Preenchimento de alto-falantes inócuo no Windows 10?

Rafael Fischer

Well-Known Member
Registrado
Olá pessoal!

Tenho uma placa-mãe Asus Z97 Sabertooth com áudio integrado Realtek ALC1050 8 canais, estou usando a versão mais nova do driver oficial, que é a 7960 disponível tanto no FTP da empresa quanto no repositório do Windows update e meu Windows 10 está atualizado até a versão mais recente disponível, instalado limpo recentemente.

Meu uso de som é dividido entre um fone Razer Tiamat 7.1 e um par de caixas 2.0 Edifier R1000T4, alternados com o controlador do fone.

O problema que venho enfrentando é que desde que comprei o fone, descobri que a função "Speaker Fill" ou "preenchimento de alto-falantes", simplesmente não produz efeito algum. Pelo que entendi, essa função deveria fazer o "upmix" de fontes de som estéreo para preencher todos os canais do sistema de som com mais de 2 canais, de modo que esses canais não fiquem em silêncio.
No meu caso, só percebi o problema com meu fone de ouvido, já que ele tem todos os canais independentes, usando o controlador eu percebi que só os canais frontais estão recebendo som.

Já tentei usar os drivers de som nativos do Windows (sem suporte a 7.1, apenas 5.1), versões mais antigas do driver oficial, versões de outros modelos Asus e até de outros fabricantes de placas-mãe. Também já tentei alterar os formatos de som, número de canais (quadrifônico, 5.1, 7,1, etc) e sempre o resultado é o mesmo, isto é, nenhum efeito. Também tentei configurar tudo pelo gerenciador de áudio da Realtek, sendo que os resultados são exatamente os mesmos :-(

No meu computador, sempre que ligo ou desligo qualquer um dos aprimoramentos de som, percebo em tempo real o resultado, além disso, sempre que alguma das opções é marcada, o botão "Aplicar" já fica ativo, uma vez que existem alterações para serem aplicadas, porém, se ativo apenas o preenchimento, nem o botão aplicar muda de estado, como se nada houvesse sido alterado na tela.
Outro detalhe que percebi é que cada aprimoramento tem um fornecedor, seja o fornecedor do driver de som, plugin, etc. De todos os aprimoramentos que tenho listados, apenas o preenchimento indica ser fornecido pela Microsoft, os outros todos são da Realtek.

Alguém tem alguma luz para lançar sobre esse problema?
 
Em parte, achei uma pista do problema...

Fazendo algumas experiências com o Google Chrome e o iTunes, isolei o problema aos aplicativos que usam a API "Windows Audio Session", pois, alternando os aplicativos em questão entre o WAS e DirectSound, o preenchimento funciona ou não, dependendo de qual API o aplicativo esteja fazendo uso, sendo que no caso, sempre que eu alterno para DirectSound, mesmo em fontes de áudio estéreo, todos os canais passaram a reproduzir som, exceto pelo LFE que por algum motivo, só recebe áudio se eu ativar a opção "gerenciamento de graves" quando a fonte é estéreo, em áudio com canal LFE, o canal funciona normalmente independentemente do ajuste de gerenciamento de graves...
 
Boa tarde! Amigo possuo um tiamat 7.1 e queria melhorar o som dele, exemplo da uma melhorada no mic que é bem esquisito viu, mas isso já estou conseguindo equalizar, minha maior dificuldade esta sendo em deixar o som bem equilibrado, bass legal ,laterais etc, esse lfe onde fica estou usando tb uma placa de som onboard, por enquanto semana que vem chega a minha off board 7.1. Apesar que meu realtek deve ser diferente do seu o meu é alc 1150, mas cara basicamente é me ajuda a configurar meu tiamat por favor, vlw ai meu amigo. è fod ter um puta fone desse e não usar quase nada doque ele oferece.
 
Boa tarde! Amigo possuo um tiamat 7.1 e queria melhorar o som dele, exemplo da uma melhorada no mic que é bem esquisito viu, mas isso já estou conseguindo equalizar, minha maior dificuldade esta sendo em deixar o som bem equilibrado, bass legal ,laterais etc, esse lfe onde fica estou usando tb uma placa de som onboard, por enquanto semana que vem chega a minha off board 7.1. Apesar que meu realtek deve ser diferente do seu o meu é alc 1150, mas cara basicamente é me ajuda a configurar meu tiamat por favor, vlw ai meu amigo. è fod ter um puta fone desse e não usar quase nada doque ele oferece.

Eu tenho de manter ligado o gerenciamento de graves, deixar minha placa de som sempre em 7.1 e ativar o preenchimento de alto falantes, isso por si só já deixa o som ótimo para mim :)
 
Eu tenho de manter ligado o gerenciamento de graves, deixar minha placa de som sempre em 7.1 e ativar o preenchimento de alto falantes, isso por si só já deixa o som ótimo para mim :)

Então amigo, mas me corrija se eu estiver errado, sua placa a entrada de som cinza na placa mãe eu não consegui ver, enfim sua placa mãe conecta todos os plugs jacks do tiamat é 7.1 ou 5.1 sua placa de som?, pq se for 5.1 fica um jack pra fora certo? A minha placa mãe é assim não tem a entrada cinza então tem canal do fone que não ligo por isso comprei um som off, talvez quando chegar a placa ja da pra ter outro resultado e melhorar algo.
Mas esses detalhes que você fez foi o drive da propria asus mesmo né, no realtek normal? o meu ja fiz isso mas fica estranho cara.
 
Então amigo, mas me corrija se eu estiver errado, sua placa a entrada de som cinza na placa mãe eu não consegui ver, enfim sua placa mãe conecta todos os plugs jacks do tiamat é 7.1 ou 5.1 sua placa de som?, pq se for 5.1 fica um jack pra fora certo? A minha placa mãe é assim não tem a entrada cinza então tem canal do fone que não ligo por isso comprei um som off, talvez quando chegar a placa ja da pra ter outro resultado e melhorar algo.
Mas esses detalhes que você fez foi o drive da propria asus mesmo né, no realtek normal? o meu ja fiz isso mas fica estranho cara.

Minha placa de som é onboard mas é uma 7.1 baseada no ALC1050 da Realtek, então eu habilito essas opção no painel de controle da realtek...
 
Minha placa de som é onboard mas é uma 7.1 baseada no ALC1050 da Realtek, então eu habilito essas opção no painel de controle da realtek...

Ata por isso a sua é 7.1 tem a entrada cinza, a minha não tem cara a entrada cinza, então fica sem ligar 1 canal talvez seja até por isso que não to conseguindo deixar ele bacana, mas enfim eu agradeço mesmo os toques que você deu ja me ajudou e muito. Obrigado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo