Preciso de ajuda - SSD M.2 Crashando somente em jogos

Fontenellepedro

Member
Registrado
Boa tarde a todos!

Estou com dois ssd`s m.2 nvme, um modelo da Samsung SSD 970 EVO Plus 500GB e um KINGSTON SA400M8120G 120,0 GB.
Antes de eles começarem a crashar eu usava o SO no kingston com alguns jogos mais leves, tipo cs... no samsung eu usava Resident 2, RDR2, GTA V entre outros...
Depois de um tempo, toda vez que eu tentava abrir algum desses jogos o pc literalmente entrava em coma e congelava a imagem e nada acontecia quando eu voltava à aréa de trabalho, sendo necessário reinicialização, e depois um tempo os jogos nem chegavam a abrir e ja dava o bug. Por causa disso desabilitei os dois SSD`s.

Depois que troquei de GPU eu formatei o pc e resintalei os drivers todos, inclusive habilitei os dois ssd`s nvme de novo pra testar e tem uma semana que ambos apresentam os mesmos bugs, seja em jogo pesado ou jogo leve. Alguém sabe o que pode ser isto? Será que é alguma configuração de bios ?? Tô quase transformando eles em ssd`s externos, não consigo resolver. O crystalDisk acusa que os dois nvme`s estão saudáveis ( 95% e 100%), mas os crashs persistem...as vezes o jogo abre, mas depois de segundos quando começa a rodar a imagem congela e é impossível fechar o jogo, o pc continua funcionando mas o jogo não fecha....e quando mando reiniciar ou desligar não sai da tela ``desligando`` ou ``reiniciando``...é preciso desligar direto na fonte ou forçar desligamento no botão do gabinete.

Meu Hardware é: SO windows 10 PRO, 64 bits; MOBO Asus Maximus X hero (wi-fi) com Bios Atualizada; i9 9900k; 32GB DRAM Trident Z Rgb G.Skill 2.400 MHZ - CL 14; Water cooler NZXT Kraken x63 280mm; RTX 3070 Asus Rog strix V2 OC; PSU HX 1.000i plus platinum - Corsair; SSD`s sata: GALAX TA1D0240A 240,0 GB; SanDisk SDSSDA240G 240,0 GB; KINGSTON SA400S37480G 480,1 GB.
 
Última edição:
Sugiro que baixe (do site do fabricante da mobo) e instale o driver do chipset da sua placa mãe.
 
Sugiro que baixe (do site do fabricante da mobo) e instale o driver do chipset da sua placa mãe.
Salve. Obrigado por responder!

Então...eu ja fiz isso, e continua com o mesmo problema, lembro que no final de 2019 quando adquiri ambos NVME`s isso não acontecia...
Não sei mais o que faço... esqueci de mencionar, mas já apareceram duas telas de ``fatal erro`` quando da inicialização do boot com as seguintes mensagens:

``An M.2 SATA device has been detected in the M.2_1 Socket.
To use SATA device,
please go to BIOS/Advanced/Onboard Device Configuration and switch to SATA mode``

e

``An PCIE device has been detected in the M.2 Socket.
PCI bandwidth on the M.2_2 socket can be set to x2 or x4,
default x2 cconfiguration shares bandwidth with the SATA_56 ports.
To improve performance,
go to BIOS/Advanced/Onboard Device Configuration and switch from x2 to x4.``

Essas duas mensagens deram quando eu removi e reconectei os nvme`s. Fiz os dois procedimentos, mas o samsung não funcionou em ``x4``, toda vez que seto pra ``x4`` o pc inicia direto no bios e só consigo chegar na área de trabalho se eu setar o samsung pra ``x2`` la na configuração de dispositivos M.2 (Onboard Device Configuration). O kingston ta sendo reconhecido, mas ainda não testei jogos nele.

Não sei mais o que pode ser, ja pensei em deixar o pc limpo, formatar e reinstalar todos os driver do zero...mas eu já fiz isto meses atrás e o bug persistia também... será que os ssd`s estão morrendo?

PS: acredito que o problema não seja temperatura, porque ambos estão com dissipadores de calor...
 
amigo conseguiu resolver? eu estou passando por isso aqui na B550 tomahawk, já troquei 2 ssds na garantia e nada, estou começando a achar que possa ser o processador pois ele controla as linhas pciex ou a propria placa mão da MSI, dessa vez troquei por um samsung 980 Pro, e o problema é apenas no m.2 PCI 4.0, o meu anterior era um kingston NV2 também 4.0, sei que o post é antigo mas já vi muita gente com esse mesmo defeito, não tem atualização de firmware, bios na ultima versão da mobo e tudo atualizado com W11 original.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo