Problema com a TUF X570 + Ryzen 5 3600

Meruzzi

Member
Registrado
Olá pessoal, recentemente eu dei um upgrade no pc pra uma TUF X570 + Ryzen 5 3600 + 2x8 3200MHz Vengeance PRO RGB e to tendo um problema com as memorias. O pc liga e acende um led amarelo (na mobo) no DRAM e logo em seguida vermelho no CPU, porém o pc inicia normalmente, de vez em quando ele fica reiniciando e acendendo os leds até ligar normal, como eu faço pra resolver isso? Expliquei um pouco melhor no vídeo que eu vou deixar ai em baixo.

 
usa só uma memoria, fazer o reset da BIOS e depois faz a atualização de BIOS pra ultima versão e ai volta a botar as memorias
 
Fiz esse processo e ta a mesma coisa, unica coisa que nao deu pra fzr foi atualizar a bios pois ja esta na ultima versao
 
Não vi problema algum aí, se esta tudo funcionando, não tem problema algum, eu tive uma Asus X370-F Gaming que era a mesma coisa, ele dava alguns resets até ligar, geralmente isso é o training da placa mãe para os subtimings da memória RAM.
 
Essa placa, assim como a minha, possui um conjunto de 4 LEDs, sendo 3 para testes de componentes básicos (CPU, vermelho; DRAM, amarelo e VGA, branco) e um, na cor verde, para indicar que o POST foi finalizado com sucesso, o que é sucedido por um único bip, caso seu PC tenha um speaker instalado à placa-mãe. É normal os LEDs acenderem e apagarem, pois indica que o componente foi testado e nenhum erro foi encontrado no mesmo, mas ao meu ver era para acender o LED branco, de teste da VGA, e o LED verde por alguns segundos, indicando que tudo foi testado com sucesso.

Na minha placa, meu PC liga de primeira sempre que tento. Ele só zoa quando eu faço alguma coisa que deixe o PC instável e eu seja forçado a desligar segurando o botão do gabinete (tuning na memória, undervolting, essas coisas). Quando religo o PC, ele fica maluco acusando erro em tudo quanto é componente (memória, CPU) e, depois da terceira tentativa, ele automaticamente liga em modo safe boot, indicando que a BIOS foi resetada.

Acredito que seja algo relacionado à memória, mais precisamente aos timings secundários e terciários. Seria interessante recarregar o DOCP (como a Asus chama o XMP) e, manualmente, setar os valores dos timings um a um (a Asus informa os valores que ela achou e considerou "normal"), ao invés de deixar no automático. Tente isso, pra ver se resolve.

Outra coisa, o VDIMM está em 1.35V? E quanto à tensão do VSoC?

Falouws :cool:
 
Saquei, aqui na minha ela nunca chegou a acender o LED da VGA ou BOOT, apenas esses 2 mesmo. Sobre o VDIMM eu acredito que seja a voltagem da ram, certo? Se for está a 1.35v sim, quanto ao VSoC não faço a mínima ideia, tirei umas fotos e vou enviar abaixo pra ver se você consegue achar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
Saquei, aqui na minha ela nunca chegou a acender o LED da VGA ou BOOT, apenas esses 2 mesmo. Sobre o VDIMM eu acredito que seja a voltagem da ram, certo? Se for está a 1.35v sim, quanto ao VSoC não faço a mínima ideia, tirei umas fotos e vou enviar abaixo pra ver se você consegue achar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É estranho o fato dela não acender esses dois LEDs, sendo que a sua placa possui exatamente os mesmos LEDs que a minha e aqui todos acendem durante o POST. Se os LEDs não tiverem queimados, então pode ser bug na BIOS ou problema físico na placa-mãe.

Sim, VDIMM é a voltagem da RAM e, pelo que vi na screenshot, estão em 1.35V, o que indica que o perfil XMP foi carregado com sucesso. O VSoC é esse VDDRC SOC Voltage, que está em 1.1V e, ao meu ver, está alto demais. Você pode colocar 1.025V ou mesmo 1V nele, já que você não está rodando as memórias acima do que o IMC do processador consegue suportar. Na verdade, sugiro temporariamente que você configure a memória em 2400 MHz e veja quanto que fica o valor de tensão para o SOC; feito isso, recarregue o perfil XMP e altere manualmente o valor da tensão pro valor obtido anteriormente com as memórias trabalhando em 2400 MHz.

Quanto às latências, eu faria o que sugeri anteriormente: nos campos configurados em Auto, eu digitaria manualmente os valores que a placa-mãe encontrou e que ficam localizados à esquerda. Basta digitar e apertar a seta pra baixo pra pular imediatamente pro parâmetro inferior.

Falouws :cool:
 
Eu tenho essa mobo, e até dei uma olhada aqui pra ver. Esses leds deveriam acender todos os 4 na sequencia, cada um de uma cor diferente, sendo que o último (no indicador de boot) é verde, mas depois de uns segundos apaga.

Como o seu pc liga normalmente, o led indicador deve estar só queimado, senão ele iria ficar aceso e travado sem dar boot.

E vc tem instabilidade com as memórias? Vc só ativou o XMP, sem alterar mais nada, ou está tentando colocar os valores manualmente?
 
Última edição:
É estranho o fato dela não acender esses dois LEDs, sendo que a sua placa possui exatamente os mesmos LEDs que a minha e aqui todos acendem durante o POST. Se os LEDs não tiverem queimados, então pode ser bug na BIOS ou problema físico na placa-mãe.

Sim, VDIMM é a voltagem da RAM e, pelo que vi na screenshot, estão em 1.35V, o que indica que o perfil XMP foi carregado com sucesso. O VSoC é esse VDDRC SOC Voltage, que está em 1.1V e, ao meu ver, está alto demais. Você pode colocar 1.025V ou mesmo 1V nele, já que você não está rodando as memórias acima do que o IMC do processador consegue suportar. Na verdade, sugiro temporariamente que você configure a memória em 2400 MHz e veja quanto que fica o valor de tensão para o SOC; feito isso, recarregue o perfil XMP e altere manualmente o valor da tensão pro valor obtido anteriormente com as memórias trabalhando em 2400 MHz.

Quanto às latências, eu faria o que sugeri anteriormente: nos campos configurados em Auto, eu digitaria manualmente os valores que a placa-mãe encontrou e que ficam localizados à esquerda. Basta digitar e apertar a seta pra baixo pra pular imediatamente pro parâmetro inferior.

Falouws :cool:

Fiz esse processo de desativar o XMP (Ou DOC, não sei o nome que eles usam) e o VSoC foi pra 1.025 no auto, ai coloquei esse valor do VSoC e em 3200 mhz e ta funcionando normal, porém ainda com os leds acendendo apenas da DRAM e CPU. Já o processo mudando as latencias não deu certo, sempre que eu mudo o PC nem inicia, a luz do DRAM acende e fica assim, so restaurando a bios para voltar ao normal

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu tenho essa mobo, e até dei uma olhada aqui pra ver. Esses leds deveriam acender todos os 4 na sequencia, cada um de uma cor diferente, sendo que o último (no indicador de boot) é verde, mas depois de uns segundos apaga.

Como o seu pc liga normalmente, o led indicador deve estar só queimado, senão ele iria ficar aceso e travado sem dar boot.

E vc tem instabilidade com as memórias? Vc só ativou o XMP, sem alterar mais nada, ou está tentando colocar os valores manualmente?

Eu so ativei o XMP e iniciei, como não tenho experiencia com AMD e OC não mexi em nada, sobre ter estabilidade não sei te falar, apenas setei em 3200.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Será que tem algum jeito de eu testar os outros LEDS? Se eu tirar a GPU por exemplo o LED da VGA acenderia?
 
Última edição:
Fiz esse processo de desativar o XMP (Ou DOC, não sei o nome que eles usam) e o VSoC foi pra 1.025 no auto, ai coloquei esse valor do VSoC e em 3200 mhz e ta funcionando normal, porém ainda com os leds acendendo apenas da DRAM e CPU. Já o processo mudando as latencias não deu certo, sempre que eu mudo o PC nem inicia, a luz do DRAM acende e fica assim, so restaurando a bios para voltar ao normal

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Eu so ativei o XMP e iniciei, como não tenho experiencia com AMD e OC não mexi em nada, sobre ter estabilidade não sei te falar, apenas setei em 3200.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Será que tem algum jeito de eu testar os outros LEDS? Se eu tirar a GPU por exemplo o LED da VGA acenderia?

O nome da opção chama-se DOCP, que é o nome que a Asus dá ao XMP.

Com relação às latências, você fez manualmente os valores quando a memória estava em 2400 MHz ou 3200 MHz? O que pode ter acontecido é da placa-mãe ter informado os valores de latência da memória trabalhando em 2400 MHz, que são mais arrochados, e você setou exatamente esses valores para a melhora trabalhando em 3200 MHz e isso gerou a instabilidade. Depois setar o SoC voltage para 1.025V e salvar, volte na BIOS, carregue o DOCP, salve, retorne à BIOS e só assim faça a alteração das latências, fixando os valores que a própria placa-mãe conseguiu encontrar para cada um dos parâmetros, exceto os primários, que já estão dentro do perfil XMP da memória.

Sim, se você tirar a placa de vídeo fora, é pra acender um LED branco indicando problema com a VGA e o PC, caso tenha um speaker, vai bipar um bip longo e 3 curtos. Se o LED não acender, então ele pode estar queimado. Além disso, o LED verde, indicando POST bem sucedido, também é pra acender e permanecer aceso por alguns segundos até desligar por completo durante o carregamento do Windows.

PS: por algum motivo o @farbus foi banido. Não sei exatamente o que ele fez para ter sido banido pela moderação, mas infelizmente ele não poderá te responder mais :feelbad:

Falouws :cool:
 
Eu acho que eu tinha feito quando as memorias estavam em 3200, anyway, eu fiz o que voce falou e deu a mesma coisa, o pc ficava com o led na dram ligado e nao iniciava. Talvez seja pq eu não setei 2 valores pois eu nao sabia qual escolher, como tem duas abas com valores eu fiquei em duvida, vou mandar o print
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tirei o extensor da GPU pra testar e nao ligou o LED da VGA nem do BOOT, provavelmente os leds estao queimados mesmo :/
Quando eu fui ligar depois de conectar a gpu o pc nao quis nem ligar, o led da DRAM ficou acesso e eu tive que restaurar a bios de novo para funcionar, nao entendi nada mas blz.
Será que eu consigo acionar o RMA por causa disso?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma pergunta um fora do contexto do tópico, como eu faço para desligar as leds e as portas usbs quando o PC desliga? aqui continua tudo acesso quando eu desligo
 
Última edição:
Eu acho que eu tinha feito quando as memorias estavam em 3200, anyway, eu fiz o que voce falou e deu a mesma coisa, o pc ficava com o led na dram ligado e nao iniciava. Talvez seja pq eu não setei 2 valores pois eu nao sabia qual escolher, como tem duas abas com valores eu fiquei em duvida, vou mandar o print
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tirei o extensor da GPU pra testar e nao ligou o LED da VGA nem do BOOT, provavelmente os leds estao queimados mesmo :/
Quando eu fui ligar depois de conectar a gpu o pc nao quis nem ligar, o led da DRAM ficou acesso e eu tive que restaurar a bios de novo para funcionar, nao entendi nada mas blz.
Será que eu consigo acionar o RMA por causa disso?


Estranho, aqui eu fiz isso numa boa e deu certo. Fiz porque a DRAM Calculator indicava valores até maiores em relação ao que a própria placa-mãe havia encontrado, então preferi setar o que a mobo me relatava. Já que não funciona contigo, carregue apenas o DOCP e deixe assim, melhor que ficar quebrando a cabeça com isso.

Acredito que você consiga sim acionar a RMA, pois de fato existe um defeito físico na placa. O manual informa à respeito dos 4 LEDs e diz a função de cada um, mas o seu exemplar não se comporta da forma como está descrita no manual, então você tem direito sim de acionar a RMA, não só por esse motivo, mas pela instabilidade que você descreveu no vídeo que de vez em quando você enfrenta.

Só resta torcer para que resolvam essa pendência o quanto antes, pois ficar sem PC é complicado :feelbad:

EDIT:

Quanto à questão dos LEDs RGB da placa-mãe, você pode desligar usando o AURA RGB, no Windows. Nele, tem uma opção que você seleciona qual é o efeito luminoso enquanto o PC está desligado, ai tem a opção de escolher OFF para ele. O mesmo pode ser feito também pela própria BIOS, mas eu não lembro agora o caminho, só sei que é alguma das opções com nome Aura ("when the system is shutdown" ou algo do tipo).

No caso das USBs, até tem como desligar, mas é tipo permanente, então você teria que voltar na BIOS, quando ligasse o PC, para religar as USBs desativadas. O melhor nesse caso é usar o dedão no power switch da PSU.

Falouws :cool:
 
@_EagleMan_, fui banido não colega. Isso é só o status que coloquei de zoeira.

@Meruzzi
Só ativa o DOCP, não precisa setar mais nada, nem a velocidade em 3200, pois o próprio perfil já carrega tudo, inclusive a voltage.
 
Última edição:
@_EagleMan_, fui banido não colega. Isso é só o status que coloquei de zoeira.

Peço desculpas pela confusão. Achei que tu tivesse sido banido porque tentei acessar o teu perfil e não vi as informações que normalmente costumamos ver. Até na questão das mensagens, não informava mensagens recentemente postadas, então achei que tivesse sido o caso.

Falouws :cool:
 
Obg pessoal, vou mandar para rma mesmo depois do carnaval. Só mais uma pergunta, tem algum jeito de eu testar o led do boot? Ou da VGA mesmo, se tiver algum outro jeito, já que removendo o conector não adiantou. Meu medo é eu acionar o RMA e chegar la e os leds por algum motivos acenderem e não ficarem com essas instabilidades que está apresentando no meu, até por que é só de vez em quando
 
Obg pessoal, vou mandar para rma mesmo depois do carnaval. Só mais uma pergunta, tem algum jeito de eu testar o led do boot? Ou da VGA mesmo, se tiver algum outro jeito, já que removendo o conector não adiantou. Meu medo é eu acionar o RMA e chegar la e os leds por algum motivos acenderem e não ficarem com essas instabilidades que está apresentando no meu, até por que é só de vez em quando

O LED do boot só acende depois que o POST é finalizado com sucesso e isso acontece toda vez que você liga o PC e ele verifica que está tudo bem, emitindo sinal de vídeo pro monitor e carregando o Windows. Como ele só acende nesse cenário, não tem como testar de outra forma. O da VGA é do mesmo jeito: o LED dela, que é branco, só vai acender se a placa de vídeo apresentar algum problema que impeça o PC de bootar (até a falta da conexão de energia auxiliar PCI-E faria isso também), ou então se ela estiver ausente do slot, e isso você já simulou ao remover o extensor PCI-E do mesmo. Há também a possibilidade de desligar esses LEDs na BIOS, mas como o da CPU e RAM acendem normalmente, tudo leva a crer que esses LEDs estão queimados mesmo.

O que recomendo você fazer antes de acionar a RMA seria testar a placa-mãe fora do gabinete, montado sobre a caixa dela, numa bancada. Assim, você elimina qualquer contato físico da placa-mãe com o gabinete que possa talvez estar causando essas instabilidades ou impossibilitando os demais LEDs de acenderem. Também recomendo utilizar o Memtes86 e o TestMem5 para testar os pentes de memória e ver se há algum erro com eles e que possa estar causando essas instabilidades.

Só por desencargo de consciência, qual tua fonte e VGA? :hmm:

Falouws :cool:
 
O LED do boot só acende depois que o POST é finalizado com sucesso e isso acontece toda vez que você liga o PC e ele verifica que está tudo bem, emitindo sinal de vídeo pro monitor e carregando o Windows. Como ele só acende nesse cenário, não tem como testar de outra forma. O da VGA é do mesmo jeito: o LED dela, que é branco, só vai acender se a placa de vídeo apresentar algum problema que impeça o PC de bootar (até a falta da conexão de energia auxiliar PCI-E faria isso também), ou então se ela estiver ausente do slot, e isso você já simulou ao remover o extensor PCI-E do mesmo. Há também a possibilidade de desligar esses LEDs na BIOS, mas como o da CPU e RAM acendem normalmente, tudo leva a crer que esses LEDs estão queimados mesmo.

O que recomendo você fazer antes de acionar a RMA seria testar a placa-mãe fora do gabinete, montado sobre a caixa dela, numa bancada. Assim, você elimina qualquer contato físico da placa-mãe com o gabinete que possa talvez estar causando essas instabilidades ou impossibilitando os demais LEDs de acenderem. Também recomendo utilizar o Memtes86 e o TestMem5 para testar os pentes de memória e ver se há algum erro com eles e que possa estar causando essas instabilidades.

Só por desencargo de consciência, qual tua fonte e VGA? :hmm:

Falouws :cool:

Vou tentar montar ela fora do gabinete e te falo como foi, sobre os testes nos pentes eu fiz apenas o TestMem5 pq eu não entendi como usar o Memtes86, nem cheguei a abrir ele. Coloquei apenas 5 min e não apresentou nenhum erro, é recomendavel mais tempo ou 5 min já é necessário?

Fonte: EVGA 750W BQ 80P Bronze
VGA: RTX 2080 AMP EXTREME ZOTAC

Eu já utilizava esse fonte e vga antes do upgrade no PC, ambos funcionavam perfeitamente, unica coisa que eu mudei foi o extensor para deixar a GPU na vertical
 
Vou tentar montar ela fora do gabinete e te falo como foi, sobre os testes nos pentes eu fiz apenas o TestMem5 pq eu não entendi como usar o Memtes86, nem cheguei a abrir ele. Coloquei apenas 5 min e não apresentou nenhum erro, é recomendavel mais tempo ou 5 min já é necessário?

Fonte: EVGA 750W BQ 80P Bronze
VGA: RTX 2080 AMP EXTREME ZOTAC

Eu já utilizava esse fonte e vga antes do upgrade no PC, ambos funcionavam perfeitamente, unica coisa que eu mudei foi o extensor para deixar a GPU na vertical

O Memtest86 é bem simples: basta criar o pendrive bootável com ele, iniciar o PC por meio desse pendrive e deixar o teste rolar, que será executado automaticamente. Vai demorar um tempo para ele completar um loop completo, mas assim que completar, ele informará se teve ou não erro e, caso apresente, a imagem dele ficará +- assim:

pTqEy.jpg


A quantidade de erros vai depender de quão ruim esteja a tua memória, mas quando ele acusar o erro, vai ficar que nem essa faixa em vermelho. No canto superior direito você pode ver o Pass, que é o percentual total completado de todo o loop e o Test xx% é o percentual completado de um determinado teste (no caso da imagem acima, do teste #7).

Quanto mais loops você deixar ele executar, mais preciso será o teste e o mesmo é válido pro TestMem5: quanto mais tempo você deixar, maior a probabilidade da memória estar ou não com defeito, seja apenas 1 pente ou ambos (por isso a necessidade de testar cada pente de forma individual, para identificar com maior precisão quem está com defeito).

Se você usava a mesma fonte, então não pode ser ela. Agora, como você acrescentou o extensor PCI-E para deixar a placa na vertical, existe a possibilidade dele ser o causador dessas instabilidades. Seria interessante testar a placa de vídeo por um tempo sem o extensor, pra ver se esse comportamento de instabilidade ocorre ou não sem a sua presença.

Falouws :cool:
 
Fiz o teste no Memtest86 por 1 hora e 30 min e não apresentou nenhum erro, nesse meio tempo ele completou 2/4 processos, amanhã tento colocar para completar tudo.
 
aproveitando o topico do colega!!
Esse kit é um bom custo beneficio? Estou pensando em adquiri-lo.
O processador eu já bati o martelo...pra mim, não tem nada melhor na faixa de preço!!
 
aproveitando o topico do colega!!
Esse kit é um bom custo beneficio? Estou pensando em adquiri-lo.
O processador eu já bati o martelo...pra mim, não tem nada melhor na faixa de preço!!

Eu considero esse kit uma excelente opção para quem deseja usar um Ryzen 3000 de entrada e, posteriormente, fazer o upgrade dele para um que ofereça mais núcleos/threads sem se preocupar se o VRM da placa-mãe suporta ou não essa permuta. A única coisa que mudaria seriam as memórias: pegaria as memórias da Crucial Ballistix Sport LT DDR4-3000 CL15 ou 3200 CL16, que tem conhecida capacidade de overclocking.

Falouws :cool:
 
Eu considero esse kit uma excelente opção para quem deseja usar um Ryzen 3000 de entrada e, posteriormente, fazer o upgrade dele para um que ofereça mais núcleos/threads sem se preocupar se o VRM da placa-mãe suporta ou não essa permuta. A única coisa que mudaria seriam as memórias: pegaria as memórias da Crucial Ballistix Sport LT DDR4-3000 CL15 ou 3200 CL16, que tem conhecida capacidade de overclocking.

Falouws :cool:

Achei a mobo por R$1.070, por hora é o melhor preço mesmo?

abs
 
Achei a mobo por R$1.070, por hora é o melhor preço mesmo?

abs

Se eu vi mais barato que isso, foi por muito pouco. Ela nunca custou menos que R$ 1000 até o presente momento.

Eu compraria agora, pois do jeito que o dólar está maluco e a demanda por montar PCs novos também, essas placas podem fugir muito rápido do mercado e acabar voltando mais caras do que custavam anteriormente...

Falouws :cool:
 
aproveitando o post do amigo
recentemente fiz um up com essa mobo + 3600xt + crucial 3200 cl16 red, minha duvida é se posso utilizar a vga no segundo slot pois ela está em cima do cooler do chipset... estou com medo de superaquecer, não pretendo fazer over
vga: nitro r9 380 gaming 4g
fonte: cx600m
 
Tenho exatamente a mesma placa e da exatamente o mesmo problema. Fujam dessa placa. Já tentei de tudo para resolver e não consegui. Também já atualizei a bios para a ultima versão e o problema continua. As vezes o PC liga de primeira, mas na maioria das vezes ele fica nesse ciclo de reiniciar entre a luz amarela, branca e vermelha por muito tempo. Já teve vez que demorou mais de 30 min reiniciando nesse ciclo até finalmente o PC ligar. REPITO: FUJAM DESSA PLACA MÃE. Não é um problema isolado. A forma que encontrei para poder usar o PC evitando esse problema foi de nunca desligar ele, apenas HIBERNAR ou SUSPENDER. Desse modo a placa quando " acorda" não passa pelo processo de verificação inicial e não fica presa no ciclo.

Se alguém tiver uma posição da ASUS a respeito do problema dessa placa será bem vindo o compartilhamento.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo