Problema após overclock

igor136

New Member
Registrado
Eae galera beleza? Fui tentar fazer um overclock no meu Fx6300, até consegui fazer, mas deu um problema que foi o seguinte, quando deixo fazendo os testes no Prime95, Cinebench 15, jogos e o CPU pega 100% de uso em determinado momento os clocks descem para 1.4ghz fica mais ou menos 4 segundos até a temperatura do cpu voltar para menos de 35 graus e depois volta ao clock normal, depois de uns 10 segundos acontece a mesma coisa, o clock desce para 1.4ghz fica uns 4 segundos cravado e depois sobe de novo... As temperaturas estavam bem baixas, no máximo que chegou foi 55 graus em full load com o over, desabilitei o Turbo core, Cool'n'quiet, e não adiantou, então resolvi tirar o over, mas refiz os testes e continuou o mesmo problema, quando o cpu pega cerca de 45 graus o clock desce até voltar a 35 graus. Já fui nas configurações da Bios e ativei a opção de voltar aos valores de fábrica, já formatei o Windows pensando que era algum programa interferindo e nada, ouvi dizer que pode ser problema com o Power Management do Windows mas também não consegui nada que resolve-se... Alguém sabe algum solução desse problema por favor? Obrigado.

Print do problema:
bMipkTX.png


PC:

Monitor: LG IPS 23MP55HQ 23" 1080P
CPU: AMD FX6300 BLACK EDITION
CPU COOLER: CM HYPER 212X
GPU: GTX970 4GB ZOTAC
RAM: CORSAIR 2X4GB 1333MHZ DUAL CHANNEL
HDD: SEAGATE 500GB SATA 3
PSU: Corsair CX600 80 PLUS
Mobo: ASUS M5A78L-M LX/BR
OS: WINDOWS 10 64BIT
 
Já descobri que isso é chamado de "cpu throttle", que acontece quando o processador aquece muito então ele baixa o clock até as temperaturas voltarem ao normal, mas o problema é que as temperaturas não estão altas, o máximo que peguei foi 50 graus sem OC, ninguém tem uma opinião do que pode ser que está causando isso?
 
Não é a placa-mãe reduzindo o clock devido a alta temperatura do VRM? Da uma olhada aí...
 
Cara depois de muito tempo pesquisando e fazendo testes eu estou quase certo que é o socket do cpu que está esquentando muito, quando o TMPIN0 (deve ser o socket do processador) no HWMonitor chega a 59graus ele desce o clock para 14000Mhz até o socket voltar a 55 graus... O estranho é que eu usei o cpu cooler stock por quase 2 anos e o cpu sempre ficava em 70 graus quando jogava, agora que troquei o cooler por um Hyper 212X é difícil passar de 50 graus em stock começou isso, será que é porque o cooler do cpu stock ficava apontando direto para o socket e o 212X fica apontando para o dissipador?
 
l4cau3t.png

Até o TMPIN0 chegar a 59c está tudo normal, mas depois disso ele diminui o clock até baixar a temperatura...
UvdGIrm.png
 
olá amigo, tenho quase a mesma configuração da sua e estou pensando em fazer um oc, depois de olhar seu topico fiquei na duvida, você fez para 4.5? trocou o cooler? e resolveu o problema?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo