios. Em fullhd os i7 7700k ganham com folga dos ryzen. Em 2.5k e 4k ja fica mais parelho, alguns jogos a intel ainda fica na frente e em alguns a amd ganha. Sendo meu foco em jogos 2,5k e 4k e levando em consideração que cada fps a mais eh mto importante, qual processador devo ir? Ate quando os jogos serao mais otimizados para intel doque a amd? Eh possivel que os ryzen cresçam mais conforme ele for amadurecendo e assim faça realmente valer a pena o investimento em um ryzen? Os i7 8700k coffe vao valer mais apena que um ryzen? Qual ryzen vale mais a pena um 1700x ou 1800x?
 
Meu foco sera jogos em 4k e 2,5k com a 1080ti que irei comprar

Eu não vou recomendar nenhum processador, pois a galera que curte Intel aparentemente está ficando incomodada com tantas sugestões de AMD no forum recentemente :haha:, mas vou deixar só um gráfico e logo abaixo uma observação e a decisão fica a seu critério :clo:

VWMclvt.jpg


2%.
R$ 800 x R$ 1300 (60%)

Se você dá valor ao seu dinheiro, sua decisão já tá tomada.

Porém se você quer tirar leite de pedra e acha que isso vai fazer uma grande diferença na prática e não se importa com orçamentos, a escolha é simples...

E a terceira opção: espere os Coffee Lake. Não sou futurologista, mas se não tem problema em aguardar, aguarde. Simples assim.
 
Última edição:
Eu comprei um Ryzen 5 1600, to usando a 4 dias, saí de um i7 7700 (non k) e eu não me arrependo nem um pouco foi o dinheiro mais bem pago da minha vida.

OBS: Achei ele de R$ 750 em promo na pichau... recomendo demais, em 4 dias já senti a diferença tanto para MT quanto para jogos.


EDIT: Uso uma 1070 e rodo os jogos em full hd por conta do monitor...
 
Mas se tiver dinheiro para um R7 1700 é a melhor opção, como meu orçamento tava meio apertado fui de R5.
R$200 a mais sem promoção, vale muito a pena.
 
Montei meu PC tem cerca de 1 mês, optei pelo combo da assinatura pelo seu CxB tendo em vista que a intel irá mudar de socket novamente, ao meu ver irá ser jogar dinheiro fora montar um Kaby-Lake agora. Se for pegar intel, recomendo esperar a nova geração que quem sabe você não pega até um desconto substancial no Kaby-Lake ou até mesmo a geração nova. Fora isso, como o pessoal já disse, o Ryzen possui mais núcleos e seu poder de fogo não é tão inferior ao intel em termos de IPC, ou seja, há uma grande chance que tenha uma longevidade bem maior de plataforma, tendo em vista que a tendência é a utilização de mais núcleos (a nova geração dos intel não terá mais i3 dual-core).
 
O negocio eh o seguinte galera, ta chegando fim de ano e junto dele meu pc novo que vou comprar tambem. Meu foco sera jogos em 4k e 2,5k com a 1080ti que irei comprar, entao, oque eu tenho visto e uma ascensão muito grande dos ryzen nos ultimos meses, ate entao a intel que dominava com folga o mercado agora parece estar preocupada com a amd incomodando. Ah um tempo atras postei um topico sobre qual processador escolher, e uma enchurrada de pessoas me tiraram de cabeça sobre comprar o 7700k que estava decidido a comprar fim de ano, dizendo que os ryzen teriam um desempenho melhor em mutitarefas e que teria mais poder de fogo ao longo dos anos e consequentemente mais vida util que um 7700k, o pessoal tmb reclama das altas temperaturas dos i7 kabylake. Porem oque vejo hj nos jogos que eh meu principal foco eh que a intel ainda eh melhor em single thread e que os ryzen ganham em multi thread, porem todo mundo sabe que os jogos de hoje em dia nao ultilizam todos os potenciais dos nucleos, logo nao sei se multithreads para mim vao fazer diferença. Oque queria saber de voces eh o seguinte. Nesse meio tempo tenho pesquisado muito, assistido reviews e benchmarks na internet e tenho visto os seguintes cenarios. Em fullhd os i7 7700k ganham com folga dos ryzen. Em 2.5k e 4k ja fica mais parelho, alguns jogos a intel ainda fica na frente e em alguns a amd ganha. Sendo meu foco em jogos 2,5k e 4k e levando em consideração que cada fps a mais eh mto importante, qual processador devo ir? Ate quando os jogos serao mais otimizados para intel doque a amd? Eh possivel que os ryzen cresçam mais conforme ele for amadurecendo e assim faça realmente valer a pena o investimento em um ryzen? Os i7 8700k coffe vao valer mais apena que um ryzen? Qual ryzen vale mais a pena um 1700x ou 1800x?
em jogos intel leva... se bem que com a tecnologia hj em dia ta quase nem fazendo diferença... mas intel leva pela otimizaçao dos nucleos
 
Cara a questão é simples:

1) Em torno de 60~75fps e altas resoluções a diferença de performance entre o 7700k e um Ryzen 1600 ou 1700 é virtualmente a mesma. A GPU que vai ter o maior trabalho.
2) Em torno de 144hz. A vantagem do 7700k é algo em torno de 10~15% para pico de fps, mas um pouco menos para o fps mínimos que são o que importam mais para manter a fluidez do jogo. Em alguns jogos mais bem otimizados mesmo que o PICO do 770k seja maior, o Ryzen acaba entregando maior estabilidade de frames (não são TODOS jogos isso)
3) Mesmo assim, é de se considerar jogos específicos mal otimizados que precisam de performance bruta de CPU pra rodar bem, esses podem se beneficiar um pouco acima de 20% da vantagem do clock do 7700k. Jogos como DCS, Fallout 4, Arma 3, Hitman, CEMU e Dolphin, Asetto Corsa (e em certo grau PUBG também) entre outros vão ser limitados em FPS mínimos pelo clock baixo do Ryzen.
4) Acho um pouco de bobagem a discussão de "futuros jogos usaram mais threads melhor investir num OCTA". Não vejo esse cenário mudando significativamente nos próximos 2~3 anos. A MAIORIA dos jogos que fazem sucesso são de produtoras médias que não tem recursos pra otimizar o engine dos seus jogos para mais de 4 threads tão fácil assim. Só os jogos de grandes produtoras AAA que costumam ter esse nível de otimização. E mesmo que os i5 da próxima geração sejam hexa, ainda veremos uma esmagadora maioria dos jogadores do Steam usando 4 threads no máximo em seus pcs.
5) Toda essa discussão é irrelevante se você não cagar dinheiro e trocar de PC todo santo ano, porque se você quiser botar 5~8pau num pc e esperar que ele não degrade a performance e o valor muito nos próximos 3~4 anos o 7700k e sua plataforma são uma PÉSSIMA compra. A recomendação no momento é ESPERAR O COFFE LAKE se você quer performance absoluta sem se importar com CXB (ou seja, não quer investir num Ryzen agora) nos jogos mas ao mesmo tempo não quer jogar seu dinheiro fora.
 
Pessoal já rezou a missa aí direitinho:

performance = i7-7700k ou a próxima geração Coffe Lake.
Custo x benefício = Ryzen.
 
O negocio eh o seguinte galera, ta chegando fim de ano e junto dele meu pc novo que vou comprar tambem. Meu foco sera jogos em 4k e 2,5k com a 1080ti que irei comprar, entao, oque eu tenho visto e uma ascensão muito grande dos ryzen nos ultimos meses, ate entao a intel que dominava com folga o mercado agora parece estar preocupada com a amd incomodando. Ah um tempo atras postei um topico sobre qual processador escolher, e uma enchurrada de pessoas me tiraram de cabeça sobre comprar o 7700k que estava decidido a comprar fim de ano, dizendo que os ryzen teriam um desempenho melhor em mutitarefas e que teria mais poder de fogo ao longo dos anos e consequentemente mais vida util que um 7700k, o pessoal tmb reclama das altas temperaturas dos i7 kabylake. Porem oque vejo hj nos jogos que eh meu principal foco eh que a intel ainda eh melhor em single thread e que os ryzen ganham em multi thread, porem todo mundo sabe que os jogos de hoje em dia nao ultilizam todos os potenciais dos nucleos, logo nao sei se multithreads para mim vao fazer diferença. Oque queria saber de voces eh o seguinte. Nesse meio tempo tenho pesquisado muito, assistido reviews e benchmarks na internet e tenho visto os seguintes cenarios. Em fullhd os i7 7700k ganham com folga dos ryzen. Em 2.5k e 4k ja fica mais parelho, alguns jogos a intel ainda fica na frente e em alguns a amd ganha. Sendo meu foco em jogos 2,5k e 4k e levando em consideração que cada fps a mais eh mto importante, qual processador devo ir? Ate quando os jogos serao mais otimizados para intel doque a amd? Eh possivel que os ryzen cresçam mais conforme ele for amadurecendo e assim faça realmente valer a pena o investimento em um ryzen? Os i7 8700k coffe vao valer mais apena que um ryzen? Qual ryzen vale mais a pena um 1700x ou 1800x?

Os Average são parecidos mas em Frame Rate mínimo Intel é melhor, isso é importante pra quem pretende usar FreeSync ou G-Sync.

Mas eu recomendo esperar até mês que vem, quando lança o Coffe Lake. 2 Cores a mais vai dar muito mais longevidade ao seu sistema.
 
Talvez seja mais negocio esperar a oitava geração entao msm da intel pra poder bater o martelo, por que tipo, oque tenho visto em reviews e que o pessoal fala aqui no forum estao sendo coisas bem distintas. O pessoal indica ryzen em grande maioria, sendo que em benchmarks ainda vejo vantagem nos intel, eh isso eh msm em resoluçoes altas. Por mais que seja pouca, ganhar 5 fps em uma resolução que nem o 4k que pesa tanto ja eh mta coisa, logo quero investir meu dinheiro em algo certeiro e nao jogar dinheiro fora. Mais sei que hj se compararem esse kabylake com um ryzen 1800x agente sabe que o ryzen tem mais poder de fogo, o maior problema talvez seja que por ser uma plataforma significativamente nova e pelas bolas fora que a amd dava no passado talvez o pessoal que desenvolve tenha focado muito na intel e deixado a amd de lado, fazendo com que os jogos usem melhor um i7 do que um ryzen. Se eu tivesse certeza que os ryzen so iriam melhorar daqui pra frente e que o pessoal que desenvovem focarem novamente na amd eu ja teria definido minha decisao a muito tempo. Mais como que vou investir em uma plataforma que lançou um belissimo projeto que eh o ryzen sem ter a certeza se a turma que desenvolve vao continuar focando so em intel. Eh o msm que comprar uma bmw e saber que ela nao vai passar dos 80kmh devido algum limitador dentro dela, mesmo sabendo que ela tem poder de fogo pra passar dos 180kmh tranquilamente
 
A diferença em jogos em 4k segundo muitas análises é que ambos os processadores top de linha ryzen e os i7 intel tem praticamente a mesma performance.
Porque quando você seta altas resoluções a carga fica em torno da GPU e não da CPU.

A diferença está nos 1080p que os modelos da intel tem uma certa vantagem em termos de mais fps.
Como você quer ir de 4k acredito que ambas as plataformas você estará bem servido, porém aconselho ver mais análises em torno disso e pessoas que possuem o produto te passar as dicas verdadeiras, e deixar de lado fanboys que não possuem o produto e ficam dando pitaco sem saber.

Aqui eu posso te dizer que com a vga que eu tenho rodo a maioria dos jogos em 1440p tranquilo com filtros no ultra e poucos no high fazendo equilíbrio claro em performance e qualidade. A média de fps é excelente sempre na margem dos 80 para cima.
Rodo em TV 4k e possuo monitor de 144hz para jogos de tiro.

Com o lançamento de vgas mais potentes, muitos users partirão para os 4k e na minha opinião o processador vai ficar muito mais folgado. Portanto como sempre falei aqui a questão de multi processadores ao meu ver só irá se consolidar daqui a uns 4 ou 5 anos.
Faça um estudo e veja o que é mais vantajoso para você.
 
Pra 4k tanto faz com tanto fez
tava justamente vendo um video sobre isso agora a pouco, um Phenom II consegue extrair 100% da performance de uma GTX 970 em 4k, incrível como nessa resolução o trabalho recai inteiro na VGA
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo