• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Preço formatação???

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Aqui eles cobram 40. Como eu achei um roubo decidi aprender a formatar.
 
sobre os foruns, digo que é como uma pós-graduação..

aprendeu toda teoria mais pratica?

agora vamos ver os complementos..
é ai que entra os foruns, para ficar sempre atualizado, achar programas bons, compartilhar experiências e tal..

Pós-graduação? Pra mim tá longe disso.....Eu diria que é mais como um curso técnico, onde você aprende o suficiente pra se virar...

Não sei se é só comigo, mas fórum nenhum nunca salvou minha vida. Talvez seja por causa do tipo de problema que eu costumo procurar, que não são nada básicos.... Como meu mundo é open source, prefiro ler a documentação do software primeiro...

esse negocio eh estranho..cada 1 cobra 1 coisa e nao especifica o que eh o servico...eu cobro 30 para formatar o pc e + 10 pra ensinar como formata o PC =)

Ai você ganha 10 reais e perde um cliente..... :fun:
 
Pós-graduação? Pra mim tá longe disso.....Eu diria que é mais como um curso técnico, onde você aprende o suficiente pra se virar...

Não sei se é só comigo, mas fórum nenhum nunca salvou minha vida. Talvez seja por causa do tipo de problema que eu costumo procurar, que não são nada básicos.... Como meu mundo é open source, prefiro ler a documentação do software primeiro...



Ai você ganha 10 reais e perde um cliente..... :fun:

Eu sempre procuro ensinar meus clientes a fazer coisas para que não precisem me chamar novamente.

Visitei um cliente uma vez, que me chamou para resolver uma coisa ridícula, atualizar o programa da locadora dele. Fiz e ensinei, ele ficou super feliz e surpreso dizendo que o outro técnico o informou que era uma coisa super complexa, e cobrava 40 reais toda vez que ia lá.
Coisa de pilantra.
 
Qual a diferença entre formatar um note e um desk?

Daá bem mais trabalho devido aos drivers específicos, além das integradoras pé de chinello.

Agora acho que justo mesmo seriam R$100,00, já que pelo menos umas 3 a 4 horas de trabalho são necessárias pra deixar um PC liso, redondo e completo.:eek:
 
Poxa e uma vez que eu fui numa favela ( o povo la fazia churrasco no meio da rua, e tinha um ponto de internet para 5 casa...rs) e me disseram la que um cara tinha cobrado 60 reais para instalar um fax modem em um computador... Nossa cara, pelo menos se fosse um pessoal com grana ate ia, mas na favela foi duro de ouvir.Dei uma passada em umas 4 casas la para resolver diversos problemas, muitos deles eram virus, outros era poeira acumulada aumentando a temperatura do PC e por ai vai.Eu so para não explorar muito tava cobrando uns 20 reais de cada , cabo que sai de la com 200 reais, isso porque eles sem sentiam ofendidos de pagar o que eu estava pedindo ( achavam o preço ridiculamente baixo..rs).
Cabo que eu fiquei como "tecnico oficial" la da comunidade hehehehehe, sem bem que não tenho voltado muito la porque fui passando umas manhas pra eles e assim eles acabam se virando. ;)
 
eu sempre cobrei R$ 40,00 , mas eu deixo do jeito como o cliente quer, gosta e explico algumas coisas a respeito das funcionalidades. vejo como estava antes da formatação e como isso tem como saber o nível de usuário que o cliente é. tambem levo HD´s e CD-Rom para Backup e alguma emergencia. sem falar nos acessórios básicos.

mas faz tempo que não faço isso, de ir em empresas e em casa de clientes para arrumar o que esta de errado e ganhar uma graninha, meio que me desanimou, mas estou pensando em voltar a fazer isso.
 
Notebook pior ainda,,tem que fazer BKP puxando da rede,,isso se o windows do cara estiver bom,,se imagina se ferra uma partição e que não dê pra reinstalar em cima,,vc tem que compra um adaptador pra poder retirar o HD do note e instalar num desktop e tentar recuperar os dados e ai sim depois formata e instala tudo do jeito que tava.

Isso ai vai no mínimo uns R$ 250,00 a 300,00.
 
R$ 30~40,00 tbm..

acho um preço justo! (6)
 
cobro d 40 a 50 pila sempre com backup e restaura os dados
acho um preço justo

pra note soh usa gaveta usb e manda bala
 
Eu soh fiz isso uma vez de favor pra um amigo da minha mae e levei o dia inteiro pra formatar e deixar a porra do windows em ordem, o foda de mexer em pc dos outros eh a corroça q vc pode encontrar, vc perde muito tempo pra fazer quase nada! Ai se vc for fazer windows update depois ai a coisa pega...
 
sei lah mas acho muita desvalorização do seu serviço cobrar menos de 50 reais pra fazer um serviço desses...
claro que não é um serviço dificil, mas tu tem que ver que pra formatar uma maquina, geralmente se demora entre 1 ~ 2 horas... claro isso um pc novinho... pega aquelas carroça que tu tem q ficar a cata dos drivers, que tem q ficar botando drive de cd pq o q tem na maquina ta baleado, que tem q fica instalando ums 3 vezes o windows pq nas outras vezes ele instala e fica totalmente instaval... dae vai pra umas 5 horas brincando... tu acha justo cobrar R$ 30,00 pra ficar 5horas mexendo num mesmo PC...
tem q pensar no tempo que vai gastar em cima do PC e qnto voce quer cobrar por hr... aqui na minha cidade qnd eu fazia esse tipo de serviço eu cobrava em torno de R$ 40 reais o chamado (primeira hr) e R$ 25 por hr adicional de trabalho...
acho q ficar cobrando muito pouco é "prostituir" a profissão...
eu so cobrava barato pra um cara que trazia uns PCs do PY pra mim montar e instalar o sistema... cobrava R$ 35,00 mas so pq ele me trazia uns 3 ~ 4 pcs por semana...
senao pra montar e instalar um pc eu cobrava no minimo uns R$ 70,00
e fora qnd tem q ficar fazendo backup... usando espaço do teu HD, tendo que ficar indo as catas de arquivos no pc do cara pq o loko não sabe nem onde guarda seus arquivos...
po gente... vamo valoriza nossa profissão... pq q um advogado pode cobrar R$ 500,00 de honorários num serviço q ele não demora nem 1hr pra fazer (como ja aconteceu comigo) e voce tem que cobrar R$20,00 pra ficar 5hrs tentando arrumar um PC...
 
aqui combram em média de 50 reais

eu sempre formato por uns 15 a 25 dependendo da cara do cliente
ahuahauhauahua
 
cobro 40 conto quando meu pai traz os pc do escritorio dele, pq n é ele que paga né são os chefes..
acho que mais que justo este valor não é tão simples assim encontrar todos os driver e deixar o pc redondinho..
mas quando é pra amigos que é só formatar mesmo peço 20...
com backup assim 40..
 
Eu cobro R$ 50 se não for necessário fazer bkp e R$ 90 com bkp independente se for desktop ou note..
 
Eu faço manutenção de PCs como adicional, já que trabalho fixo como webdesigner contratado por uma agência de publicidade.
Acho também que estes valores que vocês estão apresentando estão muito baixos, mas é claro que depende da quantidade de clientes que vocês atendem, o tempo que têm disponível, e se fazem isso em casa ou na casa do cliente, se tem backup a ser feito ou não, se o PC é novo ou se é um 486...

Eu concordo com quem disse que deve-se calcular o valor a ser cobrado pelo custo da sua hora.. Eu costumo cobrar 80 reais para formatar quando não é preciso fazer backup, e 120 reais caso seja faça backup. Deixo o PC tal qual estava antes, instalando também os programas que o cliente precisar, atualizo o sistema..

Vocês têm que contabilizar seus custos.. Parece que alguns estão pagando ao cliente quase para prestar este serviço.. Somem seus gastos com seu transporte até a casa do cliente (gasolina ou passagem de ônibus), manutenção do seu carro (caso possuam um e o utilizem para transporte do PC), seu gasto com luz, internet banda larga (para atualizar o sistema e outros downloads necessários). Claro que não é o custo da sua conta do mês, mas uma estimativa..

Vejam que tudo isto é apenas CUSTO, até aqui vocês não ganharam nada a não ser trabalho pra fazer.. Com tudo isso considerado, agora incluam o valor que cobrariam pelo serviço, e analisando as variáveis (se é pc velho, se precisa de backup, etc.).

Por exemplo, eu não arrisco andar pra lá e pra cá aqui no Rio com um PC debaixo do braço num ônibus (até porque se me assaltam o cliente vai querer cobrar de mim, pois o computador dele estava sob minha responsabilidade desde quando saiu da casa dele), então quando eu levo o PC de 1 cliente pra casa, é de carro que vou. Na maioria das vezes, só de gasolina pra ir até a casa do cliente e voltar, 2 vezes (pegar o PC e levar de volta depois), soma 30/40 reais.. Então fica impraticável cobrar 50 reais do cliente..

Levem também em consideração o seguinte: se o cliente achar caro e mesmo você explicando mais ou menos seu CUSTO ele não tiver argumentos para pedir que abaixe o preço, mantenha seu preço. Se ele achasse tão simples o seu trabalho, ele mesmo formataria, certo?

Já me disseram algumas vezes:
- "120 reais só pra formatar?? mas tem gente que eu já vi cobrando 40 pra isso.."

Nesse caso eu respondo:
- "Pois se quiser faça então com quem cobra menos.. Você conhece a qualidade de serviço que esta pessoa presta? Eu estou aqui garantindo o meu, eu não formato apenas, mas também faço seu backup completo, salvando até as configurações dos seus programas, e-mails do Outlook, para que nenhum dado seu seja perdido. Além disso instalo os programas novamente, e instalo antivírus e anti-spywares, ensinando você ainda como atualizá-los e utilizá-los."


Às vezes tem um ou outro que não topa pelo preço que eu cobro, mas é MUITO raro.. E destes que procuram pessoas que cobram menos, digo que praticamente 80% voltam a entrar em contato comigo pois quem cobrou menos deixou o PC meio estranho...

É isso pessoal, vamos valorizar nosso tempo e principalmente NOSSO CONHECIMENTO.
 
daqui a pouco nego ta cobrando 0,50 centavos... Estão desvalorizando a parada.

Por isso que nem procuro mais clientes, só faço para clientes antigos que conhecem meu trabalho e sabem que vale o que pagam.

Outro dia cobrei 800 reais pra montar uma rede, o maluco achou caro e pagou 100 pra outro, 2 semanas depois me ligou porque parou tudo.

O barato sai caro.

Uma parada que ouvi uma vez e que nunca esqueci foi:
Saber apertar um parafuso é mole, o duro é saber qual apertar.

É exatamente o que eu penso e faço, estou na mesma situação que a sua!
 
Eu faço manutenção de PCs como adicional, já que trabalho fixo como webdesigner contratado por uma agência de publicidade.
Acho também que estes valores que vocês estão apresentando estão muito baixos, mas é claro que depende da quantidade de clientes que vocês atendem, o tempo que têm disponível, e se fazem isso em casa ou na casa do cliente, se tem backup a ser feito ou não, se o PC é novo ou se é um 486...

Eu concordo com quem disse que deve-se calcular o valor a ser cobrado pelo custo da sua hora.. Eu costumo cobrar 80 reais para formatar quando não é preciso fazer backup, e 120 reais caso seja faça backup. Deixo o PC tal qual estava antes, instalando também os programas que o cliente precisar, atualizo o sistema..

Vocês têm que contabilizar seus custos.. Parece que alguns estão pagando ao cliente quase para prestar este serviço.. Somem seus gastos com seu transporte até a casa do cliente (gasolina ou passagem de ônibus), manutenção do seu carro (caso possuam um e o utilizem para transporte do PC), seu gasto com luz, internet banda larga (para atualizar o sistema e outros downloads necessários). Claro que não é o custo da sua conta do mês, mas uma estimativa..

Vejam que tudo isto é apenas CUSTO, até aqui vocês não ganharam nada a não ser trabalho pra fazer.. Com tudo isso considerado, agora incluam o valor que cobrariam pelo serviço, e analisando as variáveis (se é pc velho, se precisa de backup, etc.).

Por exemplo, eu não arrisco andar pra lá e pra cá aqui no Rio com um PC debaixo do braço num ônibus (até porque se me assaltam o cliente vai querer cobrar de mim, pois o computador dele estava sob minha responsabilidade desde quando saiu da casa dele), então quando eu levo o PC de 1 cliente pra casa, é de carro que vou. Na maioria das vezes, só de gasolina pra ir até a casa do cliente e voltar, 2 vezes (pegar o PC e levar de volta depois), soma 30/40 reais.. Então fica impraticável cobrar 50 reais do cliente..

Levem também em consideração o seguinte: se o cliente achar caro e mesmo você explicando mais ou menos seu CUSTO ele não tiver argumentos para pedir que abaixe o preço, mantenha seu preço. Se ele achasse tão simples o seu trabalho, ele mesmo formataria, certo?

Já me disseram algumas vezes:
- "120 reais só pra formatar?? mas tem gente que eu já vi cobrando 40 pra isso.."

Nesse caso eu respondo:
- "Pois se quiser faça então com quem cobra menos.. Você conhece a qualidade de serviço que esta pessoa presta? Eu estou aqui garantindo o meu, eu não formato apenas, mas também faço seu backup completo, salvando até as configurações dos seus programas, e-mails do Outlook, para que nenhum dado seu seja perdido. Além disso instalo os programas novamente, e instalo antivírus e anti-spywares, ensinando você ainda como atualizá-los e utilizá-los."


Às vezes tem um ou outro que não topa pelo preço que eu cobro, mas é MUITO raro.. E destes que procuram pessoas que cobram menos, digo que praticamente 80% voltam a entrar em contato comigo pois quem cobrou menos deixou o PC meio estranho...

É isso pessoal, vamos valorizar nosso tempo e principalmente NOSSO CONHECIMENTO.

Parabéns, é isso que todos deviam colocar em suas cabeças, acho uma falta de inteligência o que andam cobrando por um serviço que pode levar até 5 horas para ser completo.

Já estou neste barco desde 1995, só trabalhando com manutenção, montagem, e redes, perdemos horas de leitura na net e com colegas para um pentelho que aprendeu ontem a formatar um micro com "windows" e cobrar 15 reais.
 
Eu faço manutenção de PCs como adicional, já que trabalho fixo como webdesigner contratado por uma agência de publicidade.
Acho também que estes valores que vocês estão apresentando estão muito baixos, mas é claro que depende da quantidade de clientes que vocês atendem, o tempo que têm disponível, e se fazem isso em casa ou na casa do cliente, se tem backup a ser feito ou não, se o PC é novo ou se é um 486...

Eu concordo com quem disse que deve-se calcular o valor a ser cobrado pelo custo da sua hora.. Eu costumo cobrar 80 reais para formatar quando não é preciso fazer backup, e 120 reais caso seja faça backup. Deixo o PC tal qual estava antes, instalando também os programas que o cliente precisar, atualizo o sistema..

Vocês têm que contabilizar seus custos.. Parece que alguns estão pagando ao cliente quase para prestar este serviço.. Somem seus gastos com seu transporte até a casa do cliente (gasolina ou passagem de ônibus), manutenção do seu carro (caso possuam um e o utilizem para transporte do PC), seu gasto com luz, internet banda larga (para atualizar o sistema e outros downloads necessários). Claro que não é o custo da sua conta do mês, mas uma estimativa..

Vejam que tudo isto é apenas CUSTO, até aqui vocês não ganharam nada a não ser trabalho pra fazer.. Com tudo isso considerado, agora incluam o valor que cobrariam pelo serviço, e analisando as variáveis (se é pc velho, se precisa de backup, etc.).

Por exemplo, eu não arrisco andar pra lá e pra cá aqui no Rio com um PC debaixo do braço num ônibus (até porque se me assaltam o cliente vai querer cobrar de mim, pois o computador dele estava sob minha responsabilidade desde quando saiu da casa dele), então quando eu levo o PC de 1 cliente pra casa, é de carro que vou. Na maioria das vezes, só de gasolina pra ir até a casa do cliente e voltar, 2 vezes (pegar o PC e levar de volta depois), soma 30/40 reais.. Então fica impraticável cobrar 50 reais do cliente..

Levem também em consideração o seguinte: se o cliente achar caro e mesmo você explicando mais ou menos seu CUSTO ele não tiver argumentos para pedir que abaixe o preço, mantenha seu preço. Se ele achasse tão simples o seu trabalho, ele mesmo formataria, certo?

Já me disseram algumas vezes:
- "120 reais só pra formatar?? mas tem gente que eu já vi cobrando 40 pra isso.."

Nesse caso eu respondo:
- "Pois se quiser faça então com quem cobra menos.. Você conhece a qualidade de serviço que esta pessoa presta? Eu estou aqui garantindo o meu, eu não formato apenas, mas também faço seu backup completo, salvando até as configurações dos seus programas, e-mails do Outlook, para que nenhum dado seu seja perdido. Além disso instalo os programas novamente, e instalo antivírus e anti-spywares, ensinando você ainda como atualizá-los e utilizá-los."


Às vezes tem um ou outro que não topa pelo preço que eu cobro, mas é MUITO raro.. E destes que procuram pessoas que cobram menos, digo que praticamente 80% voltam a entrar em contato comigo pois quem cobrou menos deixou o PC meio estranho...

É isso pessoal, vamos valorizar nosso tempo e principalmente NOSSO CONHECIMENTO.

Tive que dar quote nisso!!! Com certeza um dos melhores comentários do tópico!!! Meus parabéns amigo... :yes:

Cobrar a formatação de um cliente não é apenas calcular a quantidade de trabalho que isso vai lhe dar. Bem como o poisonmaniac falou, tem uma série de coisas a ser calculadas (transporte, luz, internet banda larga, etc...)...

Se eu gastei horrores pra me formar como técnico, gasto mais horrores pra fazer a faculdade, fora especializações que vc possa ou queira fazer como um MCP, CCNA, etc... pq irei cobrar um valor baixo??? Se for pra cobrar R$ 30,00 ou R$ 40,00 reais, antes nem fazer curso algum!

É nessas horas que me faz pensar se estou na profissão certa! Muita gente aprende coisas em fóruns, ou até mesmo tem um certo "dom" e acaba aprendendo em casa, e já se acham "técnicos". Dai saem cobrando valores absurdamente baixos, e desvalorizam nossa profissão ainda mais!!!

Por isso que acho que a tínhamos que ter a Regulamentação da Profissão de Informática...

Por aqui, eu cobro R$ 60,00 reais a formatação. Se tiver backup esse valor vai pra R$ 90,00 e caso ainda o cliente não tenha os drivers cobro mais R$ 15,00 pra baixar todos e gravar num cd pra entregar pro cliente. Se quiser uma limpeza física (retirar poeira interna, etc) cobro mais R$ 40,00. E já estou pensando em aumentar um pouco esses valores...

Aqui onde eu moro raramente alguém reclama do valor, pois sabe da qualidade do serviço! Os que reclamam e falam que alguém cobra mais barato, simplesmente ignoro e até aconselho a ir no outro cara, afinal eu sei da qualidade do meu serviço e não posso desvalorizar minha própria profissão cobrando um valor baixo...
 
40 conto ta de bom tamanho
 
Ja vi entre R$30 e R$50....mas os meus eu mesmo formato, acho simples...

O Ruim é que esses caras de lojas costumam enrolar muito por um
serviço tao simples!

ABraços!

o problema nao é ser simples, é o tempo que demora. se vc pegar um pc antigao demora muito pra instalar o windows e drivers

40 é um preço "justo"
 
CAOS! pois como meu professor falava... o pessoal ta prostituindo e banalizando a profissao
.... eh a mesma coisa q acontece com a area de video/editor
qualque pe d xinelo vai la baixa um programinha..e rouba serviços dos profissionais ou pessoal q ja estao no ramo, pois tudo q brasileirinho que eh preço (gratis) ...qualidade ?????? eu nao baixo meus 70 nem meus 200 da manunteçao ate pq nao sao so comp caseiros mas quase q "servidores" , pois sao pc de ediçao HDV pra cima, com placas espeficas , e mtas coisas q a maioria dos tec nao sabe sobre isso. tem ordens e taticas para configurar esses pcs.. algo q dura 1-2 dias ou mais. ja q sao mais d 1000g de dados.
 
cobro tbm 250-400 restauraçao de dados...ate 3 formataçoes, ou akeles q conseguem formtar e instalar o windows encima hahahhahha , tbm ja dou dicas para meus clientes orientado eles a fazer o correto de tudo.
 
Cobro uns 30 reais sem backup e 40 com backup , pros mais amigos 20 conto com backup, so pelos custos do transporte.
 
concordo com poisonmaniac tem que cobrar bem mesmo.Assim as pessoas dão valor ao serviço. Mas valores cobrados depende muinto do serviço a ser executado, além do local e classe, formatação é apartir de R$40,00 para cima.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo