• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Problema ao STRESS na FPU

krystachezs

New Member
Registrado
Olá, bom dia. Recentemente montei meu computador com todas as peças sendo novas. As configurações são

Ryzen 5 1600 AF

PLACA MÃE GA-AB350M-DS3H V2

PLACA DE VIDEO EVGA NVIDA GEFORCE GTX 1650 KO ULTRA, 4GB, GDDR6

2x MEMORIA XPG SPECTRIX D41 TUF, RGB, 8GB, 3000 Mhz, DDR4

FONTE CORSAIR CV550

Uso Windows 10.

Quando eu montei e fui fazer teste de stress, o teste estava indo bem. Mas, daí eu abri uma página do navegador e o computador simplesmente reiniciou. Tentei novamente fazer um teste de stress, mas agora ele já reiniciava direto mesmo sem abrir uma página, na verdade seria mais pra um reset, pois nem aparece a tela de reiniciar do Windows, é como se tivesse resetado no próprio gabinete.

Então pensando que poderia ser um problema de driver/bios, fui ver se a BIOS estava atualizada e para minha surpresa já estava atualizada, se encontra na versão F50. Como a BIOS já estava atualizada, fui no site da placa mãe atualizar o driver do chipset pensando que talvez resolvesse o problema. Baixei então a versão mais recente do chipset https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-dl

Daí fui fazer o teste de stress novamente, e tinha parado de reiniciar. Daí eu pensei que o problema estava resolvido. Mas, ontem eu estava indo pra academia e decidi deixar rodar um teste de stress no pc por 2 horas, pra ver como se saiam as temperaturas após instalar as FANS. Então iniciei o teste de CPU + FPU e para minha surpresa, passa-se aproximadamente 2 minutos e o computador reinicia. Fui fazer o teste novamente e de novo reiniciou após aproximadamente 2 minutos. Reiniciei o computador e começou a reiniciar logo que eu starto o teste de FPU(isoladamente).Ao fazer teste de stress em CPU, Memória, SSD, todos funcionaram perfeitamente, o problema é ao fazer teste em FPU.

Bem, resolvi formatar o computador, para ver se não poderia ser um problema sistema. Após formatar, instalei os drivers da placa de vídeo e instalei os drivers do chipset, novamente reiniciando logo quando starto o STRESS na FPU. Já coloquei o cabo da fonte de alimentação direto na tomada, pensando que poderia ser um problema de energia, não funcionou.

Já tentei desligar o Turbo Boost, diminuindo a porcentagem pra 99% no desempenho máximo, mas acho que preciso mexer na BIOS, pois acaba ultrapassando a velocidade base ainda que é de 3,20 GHz.

Se tiverem alguma ideia, agradeço. Obrigado por ler até aqui.
 
Última edição:
Se reinicia somente no teste de stress de FPU, esse que é um dos que mais stressam o processador, a solução é parar de fazer esse teste.
 
Pede RMA do processador, provavelmente tá com algum defeito.
 
Consegui resolver. Obrigado aos dois que comentaram.

Bem, fui trocar a pasta térmica hoje pois na época não coloquei tanto. Percebi que tinham algumas pequenas partes do processador que não estava com pasta térmica. Limpei com papel higiênico e apliquei a pasta térmica em "X" e nos ligamentos de "X", que seria as setas de "Z".

Fun fact: durante esse processo, tentava tirar o cooler box, mas o mesmo n saia. Fiquei um tempão desparafusando, e o bglh só continuava rodando. Falaram pra mim que poderia ter grudado. Fui pesquisar na internet e vi que era normal o cooler da AMD grudar. Daí fui mexer na parte de trás da placa mãe, com o computador em pé mesmo. Eis que caiu o cooler box do processador em cima da placa de vídeo e da placa de vídeo caiu pra mesa. Pensei que tinha perdido a placa de vídeo naquele momento kk

Daí fui parafusar o cooler box também em X. Mas dessa vez eu parafusei até não dar mais, e notei que da outra vez não tinha feito isso. O problema foi a falta de contato por alguns milímetros do cooler com o processador, fazendo a cpu esquentar demais e o computador reiniciar quando stressava FPU.

Hoje testei e não passou dos 75 ºC com stress de FPU. E na época durava 1min/2min. Hoje durou 8 minutos brincando.

Então se você passou pelo mesmo problema, tava com tudo atualizado e o pc reiniciando depois de pouco tempo ao stressar FPU, recomendo tirar o cooler box(ele fica grudado, então é interessante dar uma stressada CPU, e se conseguir durar uns 2 minutos, stressa a FPU também. Daí limpá a pasta térmica do processador e do cooler e coloca outra. Parafusa na diagonal até ouvir um clique, ou até sentir que n foi mais.

Boa sorte.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo