Preciso proteger TV e consoles, mas não sei nada do assunto

LanFan

New Member
Registrado
Pesquisei em vários vídeos qual a melhor forma de proteger as compras da Black Friday da eletricidade instável do Brasil. Os principais vídeos que usei como base estão listados lá embaixo.

Com a pesquisa, cheguei aos famigerados filtros de linha (protetores de surtos de tensão). Preciso proteger uma SmartTV, um Chromecast e dois consoles de vídeo-game (PS5 e Switch). Ao me informar sobre o assunto, descobri que mesmo o aparelho da SKY e o modem precisam ser protegidos, vistos que vão estar ligados a eles. Também há uma divergência entre os vídeos sobre a necessidade de aterramento (o 3 e o 4 recomendam, mas dizem não ser obrigatórios, enquanto o 1 e 2 põem como obrigatório).

1. Este filtro de linha serve? Se não, qual serviria?

2. Como saber se minha casa já possui aterramento?

3. Qual é exatamente a aparência de um aterramento, onde fazer e qual o custo disso?

4. Comprar o filtro de linha acima vai adiantar sem aterramento?

5. Atualmente uso dois módulos isoladores para proteger os equipamentos de casa, comprados há mais de dez anos, com o objetivo de proteger computadores. Hoje o primeiro (e mais antigo) é usado na TV e no Chromecast, enquanto o segundo, nos consoles. O primeiro fica ligado o tempo todo, enquanto o segundo só é ligado em caso de uso dos consoles, porém ambos estão sempre conectados às suas respectivas tomadas. Tirei uma foto deles, pois não consegui achá-los na internet. Nada que usasse eles jamais teve problemas, mas não sei exatamente o que eles fazem e, depois de pesquisar, fiquei em dúvida se são realmente benéficos. Tudo o que sei é que, independente de estarem protegendo ou não os equipamentos, eles são muito úteis para ligarem mais de um equipamento e servem como conversores bivolt, podendo ligar um aparelho 110 V numa rede 220 V ou vice-versa através deles. As fotos estão nos hyperlinks. Digam-me: eles estão protegendo algo? Estão piorando?

Por favor, preciso de conselhos, pois não entendo nada desses equipamentos elétricos. Agradeço desde já.

 
Aqui em casa eu uso um nobreak e um filtro de linha. Comecei, pq perdi umas duas fontes de computador, com isso nunca mais tive problemas.
 






Se você não tem experiência com elétrica, contrate um eletricista de sua confiança e peça a ele pra avaliar se você possui aterramento. Se ele tiver um terrometro e puder aferir se o aterramento está OK, melhor ainda.

Minha sugestão: Faça aterramento caso não possua, revise a instalação (principalmente a fiação e caixas de força) e se a segmentação dos subcircuitos de alimentação da casa está adequada, instale todos os niveis de DPS (só um filtro Clamper na tomada não te garante segurança). Essas são as medidas que você pode tomar pra se proteger.

Nenhuma rede está livre de problemas por fatores externos como sobre e subtensões, descargas elétricas por raios, etc. Se você sofre de quedas constantes, cobre a correção à sua concessionária elétrica.

Há amplo material publicado na internet (inclusive aqui no fórum) sobre o assunto e facilmente encontrável, os vídeos que postei são um bom começo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo